out 082013
 

Está a procura de vagas de emprego com carteira registrada? Confira neste artigo dicas para ter em mão sua Carteira de Trabalho.

A carteira de trabalho e previdência social é o documento responsável por registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ela informa a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.

Através desses registros, é possível garantir ao trabalhador direitos trabalhistas como a aposentadoria, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

► Também existe a Carteira de Trabalho para EstrangeirosClique aqui para ler o artigo e aprender como requerê-la.

Carteira de Trabalho - CTPS

CARTEIRA DE TRABALHO


Quem pode tirar a carteira de trabalho?

 É possível obter a carteira a partir dos 14 anos, já que a legislação trabalhista prevê a possibilidade de contrato de aprendizes a partir dos 14 anos, sob condições diferenciadas.

A Carteira de Trabalho poderá ser emitida para brasileiros natos ou naturalizados, e também para estrangeiros.

Onde tirar a carteira de trabalho?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é emitida nas sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, na Gerência Regional do Trabalho, nos postos de atendimento ao trabalhador (PAT) dos municípios. A Carteira de Trabalho também é emitida nos postos conveniados com o MTE, como o Poupatempo (em São Paulo), o Ganha Tempo (em Goiás), a Casa do Cidadão (no Ceará), Unidade de Atendimento Integrado (em Minas Gerais).

Documentos necessários para tirar a Carteira de Trabalho

  • Brasileiro nato:
    • 2 fotos 3×4 coloridas, iguais e recentes, com o fundo branco (Nos locais onde se emite a nova Carteira de Trabalho, a foto é tirada na hora);
    • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
    • Documento de identificação original (RG, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento, etc);
    • CPF.
  •  Brasileiro naturalizado:
    • Comprovada a situação de brasileiro naturalizado por meio da portaria de naturalização ou pela apresentação do documento de identidade civil do interessado, a CTPS será emitida seguindo as mesmas exigências feitas ao brasileiro nato (vide item “a”).

Quanto custa?

É gratuito.

Em quanto tempo fica pronta a carteira de trabalho?

O prazo para entrega varia, havendo locais como o Poupatempo onde a entrega é imediata. Em outros locais o cidadão deverá voltar dias após a solicitação e retirar a CTPS apresentando o protocolo e documento de identidade.

Documentos necessários para tirar a 2ª via da carteira de trabalho

Você poderá solicitar a 2ª via de sua Carteira de Trabalho nos mesmos locais onde se solicita a 1ª via, em situações como perda, furto ou roubo da CTPS, ou ainda se a carteira apresentar mau estado de conservação.

Atenção: Em caso de perda, extravio, furto ou roubo da sua Carteira de Trabalho, o fato deverá ser rapidamente comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, para a respectiva confecção do boletim de ocorrência.

  • 2 fotos 3×4 coloridas, iguais e recentes, com o fundo branco (Nos locais onde se emite a nova CTPS, a foto é tirada na hora);
  • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Documento de identificação original (RG, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento, etc);
  • Extrato do FGTS original (caso haja registro de atividade profissional na carteira);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (em caso de mau estado de conservação ou quando as folhas de registro acabarem);
  • Boletim de ocorrência original (apenas em caso de furto, roubo, perda ou extravio da Carteira de Trabalho)

Ainda, em casos de perda, furto ou roubo do documento, além do Boletim de Ocorrência, será necessário a apresentação de um documento que comprove o número anterior da CTPS, como cópia da ficha de registro de empregado, com carimbo do CGC da empresa, termo de rescisão do contrato de trabalho homologado, extrato de PIS ou FGTS. Para casos de segunda via em continuação, ou mau estado, a própria CTPS.

