nov 052013
 

O Serviço Militar Obrigatório é disciplinado pela Lei 4375/64, a qual prevê a obrigatoriedade do alistamento militar dos jovens brasileiros do sexo masculino em servir às Forças Armadas do Brasil.

É uma oportunidade dada aos jovens a fim de compreenderem a importância das Forças Armadas na tarefa da defesa do território brasileiro, do bem comum e da soberania nacional.

Alistamento Militar

Conteúdo deste artigo

POR QUANTO TEMPO O JOVEM DEVE PRESTAR O SERVIÇO MILITAR?

Em regra a duração é de 12 meses, mas esse período pode ser reduzido de 2 meses ou ainda aumentado em até 6 meses, a depender do caso.

QUEM É OBRIGADO A SE ALISTAR?

Segundo a citada legislação, é obrigado a submeter o alistamento militar:

  • Brasileiro nato do sexo masculino.

Atenção:
Brasileiro naturalizado ou por opção deverá providenciar o alistamento militar no prazo de 30 dias a contar do recebimento do certificado de naturalização ou da chancela do termo de opção.

QUANDO O ALISTAMENTO MILITAR DEVE SER REALIZADO?

Nos primeiros 6 meses do ano em que o jovem brasileiro completar os 18 anos de idade, ou seja, de 1º de janeiro até o último dia do mês de Junho.

O que ocorre se essa data não for respeitada?

Caso não seja realizado o alistamento dentro deste prazo estipulado, o brasileiro deverá se apresentar na Junta de Serviço Militar, pagar a multa (R$ 1,38 por ano de atraso) e realizar o alistamento militar.

EM QUE LOCAL É FEITO O PROCESSO DE ALISTAMENTO MILITAR?

Todo o processo de alistamento deverá ser feito na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima.

Para encontrar o endereço da Junta de Serviço Militar mais próxima siga o passo a passo abaixo:

1. Acesse o site do Ministério da Defesa: http://www.sermilweb.eb.mil.br/sermilweb/jsp/jsm-pesquisa.jsp

2. Digite o nome da cidade onde reside e clique em “Buscar”.

3. O endereço, telefone e e-mail da Junta de Serviço Militar do município pesquisado será exibido logo abaixo, como mostra a imagem.

Alistamento Militar - JSM mais próxima

QUEM ESTÁ NO EXTERIOR OU QUEM VAI PARA O EXTERIOR É OBRIGADO A FAZER O ALISTAMENTO MILITAR?

Todo cidadão Brasileiro do sexo masculino residente no exterior  é obrigado a se alistar nos primeiros seis meses do ano em que completa 18 anos independentemente se pretender retornar ao Brasil ou não. O alistamento deverá ser feito em um Repartição Consular ou Embaixada mais próxima da residência do cidadão.

Quais documentos são necessários para o alistamento no exterior?

  • Para naturalizados Brasileiros, ou que optou pela nacionalidade brasileira: – Certificado de naturalização ou de opção, Passaporte ou outro documento de identificação com foto e uma foto 3×4 recente, sem retoques.
  • Para Brasileiros Natos: – Passaporte ou outro documento de identificação com foto, certidão de nascimento ou outra prova equivalente e uma foto 3×4 recente, sem retoques.

Como devo proceder após o alistamento no exterior? Preciso viajar para o Brasil?

Não, não é necessário o alistado viajar para o Brasil. Será necessário a apresentação anual do mesmo munido do CAM – Certificado de Alistamento Militar - a qualquer Embaixada ou Repartição Consular para a atualização da sua situação militar.  Somente terá sua situação militar regularizada a partir dos 28 anos de idade, que é quando o alistado poderá solicitar  o Certificado de Dispensa de Incorporação. O tempo que passar no exterior,  é considerado como ‘adiamento de incorporação’.

Fiz o alistamento e preciso viajar ou ir morar no exterior, como procedo?

Se for sair do país ou morar fora,  será necessário estar quite com o serviço militar. Se foi encaminhado à seleção geral, poderá pedir a autorização para deixar o país.

No caso de ser reservista, será necessário a comunicação de mudança de endereço ao quartel que estiver vinculado. Poderá fazer no local ou através de órgão de serviço militar mais próximo.

É possível a prestação de Serviço Militar em outro país?

Somente com os quais o Brasil mantém acordo. Grã-Bretanha e Irlanda do norte desde 27 de janeiro de 1961 e Itália, desde 04 de junho de 1965.

Vou completar 18 anos e pretendo visto para de viagem para outro país, como devo proceder?

O cidadão que for viajar, para conseguir o visto, deverá apresentar o CAM e a devida autorização para ausentar-se do país. Se a permanência for além de noventa dias, o cidadão estará obrigado a se apresentar a uma Embaixada ou Repartição Consular Brasileira para regularizar sua situação Militar.

Como procedo se perder o prazo de alistamento, estando no exterior?

O cidadão que perder o prazo para o alistamento, estando no exterior, deverá procurar uma Embaixada ou Repartição consular mais próxima de sua residência a fim de regularizar sua situação Militar. Ao retornar ao Brasil, deverá procurar uma junta de alistamento Militar mais próxima para efetuar o pagamento de  multa por atraso no alistamento, prevista na legislação.

Existe prazo para apresentação como alistado, estando no exterior?

Não, a apresentação deverá ser feita anualmente,  até 1° maio do ano em que completar 28 anos, solicitando assim, o Certificado de Dispensa de Incorporação, que o dispensará da apresentação anual.

Estando no exterior, como faço para requerer segunda via de documento militar?

Para casos de extravio de documentos militares, estando fora do Brasil, para solicitar a segunda via, o cidadão deverá se apresentar a uma Repartição Consular ou Embaixada munido dos seguintes documentos:

  • 01 foto 3×4 colorida ou preto e branco.
  • documento de identificação com foto.
  • certificado de naturalização ou de opção de nacionalidade, quando for Brasileiro naturalizado.

Quando retornar ao Brasil, devo me apresentar à Junta do Serviço militar?

Sim, quando do retorno ao Brasil, será necessário a apresentação à junta do Serviço Militar para a regularização da situação Militar do cidadão.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O ALISTAMENTO MILITAR

Apresentar na Junta de Serviço Militar no ato do alistamento os documentos abaixo:

→ Estando toda a documentação em ordem, será anotado ou anexado no Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data em que o alistado deverá se apresentar no quartel ou Tiro de Guerra para a Seleção Geral.

Documentos que o alistado deve apresentar na Seleção Geral

Na data designada para apresentação no Quartel ou Tiro de Guerra, o alistado deverá apresentar:

  • Uma (01) fotografia tamanho 3×4 recente;

  • Certificado de Alistamento Militar (CAM);

  • Documento de identidade com foto (RG ou equivalente);

Atenção: Vale ressaltar que o alistado deverá se apresentar com vestimentas adequadas, isto é, deverá evitar o uso de chinelos, bermuda ou camiseta cavada.

O QUE É A SELEÇÃO GERAL?

É o ato onde o alistado deverá se apresentar no Quartel ou Tiro de Guerra designados, onde ele será submetido a testes físico, psicológico, entrevista e exame médico. É uma avaliação que averigua se o alistado está apto ou não para o serviço militar.

Caso os testes apontem que o alistado não tem aptidão para o serviço militar, este será dispensado. Nesse caso, os dispensados deverão participar da Cerimônia de Juramento de Fidelidade à Pátria, também chamado de juramento à Bandeira para receberem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Alistamento Militar - CDI

CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação

Por sua vez, os aptos servirão à Pátria no ano seguinte ou são encaminhados para outra Seleção Complementar em Quartel.

O que acontece se o alistado não se apresentar na Seleção Geral ou na Seleção Complementar em Quartel?

O alistado que não se apresentar à Seleção Geral ou Seleção Complementar será considerado refratário segundo as normas militares, bem como em débito com o Serviço Militar.

Caso isto ocorra, o alistado deverá se apresentar na Junta de Serviço Militar para pagamento de multa e encaminhamento para a próxima turma a ser levada à Seleção Geral.

O que acontece quando o selecionado para servir deixa de comparecer ao serviço militar?

Os que deixarem de se apresentar na data estipulada para o início do serviço militar, serão considerados insubmissos. O ato configura-se crime militar. O infrator poderá ser punido com pena de reclusão que varia de seis meses a dois anos.

O que acontece com o alistado que não se apresenta para fazer o Juramento à Bandeira?

Enquanto o alistado não fizer o Juramento à Bandeira não lhe será entregue o Certificado de Dispensa de Incorporação. Com isso não estará quite com o Serviço Militar.

Neste caso, o alistado deve se apresentar à Junta de Serviço Militar onde se alistou para participar da cerimônia de Juramento à Bandeira. Contudo, deverá pagar multa para solicitação de nova emissão do CDI, pois os documentos antigos são incinerados por procedimento padrão militar.

Quem é isento do Serviço Militar?

1. Os portadores de incapacidade física ou mental definitiva julgados pela equipe médica como irrecuperáveis para o Serviço Militar na seleção geral.

2. Em tempos de paz, aqueles convocados que estejam cumprindo pena por crime doloso serão isentos do Serviço Militar por incapacidade moral.

3. Em tempos de paz, aqueles incorporados que demonstrarem incompatibilidade moral com o Serviço Militar, demonstrado por exames.

Há possibilidade de pedir adiamento de incorporação?

Sim. O pedido deverá ser feito no Quartel ou Junta de Serviço Militar, se o alistado se enquadrar nas seguintes situações:

1. Estar matriculado em faculdade de Medicina, Odontologia, Farmácia ou Veterinária. O adiamento será mantido até o final do curso ou quando for interrompido.

2. Os que estiverem fora do Brasil à época do alistamento, contanto que apresente provas que esteve no exterior.

3. Os que estiverem matriculados em escolas de formação de sacerdotes, ministros ou membros de qualquer religião ou ordem religiosa. O adiamento será mantido até o final do curso ou quando for interrompido.

4. Os candidatos às Escolas de Formação de Oficiais da Ativa, ou Escola, Centro ou Curso de Formação de Oficiais da Reserva das Forças Armadas, contanto que preencham na época da seleção, ou possam vir a preencher, dentro desses prazos, os requisitos de escolaridade exigidas para o ingresso nos citados órgãos de formação de oficiais. Nesse caso, o adiamento poderá ser de um ou dois anos.

Quais as situações onde o brasileiro é dispensado do Serviço Militar?

Segundo a Lei do Serviço Militar, serão dispensados do Serviço Militar:

1. Aqueles que residirem por mais de um ano em município que não tenha Tiro de Guerra ou residirem em zona rural de município que tenha Tiro de Guerra.

2. Residirem em município que comporte Tiro de Guerra, mas que o contingente exceda o necessário das Forças Armadas. É a dispensa por excesso de contingente.

3. Os matriculados em Órgãos de Formação de Reserva.

4. Os matriculados em escolas de ensino militares.

5. Operários, funcionários ou empregados de estabelecimentos ou empresas industriais de interesse militar; de transporte e de comunicações, que forem, anualmente, declarados diretamente relacionados com a Segurança Nacional pelo Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA).

6. O responsável pelo sustento da família.

7. Forem alunos ou formados em curso de aviação civil credenciados pelo Ministério da Aeronáutica (Portaria ministerial nº 1054/GM-3 de 3/09/79).

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DAQUELE QUE NÃO ESTÁ QUITE COM O SERVIÇO MILITAR?

Segundo o artigo 74 da Lei 4375/64, não estar em dia com o Serviço Militar traz muitas barreiras na vida civil do cidadão, como:

  • obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

  • ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subvencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

  • obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

  • inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

  • exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria, ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público:

    • I – estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais;

    • II – de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público;

  • h) receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

CERTIFICADO DE RESERVISTA

Após a conclusão do Serviço Militar, o brasileiro receberá o Certificado de Reservista, documento que comprova a quitação do Serviço Militar.

Atenção:
O brasileiro que concluiu o Serviço Militar deverá se apresentar anualmente durante os próximos 5 anos na Junta de Serviço Militar ou pela internet, onde as datas das apresentações são anotadas no Certificado de Reservista.

Somente após estas anotações é que de fato o brasileiro estará quite com o Serviço Militar.

→   Veja aqui o passo a passo para se apresentar pela internet, sem sair de casa.

 

Fontes:



GOSTOU DESTE ARTIGO?

CADASTRE SEU E-MAIL ABAIXO E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DE GUIADOCUMENTOS


Fique tranquilo. Jamais enviamos SPAM.

Entre AGORA em sua caixa de email e confirme seu cadastro. NÃO deixe para depois!

  94 Comentários para “Alistamento Militar”

  1. Declaração de União Estável é documento suficiente para a eximição do serviço militar inicial?

    • Olá César. É possível sim, desde que você seja o responsável pelo sustento de sua família (vide item n° 6). Se for esse o seu caso, quando você for se apresentar para a Seleção Geral, leve cópia da sua Declaração de União Estável e apresente ao sargento no momento da entrevista. Não esqueça de argumentar que você é o responsável pelo sustento da sua família.
      Obrigado pela participação e estamos à disposição.
      Abraço.

  2. Meu irmão se alistou 01 ano apos a data correta, pegou a CAM mas a empresa que ele esta sendo admitido nao aceitou a CAM pois consta a data que ele deve se apresentar para fazer o juramenmto, porem meu irmao nao deseja servir o serviço e precisa da dispensa para poder trabalhar, como proceder???

    • Renata,

      Ele foi dispensado da prestação do serviço militar obrigatório? Há regras do exército para a dispensa do serviço militar, como pessoas que são arrimos de família. Se ele se enquadrar, será dispensado e receberá o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, e poderá trabalhar ser admitido na empresa sem problemas.

  3. Olá. Resido em uma cidade pequena, sem tiro de guerra ou quartel. Me disseram que aqui não se tem como servir. Me deram o CAM, e me disseram não ser necessário outros documentos. Não passei por nenhuma seleção (não havia) , e não recebi meu Certificado de Reservista. O que irá acontecer ao vencimento do meu CAM? Eu preciso do certificado de reservista, mesmo não sendo possível servir em meu município? Obrigado

    • Anderson,

      O certificado de reservista é o seu documento pessoal indicando que você está quite com o serviço militar obrigatório. Sem ele você não consegue fazer nada em termos burocráticos, como assumir cargos públicos através de concursos, por exemplo.
      Onde há quartéis ou tiro de guerra, após o juramento à bandeira, os dispensados do serviço militar obrigatório, recebem o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, que é o documento comprovante da quitação com o serviço militar.
      No seu caso, você deverá procurar o local onde fez seu alistamento e se informar de como e quando receberá o seu CDI. Se caso não esclarecem sua dúvida no local onde fez sua inscrição, procure a Junta de Serviço Militar mais próxima do município, (pessoalmente ou por telefone) onde reside e se informe. Você pode procurar o junta mais próxima pelo serviço http://www.sermilweb.eb.mil.br/sermilweb/jsp/jsm-pesquisa.jsp
      Obrigado por sua participação. GuiaDocumentos.

  4. como procedo para verificar o nr do certificado reservista????

    • Olá Hedio,
      Entre em contato com a Junta de Serviço Militar mais próxima. Caso tenha perdido o original, é lá que se providencia a 2ª via.
      Forte abraço.

  5. A INSCRIÇÃO NO CPOR É FEITA NO PERÍODO DO ALISTAMENTO OU APÓS. NO CASO DO MEU FILHO, ELE TEM 17 ANOS, COMPLETA 18 EM NOVEMBRO, MOMENTO EM QUE TERMINA O ENSINO MÉDIO, POIS ESTÁ CURSANDO O 3º ANO MÉDIO. PERGUNTO: ELE PODE CONCORRER NO CPOR/NPOR?? OBRIGADO E AGUARDO.

