out 082013
 

A carteira de trabalho e previdência social é o documento responsável por registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ela informa a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.

Através desses registros, é possível garantir ao trabalhador direitos trabalhistas como a aposentadoria, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

► Também existe a Carteira de Trabalho para EstrangeirosClique aqui para ler o artigo e aprender como requerê-la.

Carteira de Trabalho - CTPS

CARTEIRA DE TRABALHO


Quem pode tirar a carteira de trabalho?

 É possível obter a carteira a partir dos 14 anos, já que a legislação trabalhista prevê a possibilidade de contrato de aprendizes a partir dos 14 anos, sob condições diferenciadas.

A Carteira de Trabalho poderá ser emitida para brasileiros natos ou naturalizados, e também para estrangeiros.

Onde tirar a carteira de trabalho?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é emitida nas sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, na Gerência Regional do Trabalho, nos postos de atendimento ao trabalhador (PAT) dos municípios.

A Carteira de Trabalho também é emitida nos postos conveniados com o MTE, como o Poupatempo (em São Paulo), o Ganha Tempo (em Goiás), a Casa do Cidadão (no Ceará), Unidade de Atendimento Integrado (em Minas Gerais).

Documentos necessários para tirar a Carteira de Trabalho

  • Brasileiro nato:
    • 2 fotos 3×4 coloridas, iguais e recentes, com o fundo branco (Nos locais onde se emite a nova Carteira de Trabalho, a foto é tirada na hora);
    • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
    • Documento de identificação original (RG, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento, etc);
    • CPF.
  •  Brasileiro naturalizado:
    • Comprovada a situação de brasileiro naturalizado por meio da portaria de naturalização ou pela apresentação do documento de identidade civil do interessado, a CTPS será emitida seguindo as mesmas exigências feitas ao brasileiro nato (vide item “a”).

Quanto custa?

É gratuito.

Em quanto tempo fica pronta a carteira de trabalho?

O prazo para entrega varia, havendo locais como o Poupatempo onde a entrega é imediata. Em outros locais o cidadão deverá voltar dias após a solicitação e retirar a CTPS apresentando o protocolo e documento de identidade.

Documentos necessários para tirar a 2ª via da carteira de trabalho

Você poderá solicitar a 2ª via de sua Carteira de Trabalho nos mesmos locais onde se solicita a 1ª via, em situações como perda, furto ou roubo da CTPS, ou ainda se a carteira apresentar mau estado de conservação.

Atenção: Em caso de perda, extravio, furto ou roubo da sua Carteira de Trabalho, o fato deverá ser rapidamente comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, para a respectiva confecção do boletim de ocorrência.

  • 2 fotos 3×4 coloridas, iguais e recentes, com o fundo branco (Nos locais onde se emite a nova CTPS, a foto é tirada na hora);
  • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Documento de identificação original (RG, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento, etc);
  • Extrato do FGTS original (caso haja registro de atividade profissional na carteira);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (em caso de mau estado de conservação ou quando as folhas de registro acabarem);
  • Boletim de ocorrência original (apenas em caso de furto, roubo, perda ou extravio da Carteira de Trabalho)

Ainda, em casos de perda, furto ou roubo do documento, além do Boletim de Ocorrência, será necessário a apresentação de um documento que comprove o número anterior da CTPS, como cópia da ficha de registro de empregado, com carimbo do CGC da empresa, termo de rescisão do contrato de trabalho homologado, extrato de PIS ou FGTS. Para casos de segunda via em continuação, ou mau estado, a própria CTPS.

Via de Continuação

Durante a vida profissional do trabalhador, seus passos e registros profissionais são anotados na Carteira de Trabalho. Quando não houver mais campos em branco para anotações pertinentes, o trabalhador deverá requerer a “via de Continuação” do documento. O requerimento deverá ser feito quando não houver mais espaços para anotações em um dos seguintes campos:

  • Contrato de trabalho;
  • Contribuição Sindical;
  • Fundo de Garantia por tempo de Serviço;
  • Alteração de Salário;
  • Anotações de Férias.

A via de continuação poderá ser requerida nos mesmos locais onde são emitidos as primeira e segunda vias.  Os requerimentos são os mesmos. É de extrema importância que o documento original não esteja rasurado ou deteriorado, a ponto de não permitir a comprovação da autenticidade do documento, além da identificação do titular da CTPS.