Como Recuperar registros antigos em caso de perda da Carteira de Trabalho

O trabalhador que teve seu documento extraviado, o qual continha dados de registros de contratos de trabalho anteriores, deve recuperar os registros, pois eles são importantes para efeitos de aposentadoria, em casos de erro, além da comprovação da experiência profissional do mesmo. Os registros podem ser obtidos através do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Empregadores e da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, a partir do ano de 1976. Para efetuar o pedido, o trabalhador deve dirigir-se a um posto de atendimento das Superintendências regionais do Trabalho. Em casos em que as empresas não tenham cumprido a obrigação de preencher e enviar os dados ao cadastro do CAGED/RAIS, o trabalhador deverá dirigir-se às empresas em questão e solicitar o registro no novo documento. Quando houver casos em que a empresa em questão não existir mais ou tenha decretado falência, a superintendência encaminhará o trabalhador para a Justiça do trabalho para a resolução da pendência.

Via de Continuação

Durante a vida profissional do trabalhador, seus passos e registros profissionais são anotados na Carteira de Trabalho. Quando não houver mais campos em branco para anotações pertinentes, o trabalhador deverá requerer a “via de Continuação” do documento. O requerimento deverá ser feito quando não houver mais espaços para anotações em um dos seguintes campos:

  • Contrato de trabalho;
  • Contribuição Sindical;
  • Fundo de Garantia por tempo de Serviço;
  • Alteração de Salário;
  • Anotações de Férias.

A via de continuação poderá ser requerida nos mesmos locais onde são emitidos as primeira e segunda vias.  Os requerimentos são os mesmos. É de extrema importância que o documento original não esteja rasurado ou deteriorado, a ponto de não permitir a comprovação da autenticidade do documento, além da identificação do titular da CTPS.

Fonte:

  • Ministério do Trabalho e Emprego
  • Polícia Federal
  • Ministério das Relações Exteriores

  357 Comentários para “Carteira de Trabalho”

  1. como faço o agendamento? ou posso ir en qualquer ,casa do cidadão ?

    • Janne,

      O agendamento prévio não é exigido em todas as unidades emissoras de carteira de trabalho. Para verificar se a unidade onde via requerer seu documento exige, entre no site do emissor, ou no site dos serviços de Poupatempo do seu estado, se morar em cidade onde há atendimento. Se morar em cidade onde não haja atendimento, entre em contato com a prefeitura municipal, secretaria do trabalho e informe-se se é necessário agendamento prévio, bem como o endereço da unidade emissora. Agradecemos sua participação. GD.

  2. gostaria de saber a onde de direito que eu consigo tira uma carteira de trabalho sem burocracia porque pelo sati não consigo agentamento é nos poupa tempo tenho que dormi nas filas isso é uma vergonha ter que fica a noite toda aricando minha vida para comsequir uma carteira nem na epoca de 60 era assim.

    • Rosa,

      Serviços públicos, apesar do cidadão pagar muito imposto no Brasil, deixam a desejar mesmo. como opção, sugerimos que acesse o MTE através do link: http://portal.mte.gov.br/postos/ , verifique se há alguma unidade próxima da sua residência. Desejamos boa sorte e agradecemos sua participação. GD.

  3. tirei 2 via da carteira de trabalho e a data prevista para entrega 28/01/2015 pois ja se passaram 15 dias fui busca la mas nao havia chegado isso é normal? pediram para ir ligando pra saber se a mesma chegou mas acho um absurdo pois preciso dela pra emprego urgente , quais meus direitos o que posso fazer? obrigado

    • Fabricio,

      A depender da quantidade de documentos a serem emitidos pelo órgão, é normal um atraso. No entanto, se o prazo de entrega exceder muito tempo, é necessário verificar se não houve extravio. Se achar que houve extravio do documento, sugerimos que compareça a uma delegacia de polícia civil e faça um boletim de ocorrência. No entanto, sugerimos que aguarde o parecer do órgão emissor do documento. Agradecemos sua participação. GD.

  4. ola eu sou severino quero saber como e q eu faco para agendar minha carteira de trabalho me da uma opicao ???

