$ Renda Extra?
Home / Documentos de Viagem / Passaporte / Agendamento e Acompanhamento da Solicitação do Passaporte

Agendamento e Acompanhamento da Solicitação do Passaporte

Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.

Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.

Como fazer o agendamento para tirar passaporte

AGENDAMENTO – PASSAPORTE

Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.

O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.

Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do

Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.

Agendamento passaporte - Como agendar o atendimento

Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“,  e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.

Agendamento passaporte - Como solicitar o agendamento

Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:

Agendamento passaporte - Como realizar o agendamento

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.

REAGENDAMENTO

Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.

Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.

Agendamento passaporte - Como fazer o reagendamento

CONSULTA E CANCELAMENTO

Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.

Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Confirme o cancelamento ou faça a consulta.

CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE

Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.

Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.

Preencha com as informações solicitadas e prossiga.

Agendamento Passaporte - Como acompanhar o andamento da solicitação

Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

REEMISSÃO DA GRU

Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).

Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.

Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.

Agendamento passaporte - reemissão da gru

– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.

– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.

DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO

Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.

Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas

Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:

  • A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
  • Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
  • A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
  • O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.

O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.

Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.

Fontes:

Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Sistema Revelado - Como GANHAR DINHEIRO na Internet

Leia também

Passaporte brasileiro - como tirar

Como tirar Passaporte Brasileiro – Passo a passo

Não perca seu tempo! Siga nosso passo a passo e aprenda como tirar o Passaporte Brasileiro sem complicações. Todas as informações em um só artigo. Confira!

480 Comentários

  1. Boa noite.

    Só consegui agendamento para 6 dias antes da minha viagem, que é em Dezembro. Pesquisei e não encontrei informações se posso reagendar em outra cidade do RS que tenha data disponivel antes do final de Novembro.
    Se for possivel, voces poderiam me ajudar de como fazer isso?

    Muito obrigado,

    Roberto

  2. Bom dia… podem me informar se eh necessário certidão de nascimento? Perdi a minha e tenho pressa no passaporte … não quero tirar com a certidão de casamento pq estou em processo de separação…

    • Juliana,

      A polícia Federal exige documento comprovatório de alteração do nome, quando em casos de casamento, separação, etc. Veja:

      “1.2 – ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome/sobrenome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio, deve apresentar, além do documento de identidade, TODAS AS CERTIDÕES DE DIVÓRCIO e CASAMENTO com as devidas averbações/anotações atualizadas, para a comprovação de todos os nomes/sobrenomes anteriores, mesmo na hipótese do passaporte a ser substituído já estar com o nome/sobrenome atualizado. As certidões deverão ser apresentadas em via original, pois cópias, mesmo que autenticadas, não são aceitas, em respeito à legislação pertinente. Caso a pessoa tenha alterado o nome várias vezes e todos nomes/sobrenomes não constem na última certidão de casamento, haverá necessidade de apresentação de TODAS AS CERTIDÕES DE CASAMENTO/DIVÓRCIO ANTERIORES, em ORIGINAL.

      1.3 – A pessoa que teve o nome alterado por decisão judicial deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE NASCIMENTO ou CASAMENTO atualizada com a devida averbação expressa do(s) nome(s) anterior(es). A certidão deverá ser apresentada em via original, pois cópias, mesmo que autenticadas, não são aceitas, em respeito à legislação pertinente.”

      Desta forma, você terá de apresentar o documento de casamento também (ou o de averbação da sua separação). Se tiver dúvidas, você pode entrar em contato com a PF, pelo telefone 194, e questionar. Também estamos a disposição. Agradecemos o seu contato Juliana. GuiaDocumentos.

  3. Bom dia senhores!! Me esclareçam uma dúvida por favor! Após efetuar o pagamento da GRU por quantos dias posso esperar para fazer o agendamento? Qual o prazo máximo para fazer este agendamento?

    • Queila,

      A compensação, geralmente, é em torno de dois dias úteis. Após compensação, já é possível efetuar o agendamento pelo site da PF. A GRU – Guia de Recolhimento da União, tem validade de 01 ano (No caso do Passaporte, é altamente recomendado confirmar a informação com a Polícia Federal, pelo telefone 194). Caso tenha dúvidas, entre em contato com o callcenter da PF, e solicite informações. Agradecemos o seu contato Queila. GuiaDocumentos.

  4. Preenchi o formulário de solicitação do passaporte e coloquei o dia de nascimento errado. Estou com receio de pagar a GRU e dar algum problema quando da emissão do passaporte. Eles fazem a correção da data no dia que eu for no Posto da Polícia Federal ou o passaporte será emitido com essa data incorreta?

    • Eliane,

      Cremos que os dados inseridos de forma errônea são corrigidos durante a entrevista para checagem dos documentos, e coleta biométrica. No entanto, é altamente recomendado que você confirma essa informação através do callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194. Agradecemos o seu contato Eliane. GuiaDocumentos.

  5. Olá, Bom dia, Eu já fiz todo o procedimento paguei a Gru e já fui na policia federal do shopping West Plaza fiz todo o procedimento tirei a foto tudo certo, a minha unica duvida e a questão de acompanhar o andamento da retirada do passaporte, já faz 4 dias e quando Eu acesso com o meu CPF e Protocolo não consigo acessar diz :
    ”Solicitação não encontrada ou a mesma não se encontra em andamento”
    ou seja, não consigo saber essa mensagem consta que já esta pronto e posso retirar o passaporte no local, ou se deu algum problema? Sempre ligo no Call Center e Eles não atendem sera que já esta pronto meu passaporte?
    Desde já agradeço pela informação… Obrigado

  6. Bom dia. Fiz o procedimento do passaporte na PF dia 26/07, eles me informaram que pode haver uma demora de em torno de 30 dias para mim retira-lo, por causa do ocorrido e que eu teria que acompanhar pelo site ou esperar alguma resposta no e-mail… hoje faz duas semanas que realizei esse procedimento e toda vez que entro no site para consultar o andamento aparece “Documento de viagem em processo de confecção”, gostaria de saber se só vai aparecer essa mensagem durante todo o processo ou virá outras?

    • Luana,

      Este atraso se deve ao fato da restrição de verbas para emissão das cadernetas. Após o aporte financeiro anunciado pelo governo, a situação deverá ser normalizada. Deixaremos a questão em aberto, caso alguém, em situação análoga à sua, tenha mais informações a respeito das mensagens de status de requerimento do Passaporte. Agradecemos o seu contato Luana. GuiaDocumentos.

    • Estou na mesma situação que a sua, realizei o pedido no dia 27/07 e ainda não tenho respostas nenhuma. Tudo que eu tenho e a mensagem em que o “Documento está em processo de confecção”.

  7. Ola boa noite, efetuei o pg do gruu hj a tarde e ate o momento nao consta o pg do mesmo no sistema. E normal essa demora para liberar o preenchimento do agendamento e qual o prazo para entrega do passaporte uma vez que preciso dele em no maximo 40 dias.

    • Michele,

      A compensação da GRU é feita em até 02 dias úteis. Se demorar além desse tempo, entre em contato com a instituição bancária para verificar se o pagamento foi efetuado corretamente. Também sugerimos contato à PF, através do callcenter (O telefone 194), para dirimir dúvidas. Agradecemos o seu contato Michele. GuiaDocumentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *