out 082013
 
53 Flares Facebook 40 Twitter 2 Google+ 11 Pin It Share 0 Email -- 53 Flares ×

Está a procura de vagas de emprego com carteira registrada? Confira neste artigo dicas para ter em mão sua Carteira de Trabalho.

A carteira de trabalho e previdência social é o documento responsável por registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ela informa a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.

Através desses registros, é possível garantir ao trabalhador direitos trabalhistas como a aposentadoria, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

► Também existe a Carteira de Trabalho para EstrangeirosClique aqui para ler o artigo e aprender como requerê-la.

Carteira de Trabalho - CTPS

CARTEIRA DE TRABALHO


Quem pode tirar a carteira de trabalho?

 É possível obter a carteira a partir dos 14 anos, já que a legislação trabalhista prevê a possibilidade de contrato de aprendizes a partir dos 14 anos, sob condições diferenciadas.

A Carteira de Trabalho poderá ser emitida para brasileiros natos ou naturalizados, e também para estrangeiros.

Onde tirar a carteira de trabalho?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é emitida nas sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, na Gerência Regional do Trabalho, nos postos de atendimento ao trabalhador (PAT) dos municípios. A Carteira de Trabalho também é emitida nos postos conveniados com o MTE, como o Poupatempo (em São Paulo), o Ganha Tempo (em Goiás), a Casa do Cidadão (no Ceará), Unidade de Atendimento Integrado (em Minas Gerais).

Documentos necessários para tirar a Carteira de Trabalho

  • Brasileiro nato:
    • 2 fotos 3×4 coloridas, iguais e recentes, com o fundo branco (Nos locais onde se emite a nova Carteira de Trabalho, a foto é tirada na hora);
    • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
    • Documento de identificação original (RG, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento, etc);
    • CPF.
  •  Brasileiro naturalizado:
    • Comprovada a situação de brasileiro naturalizado por meio da portaria de naturalização ou pela apresentação do documento de identidade civil do interessado, a CTPS será emitida seguindo as mesmas exigências feitas ao brasileiro nato (vide item “a”).

Quanto custa?

É gratuito.

Em quanto tempo fica pronta a carteira de trabalho?

O prazo para entrega varia, havendo locais como o Poupatempo onde a entrega é imediata. Em outros locais o cidadão deverá voltar dias após a solicitação e retirar a CTPS apresentando o protocolo e documento de identidade.

Documentos necessários para tirar a 2ª via da carteira de trabalho

Você poderá solicitar a 2ª via de sua Carteira de Trabalho nos mesmos locais onde se solicita a 1ª via, em situações como perda, furto ou roubo da CTPS, ou ainda se a carteira apresentar mau estado de conservação.

Atenção: Em caso de perda, extravio, furto ou roubo da sua Carteira de Trabalho, o fato deverá ser rapidamente comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, para a respectiva confecção do boletim de ocorrência.

  • 2 fotos 3×4 coloridas, iguais e recentes, com o fundo branco (Nos locais onde se emite a nova CTPS, a foto é tirada na hora);
  • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Documento de identificação original (RG, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento, etc);
  • Extrato do FGTS original (caso haja registro de atividade profissional na carteira);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (em caso de mau estado de conservação ou quando as folhas de registro acabarem);
  • Boletim de ocorrência original (apenas em caso de furto, roubo, perda ou extravio da Carteira de Trabalho)

Ainda, em casos de perda, furto ou roubo do documento, além do Boletim de Ocorrência, será necessário a apresentação de um documento que comprove o número anterior da CTPS, como cópia da ficha de registro de empregado, com carimbo do CGC da empresa, termo de rescisão do contrato de trabalho homologado, extrato de PIS ou FGTS. Para casos de segunda via em continuação, ou mau estado, a própria CTPS.

Como Recuperar registros antigos em caso de perda da Carteira de Trabalho

O trabalhador que teve seu documento extraviado, o qual continha dados de registros de contratos de trabalho anteriores, deve recuperar os registros, pois eles são importantes para efeitos de aposentadoria, em casos de erro, além da comprovação da experiência profissional do mesmo. Os registros podem ser obtidos através do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Empregadores e da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, a partir do ano de 1976. Para efetuar o pedido, o trabalhador deve dirigir-se a um posto de atendimento das Superintendências regionais do Trabalho. Em casos em que as empresas não tenham cumprido a obrigação de preencher e enviar os dados ao cadastro do CAGED/RAIS, o trabalhador deverá dirigir-se às empresas em questão e solicitar o registro no novo documento. Quando houver casos em que a empresa em questão não existir mais ou tenha decretado falência, a superintendência encaminhará o trabalhador para a Justiça do trabalho para a resolução da pendência.

Via de Continuação

Durante a vida profissional do trabalhador, seus passos e registros profissionais são anotados na Carteira de Trabalho. Quando não houver mais campos em branco para anotações pertinentes, o trabalhador deverá requerer a “via de Continuação” do documento. O requerimento deverá ser feito quando não houver mais espaços para anotações em um dos seguintes campos:

  • Contrato de trabalho;
  • Contribuição Sindical;
  • Fundo de Garantia por tempo de Serviço;
  • Alteração de Salário;
  • Anotações de Férias.

A via de continuação poderá ser requerida nos mesmos locais onde são emitidos as primeira e segunda vias.  Os requerimentos são os mesmos. É de extrema importância que o documento original não esteja rasurado ou deteriorado, a ponto de não permitir a comprovação da autenticidade do documento, além da identificação do titular da CTPS.

Fonte:

  • Ministério do Trabalho e Emprego
  • Polícia Federal
  • Ministério das Relações Exteriores

GOSTOU DESTE ARTIGO?

CADASTRE SEU E-MAIL ABAIXO E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DE GUIADOCUMENTOS


Fique tranquilo. Jamais enviamos SPAM.

Entre AGORA em sua caixa de email e confirme seu cadastro. NÃO deixe para depois!

  200 Comentários para “Carteira de Trabalho”

  1. Olá,
    Planejo retirar meu dinheiro do FGTS, mas perdi minha carteira e estou me preparando para fazer a segunda via.
    Gostaria de saber se há algum prazo específico após a renovação da carteira em que não é possível retirar o dinheiro?
    No aguardo,

    • Stela,

      Para sua segurança, sugerimos que consulte um contador, ou a Caixa Econômica Federal, que é o órgão que gerencia as contas de FGTS. Obrigado por sua participação. GD.

  2. Olá,eu perdi minha carteira de trabalho e quero tirar uma segunda via,para me dirigir ao órgão responsável é obrigatório levar um boletim de ocorrência mesmo assim? Pois em outros lugares dizem que também tem que fazer uma carta a punho mas eu não sei bem ao certo,estou com duvidas ..

    • Sysy,

      A informação de que dispomos, é que, quando da perda ou furto/roubo desse documento, a apresentação do Boletim de Ocorrência policial é prova circunstancial abrangente. Ainda para este documento, há alguns locais que exigem o comprovante de residência e outros não. No caso que cita, o melhor a fazer é consulta in loco, para maiores informações. Obrigado por sua participação. GD.

  3. Minha filha perdeu a carteira de trabalho ela ñ teve nenhum registro na carteira..quais sao o documentos necessario.

    • Viviane,

      Se ela não teve registro algum, nem mesmo cadastro no PIS, será emitido uma nova carteira de trabalho. Dirija-se ao posto de atendimento ao trabalhador mais próximo de você com documento de identificação, Boletim de Ocorrência da perda do documento (se houver), 01 foto 3×4 (Alguns locais podem exigir duas, ou a foto ser colhida por meios digitais no local de atendimento) e comprovante de residência (Alguns locais de atendimento podem exigir a comprovação). Para informações precisas sobre os requerimentos exatos, você deve consultar o posto de atendimento ao trabalhador. obrigado por sua participação. GD.

  4. Boa tarde. Existe ainda no RJ ou cidades vizinhas algum posto que tira a 2 via da carteira de forma imediata?

    Muito Obrigado.

  5. Boa tarde!

    Gostaria de saber quais os documentos que tenho que levar pra emissão da 2° via da CP??

    • Lene,

      Geralmente, além da própria CTPS (se disponível), uma foto 3×4 (alguns postos coletam a foto na hora do atendimento), documento de identidade, CPF, e comprovante de residência (alguns postos fazem essa exigência). Para mais informações, sugerimos que acesse o site de serviços de Poupatempo (Riopoupatempo, PoupatempoSP, rede UAI, etc.). Qualquer dúvida, volte a entrar em contato. Obrigado por sua participação. GD.

  6. Preciso tira minha segunda via da carteira de trabalho

    • Priscila,

      Dirija-se ao centro de atendimento ao trabalhador mais próximo de você. Você pode consultar o endereço, pelo site do Ministério do Trabalho (http://portal.mte.gov.br/postos/ ), ou na prefeitura municipal de sua cidade, através da secretaria de emprego e trabalho. Obrigado por sua participação. GD.

  7. Olá boa tarde, preciso tirar a 2ª via da minha carteira de trabalho. Porém, não tenho registro de PIS, nunca trabalhei com carteira assinada, não tenho nenhum registro nela, não sei o número da carteira, não tenho xerox dela, não tenho nada, ou seja, está como se nunca tivesse tido carteira de trabalho. Pergunto, tenho como tirar uma nova carteira?? Quais documentos serão necessários? É gratuito?

    • Nádia,

      Você pode requerer a segunda via do documento normalmente. Dirija-se ao centro de atendimento ao trabalhador mais próximo da sua residência a faça a requisição (Explique ao atendente o caso. A depender, será emitido como primeira via mesmo, por não ter registro no PIS). Você pode pesquisar os endereços dos locais de atendimento pelo site do ministério do trabalho (http://portal.mte.gov.br/postos/), ou na secretaria de emprego e trabalho do seu município. Os documentos podem variar, geralmente são uma foto 3×4 (alguns postos de atendimento podem tirar na hora do atendimento), documento de identificação e alguns podem requerer comprovante de residência. Geralmente o serviço é gratuito. Obrigado por sua participação. GD.

    • tirei segunda via da carteira de trabalho que deveria ficar pronta em 60 dias,depois do prazo dado fui 03 vezes e nao estava pronta a ultima vez a carteira nao veio porque a foto ficou ruim, tive que voltar para levar uma foto 3*4 de casa,ai vem o pior quando perguntei quanto tempo demoraria a resposta que tive foi esta ,provavelmente mais 60 dias senhora .

  8. Olá! Eu fiz minha carteira em 2005, mas nunca foi registrada, e agora estou procurando emprego, só que não encontro minha carteira, devo ter perdido em mudança de casa, algo assim, não faço a menor ideia de quanto tempo faz, não sei o numero também. Sera que posso fazer uma nova?

    • Roberta,

      Pode sim. Dirija-se ao centro de atendimento ao trabalhador mais próximo da sua residência, explique o fato (Você fez B.O (Boletim de ocorrência) pela perda do documento? Talvez seja pedido o B.O.), e faça a requisição pela segunda via do documento. Obrigado por sua participação. GD.

  9. Boa tarde.

    Minha namorada não tem a carteira de trabalho, vai mandar fazer ela amanhã, mas ela precisa se apresentar na empresa antes da carteira ficar pronta, existe algum documento que ela possa solicitar para apresentar no local de trabalho?

  10. Boa noite! Minha filha teve a foto da CTPS rasgada por uma criança. Ela pediu nova carteira há 3 meses e ainda não recebeu (Aqui se faz o requerimento na prefeitura). Moramos em um pequena cidade da Paraíba, no entanto, esta minha filha consegui um trabalho em Natal – RN. Está no período de experiencia e a empresa já solicitou muitas vezes o documento, mas a prefeitura só informa que houve um atraso na entrega. Estamos preocupadas porque ela vai acabar perdendo o emprego. É possível fazer um novo requerimento em Natal? O que podemos fazer concretamente? Muito grata pela ajuda! Parabéns pelo conteúdo desse artigo!

    • Josenilda,

      Diga para sua filha dirigir-se à um posto de atendimento do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e fazer o questionamento se é possível a emissão do documento pela unidade. Para saber qual unidade é a mais próxima do endereço dela, acesse: http://portal.mte.gov.br/postos/resultado-por-estado/uf/rn.htm . Ela poderá questionar também pela SEMTAS – Secretaria Municipal de trabalho e assistência social. Os dados são os seguintes:

      SEMTAS – Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social
      Secretária: Ilzama Silva Pereira
      Av. Bernardo Vieira, 2180 – Dix-Sept Rosado
      CEP: 59054-000
      Telefone: 84 3232-9243 / 3232-9241 / 3232.9244
      Email: semtas@natal.rn.gov.br

      Esperamos que o caso se resolva. Volte sempre que precisar. Obrigado por sua participação. GuiaDocumentos.

      • Muito obrigada pela resposta. Logo que o caso for resolvido deixarei registrado aqui, pois quem sabe, poderá ajudar outra pessoa em situação semelhante. Mais uma vez parabéns pelo conteúdo e agora, parabenizo também pelo atendimento.
        Abraço.

        • Josenilda,

          Nós que agradecemos suas palavras e sua participação. Agradecemos também a postagem do relato do caso de sua filha. Com certeza auxiliará outras pessoas sim e a agradecemos por compartilhar a experiência. GuiaDocumentos.

  11. onde posso tira 2ª via carteira profissional que entregue no mesmo dia

    • Josilene,

      A entrega do documento no mesmo dia, é mediante haver disponibilidade de tempo e quantidade de trabalho relacionada na unidade emissora. Não há como precisar. Deve ser consultado no local de emissão, mais próxima da residência do requerente. Obrigado por sua participação. GD.

  12. Eu não estava trabalhando registrada e perdi minha carteira de trabalho e não sei a numeração como faço?

    • Bárbara,

      Você chegou a ser cadastrada no PIS? Caso, não tenha, e não tendo nenhum registro, você terá de requerer uma nova carteira, que terá um novo número. Procure um posto de atendimento ao trabalhador mais próximo de você, e faça o requerimento. Obrigado por sua participação. GD.

  13. O numero do protocolo carteira de trabalho e o mesmo da carteira?

    • André,

      Para ter certeza absoluta, você deve consultar o órgão emissor. O número definitivo pode constar no protocolo, ou neste apenas pode constar o número do processo de seu atendimento na unidade emissora. Não é possível precisar. Obrigado por sua participação. GD.

  14. Preciso tirar uma dúvida referente a emissão da 2ª via da CTPS.

    A minha foi extraviada, e não tenho nenhum documento que comprove o número dela.
    o que faço?

    • Renan,

      Você tinha registro de trabalho (Ou teve?) na carteira de trabalho extraviada, ou foi cadastrado no PIS? Em caso negativo, ao requerer uma segunda via, um número novo será emitido para seu novo documento, nos locais de atendimento ao trabalhador, onde são emitidos CTPS. Obrigado por sua participação. GD.

  15. Qual o posto de atendimento mais proximo do meir para tirar a continuação da carteira de trabalho?

  16. Bom, minha carteira de trabalho esta rasgada que meu sobrinho rasgou a pagina que fui registrado. No caso, oque eu poderia fazer ? Me ajudem ?

  17. Dei baixa na empresa faz 8 dias e nao devolverao minha carteira ainda ,mais preciso dela urgente para registrar em outra empresa . oque faço ?

    • Luiscleiton,

      Segundo a CLT, a empresa possui 48 hs para devolver o documento. Para uma decisão acertada de ações a se tomar, sugerimos que consulte um advogado trabalhista. Você pode procurar a delegacia de policia civil mais próxima da sua residência e obter orientações sobre se pode registrar um Boletim de ocorrência sobre o fato. Obrigado por sua participação. GD.

  18. Ola, estou com uma seria duvida sobre a segunda via da minha CTPS. Sou funcionario publico e nunca minha CTPS foi registrada. Acontece que perdi ela e agora estou precisando em uma escola particular, porem nao tenho nenhum registro com o numero dela para poder fazer o B.O. Qual procedimento adotar nesse caso. Obrigado.

    • Alexandre,

      Você é um funcionário público Estatutário? Quando foi nomeado, não foi usado ou criado número da inscrição no PASEP? Se você tentar registrar o Boletim de ocorrência via online, e o sistema requerer que você insira o número, sugerimos que procure a delegacia de polícia civil mais próxima de sua residência e se informe como pode registrar o B.O. Geralmente, o número da carteira de trabalho é conseguida em termos rescisórios de contrato de trabalho, ou em registro de seguro desemprego anteriores ou informações de FGTS. Como nunca teve um registro, fica complicado descobrir o número. Obrigado por sua participação. GD.

      • Obrigado pelo esclarecimento. Vou tentar fazer BO com o PASEP, senao tenho que me informar se tiro outra como primeira via.

        • Alexandre,

          Volte sempre que precisar. Procure o serviço de atendimento ao trabalhador mais próximo de você (Geralmente postos do PAT ou da prefeitura), para se informar sobre a via da CTPS. Estamos à disposição. Obrigado por sua participação. GD.

  19. Boa noite!

    Meu marido foi preso e eu preciso dar entrada no auxilio reclusão dele, mas ainda não fiz isso, pois a carteira dele tinha ficado com a penultima empresa que ele tinha trabalhado e eles informar que a carteira foi perdida. Eu posso solicitar uma segunda via dessa carteira? Se sim, como faço? Senao for possível emitir uma segunda via dessa carteira, a empresa pode me fornecer algum tipo de declaração com os dados do vinculo empregaticio que ele tinha? Na verdade, não faço idéia do que devo fazer, só sei que preciso comprovar ao INSS o vículo empregaticio que ele tinha. Me ajudem, por favor?

    Obrigada.

    • Pamella,

      Dirija-se ao centro de atendimento ao trabalhador do seu município, mais próximo da sua residência e se informe acerca dos procedimentos e documentos exigidos para que você faça o requerimento da segunda via da carteira. Baseado nas exigências dos documentos para a emissão da segunda via com registro em carteira (Como havia na que foi extraviada e o vínculo que precisa provar), talvez seja necessário a você, a consulta com um advogado trabalhista, ou com a defensoria pública do seu município, para que você seja instruída sobre o que deve fazer. Qualquer dúvida, volte a entrar em contato conosco. obrigado por sua participação. GD.

  20. Já fiz minha carteira de trabalho mas ainda não pude ir pegar. quanto tempo tenho para ir buscá-la?

  21. Quero tirar a primeira via CTPS e gostaria de sabe se é necessário agendar se for,favor informar o número do telefone para agendamento sendo essa minha dúvida,no momento.Agradeço Lucas.

  22. oi ,meu nome veio errado na CTPS e eu razurei o que devo fazer?

    • Ananda,

      Retorne ao local onde requereu seu documento (Ou o local mais próximo de sua residência para atendimento ao trabalhador) e verifique se poderá pedir uma via de retificação, ou a segunda via do documento. obrigado por sua participação. GD.

  23. Foi demitido mas a empresa não deu baixa na minha carteira e só pagará minhas verbas recizorias em juízo, o que devo fazer para retirada da segunda via? Qual o procedimento nesse caso? …

  24. Perdi minha carteira de trabalho, fiz a segunda via mas não resistrei os trabalhos anteriores a nova carteira. será q vai dar problema no dia que eu for receber o pis?? pois seria a primeira vez que recebo ano que vem..

