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Carteira de Trabalho – Como tirar a 1ª e 2ª via

[Atualizado em 25/01/16] – A Carteira de Trabalho e previdência social é o documento responsável por registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Ela informa a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.

Através desses registros, é possível garantir ao trabalhador direitos trabalhistas como a aposentadoria, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Não há como conquistar o primeiro emprego sem antes tirar a carteira de trabalho, do contrário você não terá esses benefícios.

Você está em busca do primeiro emprego? Confira nosso artigo com #15 dicas para você ser aprovado na entrevista de emprego. Clique aqui para acessar.

Continue lendo este artigo para aprender:

Carteira de Trabalho:

  • Quem pode tirar
  • Onde tirar (e agendamento)
  • Documentos necessários para tirar a 1ª e 2ª via
  • Qual o custo
  • Qual o prazo de entrega
  • Como recuperar os registros antigos em caso de perda, extravio, furto, roubo ou dano
  • Como tirar a via de continuação

Quem pode tirar a carteira de trabalho?

 É possível obter a carteira de trabalho a partir dos 14 anos, já que a legislação trabalhista prevê a possibilidade de contrato de aprendizes a partir dos 14 anos, sob condições diferenciadas.

A Carteira de Trabalho poderá ser emitida para brasileiros natos ou naturalizados, e também para estrangeiros através da Carteira de Trabalho para Estrangeiros.

Imagem de profissional portando a Carteira de Trabalho e conseguindo um emprego. Retornado a um grupo de trabalhadores executivos

Onde tirar a Carteira de Trabalho?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é emitida nas sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, na Gerência Regional do Trabalho, nos postos de atendimento ao trabalhador (PAT) dos municípios.

Ela também é emitida nos postos conveniados com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), como o Poupatempo (em São Paulo), o Ganha Tempo (em Goiás), a Casa do Cidadão (no Ceará), Unidade de Atendimento Integrado (em Minas Gerais).

Agendamento

Se você mora em capitais, regiões metropolitanas ou em cidades populosas é bem possível que os postos competentes para emitir a Carteira de Trabalho operem por agendamento prévio devido a alta procura na prestação do serviço.

A dica é entrar em contato com o posto com antecedência (postos como Poupatempo e similares possuem canais “0800” gratuitos) e verificar se o agendamento é obrigatório. Havendo a necessidade, o agendamento deverá ser feito para você ser atendido.

Acesse nosso artigo e aprenda como fazer o agendamento da Carteira de Trabalho, passo a passo.

Documentos necessários para tirar a 1ª via da Carteira de Trabalho

– 1ª via

  • Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Documento de identificação original (deve conter o nome do interessado, filiação, data e local de nascimento, número do documento com órgão emissor e data de emissão – Ex: RG, CNH);
  • CPF.
  • Comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou Certidão de Casamento (para solicitante casado), com a devida averbação (se separado, divorciado ou viúvo).

Atenção: Poderá ser exigida 1 fotografia tamanho 3×4, com fundo branco, com ou sem data, colorida e recente, a qual identifique o solicitante, em caso de impossibilidade técnica na emissão informatizada da Carteira de Trabalho.

Quanto custa?

É gratuito.

Em quanto tempo fica pronta a carteira de trabalho?

O prazo para entrega varia, havendo locais como o Poupatempo onde a entrega é imediata.

Em outros locais o cidadão deverá voltar dias após a solicitação e retirar a CTPS apresentando o protocolo e documento de identidade.

Documentos necessários para tirar a 2ª via da Carteira de Trabalho

Você poderá solicitar a 2ª via de sua Carteira de Trabalho nos mesmos locais onde se solicita a 1ª via, em situações como perda, furto ou roubo da CTPS, ou ainda se a carteira apresentar mau estado de conservação.

Atenção: Em caso de perda, extravio, furto ou roubo da sua Carteira de Trabalho, o fato deverá ser rapidamente comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, para a respectiva confecção de Boletim de Ocorrência.