    • Olá Amilton,
      Exato. O período para concorrência ao CPOR e NPOR coincide com o período de alistamento militar obrigatório. O nível de escolaridade exigido para o candidato é no mínimo ter concluído o 3º ano do Ensino Médio. Portanto, sim, seu filho pode se candidatar a uma vaga. Entre em contato com a Junta Militar mais próxima para se informar do procedimento para concorrência de vagas em CPOR e NPOR.
      Esperamos ter ajudado.
      À disposição.
      GD.

  6. há tres anos fui me alistar,sendo que eu não quero servir,peguei meu certificado e entao me deram uma data para eu jurar a bandeira e pegar a carteira,mas,não fui na data estipulada.o que faço?

    • Luiz,
      Dirija-se com a máxima brevidade possível à Junta Militar a qual se alistou para agendar novamente o juramento. Porém, saiba que você certamente deverá pagar uma multa para solicitar novamente a emissão do certificado de dispensa de incorporação.
      Obrigado pela participação.
      Abraço.

  7. Meu filho ,alistou-se em Palotina-Pr foi dispensado recebeu CDI. Esta fazendo o curso de medicina em Pelotas -RS .Em julho deste ano ira concluir o curso,aonde devera se apresentar em Palotina ou Pelotas .

    • Ednan,

      Ele foi dispensado e recebeu o certificado de dispensa de incorporação – CDI, ou ele fez o serviço militar e recebeu o CR – Certificado de Reservista?
      Somente é necessário o exercício da apresentação pelos 05 anos subsequentes ao serviço obrigatório àqueles que serviram o exército, e que pode ser feito pela internet nos primeiros 04 anos.
      Aos dispensados do serviço militar obrigatório, não é necessário o exercício da apresentação. Somente ficam à disposição para convocação pelo exército dos 19 até os 45 anos completo. Esperamos ter ajudado. GuiaDocumentos.

  8. Olá furtaram meu CDI junto com minha carteira e meus documentos na Argentina, estou voltando para morar no Brasil como devo proceder já que tenho em meu poder um BO assinado e carimbado pelas autoridades argentinas?

    • Olá Rafael,

      Dirija-se a Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência no Brasil para solicitar a 2ª via do CDI. Apresente o BO lavrado pelas autoridades Argentinas na ocasião. Aprenda como achar a Junta Militar mais próxima neste artigo.
      Espero ter ajudado.
      Abraço.

  9. Como posso conseguir o número do meu reservista? Pois estou precisando do mesmo com urgência para realização de uma matrícula em um curso. Tendo em vista que eu o perdi e eu realizei meu alistamento no piauí, e resido em minas gerais.

    • Olá Renato,
      Procure a Junta de Serviço Militar mais próxima de você e solicite a 2ª via. Se não sabe o endereço da Junta mais próxima, acesse este artigo e aprenda como fazer a busca.
      Obrigado pela participação.
      Forte abraço.

  10. não tenho carteira de trabalho! e quero me alistar. na intenção de servi. tem algum problema? eles exigem a carteira de trabalho?

    • Leandro,

      DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O ALISTAMENTO MILITAR

      Apresentar na Junta de Serviço Militar no ato do alistamento os documentos abaixo:

      •01 fotografia 3×4 frontal e recente;

      •Certidão de nascimento ou documento de identidade com foto original ou cópia autenticada

      •Certidão de naturalização ou certidão de termo de opção, somente para brasileiros naturalizados ou por opção, respectivamente;

      •Comprovante de residência.

      → Estando toda a documentação em ordem, será anotado ou anexado no Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data em que o alistado deverá se apresentar no quartel ou Tiro de Guerra para a Seleção Geral.

      Documentos que o alistado deve apresentar na Seleção Geral

      Na data designada para apresentação no Quartel ou Tiro de Guerra, o alistado deverá apresentar:

      •Uma (01) fotografia tamanho 3×4 recente;

      •Certificado de Alistamento Militar (CAM);

      •Documento de identidade com foto (RG ou equivalente);

      Qualquer dúvida, estamos à disposição. obrigado por sua participação. GD.

  11. é possível tirar reservista apenas com certidão de nascimento maior de 18 anos

  12. Ja me aliste e preciso retornar no dia 25/07 para a junta,porem estarei no exterior nessa data ,o que devo fazer ?

    • Gustavo,

      Se for sair do país ou morar fora, será necessário estar quite com o serviço militar. Se foi encaminhado à seleção geral, poderá pedir a autorização para deixar o país. Entre em contato com a junta onde fez o alistamento e peça informações de como proceder. Possivelmente deverá ser adiado para o outro ano sua apresentação.Obrigado por sua participação. GD.

  13. Boa noite.
    Tenho o certificado de alistamento com carimbo de dispensa. Porém não pude comparecer no dia que foi solicitado que eu entregasse novas fotos 3 x 4, e isso foi ano passado, Terei que me alistar novamente?

    • Gustavo,

      Você fez o juramento à Bandeira? Se você foi dispensado e faltou ao juramento, deverá se apresentar na junta para marcar novo juramento e receber o CDI- Certificado de Dispensa de Incorporação. Procure a junta e se informe. Obrigado por sua participação. GD.