    • ilyzieli,

      Para sua segurança, aconselhamos que se oriente em uma agência da Caixa Econômica Federal, onde são realizados os pagamentos do programa, quais são os procedimentos em casos como análogos ao seu. Ou com um contador de sua confiança ou empresa onde trabalha. obrigado por sua participação. GD.

  25. Olá tirei me rg em Pernambuco moro agora em sp tive que tirar outro aqui . Vamos la a numeração mudou mas tirei minha carteira de trabalho aqui com a numeração do rg antigo e preciso tirar outra via da carteira da problema na hi de tirar. Outra coisa é e obrigatório faser boletim em caso de perda da carteira de trabalho? É obrigatório levar esse boletim.

    • André, tudo bem?
      Sempre é recomendável registrar um B.O. quando um documento for perdido ou roubado/furtado. Isso evita que outras pessoas usem seu documento indevidamente. Muitos Estados, como São Paulo, implantaram a Delegacia Eletrônica, tornando possível o registro de BO pela internet para vários tipos de ocorrência, e uma delas é o extravio/furto/roubo/perda de documentos.
      Com o Bo em mãos, solicite a 2ª via da CTPS no Poupatempo ou no PAT.
      Agradecemos sua participação.
      Abraços.

  26. Bom dia ,queria saber o que podemos fazer quando o número do RG vem errado na carteira de trabalho ?

    • Amanda,

      Dirija-se ao local onde requereu o documento, e peça instruções sobre como requerer uma via de retificação. Obrigado por sua participação. GD.

  27. Bom,moro em Manaus,e fui no MTE daqui pra ver como tirar minha primeira via da carteira de trabalho,a atendente me deu esse site:www.mte.gov.br-saa ,e disse que eu teria que agendar o dia,mas no site não está funcionando pra fazer o agendamento para o estado do amazonas.O quê faço agora? Desde já agradeço…

    • Danny,

      Talvez o atendente tenha passado o site errado para você. O endereço do SINE em Manaus, é AV JOAQUIM NABUCO 878-CENTRO 69020-030. Foi neste endereço que você se dirigiu? Há também, em Manaus, o SEMTRAD, que é um órgão da prefeitura da cidade e que faz emissões de carteira de trabalho. Disponibiliza um telefone para contato: “Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTRAD) End: Av. Barcelos, nº 625 – Praça 14 – Manaus/AM – CEP: 69.020-200
      Tel.: (92) 3631-7944″
      . Entre em contato e solicite informações sobre locais onde são emitidas Carteiras de Trabalho pelo órgão. Boa sorte e obrigado por sua participação. GD.

  28. MORO EM MARICA/RJ AQUI NUNCA TEM A CARTEIRA DE TRABALHO,EU TRABALHO NA ILHA DO GOVERNADOR/RJ POSSO TIRAR NA REGIOA ADMINTRATIVA DE LA.OBRIGADO.

    • Nivaldo,

      As unidades geralmente solicitam comprovante de residência. Antes de fazer a requisição, você deve consultar se será emitido a você, por morar em outra localidade. Há o telefone da ouvidoria, que você pode entrar em contato para consultar: (21) 2332-9999 . Obrigado por sua participação. GD.

  29. Olá, bom dia, para emitir a segunda via da carteira terei que procurar o mesmo posto de atendimento que fora emitido a primeira via? e outra dúvida, como faço para adquirir as informações dos registros anteriores, havia uns cinco registros antes. É que a carteira fora extraviada.

    • Fábio,

      Você pode requerer a segunda via do documento no posto de atendimento ao trabalhador mais próximo de você, sem problemas. Sobre os registros anteriores, sugerimos que consulte um contador, ou o RH da empresa que estiver trabalhando, para que você seja orientado de forma correta, por um especialista na área. obrigado por sua participação. GD.

  30. Olá! Tenho 25 anos de idade e não possuo a carteira de trabalho pois sempre trabalhei como autônomo, fazer a carteira de trabalho depois de um certo tempo pode gerar multa?

    • Rafael,

      A carteira de trabalho – CTPS – pode ser requerida a qualquer tempo, pelo cidadão, sem ter de pagar multa alguma. Se desejar requerer o documento, dirija-se a um posto de atendimento ao trabalhador mais próximo da sua residência e faça a requisição da primeira via do mesmo. O serviço é gratuito. Obrigado por sua participação. GD.

  31. ola
    tirei minha CTPS em 2006 entretanto comecei a trabalhar de carteira assinada em 2010 gostaria de saber se tenho direito ao benefico do PIS este ano.

    • Márcio,

      Segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do benefício, para o recebimento do mesmo é necessário:

      - Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
      – Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ), remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;
      – Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
      – Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado.

      Baseado nestas informações, você tem direito ao recebimento do benefício, se tiver mais de 05 anos de cadastro no programa, tiver recebido em média, dois salários mínimos no ano de 2013, tiver trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2013, para um empregador contribuinte do PIS, e tiver sido incluso corretamente na RAIS de 2013.

