nov 052013
 

O Serviço Militar Obrigatório é disciplinado pela Lei 4375/64, a qual prevê a obrigatoriedade do alistamento militar dos jovens brasileiros do sexo masculino em servir às Forças Armadas do Brasil.

É uma oportunidade dada aos jovens a fim de compreenderem a importância das Forças Armadas na tarefa da defesa do território brasileiro, do bem comum e da soberania nacional.

Conteúdo deste artigo

POR QUANTO TEMPO O JOVEM DEVE PRESTAR O SERVIÇO MILITAR?

Em regra a duração é de 12 meses, mas esse período pode ser reduzido de 2 meses ou ainda aumentado em até 6 meses, a depender do caso.

QUEM É OBRIGADO A SE ALISTAR?

Segundo a citada legislação, é obrigado a submeter o alistamento militar:

  • Brasileiro nato do sexo masculino.

Portadores de deficiências são obrigados a passar pelo alistamento militar?

Portadores de deficiências, como todos os Brasileiros em idade de Alistamento Militar, são obrigados a se alistarem.  O ato é previsto pela constituição, e não isenta nem mesmo portadores de graves deficiências, da obrigação militar. O que ocorre com jovens portadores de deficiência, no ato do alistamento, é que a apresentação de laudos médicos e exames, automaticamente o excluirá da obrigação de prestar o serviço militar, requerendo junto à JSM,  o CI – Certificado de Isenção. Este ato, no entanto, é para aqueles que apresentam aparente incapacidade mental ou física. Para aqueles que não apresentam incapacidade física e/ou mental aparente, o comparecimento à seleção geral  será obrigatória, onde os exames médicos farão a comprovação da incapacidade.

Atenção:
Brasileiro naturalizado ou por opção deverá providenciar o alistamento militar no prazo de 30 dias a contar do recebimento do certificado de naturalização ou da chancela do termo de opção.

QUANDO O ALISTAMENTO MILITAR DEVE SER REALIZADO?

Nos primeiros 6 meses do ano em que o jovem brasileiro completar os 18 anos de idade, ou seja, de 1º de janeiro até o último dia do mês de Junho.

Nota: Em alguns Estados esse prazo poderá ser diminuído. Não deixe para última hora e, se possível, consulte a Junta de Serviço Militar com antecedência para confirmar o prazo de alistamento.

O que ocorre se essa data não for respeitada?Alistamento Militar

Caso não seja realizado o alistamento dentro deste prazo estipulado, o brasileiro deverá se apresentar na Junta de Serviço Militar, pagar a multa (R$ 1,38 por ano de atraso) e realizar o alistamento militar.

Existe a possibilidade de adiantamento do Serviço Militar?

Sim. De acordo com o artigo 20 e 127 do Regulamento da Lei do Serviço Militar (link no final do artigo), o jovem de 17 anos poderá se alistar na condição de voluntário. Veja abaixo o que diz a legislação:

Art. 20. Será permitida aos brasileiros a prestação do Serviço Militar como voluntário, a partir do ano em que completarem 17(dezessete) anos e até o limite de idade fixado no artigo anterior, e na forma do prescrito no Art. 127 e seus parágrafos, deste Regulamento.

Art. 127. Os Ministros Militares poderão, em qualquer época do ano, autorizar a aceitação de voluntários, reservistas ou não, coma finalidade de atender necessidades normais, eventuais ou específicas das Forças Armadas.

§ 1° O voluntário pode ser aceito a partir do ano em que completar 17 (dezessete) anos de idade, de quaisquer municípios,tributários ou não, e de todas ou determinadas RM, DN ou ZAé.

§ 2º A aceitação do voluntariado é realizada por ato do Ministro Militar interessado, especificando as condições do serviço a ser prestado, as obrigações decorrentes, bem como os direitos que serão assegurados aos voluntários.

§ 3º Entre os voluntários que poderão ser aceitos estão incluídos os que, residentes em municípios tributários, desejem antecipar a prestação do Serviço Militar inicial. Se estes voluntários não puderem ser aproveitados, não serão incluídos no excesso do contingente, devendo apresentar-se para a seleção da sua classe.

Se essa é sua vontade, procure a Junta de Serviço Militar de sua área para se informar a respeito do adiantamento.

EM QUE LOCAL É FEITO O PROCESSO DE ALISTAMENTO MILITAR?

Todo o processo de alistamento deverá ser feito na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima.

Para encontrar o endereço da Junta de Serviço Militar mais próxima siga o passo a passo abaixo:

1. Acesse o site do Ministério da Defesa: http://www.sermilweb.eb.mil.br/sermilweb/jsp/jsm-pesquisa.jsp

2. Digite o nome da cidade onde reside e clique em “Buscar”.

3. O endereço, telefone e e-mail da Junta de Serviço Militar do município pesquisado será exibido logo abaixo, como mostra a imagem.

Alistamento Militar - JSM mais próxima

QUEM ESTÁ NO EXTERIOR OU QUEM VAI PARA O EXTERIOR É OBRIGADO A FAZER O ALISTAMENTO MILITAR?

Todo cidadão Brasileiro do sexo masculino residente no exterior  é obrigado a se alistar nos primeiros seis meses do ano em que completa 18 anos independentemente se pretender retornar ao Brasil ou não. O alistamento deverá ser feito em um Repartição Consular ou Embaixada mais próxima da residência do cidadão.

Quais documentos são necessários para o alistamento no exterior?

  • Para naturalizados Brasileiros, ou que optou pela nacionalidade brasileira: – Certificado de naturalização ou de opção, Passaporte ou outro documento de identificação com foto e uma foto 3×4 recente, sem retoques.
  • Para Brasileiros Natos: – Passaporte ou outro documento de identificação com foto, certidão de nascimento ou outra prova equivalente e uma foto 3×4 recente, sem retoques.

Como devo proceder após o alistamento no exterior? Preciso viajar para o Brasil?

Não, não é necessário o alistado viajar para o Brasil. Será necessário a apresentação anual do mesmo munido do CAM – Certificado de Alistamento Militar – a qualquer Embaixada ou Repartição Consular para a atualização da sua situação militar.  Somente terá sua situação militar regularizada a partir dos 28 anos de idade, que é quando o alistado poderá solicitar  o Certificado de Dispensa de Incorporação. O tempo que passar no exterior,  é considerado como ‘adiamento de incorporação’.

Fiz o alistamento e preciso viajar ou ir morar no exterior, como procedo?

