out 082013
 

A certidão de nascimento, é o documento que certifica a existência do indivíduo, declarando oficialmente o local e a data do nascimento, bem como a identidade dos pais e avós. É o primeiro passo do indivíduo para o exercício da sua cidadania. Com o registro, a pessoa tem acesso aos benefícios e programas sociais do governo federal, bem como é requisito para a que o cidadão tire os demais documentos civis e matricule-se nas escolas.

QUAL O LOCAL PARA EFETUAR O REGISTRO DE NASCIMENTO?

O registro de nascimento deverá ser feito no Cartório de Registro Civil situado no local do nascimento ou no local onde residem os pais. Devendo ambos os pais ou apenas o pai, dependendo dos casos abaixo explicados, estar munido dos documentos necessários para o registro.

Após a lavratura do registro oficial, o tabelião entregará a Certidão de Nascimento para quem a solicitou.

Não sabe o endereço do cartório mais próximo?

► Leia nosso artigo e localize facilmente todos os cartórios do Brasil.

Passo a passo

  1. Após acessar o link para o site do Conselho Nacional de Justiça, clique no Estado em que pertence a cidade que você deseja localizar o cartório.
  2. Em seguida, escolha o município no menu que irá aparecer. Após, clique em Pesquisar.
  3. Pronto. Serão exibidos os cartórios localizados no município pesquisado.

QUAL O PRAZO PARA REGISTRAR A CRIANÇA?Certidão de Nascimento

► A criança deverá ser registrada em até 15 dias.

► Caso seja a mãe a única pessoa disponível para registrar a criança, o prazo será aumentado para 45 dias.

► Caso a distância do local de nascimento e do cartório mais próximo seja superior a 30 quilômetros, o prazo para o registro será de 90 dias.

Descumprimento dos prazos

Se tais prazos forem descumpridos, o requerimento de registro de nascimento deverá ser feito no Cartório de Registro Civil situado no local onde residem os pais.

Porém, nesse caso será necessário, além dos documentos abaixo listados, a assinatura de 2 testemunhas que afirmem a idoneidade do registro, sob as penas da lei.

QUEM DEVE REQUERER A CERTIDÃO DE NASCIMENTO?

Segundo a Lei dos Registros Públicos (Lei 6015/1973), são obrigados a fazer a declaração de nascimento, na seguinte ordem:

  1. O pai;
  2. A mãe, em caso de falta ou impedimento do pai;
  3. Parente mais próximo presente, maior de 18 anos;
  4. Administrador do hospital, médico ou enfermeiras que assistiram o parto;
  5. Caso o parto ocorra em lugar diverso de hospital ou maternidade, pessoa idônea que tenha presenciado o nascimento;
  6. Pessoa que detém a guarda da criança;

QUANTO CUSTA?

É gratuita a emissão da 1ª via da certidão de nascimento. Porém, é cobrada uma taxa para a emissão da 2ª via, a qual varia em casa Estado.

VALIDADE

A certidão de nascimento não tem prazo de validade, isto é, não precisa ser renovada periodicamente. Caso haja extravio, perda, furto, roubo ou ainda se o registro de nascimento estiver em mau estado, o cidadão poderá solicitar a 2ª via.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TIRAR A CERTIDÃO DE NASCIMENTO

Pais casados:

Só é necessária a presença de um dos pais no cartório, devendo levar os seguintes documentos:

Pais não casados:

Podem comparecer juntos ao cartório, ou somente o pai, devendo levar os seguintes documentos:

  • Documento de identidade (RG ou Carteira de Habilitação);
  • Declaração de Nascido Vivo (fornecido pelo hospital onde a criança nasceu);

Pais menores de 16 anos:

Os pais menores que 16 anos, para registrar seus filhos, devem se dirigir ao cartório acompanhados dos avós da criança ou de seu responsável legal, todos munidos de documento de identidade (RG ou Carteira de Habilitação) e a Declaração de Nascido Vivo.