Fonte:

  • Ministério do Trabalho e Emprego
  • Polícia Federal
  • Ministério das Relações Exteriores


GOSTOU DESTE ARTIGO?

CADASTRE SEU E-MAIL ABAIXO E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DE GUIADOCUMENTOS


Fique tranquilo. Jamais enviamos SPAM.

Entre AGORA em sua caixa de email e confirme seu cadastro. NÃO deixe para depois!

  81 Comentários para “Carteira de Trabalho”

  1. Este artigo foi muito útil para os meus estudos, pois sobre este tema incide muitas mudanças ao longo dos anos. Precisava atualizar meus conhecimentos acerca deste assunto. Obrigada!

  2. tem que agenda , para tirar 2 via carteira de trabalho , que documento precisa !

    • Marcos,

      Você poderá solicitar a 2ª via de sua Carteira de Trabalho nos mesmos locais onde se solicita a 1ª via, em situações como perda, furto ou roubo da CTPS.
      Você pode solicitar pelo POUPATEMPO e o serviço é imediato, sem agendamento. Porém, cada solicitação tem procedimentos e documentos diferentes. Como não especificou o seu problema, especificamente, não temos como ajuda-lo adequadamente.
      Você pode acessar por este link: http://www.poupatempo.sp.gov.br/home/ , aí, escolher o mais perto de você, em seguida, escolher CTPS e seguir as orientações do site. Obrigado por sua participação. GuiaDocumentos.

  3. É possivel obter o numero da minha carteira de trabalho apenas com o numero do meu protocolo?

    • Lucas, talvez entrando em contato no local onde você requereu a CTPS eles possam te adiantar o número. Se não for possível, somente esperando a CTPS ser entregue.
      A disposição. Abraço.

  4. Boa tarde, gostaria informarme sobre qual e a data limite para retirar a Carteira de trabalho (para estrangeiro). Eu iniciei o tramite em Setembro de 2013 e por motivos pessoais tive que me ausentar, sera que ainda posso ir retirar o documento? ou vou ter que fazer o processo novamente? Muito obrigado

  5. Diego,

    Você completou o processo de requerimento do Documento e recebeu número de protocolo? Essa é uma norma interna do MTE e não temos acesso a ela. Se tiver o número do protocolo, procure o local onde deu entrada no requerimento e questione. Obrigado por sua participação.

  6. Alguns colaboradores estão com a CTPS lotadas de informações, não havendo assim espaço para fazer novos lançamentos. Por este motivo, preciso saber como os respectivos colaboradores devem proceder ao solicitar nova CTPS, levando em consideração que a primeira não foi extraviada.

    Obrigado pela atenção.

  7. Com certeza o artigo aqui mencionado não somente foi, mas continuará sendo de grande utilidade.

    • Fernando,

      O documento que eles terão de requerer, tem o nome de “Via de Continuação”. Pode ser requerida nos poupatempos (se houver na sua região) ou nas sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego onde são emitidas as carteiras de trabalho normais. Obrigado por sua participação. GuiaDocumentos.

  8. procurei o posto poupa tempo da central do Brasil assim que sai de uma audiência de direitos trabalhistas para requerer uma nova carteira profissional,para um novo emprego,não me dando conta de observar com clareza,o meu numero de rg, devido meu estado de urgencia,não percebi o erro da atendente,não estava correto,assim passados 15 dias da entrega fui informado que a carteira não estava pronta e ainda terei que ir ao ministerio do trabalho para fazer uma ratificação.me pergunto.se eu perder a vaga no novo emprego,como fica minha familia. isto é poupa tempo ou perca de tempo.acredito que a pessoa que me atendeu si isentara da responsabilidade por que está trabalhando,assim não dando atenção a sua falha.

    • Wilson,

      Lamentável o que ocorreu com você. Deviam investir em sistemas automatizados menos passíveis de erros. O que você pode tentar, é explicar a situação na empresa dizendo que houve um erro na emissão do seu documento e que isto não foi um erro da sua parte. Também pode entrar com uma ação indenizatória na justiça, caso seja prejudicado pelo erro do estado. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Obrigado por sua participação. GD.