Se for sair do país ou morar fora,  será necessário estar quite com o serviço militar. Se foi encaminhado à seleção geral, poderá pedir a autorização para deixar o país.

No caso de ser reservista, será necessário a comunicação de mudança de endereço ao quartel que estiver vinculado. Poderá fazer no local ou através de órgão de serviço militar mais próximo.

É possível a prestação de Serviço Militar em outro país?

Somente com os quais o Brasil mantém acordo. Grã-Bretanha e Irlanda do norte desde 27 de janeiro de 1961 e Itália, desde 04 de junho de 1965.

Vou completar 18 anos e pretendo visto para de viagem para outro país, como devo proceder?

O cidadão que for viajar, para conseguir o visto, deverá apresentar o CAM e a devida autorização para ausentar-se do país. Se a permanência for além de noventa dias, o cidadão estará obrigado a se apresentar a uma Embaixada ou Repartição Consular Brasileira para regularizar sua situação Militar.

Como procedo se perder o prazo de alistamento, estando no exterior?

O cidadão que perder o prazo para o alistamento, estando no exterior, deverá procurar uma Embaixada ou Repartição consular mais próxima de sua residência a fim de regularizar sua situação Militar. Ao retornar ao Brasil, deverá procurar uma junta de alistamento Militar mais próxima para efetuar o pagamento de  multa por atraso no alistamento, prevista na legislação.

Existe prazo para apresentação como alistado, estando no exterior?

Não, a apresentação deverá ser feita anualmente,  até 1° maio do ano em que completar 28 anos, solicitando assim, o Certificado de Dispensa de Incorporação, que o dispensará da apresentação anual.

Estando no exterior, como faço para requerer segunda via de documento militar?

Para casos de extravio de documentos militares, estando fora do Brasil, para solicitar a segunda via, o cidadão deverá se apresentar a uma Repartição Consular ou Embaixada munido dos seguintes documentos:

  • 01 foto 3×4 colorida ou preto e branco.
  • documento de identificação com foto.
  • certificado de naturalização ou de opção de nacionalidade, quando for Brasileiro naturalizado.

Quando retornar ao Brasil, devo me apresentar à Junta do Serviço militar?

Sim, quando do retorno ao Brasil, será necessário a apresentação à junta do Serviço Militar para a regularização da situação Militar do cidadão.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O ALISTAMENTO MILITAR

Apresentar na Junta de Serviço Militar no ato do alistamento os documentos abaixo:

→ Estando toda a documentação em ordem, será anotado ou anexado no Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data em que o alistado deverá se apresentar no quartel ou Tiro de Guerra para a Seleção Geral.

Documentos que o alistado deve apresentar na Seleção Geral

Na data designada para apresentação no Quartel ou Tiro de Guerra, o alistado deverá apresentar:

  • Uma (01) fotografia tamanho 3×4 recente;

  • Certificado de Alistamento Militar (CAM);

  • Documento de identidade com foto (RG ou equivalente);

Atenção: Vale ressaltar que o alistado deverá se apresentar com vestimentas adequadas, isto é, deverá evitar o uso de chinelos, bermuda ou camiseta cavada.

O QUE É A SELEÇÃO GERAL?

É o ato onde o alistado deverá se apresentar no Quartel ou Tiro de Guerra designados, onde ele será submetido a testes físico, psicológico, entrevista e exame médico. É uma avaliação que averigua se o alistado está apto ou não para o serviço militar.

Caso os testes apontem que o alistado não tem aptidão para o serviço militar, este será dispensado. Nesse caso, os dispensados deverão participar da Cerimônia de Juramento de Fidelidade à Pátria, também chamado de juramento à Bandeira para receberem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Alistamento Militar - CDI

CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação

Por sua vez, os aptos servirão à Pátria no ano seguinte ou são encaminhados para outra Seleção Complementar em Quartel.

O que é o CPOR e o NPOR

Os CPOR –  Centros de preparação de Oficiais da Reserva, e os NPOR –  Núcleos de preparação de Oficiais da Reserva, são estabelecimentos de ensino militar, de grau médio, voltados para a formação de aspirantes a Oficial da Reserva de 2º Classe. Os cursos formam o conscrito, tornando-o apto a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do exército (CORE), contribuindo para a expansão e o desenvolvimento da disciplina militar da sua área de atuação.

Quais conscritos podem entrar para os CPOR e NPOR e quando isto pode ser feito?

Os cursos dos CPOR e NPOR,  somente aceitam conscritos com escolaridade que seja igual à 3ª série do ensino médio, ou superior a ela. Os exames de admissão para os cursos, obrigatoriamente, serão efetuados no período do Alistamento Militar e seleção geral. Os candidatos interessados em ingressar os centros, deverão ter sido considerados aptos na seleção geral e só serão encaminhados para os exames de admissão após essa etapa. Para obter maiores informações sobre os cursos, seu funcionamento e exames de admissão, o interessado poderá obter informações junto à JSM onde se alistou.

O que acontece se o alistado não se apresentar na Seleção Geral ou na Seleção Complementar em Quartel?

O alistado que não se apresentar à Seleção Geral ou Seleção Complementar será considerado refratário segundo as normas militares, bem como em débito com o Serviço Militar.

Caso isto ocorra, o alistado deverá se apresentar na Junta de Serviço Militar para pagamento de multa e encaminhamento para a próxima turma a ser levada à Seleção Geral.

O que acontece quando o selecionado para servir deixa de comparecer ao serviço militar?

Os que deixarem de se apresentar na data estipulada para o início do serviço militar, serão considerados insubmissos. O ato configura-se crime militar. O infrator poderá ser punido com pena de reclusão que varia de seis meses a dois anos.

O que acontece com o alistado que não se apresenta para fazer o Juramento à Bandeira?

Enquanto o alistado não fizer o Juramento à Bandeira não lhe será entregue o Certificado de Dispensa de Incorporação. Com isso não estará quite com o Serviço Militar.

Neste caso, o alistado deve se apresentar à Junta de Serviço Militar onde se alistou para participar da cerimônia de Juramento à Bandeira. Contudo, deverá pagar multa para solicitação de nova emissão do CDI, pois os documentos antigos são incinerados por procedimento padrão militar.

Quem é isento do Serviço Militar?

1. Os portadores de incapacidade física ou mental definitiva julgados pela equipe médica como irrecuperáveis para o Serviço Militar na seleção geral.

2. Em tempos de paz, aqueles convocados que estejam cumprindo pena por crime doloso serão isentos do Serviço Militar por incapacidade moral.

3. Em tempos de paz, aqueles incorporados que demonstrarem incompatibilidade moral com o Serviço Militar, demonstrado por exames.

Há possibilidade de pedir adiamento de incorporação?

Sim. O pedido deverá ser feito no Quartel ou Junta de Serviço Militar, se o alistado se enquadrar nas seguintes situações:

1. Estar matriculado em faculdade de Medicina, Odontologia, Farmácia ou Veterinária. O adiamento será mantido até o final do curso ou quando for interrompido.

2. Os que estiverem fora do Brasil à época do alistamento, contanto que apresente provas que esteve no exterior.

3. Os que estiverem matriculados em escolas de formação de sacerdotes, ministros ou membros de qualquer religião ou ordem religiosa. O adiamento será mantido até o final do curso ou quando for interrompido.

4. Os candidatos às Escolas de Formação de Oficiais da Ativa, ou Escola, Centro ou Curso de Formação de Oficiais da Reserva das Forças Armadas, contanto que preencham na época da seleção, ou possam vir a preencher, dentro desses prazos, os requisitos de escolaridade exigidas para o ingresso nos citados órgãos de formação de oficiais. Nesse caso, o adiamento poderá ser de um ou dois anos.

Quais as situações onde o brasileiro é dispensado do Serviço Militar?

Segundo a Lei do Serviço Militar, serão dispensados do Serviço Militar:

1. Aqueles que residirem por mais de um ano em município que não tenha Tiro de Guerra ou residirem em zona rural de município que tenha Tiro de Guerra.

2. Residirem em município que comporte Tiro de Guerra, mas que o contingente exceda o necessário das Forças Armadas. É a dispensa por excesso de contingente.

3. Os matriculados em Órgãos de Formação de Reserva.

4. Os matriculados em escolas de ensino militares.

5. Operários, funcionários ou empregados de estabelecimentos ou empresas industriais de interesse militar; de transporte e de comunicações, que forem, anualmente, declarados diretamente relacionados com a Segurança Nacional pelo Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA).

6. O responsável pelo sustento da família.

7. Forem alunos ou formados em curso de aviação civil credenciados pelo Ministério da Aeronáutica (Portaria ministerial nº 1054/GM-3 de 3/09/79).

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DAQUELE QUE NÃO ESTÁ QUITE COM O SERVIÇO MILITAR?

Segundo o artigo 74 da Lei 4375/64, não estar em dia com o Serviço Militar traz muitas barreiras na vida civil do cidadão, como:

  • obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

  • ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subvencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

  • obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

  • inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

  • exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria, ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público:

    • I – estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais;

    • II – de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público;

  • h) receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

CERTIFICADO DE RESERVISTA

Após a conclusão do Serviço Militar, o brasileiro receberá o Certificado de Reservista, documento que comprova a quitação do Serviço Militar.

Atenção:
O brasileiro que concluiu o Serviço Militar deverá se apresentar anualmente durante os próximos 5 anos na Junta de Serviço Militar, onde as datas das apresentações são anotadas no Certificado de Reservista.

Somente após estas anotações é que de fato o brasileiro estará quite com o Serviço Militar.

 

Legislação:

 

Fontes:

  746 Comentários para “Alistamento Militar”

  1. Olá.
    Acabei de fazer 19 anos e estou fazendo as provas de seleção para o CPOR. Também tive um bom resultado no SISU e tenho bastante chance de ingressar num curso de universitário, cuja carga horária, devido as necessidades do curso, ocorre pela manhã e pela tarde.
    Tenho muito interesse nesse curso universitário, mas, caso eu seja selecionado pelo CPOR, queria saber como fica minha situação junto a universidade:
    a) eles são obrigados a garantir minha vaga até o final da prestação de serviço militar obrigatório?

    Pelo amor de Deus, me responda sem me orientar a procurar a JSM.

    Obrigado.

    • Augusto,

      O correto é confirmar com o órgão de ensino, pois pessoas que estejam cursando ou trabalhando, quando obrigados a saírem para prestação do serviço militar obrigatório tem o direito de retorno garantido. No entanto, como ainda não está matriculado, não podemos afirmar que terá sua vaga segurada. Agradecemos sua participação Augusto. GD.

  2. Boa noite.

    Eu trabalho há 2 anos como CLT e faço faculdade de engenharia Civil e fui convocado a prestar o serviço militar (CPOR). Gostaria de saber se continuarei recebendo o Salário normalmente durante o serviço obrigatório?

    Att.

    • Atila,

      Aos que forem necessário abandonar emprego em detrimento do serviço militar obrigatório, terão assegurado o direito de retorno. Para informações relevantes sobre como isto ocorre, aconselhamos você a consultar a Junta militar, ou o quartel. Ele fornecerão todas as informações relevantes sobre o caso. Agradecemos sua participação. GD.

  3. Eu posso fazer a prova para a EsSa no mesmo período que estou cumprindo o serviço militar obrigatório?? E eu ainda to indo pro terceiro ano.. Eu posso fazer ela normalmente??

    • Claudio,

      Você deve consultar a junta militar/quartel sobre o fato. Agradecemos sua participação. GD.

  4. completo 18 ano dia 21 deste mes janeiro moro em araripina pernambuco honde devo fazer meu alistamento?

  5. Olá, eu tenho Sinusite, Bronquite, Rinite e Pneumonia. É vdd que eles dispensam quem tem essas doenças?

    • André Luís,

      Quem decide se o conscrito é apto ou não para a prestação do serviço militar, é o médico do exército responsável pela seleção geral. Sugerimos a você que leve laudos e exames que tiver a respeito dos seus problemas de saúde, pois ajudarão o médico responsável a emitir um parecer sobre o seu caso. Agradecemos sua participação. GD.

  6. Olá, fazer o alistamento é obrigatório, mas servir ainda é obrigatório? Pois eu tenho outros planos…

    • André Luís,

      Se for selecionado para servir, é obrigatório sim. Segundo o exército, são dispensados do serviço militar:

      ” 1. Aqueles que residirem por mais de um ano em município que não tenha Tiro de Guerra ou residirem em zona rural de município que tenha Tiro de Guerra.
      2. Residirem em município que comporte Tiro de Guerra, mas que o contingente exceda o necessário das Forças Armadas. É a dispensa por excesso de contingente.
      3. Os matriculados em Órgãos de Formação de Reserva.
      4. Os matriculados em escolas de ensino militares.
      5. Operários, funcionários ou empregados de estabelecimentos ou empresas industriais de interesse militar; de transporte e de comunicações, que forem, anualmente, declarados diretamente relacionados com a Segurança Nacional pelo Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA).
      6. O responsável pelo sustento da família.
      7. Forem alunos ou formados em curso de aviação civil credenciados pelo Ministério da Aeronáutica (Portaria ministerial nº 1054/GM-3 de 3/09/79).

      Há também os casos de pessoas com convicção religiosa que são dispensados (Neste caso há procedimentos específicos para tal).
      Se desejar, há sites na internet que tratam desse assunto de obrigatoriedade do serviço militar (Discussões sobre o tema). Pesquise e se informe. Desejamos boa sorte a você. Obrigado por sua participação. GD.

  7. Preciso saber o local q posso estar indo me alistar.moro no jaçana e nao sei o local q devo esta m apresentando

  8. Boa tarde, na minha cidade não tem quartel, apenas junta militar, serei dispensado ?, ou corro o risco de me mandarem servir no município mais próximo que tenha quartel.

    • Sérgio,

      Segundo o exército, são dispensados:
      “Aqueles que residirem por mais de um ano em município que não tenha Tiro de Guerra ou residirem em zona rural de município que tenha Tiro de Guerra.”

      Se não houver um TG (Ou quartel), na sua cidade, você será dispensado (Não será enviado ao município mais próximo). Não deixe de fazer seu alistamento militar. Agradecemos sua participação. GD.

  9. Completo 18 anos em 22 de julho de 2015.
    Quando devo me alistar?
    Grato
    Rafael

    • Rafael,

      Você deverá fazer o alistamento este ano de 2015. O prazo é nos seis primeiros meses do ano. Para maiores informações, dirija-se à junta militar mais próxima de você. Agradecemos sua participação. GD.

  10. Boa noite, então no dia 15 de janeiro deste ano, fui chamado para ir ao quartel pra tomar conhecimento de designação ao chegar lá fui pré selecionado para servir a aeronáutica… oque isso significa?? E quais exames irei fazer lá??? Tenho chance de servir?? Obrigado

    • Lucas Henrique,

      Segundo o exército, sobre a Designação:

      “O período da Designação se dá, normalmente, durante o mês de janeiro, conforme a data e o local marcados no verso do seu Certificado de Alistamento Militar (CAM).
      A Designação consiste no retorno do conscrito ao local marcado no verso do CAM da Seleção, para tomar conhecimento da Organização Militar para a qual foi designado ou de sua inclusão no Excesso de Contingente .
      A documentação necessária, nesta fase, é o CAM.
      Os jovens incluídos no Excesso de Contingente serão dispensados da Incorporação e deverão retornar à Junta de Serviço Militar onde se alistaram, a fim de receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e realizarem o compromisso à Bandeira Nacional.
      Aqueles designados para uma Organização Militar deverão apresentar-se na data e no local marcados no verso do seu CAM, a fim de participar da Seleção Complementar.”

      Pelo que disse, cremos que foi selecionado para servir. Desejamos boa sorte a você. GuiaDocumentos.

  11. Olá, eu pretendo ser piloto de avião, e pretendo começar em 2016 e em 2016 vou completar 18 anos, mas pretendo estudar fora do pais nos EUA, terei problemas para fazer o alistamento, porque na verdade EU não quero alistar, como faço para mim ser dispensado porque eu completo 18 anos em fevereiro de 2016, como vou explicar a eles que irei estudar fora do pais, e que terei que ser dispensado!!! Como terei que proceder?

    • Felipe,

      O alistamento militar é um ato incondicional e obrigatório. Se você não se alistar, terá problemas para requerer documentos (Passaporte inclusive), não poderá matricular-se em curso superior, entre outros. Sugerimos a você que não deixe de efetuar seu alistamento militar na época correta. No caso, se estiver no exterior, poderá se alistar em uma Embaixada ou Consulado Brasileiro mais próximo de você. Sobre o curso de piloto, o brevê equivale à prestação do serviço militar obrigatório e concede a dispensa da obrigação de servir. Para informações relevantes sobre este assunto, sugerimos a você que procure a Junta militar do seu município. Sobre estar no exterior, nestas datas, a Junta também poderá prover todas as informações a você. Agradecemos sua participação Felipe. GuiDocumentos.

  12. Fui no inicio de janeiro para conhecimento de designação, e me carimbaram designado para matricula no TG…
    Comparecer em 21/01/15.
    O que quer dizer?…Vou ter que servir?…Ou hã possibilidade de ser dispensado?
    Obrigado..

    • Gustavo,

      Você só poderá ser dispensado ainda, se houver uma seleção complementar. Como já foi designado para matrícula, cremos que já será para o início do ano da prestação do serviço militar. Agradecemos sua participação. Gustavo. GD.

  13. Olá, vou completar 18 anos em fevereiro, eu trabalho e meus superiores ficaram sabendo que eu vou me alistar e me demitiram, por ser menor meu pai teria que assinar o meu aviso prévio, ele não assinou o aviso por e estar em ano de alistamento, quero muito servir, e na junta militar da cidade me disseram que só seria possível me alistar dia 5 de fevereiro, queria saber se há como me alistar antes da data, e também se não tem como eu servir ainda este ano

    • Thiago,

      Sobre o alistamento militar, as JSM – Juntas do serviço militar, possuem um calendário para as atividades. Geralmente o alistamento é entre janeiro e junho, a seleção geral no segundo semestre, e os selecionados para servir voltam no início do ano seguinte para a prestação do serviço militar. No seu caso, para alistar-se já, como a JSM do seu município determinou a data 05 de fevereiro, seria necessário alistar-se em outro local. No entanto, geralmente é exigido um comprovante de residência para efetuar o alistamento. Sobre servir este ano ainda, como dissemos, as Juntas/Quartéis seguem um calendário. Após a seleção geral é que é determinado quem será dispensado e quem servirá, e o início do serviço é somente no começo do ano seguinte. Se achar que teve problemas com o seu emprego pelo fato do serviço militar obrigatório, sugerimos a você que consulte a Junta Militar sobre a relação serviço militar/trabalho, e também um advogado trabalhista, para ser orientado de forma correta. Desejamos boa sorte a você e agradecemos sua participação Thiago. GuiaDocumentos.

  14. Boa noite, eu fui convocado para a segunda fase de seleção mas por motivos particulares não pude comparecer no dia, já me esclareci aqui que posso ir até a JSM e pagar a multa mas isso trará algum prejuízo para mim ? Eu tenho chances de ser dispensado nessa segunda fase ? Tenho laudo comprovando minhas complicações ortopédicas, isso ajuda ? Obrigado.