Pai desconhecido:

Nesse caso, a criança será registrada e na filiação constará apenas o nome da mãe. A mãe deverá comparecer ao cartório com os seguintes documentos:

  • Documento de identidade (RG ou Carteira de Habilitação);
  • Declaração de Nascido Vivo (fornecido pelo hospital onde a criança nasceu);

Crianças que nasceram em casa ou em caso de perda Declaração de Nascido Vivo:

Além de um dos pais, também deverão comparecer ao cartório 2 testemunhas que comprovem a gravidez da mãe, todos portando documento de identidade (RG ou Carteira de Habilitação).

SEGUNDA VIA – CERTIDÃO DE NASCIMENTO

A segunda via da certidão de nascimento deverá ser requisitada no Cartório de Registro Civil onde foi feito o registro de nascimento. O interessado deverá apresentar documento de identidade com foto e pagar uma taxa que varia em cada Estado da Federação.

Caso não seja possível realizar o pedido diretamente no Cartório onde foi feito o registro, existe um serviço disponível na internet para isso. Confira.

Como tirar a 2ª via da Certidão de Nascimento pela Internet e recebê-la em casa

O serviço é disponibilizado pela empresa Sistecart (Sistema de Cartório Certidões S/C LTDA) – Cartório Postal – que é especializada em logística, pesquisa e entrega de documentos em todo território nacional.

O serviço tem um funcionamento bem simples. O interessado deve preencher um formulário com as informações sobre a Certidão de Nascimento que se pretende a 2ª via e também o endereço de entrega. Após o envio da solicitação, a empresa entrará em contato informando o valor do serviço.

IMPORTANTE: Gostaríamos de salientar que o site GuiaDocumentos.com.br não possui nenhum vínculo com o prestador de serviços cartorários pela internet, denominado “Sistecart (Sistema de Cartório Certidões S/C LTDA) – Cartório Postal ” nem que recebemos valores de qualquer ordem por indicação de seus serviços ou análogo.

Gostaríamos de deixar claro, que o artigo em questão, tem um único propósito, que é o de INFORMAR o cidadão sobre um serviço prestado por uma entidade que tem o intuito de facilitar no requerimentos dos serviços supracitados.

Inclusive, o site GuiaDocumentos.com.br, encoraja e apoia que o cidadão pesquise sobre o serviço, e o prestador do mesmo, em órgãos e sites de defesa do consumidor. Que o cidadão baseie-se em análises de outros usuários anteriores  do serviço, antes de decidir pelo mesmo. Site GuiaDocumentos.com.br.

Quais os dados solicitados para utilizar o serviço?

  • Estado e Cidade onde foi feito o registro original;
  • Nome que consta no documento;
  • Nome da mãe;
  • Data do nascimento;

Quanto tempo demora para receber a 2ª via?

O prazo varia entre 5 a 15 dias úteis, a depender do Estado onde foi realizado o registro original.

Passo a passo para solicitar a 2ª via da Certidão de Nascimento pela internet

1º passo: Acessar o formulário (clique aqui) para solicitação do serviço.

2º passo: Preencher com os dados do solicitante, endereço de entrega (para onde a empresa enviará a 2ª via) e os dados da Certidão de Nascimento que se pretende a 2ª via.

3º passo: No final do formulário clique em “Solicitar”. Aguarde o contato da empresa, onde informará o valor do serviço.

4º passo: Pague a taxa cobrada pelo Cartório Postal e aguarde a chegada do documento no endereço informado no passo nº 2.

 

Fonte:

  • Portal Brasil
  • Conselho Nacional de Justiça
  • Lei 6.015/63

Imagem: CNJ (Divulgação)


Se gostou destas informações compartilhe nas redes sociais! Também aproveite para CURTIR nossa fanpage no Facebook!

  178 Comentários para “Certidão de Nascimento”

  1. Olá, como faço para registrar a criança sem ter que levar o pai. Não sou casada e nem união instável, só quero o nome do pai no registro. Qual procedimento devo tomar?