  9. BOA TARDE, PRECISO SABER,PORQUE QUANDO VOU AGENDAR PARA TIRAR MINHA CARTEIRA DETRABALHO,SOU INFORMADO QUE NÃO É POSSIVEL PELO MEU CPF,SÓ,QUE QUANDO CONSULTO MEU CPF ,A SITUAÇÃO DO MESMO ESTA REGULAR?

    BOA TARDE, PRECISO SABER PORQUE ,QUANDO VOU AGENDAR PARA TIRAR CARTEIRA DE TRABALHO,SOU AVISADO QUE NÃO É POSSIVEL,COM O MEU CPF, SÓ QUE,QUANDO CONSULTO O MESMO A SITUAÇÃO ESTA REGULAR O QUE POSSO FAZER,SE SÓ POSSO AGENDAR POR EMAIL? NITERÓI

    • Leandro,

      Não entendemos o por que do sistema recusar, uma vez que seu CPF parece estar regular. Sugerimos a você que procure a sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, ou Gerência Regional do Trabalho, ou ainda o posto de atendimento ao trabalhador (PAT) do seu município, que é onde é emitido Carteira de Trabalho e verifique o por que do sistema recusar. Obrigado por sua participação. GD.

  10. meu genro tirou a carteira de trabalho no poupa tempo do shopping são gonçalo no dia 1 de abril de 2014 pq conseguiu como jovem aprendiz,deram 15 dias pra pegar a carteira um lugar q chama poupa tempo.a empresa segurou a vaga mais quando foi buscar deram mais tempo e ontem ele voltou la e deram mais 10 dias,ele ta correndo o risco de perder essa oportunidade q não é facil e eles falaram q a culpa é do mininsterio do trabalho q não mandou a carteira dele.gostaria da ajuda de vcs porque ontem a empresa ligou e se ele não conseguir o mais rapido[se posso chamar esse tempo de rapido] pra não perder a vaga.

    • Angélica,

      Infelizmente, não há o que possamos fazer, pois a ação não depende de nós e sim do Ministério do Trabalho e emprego. Diga para ele se dirigir ao posto de atendimento do Ministério do trabalho em São Gonçalo, e tentar resolver a pendência por lá. Segue o endereço:
      SÃO GONÇALO
      Titular: Clóvis Machado Pinto
      Substituto: Ana Cristina Carvalho de Araújo Macedo
      Rua Coronel Moreira César nº75 – Zé Garoto – São Gonçalo
      Cep: 24440-440
      Telefone: (21) 2646-1167

      Desejamos a ele, boa sorte. Obrigado por sua participação. GD.

  11. Prezados,

    Gostaria de saber se é imprescindível que o estrangeiro apresente um documento (cobrança de banco, luz, etc) em seu nome que comprove a residência no Brasil. No nosso caso meu marido é frances, ja possui o visto permanente, porem viveremos em uma casa que pertence a meu pai, e ele ainda nao tem nenhum documento que prove que ele mora la. Como você acha que poderíamos fazer?

    Grata,
    Luana Floriano

    • Luana,

      O documento a apresentar, deve ser para comprovar a residência no Brasil. Pode ser de onde ele está morando no momento e não onde vai morar. Como ele tem visto permanente, o processo será mais descomplicado. Sugerimos a você que entre em contato com o cartório onde vai oficializar a UE e questione a necessidade, pois muitos cartorários poderão desprezá-lo em vista dele já possuir Visto permanente. Qualquer dúvida, entre em contato. Estamos à disposição. Muito obrigado por sua participação. GD.

  12. Estou contratando um Estrangeiro,

    Porem estou com uma duvida:

    Na carteira de trabalho dele está…

    Modalidade: Permanente
    Validade: 29/05/2014

    Oque isso quer dizer?
    a validade da Carteira de trabalho dele vai até dia 29/05/2014?

    • Rafael,
      Quando ele tirou o documento ele era estrangeiro permanente? Segundo a norma de emissão de CTPS para estrangeiro do MTE: ” O prazo de validade da CTPS será idêntico ao da CIE, ou ao do contrato de trabalho, ou ao protocolo expedido pelo Departamento de Polícia Federal, conforme o caso, sendo lançado no local reservado para carimbos utilizando-se modelo padronizado “. Para se eximir de qualquer dúvida ou responsabilidade, sugerimos que entre em contato com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, mais próximo da sua casa e peça informações detalhadas. Use esse link para encontrar: http://portal.mte.gov.br/postos/ . Qualquer dúvida, volte a entrar em contato. Sempre será um prazer, se pudermos ajudar. Obrigado por sua participação. GD

  13. Boa tarde, gostaria de saber se é possível eu tirar minha carteira de trabalho em outra cidade.

    Estou de mudança e perdi minha primeira via e gostaria de saber se é possível tirar a segunda na cidade onde vou morar.

