$ Renda Extra?
Home / Pessoa Física / Cartão SUS | Aprenda onde e como tirar | Passo a Passo

Cartão SUS | Aprenda onde e como tirar | Passo a Passo

O cartão SUS (Sistema Único de Saúde) garante ao cidadão atendimento nas Unidades de Saúde e Hospitais do Brasil que integram a rede do Sistema Único de Saúde.

O uso do cartão em tais Unidades de Saúde alimenta um banco de dados onde são gravadas informações do paciente, do tratamento e do profissional de saúde que o atendeu.

Tais informações poderão ser acessadas de qualquer ponto do país, colaborando com a organização e planejamento de políticas públicas específicas de acordo com os dados levantados pelo sistema.

De posse do cartão SUS, o cidadão tem o direito de receber atendimento médico em qualquer Unidade de Saúde ou Hospital do Brasil filiado à rede do Sistema Único de Saúde.

Também possibilita ao cidadão o acesso tratamentos e a medicamentos gratuitos.

Continue lendo este artigo para aprender:

Cartão SUS:
  • Onde tirar
  • Quanto custa
  • Quem pode tirar
  • Quais os documentos necessários
  • Como e onde solicitar a 2ª via

Arte sobre reprodução do Cartão SUS com o texto: Como tirar o cartão sus?

Qual o local para tirar o Cartão SUS?

Como a apresentação do Cartão SUS é imprescindível para o atendimento na rede SUS, o cidadão deve solicitar o seu o quanto antes.

O cartão é fornecido em todos os municípios do Brasil, sendo que na maioria dos casos é emitido pela Secretaria de Saúde municipal.

Entre em contato com a Prefeitura Municipal de sua cidade e informe-se sobre o local estipulado para tirar o seu Cartão SUS.

  • Você sabe se tem ou não direito a receber o Bolsa Família? Acesse nosso artigo completo e veja como receber o benefício – clique aqui.

Médica realizando atendimento em jovem mulher - Atendimento pela rede pública com o Cartão SUS

Qual o custo para tirar o Cartão SUS?

O cartão SUS é gratuito.

Quem pode tirar e quais o documentos necessários para tirar o Cartão SUS?

Qualquer pessoa pode tirar o Cartão SUS. O interessado deverá comparecer ao local definido pela Secretaria de Saúde de seu município com:

Segunda via do Cartão SUS – Como fazer

Reprodução do documento Cartão SUS
Cartão SUS – Reprodução do documento

Como o Cartão SUS é documento necessário para receber atendimento médico em toda rede de hospitais públicos do país, se você perdeu seu cartão ou teve o mesmo furtado, roubado ou danificado, tornando-o impróprio para o uso, você deve solicitar a 2ª via o mais rápido possível, pois com a saúde própria ou de seus familiares não se brinca.

Para tirar a segunda via do Cartão SUS dirija-se a Unidade de Saúde responsável pela emissão do Cartão em seu município e solicite-a.

Lembre-se de estar munido dos mesmos documentos necessários para emissão da primeira via. Fica pronta na hora.

Caso não saiba qual Unidade de Saúde é responsável pela emissão do Cartão SUS em seu município, entre em contato com o Departamento de Saúde de seu município ou diretamente na Prefeitura Municipal e solicite informações a respeito.

Links úteis:

Fonte:

  • Ministério da Saúde

Imagem: Flickr


Estas informações foram úteis para você? Compartilhe-as nas redes sociais para seus amigos. Até a próxima.

Sistema Revelado - Como GANHAR DINHEIRO na Internet

317 Comentários

  1. Oi boa noite meu nome e daniele tenho um filho de 1ano e 3meses ele esta ficando com a garganta enflamada o temo todo levei ele no pediatra ela pediu um exame da garganta e no resultado deu que ele esta com uma bacteria na garganta mandou procura um otorinio pra trata ou ate pode precisa fazer uma cerugia mandou procura no irmao dulce so que neu filho nao tem o cartao do sus de salvador fui tenta fazer hoje mais infelismente nao consegui pro que eles pediu o comprovante de residencia no meu nome o no nome do pai mais so que eu moro com minha tia o entao que acarteira de trabalho esteja asinada atual mas eu e meu esposo estamos desempregado e agora nao sei o faco me ajude pufavor.

    • Daniele,

      Lamentável que isto esteja ocorrendo. Sugerimos que você solicite ajuda com a promotoria do município, a garantir seu direito a um atendimento de saúde, por parte da rede pública, a seu filho. GuiaDocumentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *