nov 052013
 

O Serviço Militar Obrigatório é disciplinado pela Lei 4375/64, a qual prevê a obrigatoriedade do alistamento militar dos jovens brasileiros do sexo masculino em servir às Forças Armadas do Brasil.

É uma oportunidade dada aos jovens a fim de compreenderem a importância das Forças Armadas na tarefa da defesa do território brasileiro, do bem comum e da soberania nacional.

Conteúdo deste artigo

POR QUANTO TEMPO O JOVEM DEVE PRESTAR O SERVIÇO MILITAR?

Em regra a duração é de 12 meses, mas esse período pode ser reduzido de 2 meses ou ainda aumentado em até 6 meses, a depender do caso.

QUEM É OBRIGADO A SE ALISTAR?

Segundo a citada legislação, é obrigado a submeter o alistamento militar:

  • Brasileiro nato do sexo masculino.

Atenção:
Brasileiro naturalizado ou por opção deverá providenciar o alistamento militar no prazo de 30 dias a contar do recebimento do certificado de naturalização ou da chancela do termo de opção.

QUANDO O ALISTAMENTO MILITAR DEVE SER REALIZADO?

Nos primeiros 6 meses do ano em que o jovem brasileiro completar os 18 anos de idade, ou seja, de 1º de janeiro até o último dia do mês de Junho.

Nota: Em alguns Estados esse prazo poderá ser diminuído. Não deixe para última hora e, se possível, consulte a Junta de Serviço Militar com antecedência para confirmar o prazo de alistamento.

O que ocorre se essa data não for respeitada?Alistamento Militar

Caso não seja realizado o alistamento dentro deste prazo estipulado, o brasileiro deverá se apresentar na Junta de Serviço Militar, pagar a multa (R$ 1,38 por ano de atraso) e realizar o alistamento militar.

Existe a possibilidade de adiantamento do Serviço Militar?

Sim. De acordo com o artigo 20 e 127 do Regulamento da Lei do Serviço Militar (link no final do artigo), o jovem de 17 anos poderá se alistar na condição de voluntário. Veja abaixo o que diz a legislação:

Art. 20. Será permitida aos brasileiros a prestação do Serviço Militar como voluntário, a partir do ano em que completarem 17(dezessete) anos e até o limite de idade fixado no artigo anterior, e na forma do prescrito no Art. 127 e seus parágrafos, deste Regulamento.

Art. 127. Os Ministros Militares poderão, em qualquer época do ano, autorizar a aceitação de voluntários, reservistas ou não, coma finalidade de atender necessidades normais, eventuais ou específicas das Forças Armadas.

§ 1° O voluntário pode ser aceito a partir do ano em que completar 17 (dezessete) anos de idade, de quaisquer municípios,tributários ou não, e de todas ou determinadas RM, DN ou ZAé.

§ 2º A aceitação do voluntariado é realizada por ato do Ministro Militar interessado, especificando as condições do serviço a ser prestado, as obrigações decorrentes, bem como os direitos que serão assegurados aos voluntários.

§ 3º Entre os voluntários que poderão ser aceitos estão incluídos os que, residentes em municípios tributários, desejem antecipar a prestação do Serviço Militar inicial. Se estes voluntários não puderem ser aproveitados, não serão incluídos no excesso do contingente, devendo apresentar-se para a seleção da sua classe.

Se essa é sua vontade, procure a Junta de Serviço Militar de sua área para se informar a respeito do adiantamento.

EM QUE LOCAL É FEITO O PROCESSO DE ALISTAMENTO MILITAR?

Todo o processo de alistamento deverá ser feito na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima.

Para encontrar o endereço da Junta de Serviço Militar mais próxima siga o passo a passo abaixo:

1. Acesse o site do Ministério da Defesa: http://www.sermilweb.eb.mil.br/sermilweb/jsp/jsm-pesquisa.jsp

2. Digite o nome da cidade onde reside e clique em “Buscar”.

3. O endereço, telefone e e-mail da Junta de Serviço Militar do município pesquisado será exibido logo abaixo, como mostra a imagem.

Alistamento Militar - JSM mais próxima

QUEM ESTÁ NO EXTERIOR OU QUEM VAI PARA O EXTERIOR É OBRIGADO A FAZER O ALISTAMENTO MILITAR?

Todo cidadão Brasileiro do sexo masculino residente no exterior  é obrigado a se alistar nos primeiros seis meses do ano em que completa 18 anos independentemente se pretender retornar ao Brasil ou não. O alistamento deverá ser feito em um Repartição Consular ou Embaixada mais próxima da residência do cidadão.

Quais documentos são necessários para o alistamento no exterior?

  • Para naturalizados Brasileiros, ou que optou pela nacionalidade brasileira: – Certificado de naturalização ou de opção, Passaporte ou outro documento de identificação com foto e uma foto 3×4 recente, sem retoques.
  • Para Brasileiros Natos: – Passaporte ou outro documento de identificação com foto, certidão de nascimento ou outra prova equivalente e uma foto 3×4 recente, sem retoques.

Como devo proceder após o alistamento no exterior? Preciso viajar para o Brasil?

Não, não é necessário o alistado viajar para o Brasil. Será necessário a apresentação anual do mesmo munido do CAM – Certificado de Alistamento Militar - a qualquer Embaixada ou Repartição Consular para a atualização da sua situação militar.  Somente terá sua situação militar regularizada a partir dos 28 anos de idade, que é quando o alistado poderá solicitar  o Certificado de Dispensa de Incorporação. O tempo que passar no exterior,  é considerado como ‘adiamento de incorporação’.

Fiz o alistamento e preciso viajar ou ir morar no exterior, como procedo?

Se for sair do país ou morar fora,  será necessário estar quite com o serviço militar. Se foi encaminhado à seleção geral, poderá pedir a autorização para deixar o país.

No caso de ser reservista, será necessário a comunicação de mudança de endereço ao quartel que estiver vinculado. Poderá fazer no local ou através de órgão de serviço militar mais próximo.

É possível a prestação de Serviço Militar em outro país?

Somente com os quais o Brasil mantém acordo. Grã-Bretanha e Irlanda do norte desde 27 de janeiro de 1961 e Itália, desde 04 de junho de 1965.

Vou completar 18 anos e pretendo visto para de viagem para outro país, como devo proceder?

O cidadão que for viajar, para conseguir o visto, deverá apresentar o CAM e a devida autorização para ausentar-se do país. Se a permanência for além de noventa dias, o cidadão estará obrigado a se apresentar a uma Embaixada ou Repartição Consular Brasileira para regularizar sua situação Militar.

Como procedo se perder o prazo de alistamento, estando no exterior?

O cidadão que perder o prazo para o alistamento, estando no exterior, deverá procurar uma Embaixada ou Repartição consular mais próxima de sua residência a fim de regularizar sua situação Militar. Ao retornar ao Brasil, deverá procurar uma junta de alistamento Militar mais próxima para efetuar o pagamento de  multa por atraso no alistamento, prevista na legislação.

Existe prazo para apresentação como alistado, estando no exterior?

Não, a apresentação deverá ser feita anualmente,  até 1° maio do ano em que completar 28 anos, solicitando assim, o Certificado de Dispensa de Incorporação, que o dispensará da apresentação anual.

Estando no exterior, como faço para requerer segunda via de documento militar?

Para casos de extravio de documentos militares, estando fora do Brasil, para solicitar a segunda via, o cidadão deverá se apresentar a uma Repartição Consular ou Embaixada munido dos seguintes documentos:

  • 01 foto 3×4 colorida ou preto e branco.
  • documento de identificação com foto.
  • certificado de naturalização ou de opção de nacionalidade, quando for Brasileiro naturalizado.

Quando retornar ao Brasil, devo me apresentar à Junta do Serviço militar?

Sim, quando do retorno ao Brasil, será necessário a apresentação à junta do Serviço Militar para a regularização da situação Militar do cidadão.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O ALISTAMENTO MILITAR

Apresentar na Junta de Serviço Militar no ato do alistamento os documentos abaixo:

→ Estando toda a documentação em ordem, será anotado ou anexado no Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data em que o alistado deverá se apresentar no quartel ou Tiro de Guerra para a Seleção Geral.

Documentos que o alistado deve apresentar na Seleção Geral

Na data designada para apresentação no Quartel ou Tiro de Guerra, o alistado deverá apresentar:

  • Uma (01) fotografia tamanho 3×4 recente;

  • Certificado de Alistamento Militar (CAM);

  • Documento de identidade com foto (RG ou equivalente);

Atenção: Vale ressaltar que o alistado deverá se apresentar com vestimentas adequadas, isto é, deverá evitar o uso de chinelos, bermuda ou camiseta cavada.

O QUE É A SELEÇÃO GERAL?

É o ato onde o alistado deverá se apresentar no Quartel ou Tiro de Guerra designados, onde ele será submetido a testes físico, psicológico, entrevista e exame médico. É uma avaliação que averigua se o alistado está apto ou não para o serviço militar.

Caso os testes apontem que o alistado não tem aptidão para o serviço militar, este será dispensado. Nesse caso, os dispensados deverão participar da Cerimônia de Juramento de Fidelidade à Pátria, também chamado de juramento à Bandeira para receberem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Alistamento Militar - CDI

CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação

Por sua vez, os aptos servirão à Pátria no ano seguinte ou são encaminhados para outra Seleção Complementar em Quartel.

O que acontece se o alistado não se apresentar na Seleção Geral ou na Seleção Complementar em Quartel?

O alistado que não se apresentar à Seleção Geral ou Seleção Complementar será considerado refratário segundo as normas militares, bem como em débito com o Serviço Militar.

Caso isto ocorra, o alistado deverá se apresentar na Junta de Serviço Militar para pagamento de multa e encaminhamento para a próxima turma a ser levada à Seleção Geral.

O que acontece quando o selecionado para servir deixa de comparecer ao serviço militar?

Os que deixarem de se apresentar na data estipulada para o início do serviço militar, serão considerados insubmissos. O ato configura-se crime militar. O infrator poderá ser punido com pena de reclusão que varia de seis meses a dois anos.

O que acontece com o alistado que não se apresenta para fazer o Juramento à Bandeira?

Enquanto o alistado não fizer o Juramento à Bandeira não lhe será entregue o Certificado de Dispensa de Incorporação. Com isso não estará quite com o Serviço Militar.

Neste caso, o alistado deve se apresentar à Junta de Serviço Militar onde se alistou para participar da cerimônia de Juramento à Bandeira. Contudo, deverá pagar multa para solicitação de nova emissão do CDI, pois os documentos antigos são incinerados por procedimento padrão militar.

Quem é isento do Serviço Militar?

1. Os portadores de incapacidade física ou mental definitiva julgados pela equipe médica como irrecuperáveis para o Serviço Militar na seleção geral.

2. Em tempos de paz, aqueles convocados que estejam cumprindo pena por crime doloso serão isentos do Serviço Militar por incapacidade moral.

3. Em tempos de paz, aqueles incorporados que demonstrarem incompatibilidade moral com o Serviço Militar, demonstrado por exames.

Há possibilidade de pedir adiamento de incorporação?

Sim. O pedido deverá ser feito no Quartel ou Junta de Serviço Militar, se o alistado se enquadrar nas seguintes situações:

1. Estar matriculado em faculdade de Medicina, Odontologia, Farmácia ou Veterinária. O adiamento será mantido até o final do curso ou quando for interrompido.

2. Os que estiverem fora do Brasil à época do alistamento, contanto que apresente provas que esteve no exterior.

3. Os que estiverem matriculados em escolas de formação de sacerdotes, ministros ou membros de qualquer religião ou ordem religiosa. O adiamento será mantido até o final do curso ou quando for interrompido.

4. Os candidatos às Escolas de Formação de Oficiais da Ativa, ou Escola, Centro ou Curso de Formação de Oficiais da Reserva das Forças Armadas, contanto que preencham na época da seleção, ou possam vir a preencher, dentro desses prazos, os requisitos de escolaridade exigidas para o ingresso nos citados órgãos de formação de oficiais. Nesse caso, o adiamento poderá ser de um ou dois anos.

Quais as situações onde o brasileiro é dispensado do Serviço Militar?

Segundo a Lei do Serviço Militar, serão dispensados do Serviço Militar:

1. Aqueles que residirem por mais de um ano em município que não tenha Tiro de Guerra ou residirem em zona rural de município que tenha Tiro de Guerra.

2. Residirem em município que comporte Tiro de Guerra, mas que o contingente exceda o necessário das Forças Armadas. É a dispensa por excesso de contingente.

3. Os matriculados em Órgãos de Formação de Reserva.

4. Os matriculados em escolas de ensino militares.

5. Operários, funcionários ou empregados de estabelecimentos ou empresas industriais de interesse militar; de transporte e de comunicações, que forem, anualmente, declarados diretamente relacionados com a Segurança Nacional pelo Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA).

6. O responsável pelo sustento da família.

7. Forem alunos ou formados em curso de aviação civil credenciados pelo Ministério da Aeronáutica (Portaria ministerial nº 1054/GM-3 de 3/09/79).

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DAQUELE QUE NÃO ESTÁ QUITE COM O SERVIÇO MILITAR?

Segundo o artigo 74 da Lei 4375/64, não estar em dia com o Serviço Militar traz muitas barreiras na vida civil do cidadão, como:

  • obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

  • ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subvencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

  • obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

  • inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

  • exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria, ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público:

    • I – estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais;

    • II – de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público;

  • h) receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

CERTIFICADO DE RESERVISTA

Após a conclusão do Serviço Militar, o brasileiro receberá o Certificado de Reservista, documento que comprova a quitação do Serviço Militar.

Atenção:
O brasileiro que concluiu o Serviço Militar deverá se apresentar anualmente durante os próximos 5 anos na Junta de Serviço Militar ou pela internet, onde as datas das apresentações são anotadas no Certificado de Reservista.

Somente após estas anotações é que de fato o brasileiro estará quite com o Serviço Militar.