    Grato.

    • Yuri,

      Sim. Procure o setor responsável por emissão de CTPS do município para onde estiver se mudando e faça o requerimento. Obrigado por sua participação. GD.

  14. Bom dia ou boa tarde !

    Eu sou frances e sou casado com uma brasileira.Eu moro atualmente em Sao Paulo (centro). Eu acabo de tirar o certidao (na policia federal superintendência) que comprova que eu to fazendo o pedido de permanência definitiva, com base em cônjugue brasileiro. Ja Tenho meu protocolo dentro do meu passaporte. Eu fui hoje (26/05/2014) na superintendência regional do trabalho e emprego (rua martins Fontes, 109 – SP). So que a pessoa agendou uma entrevista para meu CTPS no dia 26/09/2014 hora : 12h20. Quer dizer que eu tenho que esperar 4 meses sem poder trabalhar ? Nao tem como ter uma carteira de trabalho provisorio ou agendar mais cedo, porque 4 meses sem fazer nada … ?

    Obrigado pela sua resposta

    Atenciosamente

    Adrien

    • Adrien, infelizmente não temos conhecimento se é possível o agendamento mais cedo. Somente a própria Superintendência regional do trabalho para dizer ser é possível. Tente entrar em contato novamente e explique a situação.
      Obrigado por participar.
      Forte abraço e boa sorte.

  15. Tenho uma carteira já cheia ,tirei outra ,essa perdi,tenho que tirar mais uma, seria segunda via ,de essa que pedi ? moro em Mogi das cruzes,poço tirar aqui no poupa tempo ?

    Tenho que fazer boletim de ocorrencia ?

    • Cristhian,

      Você deve fazer um boletim de ocorrência imediatamente. Quanto ao documento, você deve requerer a segunda via, pois a que você tinha e que perdeu é a “via de continuação”. Dirija-se ao secretaria de trabalho do seu município responsável pela emissão de carteiras de trabalho ou ao Poupatempo mesmo. Obrigado por sua participação. GD.

  16. Oi, eu sou estrangeira e tire a carteira de trabalho o ano passado com o visto de trabalho por dois anos que a empresa fez para mim. Eu sai da empresa neste ano e troque o visto para o visto Mercosur. Minha dúvida é si eu tenho que tirar a carteira de trabalho novamente.
    Muito obrigada,

    • Andrea,

      Você deve consultar a sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, mais próxima de você, pois são eles que emitem CTPS para estrangeiros e não temos acesso às regras. Obrigado por sua participação.GD.

  17. Vou tirar a 2 carteira de trabalho pois a 1 esta cheia..
    Preciso agendar ou posso ir direto ao poupa tempo munido de documentos?

  18. Olá. Minha empregada doméstica tirou uma segunda via da CTPS porque sua antiga estava em mau estado de conservação. Por favor, o que devo anotar na nova carteira, já que o registro e todas as anotações de férias, décimo terceiro e aumento salarial, além dos registros anteriores, estavam na antiga. Obrigada, Rosana.

    • Rosana,

      A transcrição que você terá de fazer, será concernente ao contrato de trabalho, se está em vigor e continua. As outras anotações, como alterações salariais, contribuições sindicais, férias, etc., você deverá dar continuidade, quando for pertinente a anotação. Qualquer dúvida, uma pessoa que tenha noções de seção de RH, poderá ajudá-la. Obrigado por sua participação. GD.

  19. Fui na previdência social para começar a pagar meu INSS porque eu sai da firma, mas quis continar a pagar,deu certo estou pagando mas la me informarão que minha carteira de trabalho estava irregular, não tem data de emissão,mandarao eu procurar o sine ou ministério do trabalho,fui nos dois mas me falaram que não podem faze nada porque não fiz ela em santa catarina só poderiam fazer outra mas não iria adiantar porque ainda tem espasso e ela já tinha sido assinada em 1994 etc…aí fui no parana la onde eu fiz me falaram que eu tinha que fazer outra e ir nas firmas onde trabalhei p/ elas registrarem ela de novo isso para mim é impossível tem firmas que trabalhei e algumas já faliram estou me sentindo muito mal com tudo isso o erro foi do ministério do trabalho quando falei que eu era barrageira ai me falaram então lascou tudo mas ñ era isso que eu queria ouvir deles, oque devo fazer? isso vai me prejudicar se algum dia eu precisa me encosta ou aposentar? posso entrar com um processo contra o ministério de trabalho? se tenho vou ter que esperar eu precisa doa previdência social para entrar com o processo… tenho 40 anos mas me preocupo com o futuro…obrigado se me responderem o mais breve possível.