    • Severino,

      Acesse o site do serviço de Poupatempo do seu estado, se morar em cidade grande, e veja as opções para agendamento, se o agendamento for exigido (Nem todos exigem agendamento prévio). Se morar em cidade onde não existir serviços de Poupatempo, entre em contato com a prefeitura municipal, secretaria de trabalho, e verifique se é necessário agendamento prévio para a emissão da carteira de trabalho, além do endereço das unidades emissoras. Agradecemos sua participação. GD.

  5. ola me chamo vanilza perdir minha carteira ha 16 anos,quero tirar a segunda via, fui fazer boletim o policial me falou que nao precisava pois ja passou tanto tempo e verdade.

    • Maria Vanilza,

      Dirija-se ao PAT – Posto de atendimento ao trabalhador, mais próximo da sua residência, e faça o requerimento. Ao ser atendida, explique o caso e o atendente decidirá se será feito emissão de um novo documento, ou de uma segunda via. Agradecemos sua participação. GD.

  6. GOSTARIA DE SABER QUAL O PROCEDIMENTO PRA TIRAR A 1ª CARTEIRA DE TRABALHO A NOVA?

    • Cirlene,

      O emissor da CTPS é o PAT – Posto de atendimento ao trabalhador, dos municípios ou do MTE. Você deve dirigir-se ao PAT e fazer a requisição. Para se informar dos endereços, você pode entrar em contato com a prefeitura municipal, na secretaria do trabalho e promoção social, nos sites de serviço de Poupatempo (Se morar em município que tenha atendimento) ou através do ministério do trabalho: http://portal.mte.gov.br/postos/ . Sobre os documentos, verifique localmente, pois além de documento de identidade e foto, alguns podem exigir outros, como comprovante de residência, além de agendamento prévio para o atendimento. Agradecemos sua participação. GD.

  7. olá boa tarde minha carteira de trabalho está com as folhas para o registro de contratação tem dois meses que não consigo agendar para fazer a segunda via

    • Cleber,

      Entre em contato com a secretaria do trabalho da sua cidade, através da prefeitura do seu município e se informe dos locais de atendimento para requerer ou agendar o requerimento da sua CTPS. Agradecemos sua participação. GD.

  8. Olá me chamo Fernando .queRO sabe si uma pessoa perde seu documento tipo sua carteira de trabalho a aquela nova que parace um passaporte..fiz B.O onde perdi , gostaria de saber si com B.O possível tirá sem entra no site para agenda ou com B.O tiro na hora quais são documentos para tirá carteira de trabalho ??.ou é só agendar ir pronto..

    • Fernando,

      Isto depende do emissor. Sobre agendamento é necessário consultar o site ou o PAT (Não há um atendimento preferencial no caso. Não são todos que exigem agendamento prévio). O que sugerimos a você, é que entre no site do órgão do emissor da sua região e verifique. Você também pode obter informações com a secretaria de trabalho do município onde mora. Agradecemos sua participação e estamos à disposição. Obrigado por sua participação. GD.

  9. boa tarde!

    Estou necessitando de informações sobre a emissão de carteira de trabalho fui a um posto do uai sete lagoas no dia 15/01/2015 para fazer 2 me deram a previsão para dia 26/01 e agora mudaram para dia 30/01 preciso da carteira para dia 02/02 para começar novo emprego como faço diante dessa situação.No site do mte falam que no maximo e 15 dias será que esta havendo problemas para emissão.

  10. tem como agendar pelo telefone ? Qual e o numero ? Não estou conseguindo agendar pelo site !