    • Arthur,

      Cremos que seu único prejuízo, é o “tempo”, pois geralmente os refratários são agendados para a próxima seleção geral. Se tiver um laudo médico explicando um problema físico, este será avaliado pelo médico do exército, e a depender da gravidade (Quem decide é o médico do exército), você será dispensado sim. Não deixe de levar os laudos que tiver, e compareça à Junta o mais rápido que puder. Agradecemos sua participação Arthur. GD.

      • GD, obrigado, já consegui ligar na JSM aqui de Taguatinga e me informar e amanhã é para eu comparecer ao BGP. Obrigado pelo esclarecimento !

  15. Boa tarde!
    Fui renovar o meu CAM, pois havia perdido o prazo da seleção geral. Porem, não havia encontrado o documento original do CAM. Fui na Junta Militar, e fui informado de que para renovar o CAM, eu precisaria levar o documento original, e a multa paga. Como não encontrei o original, quanto tempo leva para que eu receba a segunda via? Ela sai na hora? Estou precisando tirar o passaporte para fins profissionais e estou preocupado com uma possível demora para obtenção da segunda via.

    • Rafael,

      Não é possível precisar o tempo demandado para emissão de documentos militares, pois o prazo varia conforme a quantidade de serviços da JSM. Sugerimos a você uma consulta local, por telefone mesmo. Agradecemos sua participação Rafael. GuiaDocumentos.

  16. Tirei a reservista em Teresina e agora preciso mudar todos os meus documentos incluindo a revista agora que minha certidão de nascimento foi mudada por acrescentar o nome do pai. gostaria de saber se posso modificar o documento aqui em São Paulo ou se preciso ir a Teresina para fazer isso?

    • Emerson,

      Para requerer uma via de atualização do seu documento de quitação militar, basta dirigir-se à junta do Serviço Militar, ou Quartel, mais próximo de você e fazer a requisição, não é necessário que vá a Teresina para isto. Para saber qual Junta Militar fica mais próxima de sua residência, se não souber, você pode pesquisar por este link: http://www.sermilweb.eb.mil.br/sermilweb/jsp/jsm-pesquisa.jsp . Agradecemos sua participação Emerson. GD.

  17. Olá, tenho que comparecer no dia 19/01/2015 para a Seleção Complementar e estou com uma dúvida, se no exame físico eu não for muito bem ainda dá para eu servir?

    • Matheus,

      Depende da quantidade de vagas e dos outros conscritos. Se for considerado apto, e na entrevista exprimir desejo em servir, você terá grandes chances. Desejamos boa sorte a você Matheus, e agradecemos sua participação. GD.

  18. Gostaria de saber como proceder, pois sobrei e não peguei meu certificado de reservista isso já tem bastante tempo (era para ter sido pego em 24/11/2000) e agora eu preciso tirar um passaporte e preciso das obrigações militares em dia, se puderem me dar uma acessoria neste caso fico grato

    • Júlio César,

      Você foi dispensado do serviço militar obrigatório? Passou pela cerimonia de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira)? Se sim, você deverá requerer o CDI – Certificado de dispensa de incorporação. Para requerer, basta dirigir-se à junta militar ou quartel mais próximo da sua residência e fazer a requisição. Você terá de pagar uma taxa militar (Baixo valor) mais taxa bancária, para que o seu documento seja emitido. Se não passou pelo juramento à Bandeira, talvez a JSM exija que você passe pela cerimônia antes de emitir seu documento (Pelo tempo decorrido, cremos que não irão exigir). Agradecemos sua participação Júlio César. GD.

  19. Eu vou fazer 18 anos e talves não possa se alistar, porque ajudo minha mãe nas dispenssas de casa,
    Pagando Aluguel, luz, água Etc…
    só que já me informaram que se alistando recebe em torno de um salario minimo, isso é verdade?

    • Jean,

      Sugerimos a você que não deixe de efetuar seu alistamento. A falta deste documento é um empecilho grande na vida do cidadão. Você não poderá trabalhar em empresas com carteira assinada, não poderá assumir cargos públicos, não poderá requerer documentos e nem se matricular em cursos superiores. Não deixe de efetuar seu alistamento. Sobre receber ajuda de custo, só se alistando, isto não é verdade. Sobre você ajudar em casa, se for selecionado para servir, não será necessário pedir demissão do seu trabalho. Sugerimos que dirija-se à junta militar e se informe corretamente sobre trabalho e prestação do serviço militar, pois arrimos de família, são dispensados na seleção geral. O que você não deve deixar de fazer, é se alistar na data correta. Agradecemos sua participação Jean. GD.

  20. Boa noite,
    Irei me alistar, tenho 17 anos, trabalho e estudo, não quero ficar la dentro, como faço para ser dispensado?

    • Matheus,

      Segundo o exército, dispensados automaticamente, são:
      ” 1. Aqueles que residirem por mais de um ano em município que não tenha Tiro de Guerra ou residirem em zona rural de município que tenha Tiro de Guerra.
      2. Residirem em município que comporte Tiro de Guerra, mas que o contingente exceda o necessário das Forças Armadas. É a dispensa por excesso de contingente.
      3. Os matriculados em Órgãos de Formação de Reserva.
      4. Os matriculados em escolas de ensino militares.
      5. Operários, funcionários ou empregados de estabelecimentos ou empresas industriais de interesse militar; de transporte e de comunicações, que forem, anualmente, declarados diretamente relacionados com a Segurança Nacional pelo Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA).
      6. O responsável pelo sustento da família.
      7. Forem alunos ou formados em curso de aviação civil credenciados pelo Ministério da Aeronáutica (Portaria ministerial nº 1054/GM-3 de 3/09/79).

      Há também os casos de pessoas com convicção religiosa que são dispensados (Neste caso há procedimentos específicos para tal). Você deverá deixar claro que na sua entrevista que não deseja servir, por estar trabalhando e estudando (Mas jamais diga que o serviço militar é um estorvo ou inconveniente). Sua vontade será levada em conta, mas não garante que você será dispensado. Sugerimos também que você converse com pessoas que fizeram o alistamento no ano anterior ao seu para saber se há mais inscritos do que vagas na região da sua JSM, e analise suas chances de dispensa. Desejamos boa sorte a você. Obrigado por sua participação. GD.