  14. BOA NOITE!

    ESTOU MORANDO NA INDIA E COMPLETAREI 18 ANOS EM AGOSTO DESSE ANO.
    PUDE LER NESSE SITE QUE PRECISO ME APRESENTAR NA EMBAIXADA COM MEU PASSAPORTE E MINHA CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU OUTRA PROVA EQUIVALENTE; ENTÃO COMO NÃO ESTOU COM MINHA CERTIDÃO, O QUE SERIA UMA PROVA EQUIVALENTE?
    PODE SER UMA CÓPIA VIA FAX? POR FAVOR, PRECISO DE ORIENTAÇÃO.
    OBRIGADO,

    • Yagni,

      Provavelmente a embaixada aceitará a cópia via fax, desde que esteja com firma reconhecida em cartório. Sobre os outros documentos necessários ao seu alistamento, são:

      1. Formulário de Alistamento Militar devidamente preenchido e assinado (o formulário deverá ser obtido na própria Embaixada);

      2. Três fotos recentes, tamanho 3x4cm, de frente, com fundo branco. Não será aceita foto feita em computador;

      3. Original e uma cópia de um dos seguintes documentos, para comprovar a identidade brasileira:
      • Passaporte válido; ou
      • Carteira de Identidade ou cédula de identidade profissional expedida por órgão público brasileiro;

      4. Original e uma cópia da Certidão de Nascimento brasileira.

      1. Formulário de Alistamento Militar devidamente preenchido e assinado (o formulário deverá ser obtido na própria Embaixada);

      2. Três fotos recentes, tamanho 3x4cm, de frente, com fundo branco. Não será aceita foto feita em computador;

      3. Original e uma cópia de um dos seguintes documentos, para comprovar a identidade brasileira:
      • Passaporte válido; ou
      • Carteira de Identidade ou cédula de identidade profissional expedida por órgão público brasileiro;

      4. Original e uma cópia da Certidão de Nascimento brasileira.

      Para maiores informações sobre o alistamento, acesse o site da embaixada através deste link: http://novadelhi.itamaraty.gov.br/pt-br/alistamento_militar.xml
      Qualquer dúvida restante, a embaixada possui um canal de comunicação. Acesse por este link: http://novadelhi.itamaraty.gov.br/pt-br/contato.xml

      Obrigado por sua participação.GD.

  15. Boa tarde.
    No ano passado realizei o alistamento dentro da data prevista, e recebi um documento: Certificado de Alistamento com foto.
    Nesse ano de 2014 tentei tirar uma documentação do CREA e falto um documento chamado:
    CERTIFICADO RESERVISTA, onde consigo esse documento.
    Realizei mau alistamento em Pedro Canário – ES, e agora moro em Aimorés – MG. O que eu devo fazer ? preciso desse documento com urgência.

    • Iury, o CAM (Certificado de Alistamento Militar) não garante a quitação com o Serviço Militar. Após o alistamento, o jovem é orientado a se apresentar em determinada data para a Seleção Geral, onde serão escolhidos aqueles que servirão no ano seguinte (Tiro de Guerra ou Quartel) e os demais são dispensados. Se você se apresentou e foi dispensado, você deve ter recebido um documento chamado CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação), esse documento comprova que você está quite com as Forças Armadas. Caso contrário, você deve se apresentar na JSM (Junta de Serviço Militar) mais próxima para regularizar a situação. Esperamos ter ajudado e estamos à disposição. Obrigado pela participação.

  16. preciso tirar a nova via do meu passaporte e perdi minha sertificado de reservista !
    tem como obter o numero deste documento ?

  17. Eu atrasei para fazer meu alistamento estou com o papel que comecei a tirar, só que eu mudei outra cidade eu não pude comparecer onde eu fiz, como faço a transferência pela internet para eu ser dispensado?

    • Daniel,
      Apresente-se o quanto antes na Junta de Serviço Militar de sua cidade e leve o papel que mencionou. O período de alistamento vai até o final do mês de Junho. Esperamos ter ajudado. Forte abraço.

  18. oi.meu irmao nao se alistou ate agora..ele tem vinte anos.e oque ele deve fazer para se alistar…ele ta precisando de ajuda.

    • Marcelo,

      Ele deve procurar a junta do serviço militar mais próxima da casa dele e fazer o alistamento o mais rápido possível. A não quitação com o serviço militar (Alistamento, prestação do serviço militar se for incorporado com o recebimento do Certificado de Reservista no final e as 05 apresentações; ou alistamento, dispensa de incorporação, juramento à bandeira e o recebimento do Certificado de Dispensa de Incorporação – CDI), traz muitos aborrecimentos ao cidadão, como a impossibilidade de participar de concursos públicos ou assumir e a impossibilidade de requerer documentos.
      Diga a ele que vá a JSM mais próxima e se informe de como deve proceder para fazer o alistamento. Obrigado por sua participação. GD.

  19. oi.sou do interior da Bahia,onde me alistei e fui dispensado.porem minha Carteira de Reservista foi roubada.atualmente moro no Rio de Janeiro,como faço pra obter a 2 via da mesma?obrigado

  20. Olá, tenho 19 anos… me alistei no ano certo e fiz os procedimentos gerais no quartel, recebi 6 carimbadas no CAM, mas no dia pra saber o que aconteceria no final tive q me apresentar num concurso q tinha passado e não fui… isso foi em julho do ano passado! Dai num voltei mais la. Gostaria de saber quais procedimentos de tomar. Devo me alistar de novo? Ir no quartel onde tava fazendo o processo? Ou ir na junta onde me alistei?, pois passei na faculdade e preciso da CDI ou certificado de reservista pra me matricular! Por favor me ajude, grato e aguardo !