→   Veja aqui o passo a passo para se apresentar pela internet, sem sair de casa.

 

Legislação:

 

Fontes:



GOSTOU DESTE ARTIGO?

CADASTRE SEU E-MAIL ABAIXO E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DE GUIADOCUMENTOS


Fique tranquilo. Jamais enviamos SPAM.

Entre AGORA em sua caixa de email e confirme seu cadastro. NÃO deixe para depois!

  156 Comentários para “Alistamento Militar”

  1. Meu filho foi dispensado por excesso de contingente em janeiro deste ano (2014). Marcaram então o dia 4 de julho para que ele recebesse o Certificado de Reservista.
    Aconteceu que este dia não houve expediente. Era uma sexta-feira, dia de jogo do Brasil na Copa. É evidente que o lógico seria comparecer na segunda-feira para saber como proceder então.
    Mas ele viajaria para o exterior no sábado 5 de julho por 1 mês. Ele tem como provar isso, obviamente.
    Como proceder agora ?
    Agradeço a atenção.

    • LíLian,

      Se ele foi dispensado, ele receberá o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação. Se ele passou pela cerimonia de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira), ele está quite com o serviço militar. Caso não tenha passado pela cerimônia, assim que possível, ele deve comparecer à JSM para que seja marcado uma nova data para a realização da cerimônia. Se ainda não tiver passado seis meses da data, o CDI dele ainda está disponível. Após os seis meses, os documentos são incinerados (Por norma Interna de guarda de documentos), e para a emissão de um novo, será necessário pagar uma taxa (Baixo valor) para emissão de uma segunda via. Segundo o exército:
      “Quem falta ao juramento à bandeira. O que deve fazer?
      R- Comparecer a Junta de Serviço Militar com a máxima brevidade possível, a fim de agendar uma nova data para o juramento à bandeira, visto que os documentos antigos são incinerados e, para retirá-los novamente, é preciso solicitar e pagar uma taxa militar por uma nova via.”

      Assim que possível, ele deve comparecer à JSM para regularizar a situação militar. Obrigado por sua participação. GD.

  2. Olá! Tenho 18 anos e eu fui na seleção e passei mal lá e depois disso mandaram ir la na JSM onde me alistei e seguir a vida isso quer dizer que eu não vou servir?

  3. Eu tenho 17 anos e vou fazem 18 em 2015 eu posso me alista nesse ano seno que perdi o alistamento?

    • Olá Felipe, você poderá se alistar como voluntário aos 17 anos, conforme determina o artigo 20 do Regulamento da Lei do Serviço Militar.
      No entanto, o período de alistamento já encerrou (1º de Janeiro até 30 de Junho). Contudo, contate a Junta de Serviço Militar de sua área para esclarecimentos a respeito se, como voluntário, é possível alistar-se fora do prazo.
      Esperamos tê-lo ajudado.
      Abraços.

  4. eu tenho 17 anos eu posso me alista nesse ano?

  5. Bom dia, me alistei no inicio do ano, terei que apresentar dia 01/09.. Desejo servir, mas como já estou cursando um curso de nível superior, me foi informado que eu poderia entrar como NPOR, queria saber se quando eu for me apresentar terei que levar algum documento que prove que estou matriculado em uma universidade, e qual o passo a passo que devo seguir para servir ao exercito como NPOR.
    desde já agradeço a resposta….

    • Bruno,

      Pelo que temos conhecimento, a seleção para essa classe se dá durante a seleção geral no alistamento. Durante a entrevista, você deve declarar sua vontade de ser encaminhado. Você deve levar comprovante de escolaridade, para provar que tem a aptidão necessária para ser encaminhado à seleção especial. Você passará por testes físicos e de aptidão específicos para essas comissões CPOR/NPOR. Para maiores informações sobre as comissões, cursos e admissão, sugerimos que acesse o site do exército. Desejamos boa sorte a você. Obrigado por sua participação. GD.

  6. Boa Noite , ja me alistei e passei por esses processos todos citados acima , ja fui dispensado do serviço militar , e ainda tenho o CAM , dei entrada em meu CDI , e esta marcado para pegar dia 18/09/2014 , porém arrumei uma ótima Oportunidade de Emprego , mais a empresa e muito burocrática e so contrata com o CDI , ou uma declaração comprovando que ja estou dispensado , Se eu for na Junta de serviço militar , consigo essa declaração , até o dia de pegar o CDI ?

    Obrigado . att Rodrigo

    • Rodrigo,

      A JSM pode emitir uma declaração que você está à espera da emissão do documento. No entanto, você deve consultar a junta sobre isso. Obrigado por sua participação. GD.

  7. Bom dia.

    Amanhã tenho que me apresentar ao juramento da bandeira, as 8:30, porém eu trabalho das 8:00 as 17:00, gostaria de saber se eu ganho o dia como uma “folga” ou algo parecido.