  2. Olá, gostaria de saber quais os procedimentos a tomar em caso de data errada na certidão de nascimento. A certidão em questão afirma que a pessoa em 1982, sendo que ela nasceu em 1990, ou seja, 8 anos de diferença. O que fazer?

    • Rafaela,

      Se for um erro simples, o notário de registro civil mesmo poderá resolver. Se for caso para ação de retificação de registro civil, será necessário consultar um advogado (Pode ser um de defensoria pública). Para ter certeza, sugerimos que dirija-se ao registro civil onde foi efetuado o registro (Ou o mais próximo de sua residência) e informe-se. Agradecemos sua participação. GD.

  3. OI COMO TIRAR 2 VIA DE NASCIMENTO PO EU SOU DA ALAGOAS

    • Ana Flávia,

      Dirija-se ao cartório onde foi feito o registro e faça o requerimento. Caso more em cidade distante da cidade do cartório, há algumas opções. São elas:

      1° – Verificar com o cartório de registro civil da cidade onde mora se o cartório onde foi registrado faz parte da rede de cartórios interligados. Se fizer, o cartório da cidade onde mora está habilitado a emitir a segunda via;
      2° – Pedir para algum parente ou conhecido, na cidade onde foi registrado, que faça o requerimento pela segunda via e o envie pelo correio (Por ser um documento público, qualquer pessoa poderá requerer a segunda via do documento em nome do titular);
      3° – Tentar entrar em contato com o cartório da cidade onde foi registrado e verificar se não enviam cópia do documento pelo correio, mediante depósito dos valores em conta do cartório (Este procedimento quando não houver parentes ou amigos na cidade onde foi registrado). Você pode consultar o endereço e telefone do cartório, por este link: http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/?d=consulta_extra&a=consulta_extra&f=formPrincipalExtrajudicial
      4° – Se todas as opções anteriores não forem viáveis, a última opção fica por conta de usar os serviços de um cartório postal. No entanto, sugerimos fortemente que se consulte a idoneidade do prestador do serviço em sites do procon e sites como o reclameaqui, antes de optar pelos serviços do mesmo.

      Desejamos boa sorte e agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  4. Olá. Tenho 25 anos e preciso tirar a segunda via da minha certidão de nascimento. Fui registrado em Sobradinho – DF e moro atualmente em Belém – PA. Tenho parentes que ainda moram em Sobradinho. Gostaria de saber se eles podem receber por mim, o que é preciso e quanto tempo demora. Preciso dela até o dia 30de Janeiro!!

    Grato.
    Rodrigo

  5. Olá. Minha primeira via da certidão de nascimento está danificada. Ela foi registrada em DF-Sobradinho. Eu não moro mais lá. Tenho uma tia que ainda mora lá. Queria saber se ela pode receber por mim e me enviar pelo correio. E como faço?

    Grato.
    Rodrigo

    • Rodrigo,

      Ela pode requerer sim e enviar pelo correio a você. Sugerimos que peça para ela entrar em contato com o referido cartório por telefone, se este for distante da residência dela, para saber qual documento (Dela) ela terá de apresentar para fazer o requerimento (Por segurança e se o cartório for distante da residência dela). Documentos de registro de nascimento são públicos, e qualquer pessoa pode requerer em nome do titular. Agradecemos sua participação. GD.

  6. Oi eu tenho 19 anos e vou mi casar so que minha mãe sumiu a minha certidão de nascimento. gostaria de sabee se eu mesma posso tirar a segunda via?

    • Jaqueline,

      Sim. Basta dirigir-se ao cartório onde foi registrada e solicitar a segunda via do documento (caso o cartório seja em outra cidade, dirija-se ao cartório de registro civil mais próximo da sua residência e verifique se o cartório em questão faz parte da rede de cartórios interligados. Se ele não fizer parte, você poderá pedir a um parente ou amigo que faça a solicitação para você e envie pelo correio (Por ser um documento público, qualquer pessoa poderá requerer uma segunda via para você.). Agradecemos sua participação. GD.