    • Bruno,

      Se você se alistou e foi dispensado, neste dia em que você faltou, seria o juramento à bandeira e após, a emissão do seu CDI – Certificado de Dispensa de incorporação. Enquanto o alistado não fizer o Juramento à Bandeira não lhe será entregue o Certificado de Dispensa de Incorporação. Com isso não estará quite com o Serviço Militar.
      Se você se alistou e foi selecionado para servir e não se apresentou será considerado refratário. O alistado que não se apresentar à Seleção Geral ou Seleção Complementar será considerado refratário segundo as normas militares, bem como em débito com o Serviço Militar.Caso isto ocorra, o alistado deverá se apresentar na Junta de Serviço Militar para pagamento de multa e encaminhamento para a próxima turma a ser levada à Seleção Geral.
      Procure a JSM, onde se alistou, e você será informado sobre os procedimentos a que terá de fazer para ficar quite com o serviço militar e receber seu documento. Obrigado por sua participação. GD.

  21. Olá, fiz vinte vinte anos este ano e ainda não me alistei e preciso do certificado do exercito, e da carteira de trabalho pra me registra na empresa onde trabalho, mas tenho esse problema pela frente, como devo proceder para não precisar sair da empresa onde estou, e me regularizar???

    • Olá Pedro,
      Primeiramente você deve regularizar a sua situação com o Serviço Militar Obrigatório. Procure a Junta de Serviço Militar mais próxima e leve os documentos necessários (para mais informações leia este artigo sobre o alistamento militar) para ser feito seu alistamento e demais procedimentos.
      Quanto a carteira de trabalho, todas as informações estão neste artigo (Carteira de Trabalho), tudo explicado de forma clara a simples. Confira.
      Agradecemos a confiança.
      Forte abraço.

  22. oi, eu tenho 25anos nunca me alistei como eu faço para alistar sem sair do meu emprego?

    • Olá Cristiano,
      Apresente-se na Junta Militar mais próxima e leve os documentos necessários listados no artigo logo acima. Será cobrada multa referente aos anos em atraso, mas nada de muito caro.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      ABraços.

  23. O que. Acontece se eu recusar a fazer o exame medico??????

    • Ery,
      O “recusar”, que você cita, seria a recusa em passar pelo exame médico, quando da apresentação, ou não comparecer na data marcada para passar pelos exames admissionais?

  24. Olá, meu filho se alistou em 2013 e vai apresentar em julho de 2014 para seleção geral, porém ele está respondendo por um processo criminal por roubo.Gostaria de saber se ele poderá servir ao exército mesmo diante dessa situação.

    • José Francisco,

      Provavelmente ele será dispensado por incapacidade moral. No entanto, ele não deve de forma alguma faltar à seleção geral. Obrigado por sua participação. GD.

  25. Bom dia.
    Gostaria de saber onde eu devo requerer uma segunda via do certificado tendo em vista que eu fui assaltado e os meliantes me levaram esse documento junto com os outros? O meu nome é Marcelo Leal Marinho. Sou residente no Méier. Tenho urgência em receber essa resposta , pois eu estou precisando tirar o meu passaporte para viajar á trabalho para os EUA no mês de Outubro. Peço a gentileza que o Exército me forneça o endereço mais próximo da minha residência no meu e-mail. Obrigado.

  26. Preciso retirar minha segunda via da carteira de reservista para admissão em um novo emprego pois perdi a minha… Sou de São Paulo, aonde posso fazer isso e o que é necessário? Obrigado

  27. Meu namorado vai fazer 18 anos ano que vem e quer se alistar, mas ele sofreu um acidente e nao pode mas servir por problemas fisicos, oque ele deve fazer ?

    • Agatha,
      Ele deve se alistar de qualquer forma. O não alistamento o fará ficar em débito com o serviço militar, não podendo tirar documentos, participar de concursos públicos, etc. , além de ter de pagar multa, quando fizer o alistamento tardio.
      Na seleção geral, ele deverá ser dispensado por problemas físicos, se assim o médico do exército, concluir. Obrigado por sua participação. GD.

  28. Olá, eu fiz 18 anos no mês de maio e já me apresentei. Em agosto eu vou fazer um intercâmbio nos EUA e por isso requisitei na junta militar a autorização para me ausentar do país. Quando eu voltar para o Brasil, como devo proceder? Eu voltarei no mês de julho de 2015, e já haverá passado o prazo para se inscrever novamente para a seleção geral desse ano. O que eu faço? Eu devo procurar uma embaixada brasileira nos EUA para me alistar por lá e quando voltar para o Brasil eu continuar o processo de seleção geral? (Pode fazer isso?) ou quando eu voltar eu devo procurar a junta militar e pagar multa por atraso? (pelo fato de já ser julho) ou mesmo ao procurar a junta militar quando eu voltar em julho eu ainda estarei hábil para participar da seleção geral de 2015, mesmo não tendo me inscrito em 2015, só em 2014? Obrigado.