    Obrigado.

    • Gabriel,

      Você receberá um “atestado de comparecimento” (solicite o documento). Segundo o exército: ” O jovem alistando tem o direito do abono das faltas em virtude do comparecimento à Junta de Serviço Militar (JSM). Para tanto, ele deverá solicitar ao responsável da Seção de Serviço Militar, uma declaração / atestado de comparecimento.” . Obrigado por sua participação. GD.

  8. Quando fui me alistar eu não queria servir, tanto que o meu CAM esta escrito “Deseja servir? Não” mas eu mudei de ideia e agora quero servir a aeronáutica, tem como eu servir ainda, mesmo o CAM dizendo “não”???

    • Vítor,

      Durante a seleção geral, enfatize que deseja servir. No entanto, servir à Aeronáutica, vai depender da quantidade de conscritos. Segundo a JSM: “O brasileiro pode escolher em qual Força Armada quer prestar o Serviço Militar?
      R – Durante a Seleção Geral, o brasileiro poderá indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Força Aérea. No entanto, somente será atendido caso venha a se enquadrar nos perfis e padrões previamente estabelecidos para cada Força Armada, de acordo com a disponibilidade de vagas.”
      . Obrigado por sua participação. GD.

  9. Eu me alistei em Junho e terei que me apresentar em Outubro. No momento que fui me alistar, coloquei que quero servir, mas agora eu já não quero mais por preferir arrumar um emprego ou seguir em uma faculdade. Eu posso mudar para poder sobrar no momento que eu for me apresentar em outubro?

    • Robert,

      Cremos que durante a apresentação, você poderá expor seu desejo de ser dispensado, em vez de servir, no entanto, essa é uma questão de ordem interna. Sugerimos que consulte a JSM. Obrigado por sua participação. GD.

  10. Olá!

    Caso Eu For Dispensado No Dia Da Seleção , O Que Devo Fazer Pra Me Tenta Novamente ?

    • Jorge,

      Segundo a JSM, o alistamento somente é realizado uma única vez. Não há como se alistar novamente. O jovem que foi dispensado do serviço militar, que desejar ingressar nas forças armadas, deverá fazê-lo por meio da aprovação em concurso público, Como militar de carreira (oficial ou sargento de âmbito nacional, para uma das Escolas de Formação, ou outros concursos de admissão das forças armadas. Obrigado por sua participação. GD.

  11. boa tarde, o meu filho se alistou em junho e teria que voltar a JSM ontem dia 25/08/2014 mas eu esqueci a data e agora como devo proceder? ele terá que pagar alguma multa? qual o valor? tem como remarcar a data? ele rompeu o ligamento do joelho e precisa fazer uma cirurgia, não poderá servir, tenho todos os exames que atestam, grata desde já.

    • Rita,

      Quando o conscrito deixa de se apresentar na data marcada, à seleção geral, ele é considerado “REFRATÁRIO”. Para regularizar a situação, ele deverá comparecer à JSM, pagar uma multa por atraso (Valor baixo. Segundo o artigo 46 da Lei 4357 (Lei do serviço Militar), a multa será calculada pelo menor valor de referência, atualmente em R$ 1,38 (Pode haver alguma diferença nos valores, mas não deverá ultrapassar R$ 10,00) e ser encaminhado novamente à seleção geral. No caso do seu filho, diga a ele que leve todos os exames para a avaliação do médico do exército. Obrigado por sua participação. GD.

  12. Moramos em São Paulo. Meu filho se alistou e foi convocado para se apresentar no quartel em agosto. Ele é daltonico, usa óculos, pois tem um grau não muito alto de miopia e astigmatismo e não quer servir. Existe a possibilidade de ser dispensado em virtude do daltonismo? Ele tem um atestado do oftalmologista comprovando isto. Obrigada.

    • Olá Selma, no exame médico feito na seleção geral, poderá ser apresentado exames e atestado médico que comprove o quadro clínico. Peça a seu filho apresentar toda documentação que possuir. No entanto, fica a critério da junta médica decidir a aptidão ou não.
      Esperamos ter ajudado.
      Abraços.

  13. Olá , meu nome é Igor e estou com algumas duvidas .
    Fui me alistar em fevereiro e vou me apresentar em setembro e por fim tenho um colega que se alistou no final de junho e vai se apresentar agora em agosto , ou seja , antes até do meu dia e ambos se alistaram no mesmo local (mesma JSM) oque será que houve?

    Tenho outra duvida tbm , quais documentos devo levar para o dia marcado ? Obrigado.