    • Lucimar,

      Parabéns. Sua atitude demonstra uma pessoa bem estruturada.
      Para uma orientação estritamente adequada à sua situação, sugerimos fortemente a você, que procure um advogado trabalhista. Este profissional terá experiência e discernimento adequados para analisar corretamente a sua situação e irá orientá-la adequadamente sobre como você deverá proceder para a regularização da sua situação. Obrigado por sua participação. GD.

  20. Agora é preciso agendar p tirar a carteira de identidade no poupa tempo no Rio de Janeiro?

    • Caroline,

      Se houver muita demanda, é provável que o órgão requeira agendamento prévio, para agilização do atendimento. Obrigado por sua participação. GD.

  21. Oi..gostaria de tirar uma dúvida, perdi minha carteira de trabalho, sendo q dia 1 julho tenho q entrada na minha licença maternidade , a atendente da previdência me orientou a tirar outra carteira de trabalho com o mesmo número e pedir para meu patrão assinar novamente, trabalho como doméstica, queria saber se é possível.

    • Marlucia,
      Para requerer a segunda via do documento, você precisará apresentar um documento para a comprovação do número da sua CTPS extraviada, além de um boletim de ocorrência ditando o fato. Após isso, seu patrão poderá inserir os dados do contrato de trabalho, ainda vigente, entre a partes (Você e ele). Procure o órgão emissor de CTPS do seu município, e se informe. Obrigado por sua participação. GD.

  22. Olá,
    Eu solicitei a primeira via da minha carteira de trabalho na prefeitura da minha cidade, mas só vou poder ir buscar a carteira no dia 17/07, sendo que vou precisar da carteira dia 04/07. Então pesquisei e fiquei sabendo que tem um lugar que tira a carteira na hora, sera que tem como eu cancelar o meu pedido e fazer nesse lugar que tira na hora, ou então uma outro maneira para tirar minha carteira nesse lugar ?

    Desde já agradeço vcs.

    • Daniel,
      Volte ao local onde requereu a primeira via e veja se há como cancelar o pedido. No local onde vai precisar da sua CTPS, não é válido o protocolo de requerimento com o número?

  23. Tem alguma unidade Poupa Tempo em Minas Gerais ?

  24. Já tentei levar apenas o protocolo mais não consegui realizar a inscrição com o mesmo. Pelo que estou vendo me parece que nas unidades UAI também demora 15 dias para a retirada da carteira de acordo com o site. Vocês sabem algum lugar em Minas Gerais que emita a carteira na hora ?

    Obrigado.

  25. Boa tarde, eu gostaria de saber se tem algum posto do poupa tempo que emita a segunda via da carteira de trabalha na mesma hora. Se tem, onde fica esse posto? muito obrigada e boa tarde

    • Patricia,
      Segundo o Poupatempo, postos que emitem CTPS, o fazem na mesma hora. Consulte se há algum perto de você (que emite a carteira), por este link: http://guia.poupatempo.sp.gov.br/ . Carteiras de trabalho são emitidas por postos de atendimento ao trabalhador dos municípios. Informe-se na prefeitura do seu município, o local onde é emitido o documento. Obrigado por sua participação. GD

  26. se eu não tenho o RG por perdas, e quero a carteira de trabalho urgente posso apresentar uma xerox do rg e o boletim de ocorrência para poder tirar?

    • Rayanne,
      Entre em contato com o PAT onde for requerer o seu documento e questione se a cópia, e um b.o pode substituir o documento. Segundo do PAT: o RG “Pode ser substituído por:
      Original ou cópia autenticada de: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certificado de Reservista, Carta Patente (no caso de militares), Carteira de Identidade Militar, Certificado de Dispensa de Incorporação ou documentos de identidade de Conselhos ou Órgão de Classe (OAB, CRM, CREA, etc) desde que contenham Estado e Município de nascimento e estejam dentro do prazo de validade; ” Obrigado por sua participação. GD.

