out 082013
 

Está a procura de vagas de emprego com carteira registrada? Confira neste artigo dicas para ter em mão sua Carteira de Trabalho.

A carteira de trabalho e previdência social é o documento responsável por registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ela informa a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.

Através desses registros, é possível garantir ao trabalhador direitos trabalhistas como a aposentadoria, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

► Também existe a Carteira de Trabalho para EstrangeirosClique aqui para ler o artigo e aprender como requerê-la.

Carteira de Trabalho - CTPS

CARTEIRA DE TRABALHO


Quem pode tirar a carteira de trabalho?

 É possível obter a carteira a partir dos 14 anos, já que a legislação trabalhista prevê a possibilidade de contrato de aprendizes a partir dos 14 anos, sob condições diferenciadas.

A Carteira de Trabalho poderá ser emitida para brasileiros natos ou naturalizados, e também para estrangeiros.

Onde tirar a carteira de trabalho?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é emitida nas sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, na Gerência Regional do Trabalho, nos postos de atendimento ao trabalhador (PAT) dos municípios. A Carteira de Trabalho também é emitida nos postos conveniados com o MTE, como o Poupatempo (em São Paulo), o Ganha Tempo (em Goiás), a Casa do Cidadão (no Ceará), Unidade de Atendimento Integrado (em Minas Gerais).

Documentos necessários para tirar a Carteira de Trabalho

  • Brasileiro nato:
    • 2 fotos 3×4 coloridas, iguais e recentes, com o fundo branco (Nos locais onde se emite a nova Carteira de Trabalho, a foto é tirada na hora);
    • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
    • Documento de identificação original (RG, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento, etc);
    • CPF.
  •  Brasileiro naturalizado:
    • Comprovada a situação de brasileiro naturalizado por meio da portaria de naturalização ou pela apresentação do documento de identidade civil do interessado, a CTPS será emitida seguindo as mesmas exigências feitas ao brasileiro nato (vide item “a”).

Quanto custa?

É gratuito.

Em quanto tempo fica pronta a carteira de trabalho?

O prazo para entrega varia, havendo locais como o Poupatempo onde a entrega é imediata. Em outros locais o cidadão deverá voltar dias após a solicitação e retirar a CTPS apresentando o protocolo e documento de identidade.

Documentos necessários para tirar a 2ª via da carteira de trabalho

Você poderá solicitar a 2ª via de sua Carteira de Trabalho nos mesmos locais onde se solicita a 1ª via, em situações como perda, furto ou roubo da CTPS, ou ainda se a carteira apresentar mau estado de conservação.

Atenção: Em caso de perda, extravio, furto ou roubo da sua Carteira de Trabalho, o fato deverá ser rapidamente comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, para a respectiva confecção do boletim de ocorrência.

  • 2 fotos 3×4 coloridas, iguais e recentes, com o fundo branco (Nos locais onde se emite a nova CTPS, a foto é tirada na hora);
  • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Documento de identificação original (RG, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento, etc);
  • Extrato do FGTS original (caso haja registro de atividade profissional na carteira);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (em caso de mau estado de conservação ou quando as folhas de registro acabarem);
  • Boletim de ocorrência original (apenas em caso de furto, roubo, perda ou extravio da Carteira de Trabalho)

Ainda, em casos de perda, furto ou roubo do documento, além do Boletim de Ocorrência, será necessário a apresentação de um documento que comprove o número anterior da CTPS, como cópia da ficha de registro de empregado, com carimbo do CGC da empresa, termo de rescisão do contrato de trabalho homologado, extrato de PIS ou FGTS. Para casos de segunda via em continuação, ou mau estado, a própria CTPS.

Como Recuperar registros antigos em caso de perda da Carteira de Trabalho

O trabalhador que teve seu documento extraviado, o qual continha dados de registros de contratos de trabalho anteriores, deve recuperar os registros, pois eles são importantes para efeitos de aposentadoria, em casos de erro, além da comprovação da experiência profissional do mesmo. Os registros podem ser obtidos através do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Empregadores e da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, a partir do ano de 1976. Para efetuar o pedido, o trabalhador deve dirigir-se a um posto de atendimento das Superintendências regionais do Trabalho. Em casos em que as empresas não tenham cumprido a obrigação de preencher e enviar os dados ao cadastro do CAGED/RAIS, o trabalhador deverá dirigir-se às empresas em questão e solicitar o registro no novo documento. Quando houver casos em que a empresa em questão não existir mais ou tenha decretado falência, a superintendência encaminhará o trabalhador para a Justiça do trabalho para a resolução da pendência.

Via de Continuação

Durante a vida profissional do trabalhador, seus passos e registros profissionais são anotados na Carteira de Trabalho. Quando não houver mais campos em branco para anotações pertinentes, o trabalhador deverá requerer a “via de Continuação” do documento. O requerimento deverá ser feito quando não houver mais espaços para anotações em um dos seguintes campos:

  • Contrato de trabalho;
  • Contribuição Sindical;
  • Fundo de Garantia por tempo de Serviço;
  • Alteração de Salário;
  • Anotações de Férias.