      Caso se enquadre nas regras para o recebimento, você pode consultar o calendário de pagamento por este link: http://www.caixa.gov.br/Voce/Social/Beneficios/Pis/calen_pagto.asp.
      Você também pode fazer a consulta ao pagamento, por este link: (É necessário cadastrar senha) https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01, ou em uma agência da Caixa Econômica Federal. Obrigado por sua participação. GD.

  32. bom dia,minha duvida é a seguinte: recentemente fui mandado embora,e só na hora de dar baixa na carteira,para pegar o fundo de garantia e dar entrada no seguro desemprego,que eu notei q tinha perdido a minha carteira de trabalho,ja fiz o B.O como perda,nunca havia sido mandado embora antes,no caso,foi com acordo,e nao sei a ordem dos procedimentos para poder receber o que eu tenho direito,….por exemplo,antes de dar entrada no seguro desemprego,e dar baixa na carteira,eu preciso pegar minha segunda via da carteira,ou devo pedir a homologação primeiro,so estou em duvida com a ordem dos procedimentos,ficarei grato se puder me responder isso….obrigado

  33. Gostaria de saber como coloco meu DRT na carteira de trabalho?

    • Luciane,

      Segundo o MTE – Ministério do Trabalho e Emprego:

      “Os pedidos de registro profissional devem ser feitos na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, ou Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego. Alguns sindicatos recepcionam os pedidos de registro, encaminhando-os aos Órgãos Regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. No caso de pedidos encaminhados pelos sindicatos, TODAS as fotocópias deverão vir autenticadas por cartório.”

      Documentos exigidos:

      “- 02 (duas) vias de requerimento devidamente preenchidas (legíveis e sem rasuras);
      – Cópia autenticada (ou Original e Cópia) da Cédula de Identidade (RG);
      – Cópia autenticada (ou Original e Cópia) do Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
      – Cópia autenticada (ou Original e Cópia) do número, série e qualificação civil da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
      – Cópia autenticada (ou Original e Cópia) da Certidão de Casamento (se houver alteração de nome);
      – Cópia autenticada (ou Original e Cópia) de Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone);
      – Cópia autenticada (ou Original e Cópia) dos documentos específicos da profissão. “

      Ainda sobre o registro, segundo o MTE:

      ” QUAIS SÃO AS PROFISSÕES QUE POSSUEM REGISTRO JUNTO Á SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO (SRTE) ÓRGÃO REGIONAL DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE)?
      – ARQUIVISTA (Arquivista e Técnico de Arquivo);
      – ARTISTA (mais de 50 funções);
      – ATUÁRIO;
      – GUARDADOR E LAVADOR AUTÔNOMO;
      – JORNALISTA;
      – PUBLICITÁRIO (Publicitário e Agenciador de Propaganda);
      – RADIALISTA (mais de 90 funções);
      – SECRETÁRIO (Secretário Executivo e Técnico em Secretariado);
      – SOCIÓLOGO;
      – TÉCNICO EM ESPETÁCULOS DE DIVERSÕES (mais de 70 funções);
      – TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. “

      Obrigado por sua participação. GD.

  34. Boa Tarde, estou com uma dúvida, eu estou precisando da carteira de trabalho em até no máximo 5 dias úteis, vocês conseguem fazer neste tempo?
    E, eu estava procurando no GoogleMaps o endereço de vocês no Centro-RJ e não consegui encontrar.
    Ele está correto mesmo?
    Obrigado

    • Dhiego,

      Gostaríamos de esclarecer a você, e a outros visitantes que tenham dúvidas a esse respeito, que não temos ligação com serviços públicos de espécie alguma, como serviços de atendimento ao trabalhador, Poupatempo, esferas municipais, etc.. Somos um site particular, que presta esclarecimentos e ajuda à aquele visitante que deseja a precisa requisitar variados documentos às esferas públicas, únicas responsáveis pela emissão de documentos. Deixamos claro, também, que em momento algum, e de forma nenhuma será requisitado ao nosso visitante, que forneça dados pessoais e números de documentos.
      Quanto a requisitar o documento em questão, sobre a disponibilidade do serviço, você deve consultar o órgão responsável pela emissão, pois alguns exigem o agendamento. Na cidade do Rio de Janeiro, você pode acessar os endereços pelos links do Ministério do trabalho (Postos do SINE): http://portal.mte.gov.br/postos/resultado-por-estado/uf/rj.htm , e do Riopoupatempo: http://www.rj.gov.br/web/poupatemporj/exibeconteudo?article-id=169724&assunto=Trabalho e Renda . Do Riopoupatempo, há o telefone da ouvidoria ((21) 2332-9999), em que você pode pedir informações, caso haja mais dúvidas. Obrigado por sua participação. GD.