    • Igor, a data da seleção geral diferente deve ser critérios internos do Tiro de Guerra perante o elevado número de alistados. Certamente deve fechar turmas para seleção em determinado número para manutenção da ordem e eficiência dos trabalhos.
      Os documentos a serem apresentados na Seleção Geral, geralmente são o CAM, RG e uma fotografia 3×4 recente. Confirme com a Junta Militar para ter certeza se exigem a fotografia.
      Esperamos ter ajudado.
      Abraços.

  14. Bom, moro com meu minha avó e avô, ambos não são aposentados e tem mais de 55 anos, ambos não trabalham, apenas eu, tenho como ser dispensado alegando ser a unica fonte de renda deles? moro com eles a mais de um ano, trabalho e estudo, teria como pegar dispensa? obrigado.

    • Lucas, a Lei do Serviço Militar prevê dispensa automática se comprovado que o conscrito (você) é arrimo de família, isto é, o único provedor familiar. Para isso deverá ser apresentado documentos para comprovar tal situação. Entre em contato com a Junta de Serviço Militar onde se alistou ou se alistará e invoque este procedimento.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Abraços.

  15. Boa noite, me alistei recentemente e fui convocado pra me apresentar no batalhão da minha cidade. Me apresentei e o exército não me deu minha reservista mesmo eu não sendo voluntário, informando ser gay(já que eu escutei de um oficial no dia do alistamento que conscritos assumidamente homossexuais tem dispensa preferida) e informando meus horários da faculdade e que precisava da reservista para trabalhar. No final de tudo mandaram eu voltar somente em Janeiro de 2015, ou seja, 5 meses desempregado. Descobri recentemente que se eu apresentar na junta a minha união estável eu sou dispensado. Isso acontece mesmo?
    Desde já agradeço.

    • João Paulo,

      Não temos a informação sobre a união estável em si. Esta informação é de ordem interna. O que sabemos, com certeza, é que pessoas que são arrimos de família, são dispensados. Além dessa situação, outras em que o conscrito é automaticamente dispensado:

      Segundo a Lei do Serviço Militar, serão dispensados do Serviço Militar:
      1. Aqueles que residirem por mais de um ano em município que não tenha Tiro de Guerra ou residirem em zona rural de município que tenha Tiro de Guerra.
      2. Residirem em município que comporte Tiro de Guerra, mas que o contingente exceda o necessário das Forças Armadas. É a dispensa por excesso de contingente.
      3. Os matriculados em Órgãos de Formação de Reserva.
      4. Os matriculados em escolas de ensino militares.
      5. Operários, funcionários ou empregados de estabelecimentos ou empresas industriais de interesse militar; de transporte e de comunicações, que forem, anualmente, declarados diretamente relacionados com a Segurança Nacional pelo Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA).
      6. O responsável pelo sustento da família.
      7. Forem alunos ou formados em curso de aviação civil credenciados pelo Ministério da Aeronáutica (Portaria ministerial nº 1054/GM-3 de 3/09/79).

      Obrigado por sua participação. GD.

  16. Bom dia,

    Preciso tirar a 2ª via da Reservista sei que tenho que ir na junta militar mais proxima ou onde eu prestei o serviço militar, mas uma duvida, a reservista é emida na hora, ou demora algum tempo, quanto é esse tempo??
    2ª Região Militar – Mogi Guaçu – SP

    • Ronivaldo,

      Geralmente demora alguns dias. No entanto, este prazo depende da quantidade de serviços que a JSM tem a efetuar e não é possível precisar. obrigado por sua participação. GD.

  17. O Certificado de Alistamento Militar apresenta uma “validade inicial”. Quando não compareço à Seleção Geral e pago a multa, a validade é estendida? Eu imagino que sim, porque tive minha SG remarcada e não posso apresentar nela um CAM vencido. Como comprovar que meu documento ainda é válido? Em que lei ou documento encontro esta informação quanto à estender a validade do CAM?

    • Breno, infelizmente não sabemos essa informação. Certamente você será esclarecido desta dúvida questionando a Junta Militar de sua área.
      Agradecemos a sua participação e compreensão.
      Um forte abraço.

  18. Boa tarde, vou me apresentar amanha 19/08 e estou com uma duvida. Comecei minha faculdade no inicio do ano (2014) e agora tranquei ela no meio do semestre. Gostaria de saber se eu apresentando minha ficha de matricula pode influenciar alguma coisa na dispensa ? E mesmo estando com a faculdade trancada, pode influenciar em algo ?

    • Olá José, você pode sim alegar esse fato mencionado na entrevista, porém não é garantido que você consiga ser dispensado.
      Agradecemos a sua participação.
      Um forte abraço e boa sorte.

  19. A opção “Deseja servir”,impressa no CAM,é definitiva?E,mesmo que eu tenha escolhido “NÃO”,posso,de certa forma “obrigado”,ter de servir??