  11. bom dia, perdi minha carteira de trabalho, como faço para tirar segunda via não conseguir fazer boletim de ocorrência porque não sei o numero da serie , e minha carteira nunca foi registrada

    • Olá Andresa, tente obter a numeração consultando o PAT de seu município (ou o local onde ela foi emitida na primeira oportunidade). Como você nunca foi registrada, nenhuma empresa tem o número de sua carteira sob registro.
      Qualquer outra dúvida estaremos a disposição para ajudar.
      Abraços.
      GD

  12. bom dia estou indignada com a demora da minha 2 via da carteira no dia 27 /11/2014 fiz uma nova carteira pos tive que trocar toda doc para o nome de casada so para da entrada no seguro desemprego o tempo ta passando e nada acho que vou perde o seguro desemprego oq fazer;;

    • Elizabeth,

      Você deu entrada no requerimento da segunda via da sua CTPS em 27/Novembro/2014? Sugerimos a você que consulte o emissor, pois este tempo está muito acima do normal. Se o emissor ainda não emitir um parecer plausível, sugerimos que dirija-se à delegacia de polícia civil e informe-se se é possível lavratura de Boletim de ocorrência por perda do documento. Este procedimento, se necessário, também irá ajudá-la a dar entrada no requerimento de outra via. Desejamos boa sorte e que o problema seja resolvido o mais breve possível. GuiaDocumentos.

  13. Não consigo agendar nem 1° via nem 2° preciso da carteira de trabalho urgente. Aonde posso tirar ela na hora sem precisar entrar no site do mte que é uma porcaria. Desculpe a expressão ja estou de saco cheio. E aqui na Ilha a maquina da Região administrativa esta quebrada. COMO FAÇO?

  14. Ola gostaria de saber se pra tirar a minha carteira de trabalhoe previso agendar seris s 1 via em meus documentos so falta a carteira de trabalho pra eu começar a trabalhar dependo dela agora pra fevereiro…
    Sempre que entro em outros site pra agendar sempre da esgotamento e nunca consigo agendar….

    Moro em sao gonçalo.

    • Ana Carolina,

      Realmente o site do PoupatempoRJ não cita nada. No caso, como não citam que é obrigatório o agendamento prévio para requerer CTPS, cremos que não seja necessário (É interessante saber a informação para não “perder a viagem”, pois os deslocamentos podem ser longos e custosos). Para contato, o site fornece o telefone da ouvidoria ((21) 2332-9999), o e-mail do órgão: ouvidoria@trabalho.rj.gov.br . Há também a página da secretaria do trabalho – SETRAB – no facebook:
      https://www.facebook.com/setrabrj?sk=info&tab=overview, onde há alguns fones de contato. Agradecemos sua participação. GD.

  15. Fizemos a carteira de trabalho no dia 20/01/2015. Minha filha passou na seleção do jovem aprendiz e ainda não recebemos a previsão é para 03/2. Que posso fazer para nao perder a vaga. Pode usar apenas o número?? Ou não é a mesma coisa

    • Juselane,

      É sugerível que você consulte um contador, para detalhes sobre registro trabalhista, pois pode ser necessário ter o documento em mãos para a efetuação do registro profissional. O número do protocolo de atendimento pode não ser o mesmo do número do documento. Consulte um contabilista de sua confiança. Agradecemos sua participação e desejamos boa sorte. GuiaDocumentos.

    • ah tirei a carteira na xasa do trabalho manguinhos;;;;

  16. Olá. Quero tirar a primeira via da carteira de trabalho. Moro em São Gonçalo, já entrei em varios sites e nenhum me diz se preciso agendar para tirar a carteira no poupa tempo de São Gonçalo shopping. Preciso agendar para tirar a carteira neste local? Se sim, teria como me passar o site ?

    • AndrelleX,

      Realmente o site do PoupatempoRJ não cita nada. No caso, como não citam que é obrigatório o agendamento prévio para requerer CTPS, cremos que não seja necessário (É interessante saber a informação para não “perder a viagem”, pois os deslocamentos podem ser longos e custosos). Para contato, o site fornece o telefone da ouvidoria ((21) 2332-9999), o e-mail do órgão: ouvidoria@trabalho.rj.gov.br . Há também a página da secretaria do trabalho – SETRAB – no facebook:
      https://www.facebook.com/setrabrj?sk=info&tab=overview, onde há alguns fones de contato. Agradecemos sua participação. GD.

