Agendamento e Acompanhamento da Solicitação do Passaporte

Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.

Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.

Como fazer o agendamento para tirar passaporte

AGENDAMENTO – PASSAPORTE

Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.

O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.

Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do

Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.

Agendamento passaporte - Como agendar o atendimento

Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“,  e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.

Agendamento passaporte - Como solicitar o agendamento

Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:

Agendamento passaporte - Como realizar o agendamento

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.

REAGENDAMENTO

Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.

Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.

Agendamento passaporte - Como fazer o reagendamento

CONSULTA E CANCELAMENTO

Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.

Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Confirme o cancelamento ou faça a consulta.

CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE

Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.

Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.

Preencha com as informações solicitadas e prossiga.

Agendamento Passaporte - Como acompanhar o andamento da solicitação

Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

REEMISSÃO DA GRU

Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).

Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.

Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.

Agendamento passaporte - reemissão da gru

– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.

– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.

DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO

Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.

Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas

Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:

  • A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
  • Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
  • A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
  • O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.

O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.

Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.

Fontes:

Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.

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508 Comentários

  1. Olá, bom dia!

    Preenchi no requerimento do passaporte online a minha seção eleitoral errada. Gostaria de saber se tem como alterá-la ou como devo proceder? Ainda não paguei a GRU.

    Obrigada!

    • Jadilma,

      Sugerimos a você que entre em contato com a PF, através do telefone 194, e verifique se é possível a correção de dados de formulários já enviados, ou se é necessário preencher uma nova requisição, uma vez que você ainda não pagou a Guia de Recolhimento da União. Agradecemos sua participação. GD.

  2. Boa noite,

    Como faço para reimprimir o protocolo da solicitação? A GRU eu já reimprimi.

    Obrigada.

  3. Também paguei dia 14 e até agora não foi liberado.

    Liguei no 194 e um atendente pediu pra eu ligar para a unidade arrecadadora, que está no boleto.

    Liguei lá e eles me informaram que é preciso “esperar liberar”.

    Ainda tenho esperanças que libere até o final do dia.

  4. ola gostaria de saber como faz pra fazer o reagendamento do passaponte ja fiz o pagamento fo GRU

    • Luana,

      Para reagendamento da solicitação, acesse http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/ e clique no item 08 (Reagendar atendimento). Caso tenha dificuldades, a PF disponibiliza o telefone 194 para atendimento. Agradecemos sua participação Luana. GuiaDocumentos.

      • ola mais nao estou conseguindo da erro de operacao. si eu for com todos os documento no vapt vupt eu consego preciso muito desse passaporte

        • Luana,

          Passaporte Brasileiro somente é emitido pela Polícia Federal do Brasil. Nenhum outro órgão, seja de governo ou não, faz emissão de Passaporte. Se você está com problemas ou erros na emissão, sugerimos que contate a PF pelo telefone 194 e siga as orientações que lhe forem prestadas pelo atendente. Agradecemos sua participação Luana. GuiaDocumentos.

  5. Bom dia.

    Já paguei a GRU há 2 dias úteis (no dia 14/01), mas na tela de agendamento aparece a seguinte mensagem: “Não conseguimos confirmar o pagamento da taxa (GRU) no Sistema de Arrecadação do DPF. O agendamento/reagendamento só é possível após a confirmação do pagamento. Caso tenha realizado o pagamento hoje, tente novamente no próximo dia útil. Caso tenha pago há mais tempo, tente mais tarde, o sistema pode estar indisponível no momento.”. Continuo tentando muitas vezes ao dia desde então, mas não consigo sair desta página. Isso é normal? Devo continuar tentando? Obrigada!

    • Bárbara,

      Sugerimos a você que tente com outro navegador de internet atualizado (De preferência o Firefox, se não for o que estiver usando). Caso ainda você não consiga, sugerimos que entre em contato com a Polícia Federal pelo telefone 194, e questione o atendente, se há algum problema com o sistema da PF. Agradecemos sua participação Bárbara. GuiaDocumentos.