  27. ola! perdi meu rg posso tirar a carteira de trabalho apenas com o B.O?

    • Natália,

      Segundo o PAT: o RG “Pode ser substituído por:
      - Original ou cópia autenticada de: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certificado de Reservista, Carta Patente (no caso de militares), Carteira de Identidade Militar, Certificado de Dispensa de Incorporação ou documentos de identidade de Conselhos ou Órgão de Classe (OAB, CRM, CREA, etc.) desde que contenham Estado e Município de nascimento e estejam dentro do prazo de validade; ” . De qualquer forma, leve o B.O também, quando for requerer. Obrigado por sua participação. GD.

  28. Ola! Iniciei os tramites para tirar o rg dos meus filhos em Bauru e nao pude ir busca -los ,porem abriu uma unidade na minha cidade sera que eles conseguem me entregar por aqui mesmo ?

    • Elaine,
      Trata-se de unidade do Poupatempo? Procure a unidade e informe-se (Você também poderá entrar em contato com o Poupatempo pelo telefone gratuito 0800 772 36 33). Documentos requisitados e não retirados, são destruídos após 180 dias da requisição. Também em algumas unidades, o serviço de requisição de RG não está disponível. Caso a unidade de sua cidade não emitir o documento, procure pela Secretaria de Segurança Pública de seu município. Normalmente o posto de identificação civil funciona no prédio da Delegacia de Polícia Civil do município. Onde você poderá fazer o requerimento do documento dos seus filhos. Obrigado por sua participação. GD.

  29. Trabalhei numa firma que fechou e até hj ñ deram baixa na minha carteira de trabalho. O dono da firma sumiu, o que faço? tiro a segunda via da carteira? Por favor me ajudem preciso muito conseguir outro emprego .O que devo fazer?

    • Lucianna,
      Consulte imediatamente um advogado trabalhista. Ele a orientará corretamente sobre o que você deverá fazer para não perder seus direitos. Desejamos a você, boa sorte. Obrigado por sua participação. GD.

  30. Boa noite.
    Gostaria de saber qual procedimento que eles tomam no caso de falta de espaço na carteira de trabalho? Eu tenho a minha, mas não tem espaço para o próximo registro. Meu marido disse que o poupa tempo manda a gente ir na caixa econômica retirar um extrato depois voltar para o poupa tempo para levar e que demora muito para ficar pronta. Isso é verdade?

    • Marcela,
      O que você deverá fazer é requerer a “via de continuação” no mesmo local onde é emitido a primeira e a segunda via do documento. Veja se o Poupatempo em questão emite CTPS. No site do Poupatempo, a informação é de que a entrega é imediata.
      Acesse por aqui e tenha mais informações: http://guia.poupatempo.sp.gov.br/_SmartChoice.aspx?codArvID=76&RamNomAmig=Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – SERT
      Clique em via de continuação, e acesse informações sobre como requerer e onde requerer no menu à esquerda. Obrigado por sua participação. GD.

  31. Olá, boa tarde. Eu ainda não tenho carteira de trabalho. Minha mãe agendou pra o dia 31/07 para retirar a carteira de trabalho. Mas agora ela está em dúvida se no dia que marcamos já é para pegar a carteira ou para requerer. Gostaria que me explicasse, pois preciso dela urgente. Foi no ministério de trabalho de Alcântara, São Gonçalo.

    • Lívia,
      Quando é para retirar o documento, é geralmente entregue ao requisitante um protocolo. Ela está de posse do protocolo?
      Carteiras de trabalho, no serviço que as emite, geralmente é no mesmo dia. Sugiro que entre em contato telefônico com o posto que emite o documento e verifique se a emissão é no mesmo dia. Obrigado por sua participação. GD.

  32. Onde posso tirar minha segunda via e receber de imediato documento ?? Localidade Bahia

  33. Boa tarde,
    Sou estrangeiro, tenho CPF em ordem, e estou esperando sair a minha carteira (RNE) permanente, ou seja, por enquanto tenho o protocolo da Polícia Federal. Minha pergunta é a seguinte: É possível tirar a CTPS com o protocolo e o CPF?
    Agradeço já a sua atenção.