  17. Como faço pra tirar segunda via mo rio de janeiro ? Qual o endereço? A segunda via é paga ? Sai na hora? Caso não saía, quanto tempo leva pra ficar pronta de eu levar o número da antiga ?

    • Bárbara,

      Para requerer a segunda via da carteira de trabalho no Rio de Janeiro, ou qualquer outro local, basta dirigir-se ao PAT – Posto de atendimento ao Trabalhador, mais próximo da sua residência. O custo da emissão é gratuito, e tempo para emissão depende da carga de trabalho do emissor (Necessário consulta local). Você deverá levar a carteira antiga (Caso esteja disponível), em caso de requerimento por segunda via. No Rio, você poderá pesquisar os endereços das unidades por estes links:
      – Poupatempo RJ : http://www.rj.gov.br/web/poupatemporj/exibeconteudo?article-id=306791&assunto=Trabalho e Renda (Veja informações de quais documentos precisa apresentar no ato da requisição);
      – ministério do Trabalho : http://portal.mte.gov.br/postos/resultado-por-estado/uf/rj.htm

      Há também a página da secretaria do trabalho da cidade do Rio de Janeiro no facebook : https://www.facebook.com/setrabrj?sk=info&tab=overview.
      Verifique a documentação necessária a se apresentar para requerer o documento no site do poupatempoRJ. Caso a unidade mais próxima de sua residência seja distante, aconselhamos a tentar entrar em contato com o emissor e verificar a necessidade de agendamento prévio. Agradecemos sua participação Bárbara. GuiaDocumentos.

  18. Não consigo tirar a carreira de trabalho de meus filhos moro em olaria Rio de Janeiro .e mesmo digitalizada eu preciso levar as duas fotos? Obrigado.

  19. Presiso dessa cateira

  20. Como faço para marca minha carteira de trabalho

    • Fabiana,

      Dirija-se ao PAT – Posto de atendimento ao trabalhador mais próximo da sua residência e faça o requerimento do documento. Caso não saiba os endereços, a prefeitura municipal poderá fornecer. Você também pode obter mais informações pelo sites dos serviços de Poupatempo dos estados em suas respectivas páginas na internet. O MTE disponibiliza endereços das unidades através do link: http://portal.mte.gov.br/postos/ . Agradecemos sua participação. GD.

  21. Casei e preciso trocar de nome de solteira pra casada,na carteira de trabalho, como eu faço? Preciso agendar? Moro em Mesquita.

    • Ana Karla,

      Na própria carteira de trabalho, há um campo para anotações de alterações no nome (Verifique se na sua há o campo específico. Se não houver, irão emitir outra via). Sobre o agendamento, o site do poupatemporj não cita que é obrigatório agendamento prévio. No entanto, tente entrar em contato e verificar se existe a necessidade (Ouvidoria (21) 2332-9999, email ouvidoria@trabalho.rj.gov.br . Há também a página do SETRAB no facebook: https://www.facebook.com/setrabrj?sk=info&tab=overview . Se não for possível obter a informação sobre a necessidade de agendamento prévio, será necessário comparecimento a uma unidade. Como opção, há as unidades do MTE (Ministério do trabalho): http://portal.mte.gov.br/postos/ (Use o link para verificar a unidade que fica mais próxima de você, pois não há como entrar em contato via telefone, apenas pessoalmente). Agradecemos sua participação. GD.

 Deixe sua resposta.

(obrigatório)

(obrigatório) - Respeitamos sua privacidade! Seu email não será publicado e jamais enviamos spam..

ATENÇÃO: Caso tenha uma dúvida, por gentileza verifique se ela já não foi questionada e respondida anteriormente nos comentários acima. NÃO responderemos dúvidas repetidas já respondidas ou ainda que tratem de análise jurídica de casos específicos (nesse caso, procure um advogado ou defensor público).