      • Tentei pelo Firefox, mas como o problema continuou liguei para o 194, conforme a sugestão. Lá consegui a informação de que todos os pagamentos feitos no dia 14 terão acesso ao agendamento a partir da próxima segunda. Problema resolvido por enquanto. Muito obrigada pela ajuda!

    • Comigo aconteceu exatamente a mesma coisa!! Também paguei no dia 14, e no 194, nenhum ser humano da PF atendia, apenas uma URA interminável que começava de novo quando achava que finalmente iria ser atendida por alguém! Me senti um pouco mais aliviada de ler que você conseguiu uma explicacao Barbara, agora é torcer pra amanha dar certo!! Obrigada

      • Tambem estou com o mesmo problema e até agora não consegui agendar não. Já tentei falar no 194 mas me orientaram a ligar na superintendência, porém é impossível falar lá…
        Vou aguardar mais um pouco. Se souberem de mais alguma coisa, avisem por favor!

  6. Boa tarde!

    Preenchi o protocolo de solicitação de documento de viagem, imprime somente a página do GRU, como faço para imprimir a página que contem o protocolo e as informações importantes?

    • Maria,

      A depender, depois de enviado ou solicitado, o sites não permitem o acesso novamente. No caso, trata-se da página de confirmação de envio do DS-160, que você consegui imprimir? Se precisar de maiores informações e ajuda com pagamento da taxa de dos agendamentos, o site do CSC responsável pelo gerenciamento destes processos disponibiliza ajuda. Você pode acessar através deste link: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/contact_us . Agradecemos sua participação Maria. GuiaDocumentos.

  7. Olá, preenchi a solicitação de documento de viagem, porém no final não foi gerado a guia de arrecadação ( GRU), somente consegui imprimir o protocolo de viagem, como faço para pagar a GRU?
    Desde já agradeço.

  8. Ola, efetuei cadastro e o pagamento da GRU mas não pude comparecer na data marcada para entrega de documentos, não sabia que existia o campo para cancelar a visita, quando fui reagendar, costa como cancelado. Como procedo?

    obrigada

    • Gabriela,

      Entre em contato com a Polícia Federal, através do telefone 194. O seu caso é específico. Talvez seja necessário fazer o requerimento para devolução da GRU, e novo requerimento de Passaporte. Através do atendimento pelo 194, a PF deverá instruir você corretamente. Obrigado por sua participação. GD.

  9. Olá, fiz o requerimento de passaporte e preenchi o campo da certidão de nascimento, hoje vi que não deveria ter preenchido pois sou maior de 18 anos e não sou casada, o que fazer agora?
    Att.

    • Eliane,

      Você já pagou a GRU da solicitação do Passaporte? Cremos que não haverá problema nenhum você ter preenchido o referido campo do formulário, pois a Polícia Federal deve usar a informação para a confirmação da alteração do nome de solteiro/a do requerente, e de crianças, quando for o caso. Você apenas informou um número de documento que não será usado para o cadastro, pois não há necessidade. No entanto, sugerimos a você que confirme essa hipótese entrando em contato com a Polícia Federal pelo telefone 194. Obrigado por sua participação. GD.

  10. Olá!! bem , gostaria de saber como faço para ter o reembolso do meu passaporte pois emiti em 2012 , e como era de menor idade na época e os documentos da minha mãe estavam velhos não pude retirar o meu passaporte, estimado no valor de aproximadamente 165,00 reais, pago e não tirado. Oque faço!! preciso do dinheiro será que pelo telefone e ouvidoria da policia federal consigo reemitir! . Desde já obrigada!!

    • Raiana,
      Entre em contato com a policia federal pelo telefone 194 e se informe. Taxas pagas por serviços não concretizados são devolvidos através do formulário de reembolso da taxa GRU. Ligue para a PF através do telefone 194 e saiba se o seu caso se enquadra nas regras de devolução. Obrigado por sua participação. GD.

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