    • Diogo, o critério de seleção é baseado no exame médico e na entrevista. Mesmo constando “não” no CAM você mesmo assim pode ser selecionado para Servir.
      Um forte abraço.

  20. Estou me candidatando para a AFA pelo CFOAv, caso passe, e seja adiado o alistamento(como dito no item ”Há possibilidade de pedir adiamento de incorporação?”), o que acontece se eu estiver cursando na AFA ainda neste período? Teria ainda assim que servir?

    • Daniel,

      Esta informação depende de normas internas. Verifique diretamente na Junta mais próxima. Obrigado por sua participação. GD.

  21. eu perdi o dia de me apresentar,o que eu faço?moro no rio de janeiro

    • Wellington,

      O conscrito que falta na data da apresentação, é considerado “refratário”. Você deve ir à junta do serviço militar para regularizar a sua situação. Você terá de pagar uma multa (baixo valor) e será encaminhado à próxima seleção geral. Obrigado por sua participação. GD.

  22. me alistei em janeiro e tenho q me apresentar em setembro
    quanto tempo dura a apresentação e quais sao os procedimentos la dentro?

    • Julio,

      O conscrito passa por entrevistas psicológicas e médicas. O tempo, e os procedimentos dependem da quantidade de conscritos e mudam de local para local. No seu caso, procure alguém conhecido que tenha passado pelo processo, no mesmo local onde irá passar, para ter informações acuradas. Obrigado por sua participação. GD.

  23. Me alistei no quartel mais tenho que me apresentar na seleção geral mais eu nao quero e estou perdendo um monte de emprego por causa disso o que eu faço ?

    • Raile, no Brasil o Serviço Militar é obrigatório e caso você não se apresentar e cumpri-lo (ou ser dispensado) você não estará quite. Isto, como diz acima no artigo, lhe trará alguns problemas e impedimentos.
      Agradecemos o seu contato.
      Um forte abraço

  24. Bom dia. Alistei-me numa cidade que tem quartel, mas tive que me mudar para uma cidade que não possui um. Acontece que me mudei antes da apresentação no quartel, e ja fiz o alistamento na JSM. Como proceder?

    • Geovanny,

      Você deve comparecer na apresentação. O não comparecimento o deixará em débito com o serviço militar, será considerado “refratário” e terá de pagar uma multa (baixo valor) para a regularização da situação. Para maiores informações, procure, no município onde está morando agora, o local onde é realizado o alistamento. Na prefeitura municipal devem informar o endereço. Obrigado por sua participação. GD.

  25. Olá, Vou na seleção amanhã 1/08 e quanto tempo demorar mais o menos para pegar a CDI ou carteira de reservista, e se no período sem a carteira posso trabalhar com carteira registrada?

    • Luiz Fernando,

      Estas informações dependem de regimento interno das JSM. Verifique diretamente na Junta. Obrigado por sua participação. GD.

  26. Me alistei em Presidente Prudente – SP, mas por motivos maiores tive que viajar para São João da Boa Vista – SP, a data para minha apresentação esta marca para quinta feira (31/7/2014) , terei que voltar a Presidente Prudente ou posso me apresentar onde estou ?

    • Pedro,

      Cremos que você terá de retornar ao local onde efetuou seu alistamento, para a apresentação. No entanto, verifique com a unidade do exército em SJBVista, se será possível sua apresentação no local, pagando a multa por atraso. (Baixo valor). O endereço e o telefone da unidade é o seguinte:
      - tiro de guerra 02 036
      - AV DR DURVAL NICOLAU, 355 JD SANTA CLARA
      - fone 36351776
      - SAO JOAO DA BOA VISTA – SP

      Boa sorte e obrigado por sua participação. GD.

  27. Ola, eu moro em uma cidade pequena com aproximadamte 3 mil habitantes. Perdi o prazo para me alistar. Gostaria de saber se ainda há tempo de me alistar e pegar minha reservista esse ano, pois passei em uma faculdade estadual e precisarei dela para realizar a minha matricula em janeiro.

    • Junior,

      Se perdeu o prazo, será cobrado uma multa para o seu alistamento (Pequeno valor). Sobre pegar a reservista ainda no mesmo ano, somente a JSM irá responder com certeza para você. Efetue o seu alistamento o mais breve possível. Obrigado por sua participação. GD.

  28. ola , gostaria de saber se e possível anular a declaraçao de insençao do serviço militar , se nao for possivel quais os poblemas futuros que isso pode me trazes , meu poblema foi um laudo precipitado que um medico me deu , agora ele mesmo falo que o laudo dele estava errado .

    • Thiago,

      Estes procedimentos são de ordem interna. Você deve dirigir-se à Junta do Serviço Militar para obter informações relevantes. obrigado por sua participação. GD.