    • Matheus,
      Você já está de posse do documento de autorização?
      A nosso ver, o documento concederá a você, a licença necessária até a data requerida e também as instruções para a sua apresentação quando do retorno ao Brasil. Qualquer dúvida, volte a entrar em contato conosco. Se puder, também, gostaríamos que nos informasse por aqui do desenrolar do processo, para que a sua experiência possa ajudar outras pessoas na mesma situação em que você se encontra. Obrigado por sua participação. GD.

  29. Ola me alistei em Janeiro deste ano e foi solicitada minha reapresentação em Julho, gostaria de saber se isso é normal ou não ? so de Bh e desejo muito servir as forças armadas do Brasil e outra duvida minha é que tenho problema de vista e se isso atrapalha ?

    • Allan,
      A reapresentação, deverá ser para a seleção geral. Se houver muito contingente e o seu problema for mais sério, é provável que você seja dispensado. No entanto, enfatize fortemente, durante os testes de aptidão e médico, que você deseja muito prestar o serviço militar. Além dos exames, a vontade da pessoa conta na hora da seleção geral. Desejamos a você, boa sorte. Obrigado por sua participação. GD.

  30. Olá,eu queria tirar uma duvida,eu e meu irmão queremos servir ao Exercito Brasileiro,ai eu queria saber se dois irmãos podem servir juntos ou teríamos que ir para cidades diferentes ou só um de nós pode servir.Me ajudem!!!

    • Felipe,
      O alistamento deverá ser efetuado no município onde vocês residem. Na seleção geral será determinado se vocês serão ou não agregados aos selecionados para servir. O que vocês podem fazer, no entanto, é enfatizar fortemente que desejam servir. O desejo de servir, geralmente é levado em conta na seleção geral. Vocês são gêmeos? Obrigado por sua participação. GD.

      • Não, não somos gêmeos. então não interfere em nada ser irmão casula? obrigado pela resposta!!!

        • Felipe,
          Cada um de vocês fará o alistamento no tempo correto, ou seja, no ano em que completar 18 anos. Não há ligação. Como desejam servir, apenas enfatize a sua vontade quando da seleção geral. Boa sorte a ambos. Obrigado por sua participação. GD.

  31. Ola, eu queria tirar uma duvida, e depois de tanta procura acho encontrei um site muito bom que pode me responder uma pergunta inteligente e legal. Pode um Brasileiro viajar para os EUA para se alistar no exercito de lá? ou precisa de ser de naturalidade norte americana?
    Ficarei grato se me responderem.

  32. preciso do visto de dispensa, ja me alistei e tudo, mas pra eu começar a trabalhar preciso disso , teria alguma maneira de eu conseguir isso antes da data, moro em cidade pequena com menos de 10 mil abitantes , nao serei chamado , mas preciso do visto

  33. Olá, Queria saber uma coisa, fui me apresentar e terei que ir em agosto na seleção geral. Como sou arrimo de família se eu for dispensado, receberei o Certificado de Isenção. Mesmo assim depois disso precisarei fazer o juramento a bandeira?
    Hoje em dia eles pegam mais as pessoas que querem? Porque não quero servir, pois estou fazendo faculdade e trabalho pra sustentar eu e minha avó.

    • Fabio,
      Certificado de isenção do serviço militar (CI), geralmente é entregue à classe de conscritos diferente da sua. (Já o informaram que receberá CI?). Cremos que no seu caso, você será dispensado por ser arrimo da família e receberá o CDI – certificado de dispensa de incorporação, após passar pela cerimônia de fidelidade à pátria (Juramento à Bandeira). Obrigado por sua participação.GD.

  34. Boa tarde,
    Fiz o alistamento na minha cidade e recebi o Certificado de Alistamento Militar e uma data para comparecer novamente a Junta da minha cidade para saber as datas do exame. Posso saber como é feito os exames medicos e psicologicos?
    Na minha cidade não tem Quartel e nem Tiro de Guerra, entao gostaria de saber se eu for selecionado onde irei servir? Estar estudando influencia alguma coisa?

    Obrigado desde ja!

    • Fernando,
      Se você mora há mais de um ano em um município onde não tenha quartel ou TG, você será dispensado do serviço militar obrigatório. É o chamado municípios “não-tributários”. Obrigado por sua participação. GD.

  35. Ola recebi o Certificado de alistamento militar, em 2006, depois disso nao fui ao juramento da bandeira! hj preciso fazer passaporte! o que devo fazer!? para pegar o CDI!??
    quanto custa a multa, e tera burocracia para emitir o CDI?

    • Rodrigo,
      Você não compareceu à seleção geral? Ou compareceu e foi dispensado?

      • compareci e fui dispensado, tenho ate o carimbo, so nao recebi a carteirinha definitiva. pq não fui pegar a definitiva na tal data

        • Rodrigo,
          Vá à JSM. Você terá de pagar a taxa para que seu documento seja emitido novamente (após 06 meses são destruídos). O custo é de até R$ 7,56 (Pode ser acrescido de taxas bancárias). Obrigado por sua participação. GD.