– 2ª via

  • Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Documento de identificação original (deve conter o nome do interessado, filiação, data e local de nascimento, número do documento com órgão emissor e data de emissão – Ex: RG, CNH);
  • Comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou Certidão de Casamento (para solicitante casado), com a devida averbação (se separado, divorciado ou viúvo).
  • Documento que comprove o número da Carteira de Trabalho anterior (Ex. cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC/CNPJ da empresa, termo de rescisão do contrato de trabalho homologado, extrato de PIS ou FGTS);
  • Carteira de Trabalho (em caso de mau estado de conservação ou quando as folhas de registro acabarem);
  • Boletim de Ocorrência original (apenas em caso de furto, roubo, perda ou extravio da Carteira de Trabalho).

Atenção: Poderá ser exigida 1 fotografia tamanho 3×4, com fundo branco, com ou sem data, colorida e recente, a qual identifique o solicitante, em caso de impossibilidade técnica na emissão informatizada da Carteira de Trabalho.

Como Recuperar registros antigos em caso de perda da Carteira de Trabalho?

O trabalhador que teve seu documento extraviado, o qual continha dados de registros de contratos de trabalho anteriores, deve recuperar os registros, pois eles são importantes para efeitos de aposentadoria, em casos de erro, além da comprovação da experiência profissional do mesmo.

Os registros podem ser obtidos através do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Empregadores e da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, a partir do ano de 1976.

Para efetuar o pedido, o trabalhador deve dirigir-se a um posto de atendimento das Superintendências regionais do Trabalho.

Em casos em que as empresas não tenham cumprido a obrigação de preencher e enviar os dados ao cadastro do CAGED/RAIS, o trabalhador deverá dirigir-se às empresas em questão e solicitar o registro no novo documento.

Quando houver casos em que a empresa em questão não existir mais ou tenha decretado falência, a superintendência encaminhará o trabalhador para a Justiça do trabalho para a resolução da pendência.

Representação da Carteira de Trabalho - CTPS
Carteira de Trabalho e Previdência Social – Reprodução

Via de Continuação

Durante a vida profissional do trabalhador, seus passos e registros profissionais são anotados na Carteira de Trabalho.

Quando não houver mais campos em branco para anotações pertinentes, o trabalhador deverá requerer a “via de Continuação” do documento.

O requerimento deverá ser feito quando não houver mais espaços para anotações em um dos seguintes campos:

– Requerimento da Via de Continuação:

  • Contrato de trabalho;
  • Contribuição Sindical;
  • Fundo de Garantia por tempo de Serviço;
  • Alteração de Salário;
  • Anotações de Férias.

A via de continuação poderá ser requerida nos mesmos locais onde são emitidos as primeira e segunda vias.

Os requerimentos são os mesmos. É de extrema importância que o documento original não esteja rasurado ou deteriorado, a ponto de não permitir a comprovação da autenticidade do documento, além da identificação do titular da CTPS.

Fontes:

  • Ministério do Trabalho e Emprego
  • Polícia Federal
  • Ministério das Relações Exteriores

Imagem: Pixabay


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626 Comentários

  1. Boa noite!

    Moro no Rio de Janeiro e agendei para a próxima quarta-feira (22). Moro com os meus pais e gostaria de saber que documentos devo levar, já que não possuo comprovante de residência no meu nome. Sou maior de idade.

    Desde já agradeço.

    • Shayenne,

      Segundo o site do PoupatempoRJ, (http://www.rj.gov.br/web/poupatemporj/exibeconteudo?article-id=169724&assunto=Trabalho e Renda) é necessário o seguinte:

      • Documento oficial de identificação civil que contenha nome do interessado; data, município e estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão;
      • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
      • Comprovante de residência com CEP;
      • Certidão de Nascimento ou Casamento para comprovação obrigatória do estado civil.