A via de continuação poderá ser requerida nos mesmos locais onde são emitidos as primeira e segunda vias.  Os requerimentos são os mesmos. É de extrema importância que o documento original não esteja rasurado ou deteriorado, a ponto de não permitir a comprovação da autenticidade do documento, além da identificação do titular da CTPS.

Fonte:

  • Ministério do Trabalho e Emprego
  • Polícia Federal
  • Ministério das Relações Exteriores

  542 Comentários para “Carteira de Trabalho”

  1. ola estou procurando mais sem sussesso creio que perdi minha carteira tenho que pedir uma segunda via da minha carteira de trabalho , para preencher as paginas da segunda via da mesma sou obrigado a ir nas empresas que trabalhei para pedir para eles preenchelas elas de novo? ,pois tem uma empresa que trabalhei e sai de la brigado com algumas discordancias .
    terei que retornar la para pedir isso para eles ?
    obirgado aguardo retorno

    • Jackson,

      Estas informações podem ser requeridas nas superintendências regionais do trabalho, através da RAIS/CAGED. Acesse http://portal.mte.gov.br/postos/ , verifique qual posto da superintendência regional fica mais próximo de você, entre em contato e solicite informações sobre como proceder para requerer os registros na nova via do documento. Agradecemos seu contato e estamos a disposição Jackson. GuiaDocumentos.

  2. Boa noite, gostaria de saber se é necessário o agendamento prévio para fazer a carteira de trabalho no Poupatempo de Bangu – RJ

  3. Estou tentando tirar a 2° via da carteira de trabaho a mas de um mes sempre me informam q tenho q fazer um AGENDAMENTO sendo q pelo site nao consigo pelo telefone muito pior estou sendo prejudicado como devo fazer?

    • Jordênio,

      O poder público deixa a desejar às vezes, infelizmente. Não devia ser assim, pois pagamos nossos impostos e merecemos, como cidadãos, a prestação de serviços que nos são essenciais. Sugerimos que tente entrar em contato com a ouvidoria, e tente prestar uma reclamação. Como opção, se for próximo à sua residência, sugerimos que tente os postos do Ministério do Trabalho: http://portal.mte.gov.br/postos/ . Desejamos que o problema seja resolvido, e que você consiga a emissão do seu documento. Lamentamos que esteja passando por isto e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  4. Boa tarde, vivo no estrangeiro, sou estudante e trabalhadora independente lá. Gostaria de saber se era possível tirar a carteira de trabalho e pagar mensalmente para que ela seja assinada? Obrigada.

    • Jady,

      Sugerimos a você que consulte um contador (Escritório de contabilidade), ou um advogado trabalhista. Este profissionais, poderão orientar você corretamente sobre a finalidade para que deseja ter uma carteira de trabalho com um contrato de trabalho no Brasil, estando morando fora. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  5. Todos sabemos que, para fazer uma solicitação de primeira ou segunda via da carteira de trabalho,
    hoje em dia temos que agendar pela internet.
    No caso da via de continuação, é o mesmo procedimento?. Quais são os documentos á serem apresentados além de fotos 3×4 e a carteira á ser substituída?!. Deve-se levar xerox de alguns documentos necessários?.

    • Eduardo,

      Se no local de atendimento para emissão do documento, for necessário agendamento prévio, este procedimento também será exigido para a emissão da via de continuação. Os documentos, podem variar de exigência nas unidades dos referidos estados da união (É aconselhável consulta ao órgão emissor, ou contato telefônico com a unidade emissora caso morar em cidade pequena, para verificação exata de documentos, além da exigência de um comprovante de residência). Normalmente são exigidos: carteira de trabalho original, foto 3×4, RG (ou outro documento de identidade aceito), comprovante de residência (Alguns podem exigir). Agradecemos seu contato Eduardo. GuiaDocumentos.

  6. Boa tarde, moro em Fortaleza quero saber como faço para tirar a 1via carteira de trabalho, procurei essas informação no site mim informaram numero de telefone (85) 3255-2212 todas as vezes que ligo uma gravação fala que no momento todas as atendentes estão o culpadas, liguei varias vezes e não consegui falar com uma atende oque eu faço alguem me ajuda.

  7. e preciso fazer outra carteira..

    • Jeniffer,

      Dirija-se ao posto de atendimento ao trabalhador mais próximo, e faça o requerimento pela segunda via, de posse de seus documentos pessoais, foto 3×4 e o boletim de ocorrência policial sobre o extravio. Sugerimos que acesse o site do emissor (OU pelo telefone do órgão, caso more em cidade pequena), e verifique se é necessário apresentação de comprovante de residência e agendamento prévio, para a realização do serviço. Agradecemos seu contato. GD.

 Deixe sua resposta.

(obrigatório)

(obrigatório) - Respeitamos sua privacidade! Seu email não será publicado e jamais enviamos spam..

ATENÇÃO: Caso tenha uma dúvida, por gentileza verifique se ela já não foi questionada e respondida anteriormente nos comentários acima. NÃO responderemos dúvidas repetidas já respondidas ou ainda que tratem de análise jurídica de casos específicos (nesse caso, procure um advogado ou defensor público).