  7. Olà. Gostaria refazer minha certidão de nascimento más moro em Geneva na Suiça . Tenho 18anos e vou me casar e preciso dessa certidão daqui uma semana ! Pelo amor de Deus me ajudem! Eu tenho a antiga de 2006 e preciso de uma nova como faço ? Obrigada

    • Nicolly,

      Por ser um documento público, qualquer pessoa poderá requerer uma segunda via para você no cartório onde foi registrada. Peça a algum parente ou amigo que compareça ao cartório, faça a requisição e envie a você por correios. No caso, veja nos comentários a resposta para o usuário “Antônio”, de 13 de janeiro. Há algumas informações que poderão ajudar você sobre requerimento da segunda via do documento à distancia. Qualquer dúvida restante, volte a entrar em contato. Agradecemos sua participação Nicolly. GuiaDocumentos.

  8. ola! boa noite.
    venho atravez deste contato pedir ajuda para meu sogro, Ele está precisando de tirar a segunda via da RG, mas ai lhe pediram a certidão de nascimento que ele não tem mais. E ele mora muito longe da cidade que lhe foi registrado como ele pode fazer?
    quais os documentos necessários para que possa ser solicitado?

    Obrigado!
    ATT: Antonio

    • Antônio,

      Existe algumas opções, vamos a elas:

      1° – Verificar com o cartório de registro civil da cidade onde mora se o cartório onde foi registrado faz parte da rede de cartórios interligados;
      2° – Pedir para algum parente ou conhecido, na cidade onde foi registrado, que faça o requerimento pela segunda via e o envie pelo correio (Por ser um documento público, qualquer pessoa poderá requerer a segunda via do documento em nome do titular);
      3° – Tentar entrar em contato com o cartório da cidade onde foi registrado e verificar se não enviam cópia do documento pelo correio, mediante depósito dos valores em conta do cartório (Este procedimento quando não houver parentes ou amigos na cidade onde foi registrado). Você pode consultar o endereço e telefone do cartório, por este link: http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/?d=consulta_extra&a=consulta_extra&f=formPrincipalExtrajudicial
      4° – Se todas as opções anteriores não forem viáveis, a última opção fica por conta de usar os serviços de um cartório postal. No entanto, sugerimos fortemente que se consulte a idoneidade do prestador do serviço em sites do procon e sites como o reclameaqui, antes de optar pelos serviços do mesmo.
      Desejamos boa sorte e agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  9. Oi tenho 19 anos e roubaram a minha segunda via da certidao de nascimento o que devo fazer ?

  10. Entao tenho 19 anos e quando fui pra tirar meus documentos pessoais táis como cpf e carteira de identidade eles me falaram que nao podiam fazer meus documentos pq mha certidado de nascimento tava bem amassada suja rasgada . Ai me aconselharam a tirar a segunda via . Aii eu fui e tirei a segunda via . Mais aii quando eu tava voltando pra casa me roubaram a segunda via da certidao de nascimento . Roubaram mha carteira e a segunda via estava la dentro . Agora o que devo fazer ? Eu ainda tenho a mha certidao de nascimento a que tava suja e amassada . Pq tinha colocado ela separada . Me ajuda por favor tenho que tirar meus documentos pessoais o que devo fazer nesse caso ?

    • Olá Michele, primeiro você deve registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil informando o roubo e quais os documentos e objetos levados (leia este artigo que escrevemos sobre o que deve ser feito para evitar que fraudadores usem seus documentos). Você poderá solicitar novamente uma 2ª via da certidão de nascimento no mesmo cartório onde lhe forneceu antes.
      Esperamos tê-la ajudado.
      Forte abraço. GD.

  11. Boa tarde,

    O que posso fazer caso a mãe de minha filha me negue a certidão de nascimento??

    • Márcio, você pode obter uma cópia da certidão de nascimento do Cartório onde foi feito o registro da criança. Entre em contato com o Cartório de registro civil mais próximo que lhe orientarão.
      Agradecemos sua participação.
      Abraços.