  35. Olá, por favor, perdi a minha carteira de trabalho, fiz o B.O e ja providenciei os documentos para retirar a segunda via no poupa tempo, mas nao sei o numero da antiga…tem algum problema? obrigada desde já

    • Larissa,

      Para o requerente que possui registro de contrato de trabalho na carteira, e a perdeu, a unidade requer que o solicitante da segunda via apresente um documento para a comprovação do número, tal como um extrato de conta do FGTS, ou na falta deste, uma cópia do contrato de trabalho vigente com a atual empresa, ou da rescisão (quando houver), ou ainda impresso do seguro desemprego, isto para comprovar o número da CTPS extraviada. No caso de não haver registro nenhum de trabalho na carteira extraviada, o número irá mudar, e isto não acarreta problema nenhum. Obrigado por sua participação. GD.

  36. Minha Carteira Foi Encontrada Toda Ruída Preciso Tirar Urgente Tenho Que Levar Para Uma Empresa Como Faço??? Tenho Até Quarta Feira Ah,Pra Tirar 2 via Vou Ter Q Levar BO???

    • Jamilly,

      Procure o posto de atendimento ao trabalhador mais próximo de você. Leve todos os seus documentos e carteira danificada, e faça a requisição da segunda via. Obrigado por sua participação. GD.

  37. eu preciso da cateira da segunda via

  38. eu preciso fazer a segunda via da cateira da idetidade

  39. Meu filho precisa tirar carteira de trabalho para fazer matricula na universidade, mas em minha cidade e região não entrega no mesmo dia e preciso com urgencia. Moramos no Sul de Minas e a faculdade é em Mato Grosso. São quase 1400 de distancia.

  40. Oi boa noite, minha carteira de trabalho veio com o meu dia de nascimento errada, o certo é 13/01 e veio 15/01 tem algum problema?

    • Mayara,

      Documentos devem conter os dados corretos do solicitante. Verifique com o posto onde requereu o documento, como solicitar um a via de retificação. Obrigado por sua participação. GD.

  41. É necessário fazer agendamento no poupa tempo de São João de Meriti, pra tirar segunda via da carteira de trabalho?

  42. Olá , Eu tenho uma duvida , eu perdi minha carteira de trabalho e recebi uma nova proposta de emprego ,
    no meu caso , eu posso fazer uma declaração da perda e fazer uma nova Carteira de trabalho ?

    • Junio,

      Em caso de perda do documento, você imediatamente deve fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima, e de posse desse B.O, requerer a segunda via da Carteira de Trabalho. Para a segunda via, em casos de perda, furto ou roubo, geralmente é exigido o boletim de ocorrência policial. Qualquer dúvida, volte a entrar em contato. Obrigado por sua participação. GD.

  43. Tirei a segunda via da carteira de trabalho, só que preciso dar entrada no seguro desemprego. Porém o número do PIS mudou, como devo proceder, pois agora tenho dois números de PIS ativo.

    • Anderson,

      Para sua própria segurança (Para evitar o risco de ter problemas para receber seu seguro-desemprego) sugerimos que consulte um contador de sua confiança, ou o setor de RH da empresa da qual foi demitido. Você pode ir à caixa econômica federal também, que é quem gerencia esse programa e verificar com a caixa o procedimento para a resolução do problema. Obrigado por sua participação. GD.

  44. Boa tarde, minha ctps está com um registro em aberto, porque fui demitido do último serviço em 01/2014 porém até o prezado momento não foi dada a baixa deste registro, entrei com processo a empresa. Agora arrumei um novo serviço e precisam me registrar, mas sem a baixa do último não está sendo possível.
    Quero saber se consigo tirar uma nova carteira de trabalho mesmo com este registro em aberto ou quais as medidas devo tomar?
    Obrigado.

    • Edvaldo,

      Sugerimos que consulte um contador de sua confiança sobre a “manobra” da carteira de trabalho, para ser informado corretamente sobre os processos atribuídos a um registro de trabalho e o não encerramento do mesmo. Obrigado por sua participação. GD.

  45. Tenho 15 anos preciso de acompanhante para tirar a carteira de trabalho em MG BH

    • Philipe,

      Para tirar o documento em Belo Horizonte, você deverá dirigir-se a um posto do SINE, ou unidade de atendimento integrado (Rede UAI). Segundo informações da rede UAI:

      “Cidadãos maiores de 14 anos interessados em obter a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) devem procurar as Unidades de Atendimento do SINE ou Unidades de Atendimento Integrado (UAI). As carteiras são entregues 15 dias após o cadastro, na mesma unidade onde o trabalhador foi atendido, mediante a apresentação do protocolo e documento de identidade. Os trabalhadores que necessitarem da 2ª via devem apresentar boletim de ocorrência.
      O requerente terá 60 dias, a contar da data marcada para a entrega da carteira, para comparecer à Unidade de Atendimento do SINE ou UAI. Após esse prazo, os protocolos que se encontrarem pendentes terão seus registros cancelados, e o trabalhador terá que refazer todo o processo.
      Nas Unidade de Atendimento do SINE de Belo Horizonte, Ipatinga (Prefeitura), Viçosa e Unidades de Atendimento Integrado é necessário agendar o atendimento via internet (link disponível abaixo) ou pessoalmente. Aqueles que informam o número do celular recebem mensagem SMS lembrando local e horário marcados para o atendimento. Nas demais unidades, não é necessário agendamento prévio.
      Caso o trabalhador não possa comparecer na data e horário agendados, deverá desmarcar o seu agendamento.
      Importante: Se houver mais de um cadastro do trabalhador ativo na Caixa Econômica Federal, quer seja SUS, NIS, NIT, Pasep ou PIS, ou houver erro em seu cadastro, como: nome, data de nascimento, nome da mãe, município e UF de nascimento, ou ainda, houver algum dado faltando no cadastro, a fabricação da Carteira de Trabalho ficará pendente até que haja apenas um cadastro ativo e os dados do cadastro estejam completos, corretos e de acordo com o documento apresentado.
      Trabalhadores estrangeiros deverão comparecer na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), na Rua Curitiba, 832 – Centro, 2º andar, no período da manhã (das 09h às 11h).
      Documentos necessários1ª via
      ◾Carteira de Identidade ou Certidão de nascimento, se solteiro (original e cópia). Casados ou viúvos deverão apresentar certidão de casamento original e cópia. Divorciados ou separados deverão apresentar certidão de casamento original com averbação e cópia.
      ◾CPF (ou Folha da Receita Federal, ou dos Correios com o número ou na Identidade, ou na Carteira Nacional de Habilitação)
      ◾Comprovante de residência ou do local de trabalho com CEP.
      ◾Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI) e Unidade de Atendimento ao Trabalhador – BH Utramig o trabalhador deverá levar também 01 (uma) foto 3×4 recente e com fundo branco. Nas demais Unidades de Atendimento ao Trabalhador, a foto é tirada gratuitamente no guichê de atendimento e fica pronta na hora.
      ◾Observação: A apresentação da Carteira Nacional de Habilitação não dispensa a apresentação da Carteira de Identidade ou Certidão de nascimento.”

      Não cita a necessidade de acompanhante. Apenas que o requerente seja maior de 14 anos. Para maiores informações e endereço das unidades, acesse: http://www.mg.gov.br/governomg/portal/sv/governomg/43724-emissao-da-carteira-de-trabalho-e-previdencia-social-1-e-2-vias/99029-99029/10652/5309#posto . Obrigado por sua participação. GD.

  46. não consigo me cadastra para tirar a primeira via da carteira de trabalho…… como e onde me cadastro?

    • Rebeka,

      O documento é emitido pelas secretarias de emprego e renda dos municípios, de forma presencial. Órgãos como Poupatempo, riopoupatempo, rede uai, etc emitem o documento. Também é emitido pelo FAT. Você pode acessar os endereços das unidades por este link do MTE: http://portal.mte.gov.br/postos/ . Obrigado por sua participação. GD.

  47. Preciso retirar minha carteira de trabalho em imediato, fui contratado em meu primeiro emprego para começo imediato, preciso retirar urgente !! moro na tijuca

    • Jorge,

      Acesse http://www.rj.gov.br/web/poupatemporj/exibeconteudo?article-id=169724&assunto=Trabalho e Renda e veja o endereço mais perto de você. Há também o telefone da ouvidoria em que você poderá consultar qual posto emite o documento mais rapidamente (Ou na mesma hora). Já o FAT, há um posto na tijuca (Da pref. do Rio), que também emite o documento. Fica na RUA CAMARAGIBE 25-TIJUCA 20040-020. Sugerimos que dirija-se ao posto, se este ficar próximo à sua residência. Obrigado por sua participação. GD.

    • eu nao tenho rg fasso o que

      • tive 3 carteiras de trabalho mas a segunda carteira a empresa sumiu com ela. como faço pra saber o numero da 2 carteira. tem algum site que posso entra pra achar o numero dela?

        aguardo resposta o mais breve possível

        obrigada!

        • Rosi,

          O número do documento consta nos registros dos contratos de trabalho na empresa. A empresa não pode fornecer o dado? Você também poderá dirigir-se à superintendência regional do trabalho para reaver o número com base nas informações de CAGED/RAIS. Não há como recobrar o número em sites. Verifique com a Caixa Econômica Federal, se existe registro em PIS e FGTS constando o número do referido documento. obrigado por sua participação. GD.

 Este artigo foi útil para você? Registre abaixo sua opinião ou dúvida. Comente!

(obrigatório)

(obrigatório) - Respeitamos sua privacidade! Seu email não será publicado e jamais enviamos spam..

ATENÇÃO: Caso tenha uma dúvida, por gentileza verifique se ela já não foi questionada e respondida anteriormente nos comentários acima. NÃO responderemos dúvidas repetidas já respondidas ou ainda que tratem de análise jurídica de casos específicos (nesse caso, procure um advogado ou defensor público).

53 Flares Facebook 40 Twitter 2 Google+ 11 Pin It Share 0 Email -- 53 Flares ×