      Sobre o comprovante de residência, leve um que conste o nome de seu pai ou mãe, para a comprovação. Não cita a necessidade de apresentar foto 3×4. Sugerimos que verifique, através de telefone disponível, se a foto é capturada no momento da emissão do documento (Caso tenha fotos 3×4, por segurança, sugerimos que leve também). Agradecemos o seu contato Shayenne. GuiaDocumentos.

  2. Olá,
    Não tenho nenhuma conta no meu nome para servir como comprovante de residência.
    Posso usar uma conta dos meus pais?
    Erica

    • Erica,

      Sim. Uma vez constando o nome do seu pai ou mãe no comprovante de residência, este deverá ser aceito sem problemas. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  3. Luciene Alves Silva Satiago

    Luciene disse:
    20 de Abril de 2015

    Ola,

    Gostaria de saber se é preciso tirar outra carteira de trabalho porque a empresa que estou trabalhando agora não esta aceitando o número do PIS,porque o número é PIS PAZEP, pois ele estar exigindo uma carteira só com o número do PIS. O que devo fazer?

    • Luciene,

      Sugerimos que entre em contato com uma agência da Caixa Econômica Federal mais próximo da sua residência, e questione o fato, para informar-se se é possível cadastrar seu documento (CTPS) atual no programa do PIS. Caso não seja possível, sugerimos que dirija-se ao emissor do documento de CTPS mais próximo, e faça o questionamento, sobre a necessidade de requerer uma nova via, apenas para efeito de cadastramento no programa PIS. Como opção, sugerimos consulta a um Contador (Escritório de contabilidade), para informações usuais sobre esses programas (PIS/PASEP). Agradecemos seu contato, e desejamos boa sorte a você. GuiaDocumentos.

  4. JA TRABALHEI DE CARTEIRA ASSINADATE 10 MESES, ELES NAO DERAM BAIXA NA MINHA CARTEIRA E NO MEIO DE ANTAS VIRA VOLTAS ACABEI PERDENDO MINHA CARTEIRA , TENHO QUE FAZER A SEGUNDA VIA E COM ISSO FUI VER MEU EXTRATO DO FGTS MAIS O QUE ME APARECE É :

    Não há registro na base de dados para o NIS(PIS/PASEP/NIT) informado.

    PORQUE ?

    • Magmara,

      Sugerimos a você que consulte um Contador (escritório de contabilidade), para informações adequadas e precisas sobre seu caso. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  5. Boa noite,

    Tirei CTPS quando tinha 18 anos. Ela veio constando sexo feminino de maneira equivocada, mas ao invés de solicitar a retificação, eu rasurei esta informação. Ressalto que o restante da CTPS está intacta. Agora minha duvida: esta carteira pode ser utilizada normalmente para anotações ou devo requerer uma segunda via?

    Atenciosamente

    • Vítor,

      Você deveria ter solicitado uma retificação. Pode ser um simples erro de impressão, ou um erro mais grave, de identificação. Sugerimos que dirija-se ao local de emissão do documento, e solicite essa via de retificação, ou se necessário, uma segunda via do documento (O atendente irá decidir o que será adequado no seu caso. Verifique se é necessário também agendamento prévio e apresentação de comprovante de residência, antes de deslocar-se). De forma alguma você deve ficar com seu documento contendo rasuras ou erros, ainda que de impressão. Agradecemos o seu contato e estamos a disposição Vítor. GuiaDocumentos.

  6. Olá, gostaria de saber se para tirar a segunda via da carteira de trabalho é necessário levar o bo impresso ou apenas o número do BO já serve? Minha outra dúvida é se no cat é possível tirar a 2ª via da carteira.

    • Aline,

      Como trata-se de normas internas, é necessário consulta ao emissor, para ter certeza. Por segurança, sugerimos que você deve apresentar o Boletim de ocorrência policial impresso, ao fazer o requerimento. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  7. Dei entrada na 2 via da minha carteira de trabalho, com tds os documentos necessários, so que a atendente da delegacia errou o nome do meu pai no b. O., ñ percebi,e ja fazem 10meses desde o pedido e ñ consigo receber a minha carteira, ninguém consegue resolver o meu problema, já tiraram cópia da minha identidadee nada o que fazer? Estou desesperada.

  8. consegui meu primeiro emprego e a empresa me registrou ja no 1º dia de trabalho e está escrito que fui contratada a titulo de experiencia pelo prazo de 45 dias.
    Porém recebi uma outra oportunidade de trabalho melhor , se eu for pra esta outra empresa eu “sujo” a minha carteira, ou eu posso tirar uma nova?

    • Daiane,

      Não vemos nada de errado em assumir um novo cargo em que considera como melhor oportunidade de emprego. Sobre o breve registro na sua CTPS, orientamos você a consultar um profissional de RH, ou um contador (escritório de contabilidade), para receber informações precisas sobre como registros em carteira afetam a vida profissional do titular da mesma. Agradecemos o seu contato Daiane. GuiaDocumentos.

  9. Cristina Helena Sales Lopes

    Me aposentei, e fui dar entrada para retirar o PIS, e me informaram que eu precisava atualizar a minha carteira, pois tenho duas, e a primeira esta com o nome de solteira e a segunda de casada, e preciso atualizar a primeira. Preciso fazer agendamento? ou posso ir direto?

    • Cristina,

      A necessidade de agendamento prévio não é exigido em todos os emissores do documento (Você consultou a Caixa Econômica Federal, sobre essa atualização? Se não, sugerimos consulta à caixa para maiores informações sobre o resgate do seu saldo do PIS, antes de fazer o requerimento de “atualização”). Para ter certeza, você deve consultar a página do órgão emissor, caso more em cidade atendida por serviços de Poupatempo, ou entrar em contato com a prefeitura municipal, setor de trabalho e emprego, e questionar. Sugerimos que leve os dois documentos, ao fazer o novo requerimento. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  10. Olá,

    Encaminhei minha carteira de trabalho no dia 08/04 e a data prevista para entrega é dia 28/04. Entretanto, a empresa que vai me contratar gostaria de obter o meu número da CTPS o quanto antes para que eu possa iniciar. É possível ter acesso ao nº CTPS antes que a carteira fique pronta?

    Grata.

    • Juliana,

      Você deve consultar o emissor do documento para ter certeza. Não podemos afirmar se o número definitivo do documento estará citado no protocolo de requerimento, por se tratar de normas internas do emissor. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  11. Boa tarde, não sei onde coloquei minha carteira, ela nunca foi assinada, só sei o n° do pis, posso fazer a segunda via nesse caso de perda?

    • Maria,

      Sim. No caso, se sua carteira de trabalho foi extraviada, você deve fazer uma comunicação de ocorrência policial sobre a perda do documento (Boletim de ocorrência), e dirigir-se ao posto de atendimento ao trabalhador mais próximo de você e fazer a requisição pela segunda via. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  12. Bom dia. A um tempo atras, participei de um trabalho social e não tinha carteira de trabalho. Foi entao criado um numero( acho q numero de série ) que contém na carteira de trabalho, e me informaram que quando eu fosse tirar minha carteira de trabalho, eu teria que levar esse número para ser feita com ele, pq se fosse feito com outro daria problemas em meu nome. Agora não consigo resgatar meu numero e nem fazer a carteira com ele. Como faço ?

    • Brenda,

      Você deve contatar o gestor do trabalho do qual participou e solicitar essa informação. Sugerimos também que solicite informações no emissor da CTPS, ao qual irá requerer seu documento, explicando a situação e requerendo uma provável solução e emissão do seu documento. Desejamos boa sorte a você e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  13. Há três meses atrás eu fui fazer minha careira, porém meu cpf deu incompatibilidade com meu rg e então tive atualizar o cpf e o cara do mte não disse que a carteira seria feita automaticamente após a atualização do meu cpf. Enfim, fui hj no mte e descobri que ela já está totalmente pronta. Depois de três meses eu ainda posso pega-lá com o comprovante que estava na data de 23/01/2015?