  12. Oi tenho 18 e nunca tive certidão de nascemento como faço pra mi tira.

    • Olá Kelly, procure o Cartório de Registro Civil mais próximo que lhe informarão de todos os procedimentos. Caso não saiba o endereço, consulte neste link o mais próximo.
      Um forte abraço.

  13. Minha mãe , é da Bahia,precisou tirar a segunda via da certidão de nascimento , pediu para uma pessoa fazer isso pois mora em São Paulo, quando chegou o registro veio com outra data de nascimento, como corrigir isso já que ela precisa se aposentar??

    • Regiane,

      Somente o emissor do documento (Cartório) poderá corrigir o erro cometido. Entre em contato com a pessoa que solicitou o documento e peça a ela para informar-se no cartório em questão qual é o procedimento para documentos emitidos com erro. Agradecemos sua participação. GD.

  14. Por favor, me ajudem com a seguinte questão: meu filho que é maior, vai casar no civil. Estão exigindo uma segunda via de sua certidão de nascimento que não apresenta rasura, ou outro problema que a invalide. É correta esta exigência?
    Muito obrigada, Ana Lucia

    • Ana Lucia,

      O Código Civil, Art° 1525, que trata das instruções para o processo para habilitação do casamento civil, não cita, necessariamente, a obrigação de se possuir uma certidão de nascimento emitida a menos de 90 dias. O que existe é uma norma emitida pelas corregedorias estaduais de justiça exigindo que as certidões passem a ser atualizadas para uma maior segurança no âmbito da identificação dos nubentes. Sugerimos que leia este artigo: http://ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=14036 . Você pode não concordar com a exigência, mas cremos que teria de ir “procurar os seus direitos”. Fica a pergunta: Vale a pena pelos valores envolvidos e o tempo demandado pela justiça no caso para avaliação e parecer? Qualquer dúvida, volte a entrar em contato. Este tema, com certeza, é de interesse público e debatê-lo ajudará a colocar mais foco no mesmo. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  15. nasci dia 31 de dezembro eu não poderia ter sido registrado dia 1° de janeiro do ano seguinte pois foram só algumas horas de diferença.

  16. Um amigo perdeu a certidão, mas a certidão dele é de Pernambuco, e ele mora no Rio de Janeiro, como tirar a segunda via, sem precisar ir no Estado em que nasceu ?

    • Leonardo,

      Diga ao seu amigo para verificar se os cartórios de Pernambuco e do Rio de Janeiro já fazem parte do sistema de cartórios interligados (Pode ser por telefone mesmo, ao cartório de registro civil mais próximo da residência dele no Rio. Os dados podem ser obtidos por este link: http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/?d=consulta_extra&a=consulta_extra&f=formPrincipalExtrajudicial ). Em caso positivo, o cartório do Rio terá competência para emissão de segunda via de documentos registrados em Pernambuco. Se caso os cartórios dos respectivos estados não fizerem parte, a opção fica por pedir a um parente ou conhecido que faça a requisição da segunda via no cartório em que seu amigo foi registrado, pois como são documentos públicos, qualquer pessoa poderá requerer a segunda via em nome do titular. Caso não haja conhecido ou parente que possa fazer a requisição, fica a opção de entrar em contato com o respectivo cartório, por telefone, e verificar se o mesmo envia cópias pelo correio mediante depósito em conta do cartório dos custos do serviço. Se todas essas opções não forem possíveis, fica a opção de usar os serviços de um cartório postal. No entanto, sugerimos que se esta opção for considerada, que se faça uma extensa pesquisa sobre a idoneidade do prestador do serviço em sites como o reclameaqui e procons, além de opiniões de usuários do serviço. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  17. Sou do sexo feminino na certidão de nascimento está o nome de Francinei sofro muito com isso é um nome masculino como posso mudar na certidão de nascimento? Obs: já sou adulta.

    • Fran,

      Alterações no prenome, quando autorizadas, são por ordenamento judicial. Sugerimos a você que consulte um advogado de sua confiança, ou um defensor público (Não cobra honorários pelo atendimento), para que o advogado possa explicar a você como é essa ação judicial em si. Desejamos a você, boa sorte. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  18. Oi eu queria saber eu tenho 19 anos e fui fazer minha intedidade ai o nome da minha mae estava embasado ai a delegada mandou eu vouda pra ocartorio oq eu faço e n tenho cpf ainda

    • Nivea, pelo fato da certidão de nascimento estar com o nome da mãe rasurado, apagado, etc, não há como certificarem realmente a sua filiação. Vá ao cartório de registro civil mais próximo e retire a 2ª via da certidão de nascimento.
      Um grande abraço. GD

  19. Gostaria de saber se pra registra o nome do pai no registro da minha filha e preciso paga e quanto custa?

    • Aline,

      Os valores diferem de estado para estado. Para ter certeza, deve-se consultar o Cartório de Registro Civil mais próximo. Se for necessário uma investigação de paternidade, sugerimos que consulte um advogado de confiança, ou a defensoria pública do seu município (Não cobra honorários pelo atendimento), para maiores informações. Agradecemos sua participação. GD.

  20. Ola,sou a darlene tenho 25 anos e gostaria de dar entrada ao reconhecimento de paternidade, moro em teresina Píaui e meu pai aqui tambem ,so que meu registro foi tirado em uma cidade vizinha e ele trabalha e nao pode ir la eu quero saber se podemos dar entrada aqui em um cartorio mas proximo.

  21. MEU filho tem 5 anos e ainda nao tirei a certidao dele por causa do pai pensei q elle tinha tirado eu entreguei o meu filho ao pai elle falou q tinha tirado o a certida e peguei elle de volta agora e elle nao tirou nada oq eu devo fazer?

    • Alessandra, você deve procurar orientação do cartório de registro civil mais próximo de sua casa e verificar se foi feito o registro ou não da criança. Caso não tenha sido feito, eles irão orientar a respeito do registro de nascimento de seu filho.
      Esperamos tê-la ajudado.
      Um forte abraço.

  22. Meu filho nasceu e foi registrado em são paulo com meu nome e do pai. Houve uma briga e ele me agrediu rasguei o registro com raiva dele. Quero volta pra minha cidade mas não tem mais o registro. Ele não vai tirar a segunda via. Eu posso tirar?

    • Shirley,

      Você pode retirar a segunda via do documento quando desejar. Dirija-se ao cartório onde seu filho foi registrado e faça o requerimento. Se for distante, compareça ao cartório de registro civil mais próximo de você e faça o requerimento. Para registros no Estado de São Paulo, qualquer cartório de registro civil fará a emissão da segunda via. Agradecemos sua participação. GD.

  23. Olá. Minha mãe precisa da segunda via da certidão de nascimento e gostaria de saber se esse serviço chamado Cartório Postal é realmente seguro e confiável.
    Obrigada.

    • Priscila,

      Como é um documento público, qualquer pessoa poderá requerer para você o documento na cidade onde sua mãe foi registrada. Em primeiro lugar, consulte (por telefone mesmo) se o cartório de registro civil da cidade em que você mora não emite o documento (Dependendo da cidade e estado em que sua mãe nasceu, o documento poderá ser emitido pelo cartório da cidade em que ela mora mesmo). Em caso de negativa, se houver algum parente ou conhecido na cidade onde sua mãe foi registrada, esta pessoa poderá requerer o documento e o enviá -lo pelo correio. No caso de não haver ninguém que possa fazer isto, a sugestão fica em entrar em contato telefônico com o referido cartório e verificar se o mesmo não envia a cópia pelo correio mediante depósito dos valores em conta do cartório. Em também caso de negativa, então só resta fazer uso dos serviços de uma empresa de cartório postal. Se for ter de usar os serviços, o que sugerimos é que se pesquise em sites como o reclameaqui e procon, se a referida empresa tem boa reputação, além de depoimentos de outros usuários. Obrigado por sua participação. GD.

  24. preciso de uma certidão de nascimento atualizada pois o cartório pediu para realizar o casamento,. moro em goiás, e o registro foi feito no interior de minas. como fazer para conseguir essa certidão atualizada? sendo que a original se encontra em mãos.