  21. Olá, eu completo 18 anos esse ano. Não quero servir. Gostaria de saber se eu for dispensado, como vou ter que prestar juramento terei que usar farda, cortar o cabelo e barba?

    • Lucimarcos,

      Segundo o exército, ao comparecer à seleção geral é recomendado que o brasileiro evite comparecer usando chinelo, bermuda ou camiseta cavada. Estar com o cabelo curto e a barba feita também são sugeríveis, embora não seja citado. Se você for dispensado, ao jurar a bandeira, o fará com a roupa que estiver usando (O fardamento só será usado no primeiro dia do serviço militar, por aqueles que forem selecionados para o serviço militar.). Agradecemos sua participação. GD.

  22. OLA tudo bem? eu completei 18 anos agora dia 16 de janeiro de 2015 e não tirei a minha Reservista,vou paga algum muta para tirar ?

    • Abdiel,

      Como completa 18 anos neste ano, você tem até junho para efetuar seu alistamento militar. Dirija-se à Junta do Serviço Militar mais próxima de você e faça o alistamento o quanto antes. Agradecemos sua participação. GD.

  23. Oiiii então hoje fui no quartel para tomar conhecimento de designação… e fui pré-selecionado oque isso significa? Obs: pedirão ora ir xim camiseta branca, calça jeans, cinto e tênis

    • Lucas Henrique,

      Significa que se não houver seleção complementar (Caso haja, você ainda poderá ser dispensado), você foi selecionado para a prestação do serviço militar obrigatório. A Junta militar, poderá informar você corretamente sobre os processos inerentes ao seu quartel. Agradecemos sua participação. GD

  24. Boa noite caros amigos, estou com uma duvida e nao sei se os mesmos podem responder, no caso eu gostaria de ser dispensado, pois ja trabalho, tenho uma filha e sou casado, moramos juntos e sou o responsavel pelo mantimento da mesma, tenho que apresentar no quartel RCG ainda este mes, gostaria de saber como devo proceder.

  25. Olá moro em BC onde não tem quartel mas queria muito fazer o NPOR que tem em Blumenau bem perto daqui , tem algum meio de conseguir me alistar lá ?

    • André,

      Sugerimos a você, que compareça à Junta militar do seu município, e se informe se poderá fazer o alistamento em Blumenau. Geralmente, é pedido um comprovante de residência para o alistamento. Se puder comprovar residência em Blumenau, cremos que poderá fazer o alistamento nessa cidade sem problemas. Agradecemos sua participação. GD.

  26. Boa Noite, tenho 20 anos e sou refratario, esta marcado para eu comparecer no dia 26 no 1ºRCG, so que ja sou casado, moro com minha mulher e minha filha, trabalho e sou eu o responsavel pela casa, ou vamos dizer pelo sustento, so que na selecao nao perguntaram nada disso, se eu era casado ou nao, se tinha filhos, gostaria de saber se posso pedir para ser dispensado e se sim, como devo proceder…

    • Rafhael,

      Segundo o exército, arrimos de família são dispensados da necessidade de prestar o serviço militar obrigatório. Leve documentos com o qual possa provar isto, e na entrevista cite o fato. Você pode consultar a Junta militar, na qual fez o alistamento, para maiores informações de como poder provar que é o responsável pelo sustento da sua casa. Agradecemos sua participação. GD.

  27. Tenho 17 anos vou fazer 18 em novembro desse ano 2015. Moro no interior juazeiro do norte na minha cidade tem sim o tiro de guerra mas quero servi o exercito em fortaleza. Mas não tenho moradia la. Vou poder ficar morando no quartel ? Vou ter benefícios como ajuda de custo ? Se sim quanto ?

    • Diego,

      Sobre servir em outra localidade, dependerá das vagas disponíveis. Sugerimos a você que consulte a Junta do Serviço Militar em Juazeiro e solicite maiores informações sobre a possibilidade e o número de vagas disponíveis no quartel onde deseja servir, bem como informações sobre alojamentos e ajuda de custo. Desejamos boa sorte a você e agradecemos sua participação. GD.

  28. Não fui despensado do serviço militar passei na primeira fase e tenho que voltar dia 15/01/2015, e estou trabalhando, mas quero servi e tenho 19 anos.
    Como vai ficar meu trabalho a empresa vai me demitir ? Ainda estou em experiência na empresa, a empresa vai fazer a recisao do meu contrato ? (Contrato de 3 meses)
    Vou receber esse meses ?

    • Eduardo,

      Funcionários não são demitidos pelo fato de terem de cumprir com suas obrigações junto ao serviço militar. Sobre estar em experiência e sobre seus direitos trabalhistas, sugerimos a você que consulte um contador, ou um advogado trabalhista, para que você seja informado corretamente. Agradecemos sua participação. GD.

  29. Viu fazer a seleção complementar isso segnifica que vou servi ou não ? pois quero muito servi passei nos primeiros teste físico mas extrair 4 destes laterias na boca e esse éo meu medo

    • Gustavo,

      A seleção complementar, como o próprio nome já diz, é uma seleção extra, onde há muitos conscritos considerados aptos, e que nesta seleção, serão novamente avaliados, sendo alguns dispensados. Desejamos boa sorte a você. GD

  30. boa noite!
    faço 18 anos em outubro e ja estou trabalhando como aprendiz com carteira assinada; gostaria de saber se tenho que pedir conta para me alistar?
    ou posso me alistar sem sair da empresa?

    • João Paulo,

      Não é necessário pedir demissão do seu emprego. É perfeitamente possível conciliar ambos, no caso de ser selecionado para servir. As empresas são obrigadas a aceitarem as justificativas de falta, quando da prestação do serviço militar pelo funcionário. Para maiores informações a respeito, sugerimos a você que consulte a Junta do Serviço Militar da sua cidade. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

      • Olá,eu tenho 17 anos e sou 8 série,isso me impede de servir no exército?e quais são as minhas chances?

        • Redney,

          Ser estudante não impede o jovem de ser selecionado para a prestação do serviço militar. Suas chances serão avaliadas na seleção geral, na qual você passará por exames físicos e médicos e também por entrevistas (Na entrevista, diga que deseja servir, se for isto o que desejar). Agradecemos sua participação. GD.