  34. invalidei minha 1 via da carteira de trabalho e encaminhei a segunda via, eles me deram o protocolo.. gostaria de saber se entre esse meio tempo ate minha 2 via chegar eu posso ser contratado por alguma empresa.

    • Mateus,
      Como as regras mudam de empresa para empresa, somente o RH de referida empresa pode responder à questão. Obrigado por sua participação. GD.

  35. Boa noite.
    Minha carteira de trabalho ta muito velha quase sem condicao de uso.
    E possivel transferir o registro para a segunda via da carteira de trabalho.e onde realizo isso
    Mas se transferir a carteira vai ficar sem carimbo e assinatura da antiga empresa isso nao tem problema?

    • Lídio,
      CTPS em degradado estado de uso, podem ser substituídas pela segunda via do documento. Dirija-se ao local em seu município, onde são emitidas carteiras de trabalho (PAT, secretaria emprego e trabalho, Poupatempo, etc.) e faça a requisição da segunda via. Leve a carteira antiga e documento de identificação. A transcrição que você terá de fazer, será concernente ao contrato de trabalho, se estiver em vigor e contínua normalmente. As outras anotações, como alterações salariais, contribuições sindicais, férias, etc., você deverá dar continuidade, quando for pertinente a anotação. Sobre o contrato de trabalho antigo, ele deverá ser transcrito se ainda estiver vigorando (Sugerimos que consulte um contador ou advogado trabalhista para explicar a você sobre os registros efetuados anteriormente). Obrigado por sua participação. GD.

  36. Boa noite, fiz minha carteira de trabalho faz 4 anos, em uma ação comunitária que teve no meu bairro, porém precisei me mudar e acabei não retirando. Hoje retorno para a minha cidade e vou precisar dela, existem algum prazo para a retirada da mesma?
    Obrigada

    • Priscila,
      Essa ação, da guarda de documentos, é regido por norma interna e infelizmente não temos acesso. Você deve verificar no referido posto de atendimento. Obrigado por sua participação. GD.

  37. Boa noite!
    Preciso registrar dois funcionários e os mesmos só estão com os protocolos, não retiraram a carteira ainda. Este número de protocolo serve para registro?
    Obrigada.

    • Adriana,
      Consulte um contador. Não temos conhecimento se o procedimento é legal, uma vez que deverá ser efetuado o registro do contrato de trabalho na carteira, e se os números do protocolo de pedido é o número definitivo do documento. Obrigado por sua participação. GD.

  38. Vou tirar minha primeira via da carteira de trabalho, gostaria de saber se ela é emitida na hora, pois a empresa está com urgência. Moro no Rio de Janeiro.Qual posto no Rio emite na hora? Obrigada.

  39. Tenho so um registro na carteira de trabalho, mas nao tem mais espaço para anotaçoes das ferias, para atualizar daqui pra frente pode fazer essas anotaçoes no campo de serviços gerais, ou eu preciso tirar uma segunda via da carteira de trabalho. Desde ja agradeço.

  40. Boa noite !
    Para se tirar a carteira de trabalho no poupa tempo é preciso agendar ?
    Aguardo resposta.

    • Em algumas unidades sim, é necessário o agendamento. Entre em contato e informe-se pelo 0800 772 36 33.
      Agradecemos seu contato.
      Forte abraço.

  41. Boa noite… Minha carteira de trabalho está em bom estado mas perdi a foto, tem algo que eu possa fazer para não precisar tirar uma segunda via?? No Poupatempo elea podem colocar e carimbar uma foto nova???

    • Elza,
      Alterações entram como segunda via. No caso de foto não podemos afirmar. Sugerimos que você procure em posto de atendimento ao trabalhador (Sem ser o Poupatempo), mais próximo de você e se informe por telefone. Obrigado por sua participação. GD.

  42. quero saber aonde sai na hora !!

    • Mailly,
      A emissão na hora depende do total do número de atendimentos. Sugerimos que entre em contato telefônico com o posto de atendimento ao trabalhador mais próximo e se informe. Obrigado por sua participação. GD.

 Este artigo foi útil para você? Registre abaixo sua opinião ou dúvida. Comente!

(obrigatório)

(obrigatório) - Respeitamos sua privacidade! Seu email não será publicado e jamais enviamos spam..

Utilize o espaço acima para interagir conosco. Registre sua dúvida ou comentário no campo acima.