    • Beto,

      Certidão de nascimento, como é um documento público, qualquer pessoa poderá fazer o requerimento da segunda via para você na cidade onde foi registrado (Parente, amigos). Se não houver ninguém que possa fazer isso, a opção fica entre entrar em contato com o cartório e verificar se enviam pelo correio a cópia, mediante depósito do valor em conta, ou optar por um serviço de cartório postal. Aconselhamos apenas, se optar por este último, uma verificação sobre o prestador do serviço em sites como o reclameaqui e procon, além de relatos de outros usuários do serviço. Agradecemos sua participação. GD.

  25. Em caso de compra de imóveis, estão exigindo segunda via da certidão de nascimento mesmo ela estando em bom estado e legível isso é correto ?

  26. meus pais são de Recife moro no Rio ´já são falecidos a certidão de casamento estar com o nome da minha mae errado por uma letra ex, emocia emocir gomo posso desfazer em um cartório no Rio obrigado.

    • José Geraldo,

      Consulte o cartório de registro civil mais próximo de você, para saber como fazer a retificação. Obrigado por sua participação. GD

  27. Ola, tenho 21 anos e perdi minha certião de nascimento, só tenho a xerox Mais fui registrada no cartório de guarulhos e ainda moro em guarulhos Gostaria de saber que se pra tirar a segunda via eu tenho que pagar e se tiver quanto que é que tem que ser pago ?

    • Janaina,

      A emissão da segunda via do documento não é gratuita. Para ter certeza total do valor, você deve consultar o cartório em Guarulhos, pois pode variar, (Por telefone mesmo), mas deve girar em torno de R$ 24,00. Obrigado por sua participação. GD.

  28. Boa tarde,
    como faço para tirar o nome dos meu pais da certidão?
    eu não quero mais ser reconhecido como filho deles.
    nao quero ter responsabilidade nenhuma com eles e vice versa.

  29. Em caso de compra/venda de imóveis, e casamento estão exigindo segunda via da certidão de nascimento mesmo ela estando em bom estado e legível isso é correto ?

  30. Boa tarde, estou tirando minha cidadania estrangeira e preciso da certidão de nascimento de meu pai, cujo paradeiro é desconhecido. É possível conseguir essa documentação? Como proceder? Devo me dirigir até o cartório onde ele foi registrado?

    • Vítor,

      Documentos como certidão de nascimento, são de ordem pública e podem ser requeridas vias sem que o titular esteja presente. Você deve dirigir-se ao cartório onde ele foi registrado e fazer a requisição. No caso, se já estiver fora do país, o requerimento poderá ser feito por qualquer um. Para registros efetuados nos estados de São Paulo, Acre, Santa Catarina e Espírito Santo, não é necessário deslocar-se. Qualquer cartório desses estados emitem certidões de registros feitos nesses estados. Para registros feitos em outros estados, fica a opção de solicitar para um parente ou conhecido que faça a requisição. Para os casos de não haver pessoas que possam fazer isso pelo requerente, fica a opção de entrar em contato com o referido cartório e verificar se o mesmo não presta o serviço de retirada e envio do documento pelo correio, mediante depósito do valor do serviço em conta bancária do cartório. Por último, há a opção por um serviço de cartório postal. No entanto, se a opção for por este tipo de serviço, sugerimos fortemente que se faça pesquisa sobre os custos e sobre a idoneidade do prestador do serviço. Obrigado por sua participação. GD.

  31. ola,tenho 21 anos e so fui registrada com o nome da minha mae pois eu nasci em sao paulo onde fui registrada e meu pai no interior de minas e por esse motivo nao me registro com o nome dele. ele esta disposto a me dar o nom,e dele dps de tanto tempo,so que hoje moro interior de minas, como faço para conseguir isso se o cartorio onde fui registrada se encontra muito longe.

    • Priscila,

      Dirija-se ao cartório de registro civil mais próximo de você, e se informe acerca dos procedimentos. Obrigado por sua participação. GD.

  32. Olá tenho 19 anos e perdi minha certidão que esta registrada em Teresina, Piauí mas moro no Rio de Janeiro. preciso dessa certidão ate o dia 8 de janeiro de 2015 pois passei em um concurso da marinha e preciso muito dessa 2º via. O que posso fazer?? fiz hj uma solicitação pelo cartório postal mas n sei se é bom. pelo amor de Deus me ajudem.

    • Miquéias,

      Se você possuir algum parente, ou conhecido em Teresina, você pode pedir a esta pessoa que peça a segunda via para você, pois certidões de nascimento são documentos públicos e são emitidos sem a necessidade de presença do titular. Você também pode entrar em contato com o cartório onde foi registrado, por telefone, e questionar se o mesmo envia documentos pelo correio (Você pode acessar o endereço e telefone por este link: http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/?d=consulta_extra&a=consulta_extra&f=formPrincipalExtrajudicial , mediante depósito de valores em conta. Por fim, compareça, se possível, ao cartório de registro civil mais próximo de você, e questione se cartórios do Piauí, já estão integrados à rede integrada de cartórios (Quando isto for realidade nacional, qualquer cartório do Brasil poderá em emitir segunda via desses documentos). Desejamos boa sorte a você, e agradecemos sua participação. GD.

  33. Tenho um filho de cinco anos nao consegui registra lo pela ausência do pai
    Como faco ou melhor o que posso fazer para registra lo por favor me ajudem!Atenciosamente:Adriana

    • Adriana, procure o Cartório de Registro Civil mais próximo de sua residência para dar entrada no registro de nascimento tardio. Caso não saiba o endereço do cartório de registro civil mais próximo, acesse este site.
      Esperamos tê-la ajudado.
      Agradecemos sua participação. Um forte abraço.

  34. No caso eu perdi minha certidão e não tenho copia ou acesso as informações sobre a certidão e preciso da segunda via, como faço?
    OBS: lembrando que minha certidão não foi tirada no cartório de onde moro e sim do interior.

    • Miqueias,

      Se não houver um parente, ou conhecido, que posso ir ao cartório onde você foi registrado e fazer a solicitação na sua antiga cidade, você poderá entrar em contato telefônico com o cartório e questionar se não enviam cópia do documento pelo correio, mediante depósito em conta do cartório. Se caso não fizerem este tipo de serviço, resta requerer os serviços de alguma empresa de cartório postal. No entanto, se optar por este tipo de serviço, sugerimos fortemente que pesquise pelos custos do serviço, e pela idoneidade do prestador do mesmo. Obrigado por sua participação. GD.

  35. Tenho 39 anos tenho q tira a segunda via da minha certidão quero saber quanto custa.

    • Adriana,

      Para saber o valor exato, você deve consultar o cartório de registro civil do seu município. O Valor varia de estado para estado da federação. Obrigado por sua participação.

  36. Olá, minha mãe perdeu a certidão de nascimento da minha filha e eu fiquei só com a cópia .. Agora ela tem 16 anos e preciso fazer a identidade dela, mas é necessário a certidão original e eu não tenho. Oque eu faço?

    • Rosane,

      Será necessário dirigir-se ao cartório onde sua filha foi registrada e fazer o requerimento pela segunda via. Se ela foi registrada em outra cidade e não houver nenhum parente ou conhecido que possa fazer o requerimento da segunda via, você pode usar os serviços de um cartório online. No entanto, se esse for o caso, e optar por este tipo de serviço, recomendamos que pesquise os valores e idoneidade da empresa prestadora do serviço. Obrigado por sua participação. GD.

 Deixe sua resposta.

(obrigatório)

(obrigatório) - Respeitamos sua privacidade! Seu email não será publicado e jamais enviamos spam..

ATENÇÃO: Caso tenha uma dúvida, por gentileza verifique se ela já não foi questionada e respondida anteriormente nos comentários acima. NÃO responderemos dúvidas repetidas já respondidas ou ainda que tratem de análise jurídica de casos específicos (nesse caso, procure um advogado ou defensor público).