    • Luana,

      Como são normas internas, não podemos opinar com certeza. É sugerível consulta ao órgão específico. Na dúvida, leve os seus documentos e comprovantes, (ou recibos/protocolos) que dispuser. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  14. Bom dia!
    Minha carteira de trabalho já está toda preenchida em alguns campos, tipo: férias; salário, mas ainda tem campos que caberiam outros registros.
    Estava preocupada pq tenho visto várias pessoas tentando tirar a primeira ou segunda via da carteira com mta dificuldade, precisam chegar de madrugada nos postos e que mesmo assim, mtas vezes não conseguem pq são liberados apenas alguns poucos números. Eu queria tirar a minha segunda via no poupa tempo do grande rio, mas sei que eles estão sem funcionários no momento e não estão emitindo mais. Agora, lendo aqui no site, vi que não devo tirar uma segunda via da carteira e sim pedir a via de continuação. É isso mesmo? existem lugares com maior facilidade para conseguirmos, fora o poupa tempo, que de poupa tempo nada tem? pq lá não tem agendamento, é simplesmente por hora de chegada e a chegada tem que ser de madrugada por volta das 04h.
    Obrigada
    Abs

    • Vendo aqui alguns comentários sobre agendamento, acabei pesquisando e encontrando um site do MTE que faz agendamento, porém na mha cidade não tinha disponível data alguma, acabei fazendo um agendamento para uma cidade vizinha a minha que é Pavuna, mas agora fiquei na dúvida se poderei retirar a minha vida de continuação lá, pq o agendamento é para 02 via da carteira e não de continuação e eu não moro na pavuna e sim em são joão.
      Obrigada por esclarecer mhas dúvidas.

      • Márcia,

        Como dissemos, cremos que a via de continuação, é um tipo de segunda via. Leve todos os documentos necessários, foto, carteira antiga e não poderão recusar atendimento a você. Caso isto ocorra, faça um boletim de ocorrência policial sobre o caso e solicite orientação jurídica. Desejamos boa sorte a você. GuiaDocumentos.

    • Márcia,

      Infelizmente, a via de continuação é uma “segunda via” com outro nome. É requerida nos mesmos locais de emissão das primeira e segunda vias, e portanto, cremos, sujeito ao mesmo tipo atendimento. Não sabemos informar, nem nunca ouvimos nada a respeito sobre haver facilidade para requisição da via de continuação da CTPS (Caso algum usuário ao ler este artigo, que possuir alguma informação sobre isto, pedimos que, por favor, manifeste-se). Lamentamos profundamente em saber que o atendimento esta deficitário a este ponto. Como opção, sugerimos que tente os postos do Ministério do Trabalho. Acesse http://portal.mte.gov.br/postos/ para saber qual unidade é mais próxima de você. Desejamos boa sorte e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  15. Olá, preciso tirar a minha carteira de trabalho , pois tenho 18 anos e já perdi várias vagas de empregos e estágios por não tê-la , sendo que estou desde o ano passado tentando!
    Sou de São João de Meriti, e já fui no Poupatempo e fui informada que deveria fazer agendamento no site, mas o site sempre está com agendamento esgotado e eu nunca consigo (eu olho todos os dias de manhã e a noite), o que devo fazer ? Me ajudem pois estou precisando muito!
    Obrigada!

  16. Maria das Gracas Cesar Sousa

    Ola,gostaria de saber se e realmente necessário levar o comprovante de agendamento ou so o protocolo e suficiente???