  31. eu me alistei 18 anos e eles me dispensaram com exerço de contigente mais quero entra de qual quer geito qual o meio mais eficaz para min conseguir
    hoje tenho 23 anos

  32. Prezados, me alistei para o serviço militar na condição de refratário, tendo em vista que completei 18 anos em 2013 e somente me alistei em 2014. Na ocasião da apresentação optei pelo CPOR, por já ter completado a 3ª série do ensino médio, todavia tenho uma dúvida: POSSO SER DESLIGADO DA SELEÇÃO DO CPOR POR SER REFRATÁRIO, MESMO ESTANDO EM CONDIÇÕES DE CLASSIFICAÇÃO?
    Obrigado pelo apoio.

    • Pedro Paulo,

      Segundo o próprio exército, refratários tem preferência sobre os demais por estarem em atraso com a obrigação do alistamento. Nos casos de CPOR/NPOR, cujas seleções são mais rígidas, não cremos se você seria dispensado apenas por esta condição. Cremos que levam em conta a capacidade do conscrito, para a avaliação. No entanto, por se tratar de normas e regimentos internos, ao quais não temos conhecimento taxativo, não podemos afirmar categoricamente. O que podemos sugerir a você, é uma consulta com um militar de carreira, pois este tendo conhecimentos de normas e regimentos internos, poderia opinar com certeza sobre o caso. Agradecemos sua participação. GD.

  33. Ola, estou com uma duvida eu optei pela reserva militar mais agora quero servir isso foi em 2014 hoje tenho 19 anos tem alguma possibilidade de eu servir agora pois quero seguir carreira militar

  34. bom compareci hj no exercito para a segunda fase (conhecimento de distribuição) eles me falaram para comparecer no dia 19/01/15 para a seleção complementar, oque significa isso ? terei que servir ou tenho q ir mais uma vez para mais uma seleção ? desde já agradeço ,…

    • Michel,

      Se for para uma seleção complementar, isto quer dizer que você ainda poderá ser incluído no excesso de contingente e dispensado. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  35. olá tenho 17 anos queria servir o exército mais em minha cidade não tem o tiro de guerra só a junta militar eu posso ir na cidade vizinha que tenha o tiro de guerra ???

    • Luís Fernando,

      Provavelmente será necessário a apresentação de um comprovante de residência. Se puder comprovar residência no município vizinho, você poderá fazer o alistamento na junta dessa cidade. Sugerimos a você que consulte a JSM do seu município, exprimindo seu desejo em servir, para maiores e relevantes informações. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  36. Eu perdi a data para tomar conhecimento da minha designação (era pra eu ir dia 9 desse mês), não sei o que fazer e queria saber se tem como remarcar a data ou outra solução para que eu não faça tudo de novo no próximo ano.

    • Victor,

      Sugerimos a você que consulte a JSM/Quartel onde fez os procedimentos de alistamento e seleção geral. A Junta orientará você corretamente sobre o que deve fazer e as sanções que lhe serão impostas, por sua falta. Desejamos boa sorte e agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  37. fui convocado a comparecer agora em janeiro para conhecimento de designação, sou funcionário de uma indústria farmacêutica. É de interesse militar? Serei liberado?

    • Caio,

      Verifique com a empresa. A mesma a informará se faz parte das industrias de interesse militar e se sim, os procedimentos e documentos que terá de apresentar na convocação. Agradecemos sua participação. GD.

  38. Olá… Boa Tarde…
    Estou registrado (com a carteira assinada) e quero fazer um acordo para poder receber seguro desemprego, mas meu patrão disse que não pode fazer o acordo porque vai dar “rolo pra ele”…. eu queria saber quais “rolos” seriam esses…. ou se eu vou conseguir servir mesmo pedindo a conta no meu serviço…. ?

    • Dalitom, consulte um contador para esclarecer estas suas dúvidas com relação a sua relação de trabalho e seus direitos. Também pode ser consultado um defensor público, o qual não cobra pelo atendimento.
      Agradecemos sua participação.
      GD

  39. Meu filho deveria ter se apresentado hj pela manhã,mas perdemos o horario,nem despertador funcionou,qual seria a conduta agora

    • Roselia,

      Entre em contato com a JSM. A Junta Militar a orientará sobre os procedimentos. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  40. Olá,Boa Trade!
    Eu me alistei ano passado e em Agosto de 2014 passei pela seleção e fui designada a comparecer na JSM no dia 14/01/2015 para saber minha designação só que eu não posso servir pois minha namorada está grávida e está morando comigo,sendo que meu filho nasce agora em Fevereiro e então não tenho condições de servir pois sou o responsável pelo sustento da minha família. Só que eu estou preocupado pois no dia da seleção o sargento não perguntou o porque eu não queria servir e nem me deixou explicar,só que meu amigo já foi na JSM no dia 05/01 e foi selecionado pra servir e teve que escolher o nome da farda,posto,etc e não passou por outra entrevista,ou seja já foi designado a servir. Gostaria de saber o que eu devo fazer pra ser dispensado,pois eu necessito trabalhar e no final do ano passado meu ex patrão me mandou embora por saber que eu estaria apto a servir e então fui realizar entrevista em 2 empresas que me pediram a carteirinha mais como eu não tinha passaram a vaga para outro e então estou trabalhando com meu tio de ajudante de pintor mais não é sempre que tem serviço e eu necessito arrumar um emprego de carteira assinada mais sem a carteirinha é impossível. Sendo que tenho filho e namorada pra sustentar pois se eu servir quem vai comprar leite,fraldas,remédio pro meu filho. Por isso peço que me dÊ uma ajuda e me diga o que eu devo fazer ou com quem devo pedir dispensa?
    Agradeço desde já

    • Rômulo,

      Sugerimos a você que procure orientação na JSM, pois saberão informar você corretamente. Os arrimos de família, realmente, são dispensados da prestação do serviço militar obrigatório, mas, durante a seleção geral. Para maiores informações procure a JSM o mais rápido possível. Desejamos boa sorte e agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  41. Marcaram para comparecer no hospital da aeronáutica dia 15/2015 e 16/2016 no batalhão ,com camisa branca calça azul e tênis branco,no meu CAM ,pelo que vi fui designado para o 4 comando, sera que vão me pegar ? estudo na Federal de são Carlos , no curso de Manutenção de Aeronaves que é Homologado pela aeronáutica ,estou no terceiro semestre creio que vai me atrapalhar pois pago alugue naquela cidade ( contrato de três anos) como faço para escapar do serviço militar obrigatório nessas condições.

    • Victor,

      Segundo o exército, são dispensados:

      ” 1. Aqueles que residirem por mais de um ano em município que não tenha Tiro de Guerra ou residirem em zona rural de município que tenha Tiro de Guerra.
      2. Residirem em município que comporte Tiro de Guerra, mas que o contingente exceda o necessário das Forças Armadas. É a dispensa por excesso de contingente.
      3. Os matriculados em Órgãos de Formação de Reserva.
      4. Os matriculados em escolas de ensino militares.
      5. Operários, funcionários ou empregados de estabelecimentos ou empresas industriais de interesse militar; de transporte e de comunicações, que forem, anualmente, declarados diretamente relacionados com a Segurança Nacional pelo Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA).
      6. O responsável pelo sustento da família.
      7. Forem alunos ou formados em curso de aviação civil credenciados pelo Ministério da Aeronáutica (Portaria ministerial nº 1054/GM-3 de 3/09/79).

      Você deixou claro ao comitê selecionador que fazia este curso durante sua seleção geral? Você deverá verificar com a instituição de ensino se o curso tem mesmo valor como formador militar, e os procedimentos e documentos para apresentar na seleção, para, eventualmente, receber a dispensa. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  42. Olá, tenho duas dúvidas:
    1° Completei 18 anos dia 18 de Setembro de 2012 e atrasei 2 anos até pagar a multa e encaminhar meu CAM (hoje me arrependo de ser refratário). Passei pelo processo de Seleção Geral dia 02 de Setembro de 2014 onde foi dado o resultado como Apto, fui encaminhado ao CPOR onde fui dispensado pelo médico no dia 03 de Setembro, mas ainda tive que voltar na Base Militar hoje 12/01 onde fui encaminhado para o 3° BCOM para comparecer dia 09/02 onde saberei se irei servir ou não. Diante desses fatores (ser Refratário e na Seleção Geral dizer que não queria servir) eu serei obrigado a servir ou não depende desses fatores e sim de outros?

    OBS.: Eu quero servir, estou decido a servir agora mas não sei se ter falado que eu não queria antes possa mudar alguma coisa ou essa minha última decisão me ajudará a servir.

    2° Se eu servir e completar os 6 ou 12 meses como faço para continuar no Exército após esse período? Ou não depende da minha decisão?

    • Bruno,

      Em geral, segundo o exército, refratários possuem prioridade sobre os outros para a prestação do serviço militar obrigatório, pelo fato de estarem atrasados. Mas a decisão fica a cargo da comissão de seleção mesmo. Sobre permanecer no exército, depende de alguns fatores, como disponibilidade. Sugerimos que consulte a JSM/Quartel em questão, para saber sobre isto como funciona em sua região militar. Agradecemos sua participação. GD.

  43. tenho 32 anos nunca me alistei.e sei que posso me alistar agora segundo pagamento de proventos dos anos anteriores..oque eu gostaria de saber e quanto tempo demora para sair a reservista ou o certificado de alistamento militar?

    • Rogério,

      Esta é uma informação que você terá de consultar a Junta do Serviço Militar mais próxima de você para uma previsão acurada sobre os prazos. Este prazo pode variar muito, a depender do calendário de trabalho das JSM e da quantidade de documentos a serem emitidos e não nos é possível emitir uma previsão estimada para a data. Agradecemos sua participação. GD.

  44. ola,tenho duvida na seguinte questão se eu me alistar terei que servi na minha cidade,não que eu seja contra ela mas o caso é que aqui não tem suporte algum para um batalhão,pois como sou mulher dificulta um pouco a situação,não que eu não saiba que mulheres podem se alistar,mas com base nestes comentários anteriores sou a primeira que cita um alistamento sendo mulher,além disso queria saber se eu me alistar pra outra cidade ou ser chamada pra servir em outro estado terei um lugar pra morar ,ou se preciso ter um curso ou coisa do tipo para alistamento?

  45. Eu tenho 18 ano de idade, e ainda não completei o terceiro ano do ensino médio. Pretendo completar neste ano o ensino médio…
    O que posso fazer se eu for chamado, sem ter o terceiro ano completo??
    Obs: _(eu pretendo fazer o terceiro este ano, pois se eu passar um ano sem receber matéria eu perco o foco dos estudos.)
    _(meu pai ja pagou a minha matrícula e o meu material pra esse ano)

    • Alex,

      A depender, é possivelmente possível conciliar estudo e prestação do serviço militar. Se for considerado apto, verifique com a JSM (Ou faça isso antecipadamente) os horários em que você deverá estar no quartel para a instrução militar. Desejamos boa sorte a você e agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

      • O quartel não tem horário único pra apresentação no caso de eu ser selecionado?

        Obs: eu não desejo servir :/

        • Alex,

          As juntas militares ou quartéis possuem um calendário próprio para os trabalhos, e variam de uma para outra. Sugerimos que consulte a Junta em que se alistar, para se inteirar dos horários da mesma. Agradecemos sua participação. GD.

      • E se não for possível, eu posso ser dispensado por ser aluno do Ensino Médio ainda?

        • Alex,

          Os dispensados da prestação do serviço militar obrigatório, são:

          ” 1. Aqueles que residirem por mais de um ano em município que não tenha Tiro de Guerra ou residirem em zona rural de município que tenha Tiro de Guerra.
          2. Residirem em município que comporte Tiro de Guerra, mas que o contingente exceda o necessário das Forças Armadas. É a dispensa por excesso de contingente.
          3. Os matriculados em Órgãos de Formação de Reserva.
          4. Os matriculados em escolas de ensino militares.
          5. Operários, funcionários ou empregados de estabelecimentos ou empresas industriais de interesse militar; de transporte e de comunicações, que forem, anualmente, declarados diretamente relacionados com a Segurança Nacional pelo Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA).
          6. O responsável pelo sustento da família.
          7. Forem alunos ou formados em curso de aviação civil credenciados pelo Ministério da Aeronáutica (Portaria ministerial nº 1054/GM-3 de 3/09/79).

          Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  46. Olá, já me alistei e fui convocado para os teste físicos agora em janeiro, gostaria até de servir, mas estou no 2°ano do ensino médio, terei de parar de estudar e servi? Não tem como estuda lá dentro pra concluir o ensino médio? Já ouvi fala sobre isso mas não tenho certeza.

    • João,

      Cada unidade de ensino militar possui regras internas, a depender da unidade. O seguro, é você consultar a JSM na qual fez seu alistamento. A Junta irá fornecer toda informação precisa, da qual necessita inteirar-se. A depender também, é perfeitamente possível conciliar seus estudos com a prestação do serviço militar. Consulte a JSM para informações exatas. Agradecemos sua participação. GD.

Desculpe, o formulário de comentários está momentaneamente fechado.