  36. Bom dia!! Fiz o alistamento em 2008 Porem não compareci na data determinada para eu ir no tempo,mais nesse ano(2014) uns tres meses atras eu fui na junta militar para resolver e paguei uma multa de 28 Reais remarcaram para eu ir dia 08 de agosto.
    A minha pergunta é no dia 08 de agosto é para saber se eu fiquei ou não?
    Eu tenho filho será se eu levar o registro dele antes da data conseguirei agilizar para pegar o Certificado de Dispensa de Incorporação mais rapido?caso eu não conseguir o Certificado de Dispensa de Incorporação logo eles poderam me dar alguma declaração que eu fui dispensado para eu apresentar no trabalho ?

    Fico grato com sua resposta. Um grande abraço!!

    • Olieira,
      Emissão de documentos militares, realmente depende da capacidade e da quantidade de documentos a ser emitido pela junta em questão. Quanto “a ficar”, você sugere que seja para prestar o serviço militar? Se for isto, como tem família e é arrimo, cremos que você será dispensado. Quanto à agilização e a declaração, são normas internas. Infelizmente não temos acesso. Deve ser verificado na junta mesmo. Desejamos boa sorte a você. Obrigado por sua participação. GD.

  37. Olá,

    Comecei meu alistamento na Bahia mas tive que me mudar para São Paulo- SP por esse motivo ainda não conclui meu alistamento como devo proceder?

    Desde já agradeço.

  38. Ola, me mudei para Jaguaré, interior do estado do ES, porem, me alistei em Linhares. Gostaria de saber se eu posso Jurar a Bandeira em Jaguaré, pois este município não tem tiro de guerra! O que eu faço? Quero arrumar um emprego e estou empacado! Me ajude

  39. Eu fiz o alistamento hoje e passei pela seleção geral foi marcado para setembro a volta para jurar a bandeira e receber o CDI. NO CAM está marcado que estou dispensado do serviço militar inicial, o que isso significa? Posso arrumar um emprego com carteira de trabalho assinada?

    • Olá Marco, boa tarde.
      Não deixe de comparecer à data designada para jurar a Bandeira e receber o CDI. A partir deste ato é que estará quite com o Serviço Militar. Quanto a contratação, verifique com seu empregador.
      Agradecemos seu contato.
      Um forte abraço.

  40. Ola me alistei e vou me apresentar o quartel em outubro. Tenho 22 anos será que ainda posso ficar ou nao?

  41. Olá! Sou de Goiás, tenho 18, me alistei em Trindade-GO(morava com minha mãe), mas fui dispensado por ´´Residir em local não tributário“, quero muito entrar para as Forças Armadas do Exercito Brasileiro, ainda há uma maneira? Agora estou morando em Goiânia com meu pai…

  42. Meu filho tem 18 anos e ira se apresentar para seleçao geral em agosto.
    moramos na cidade de SP. Ele tem o colegial completo.
    Ele pode manifestar desejo de servir na CPOR perto da nossa casa?

    Outra duvida…eles podem enviar meu filho para outra cidade ou ate outro estado?

  43. Eu cumpri com meu compromisso aos 18 anos no TG e na hora de fazer retirada do documento no começo do ano acabei não indo por motivos maiores eu ainda posso retira lo ou terei que fazer tudo denovo?

    • Olá Pedro, apresente no TG em questão e solicite a 2ª via, pois provavelmente seu documento foi incinerado por não ter sido retirado dentro do prazo.
      Obrigado pela participação.
      Forte abraço.

  44. Ola, sou de salvador bahia e meu cam ja tem dois carimbos, que é pra saber se vou servir ou nao, gostaria muito de seguir a forcas armadas, conheco um major capelao e gostaria de saber se eu entrando de peixada, se eu perdesse em algum dos testes eu teria alguma chance de passar???
    obrigado ficarei muito grato se responder minha pergunta.

    • Herbert,
      Se houver excesso de contingente, a seleção física é mais rígida, com certeza. Como quer servir, sugerimos a você que enfatize isso na seleção. Desejamos boa sorte a você. Obrigado por sua participação. GD.

  45. Fiz o alistamento todo certinho e voltarei em agosto para a seleção geral, mas não tenho um bom preparamento físico e estou um pouco forte(um pouco gordo), e estarei iniciando o meu tratamento dentário amanhã. Vejo que as questões de saúde são bem rígidas, e prevejo que as chances de eu ser convocado para servir não são fáceis, contudo, tenho muita vontade de servir e seguir carreira militar. Dai surgem duas dúvidas:

    1- O fato de eu ter muita vontade de servir pode influenciar na minha convocação?
    2- Se eu for reprovado nos exames da seleção geral e dispensado, o que devo fazer para ingressar no serviço militar?

    OBS.: Só deixo claro que minha vontade real é servir na Aeronáutica.

    • Pedro,
      Se houver excesso de contingente, a seleção ficará mais rígida, com certeza. Enfatize que tem vontade de servir, durante a seleção geral.
      Para entrar na aeronáutica, há diversas opções, como a escola de formação de sargentos, curso de formação de mecânicos da aeronáutica, e a tão sonhada academia – EPCAR – da força aérea, que forma os oficiais aviadores. São todos por concurso público. Fique atento às divulgações. Desejamos boa sorte a você. GD.

 Este artigo foi útil para você? Registre abaixo sua opinião ou dúvida. Comente!

(obrigatório)

(obrigatório) - Respeitamos sua privacidade! Seu email não será publicado e jamais enviamos spam..

Utilize o espaço acima para interagir conosco. Registre sua dúvida ou comentário no campo acima.