  29. É possível evitar a nudez durante a seleção geral de alguma forma? Sei lá, talvez um problema de vista ou algum outro problema ser suficiente para eu ser dispensado.

    • Luciano,

      Estes procedimentos são de ordem interna das unidades e mudam de local para local. Sugerimos que tente se informar com algum conhecido ou amigo que tenha passado pelo processo no seu município e se informe de como é geralmente efetuado o exame médico. Boa sorte. Obrigado por sua participação. GD.

  30. Bom gostaria de saber se caso eu não compareça na data indicada no meu CAM. Eu vou ter algum problema pra entrar no exército?
    porque no meu CAM a data é de 21 a 31 de Julho mais só vou poder comparecer dia 1 de agosto tem algum problema?

    • Olá Elderlan, certamente terá. Se neste intervalo de datas que você citou for a Seleção Geral e você não comparecer, será enquadrado como refratário. Sugerimos que entre em contato com a Junta Militar ou quartel e relate sua situação.
      Agradecemos sua participação.
      Forte abraço.

  31. Fiz o alistamento todo certinho e voltarei em agosto para a seleção geral, mas não tenho um bom preparamento físico e estou um pouco forte(um pouco gordo), e estarei iniciando o meu tratamento dentário amanhã. Vejo que as questões de saúde são bem rígidas, e prevejo que as chances de eu ser convocado para servir não são fáceis, contudo, tenho muita vontade de servir e seguir carreira militar. Dai surgem duas dúvidas:

    1- O fato de eu ter muita vontade de servir pode influenciar na minha convocação?
    2- Se eu for reprovado nos exames da seleção geral e dispensado, o que devo fazer para ingressar no serviço militar?

    OBS.: Só deixo claro que minha vontade real é servir na Aeronáutica.

    • Pedro,
      Se houver excesso de contingente, a seleção ficará mais rígida, com certeza. Enfatize que tem vontade de servir, durante a seleção geral.
      Para entrar na aeronáutica, há diversas opções, como a escola de formação de sargentos, curso de formação de mecânicos da aeronáutica, e a tão sonhada academia – EPCAR – da força aérea, que forma os oficiais aviadores. São todos por concurso público. Fique atento às divulgações. Desejamos boa sorte a você. GD.

      • Tenho dúvida, também, em questão do meu preparo físico se pode me prejudicar? É na seleção geral que eu posso escolher ou serei designado a uma forção armada? Em todas as forças armadas tem aquela questão na hora dos exames a nudez?

        • Pedro,
          O preparo físico pode ser um impedimento sim, dependendo da quantidade de conscritos. A designação é feita na seleção geral. Sobre sua última pergunta, são procedimentos internos, diferindo em cada unidade e não temos acesso. Como tem vontade de servir, enfatize isto durante a entrevista. Boa sorte! Obrigado por sua participação. GD.

  32. Ola, sou de salvador bahia e meu cam ja tem dois carimbos, que é pra saber se vou servir ou nao, gostaria muito de seguir a forcas armadas, conheco um major capelao e gostaria de saber se eu entrando de peixada, se eu perdesse em algum dos testes eu teria alguma chance de passar???
    obrigado ficarei muito grato se responder minha pergunta.

    • Herbert,
      Se houver excesso de contingente, a seleção física é mais rígida, com certeza. Como quer servir, sugerimos a você que enfatize isso na seleção. Desejamos boa sorte a você. Obrigado por sua participação. GD.

  33. Eu cumpri com meu compromisso aos 18 anos no TG e na hora de fazer retirada do documento no começo do ano acabei não indo por motivos maiores eu ainda posso retira lo ou terei que fazer tudo denovo?

    • Olá Pedro, apresente no TG em questão e solicite a 2ª via, pois provavelmente seu documento foi incinerado por não ter sido retirado dentro do prazo.
      Obrigado pela participação.
      Forte abraço.

  34. Meu filho tem 18 anos e ira se apresentar para seleçao geral em agosto.
    moramos na cidade de SP. Ele tem o colegial completo.
    Ele pode manifestar desejo de servir na CPOR perto da nossa casa?

    Outra duvida…eles podem enviar meu filho para outra cidade ou ate outro estado?

  35. Olá! Sou de Goiás, tenho 18, me alistei em Trindade-GO(morava com minha mãe), mas fui dispensado por ´´Residir em local não tributário“, quero muito entrar para as Forças Armadas do Exercito Brasileiro, ainda há uma maneira? Agora estou morando em Goiânia com meu pai…

 Este artigo foi útil para você? Registre abaixo sua opinião ou dúvida. Comente!

(obrigatório)

(obrigatório) - Respeitamos sua privacidade! Seu email não será publicado e jamais enviamos spam..

Utilize o espaço acima para interagir conosco. Registre sua dúvida ou comentário no campo acima.