    • Maria,

      Sugerimos que consulte o emissor, ou que na dúvida, leve todos os comprovantes e protocolos. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  17. certo, perdi minha carteira de trabalho.. estou fazendo um boletim de ocorrencia online SÓ QUE eles pedem o numero e a série da carteia, não faço a minima ideia de onde posso pegar esses dados.. obs minha carteira nunca foi assinada. me ajudem

    • Ana Klécia,

      Sobre o registro do Boletim de Ocorrência, se não houver como informar que o número é desconhecido, e essa exigência for realmente necessária para o registro dessa notificação, sugerimos que compareça a uma unidade policial de forma presencial, ou solicite informações via telefone a uma delegacia de polícia civil. Se você foi cadastrada no PIS, quando da emissão do documento, sugerimos que entre em contato com a Caixa Econômica Federal (Gestora do programa) e verifique se o número do documento é informado quando do cadastro, e se é possível conseguir a informação sobre o número do documento, comparecendo a unidade da Caixa em questão. Para requerer a segunda via do seu documento, se não for possível o mesmo número, isto não terá importância, pois você citou que no documento em questão nunca houve um registro de contrato de trabalho. Desejamos boa sorte e agradecemos o seu contato Ana Klécia. GuiaDocumentos.

  18. Olá meu último trabalho com carteira assinada foi a anos atrás e a empresa não deu baixa na minha carteira. A empresa que trabalho atualmente quer assinar minha carteira, o que eu tenho que fazer?

    • Luiza,

      Sugerimos que consulte um contador (Ou escritório de contabilidade) independente, para informações sobre seu caso. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  19. Boa Tarde, Eu perdi a minha carteira de trabalho com todos os meus registros e quero fazer uma segunda via, mas não tenho boletim de ocorrência, pois não sabia que era necessário ter feito o mesmo.
    mesmo assim posso tirar a 2º via?

    • Fabrício,

      Você poderá requerer a segunda via da sua carteira de trabalho sem problemas, no entanto, alguns emissores poderão exigir cópia ou apresentação de boletim de ocorrência policial sobre a perda do documento (Para furto/roubo todos os emissores exigem). Sugerimos que entre na página do emissor, caso more em cidade grande que seja atendida por serviços de Poupatempo, e verifique quais as exigências e requerimentos para emissão da segunda via, bem como o endereço das unidades emissoras. Se morar em cidade pequena, entre em contato com a prefeitura local, setor de emprego e trabalho, e verifique quais as exigências. Você também poderá pedir à superintendência regional do trabalho, a inclusão dos seus registros anteriores na nova carteira. Para maiores informações acesse: http://portal.mte.gov.br/postos/ e verifique qual unidade da superintendência regional fica mais próxima de você, e entre em contato para maiores informações sobre como proceder para obter os registros anteriores. Você também poderá obter informações com o emissor da carteira de trabalho.
      Agradecemos o seu contato Fabrício, e estamos a disposição. GuiaDocumentos.

  20. agendei a emissao de minha carteira de trabalho mas perdi o comprovante de agendamento ainda posso fazer sem o papel que comprove que eu agendei

    • Francisca,

      Entre em contato com o órgão emissor, e informe-se sobre os procedimentos para extravio do comprovante. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

    • Francisca, boa tarde!
      onde vc conseguiu agendar a segunda via da sua carteira de trabalho?
      obrigada

  21. Ola. Preciso tirar a 2 via da carteira e consegui fazer o agendamento numa cidade próxima pelo site do Ministério do Trabalho. Gostaria de saber se sai na hora, ou se eu pedisse como “1 via” sairia mais rápido, ja que a carteira anterior estava em branco e agora preciso de uma carteira URGENTE. Ate pensei em ir no poupa tempo, mas leva de 15 a 20 dias para ficar pronto e n tenho esse tempo todo! Obrigado

    • Bruno,

      Para ter certeza, somente consultando o emissor. Prazos para emissão de documentos depende sempre da quantidade a ser emitida pelo órgão em questão. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  22. Ola. Minha Carteira de trabalho esta cheia. E a empresa q pretende me contratar precisa que eu tenha outra em mãos, e fazer uma outra ou segunda via leva tempo, preciso deste emprego. A via de continuação, leva o mesmo tempo que a carteira de trabalho para ficar pronto???? Como é feito isto???

    • Higor,

      Realmente, o prazo de emissão varia conforme a quantidade de documentos a serem impressos. Para ter certeza sobre o prazo, somente consultando o emissor. Há emissores, no entanto, que emitem o documento na mesma hora. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.