out 082013
 
38 Flares Facebook 30 Twitter 3 Google+ 5 Pin It Share 0 Email -- 38 Flares ×

A certidão de nascimento, é o documento que certifica a existência do indivíduo, declarando oficialmente o local e a data do nascimento, bem como a identidade dos pais e avós. É o primeiro passo do indivíduo para o exercício da sua cidadania. Com o registro, a pessoa tem acesso aos benefícios e programas sociais do governo federal, bem como é requisito para a que o cidadão tire os demais documentos civis e matricule-se nas escolas.

QUAL O LOCAL PARA EFETUAR O REGISTRO DE NASCIMENTO?

O registro de nascimento deverá ser feito no Cartório de Registro Civil situado no local do nascimento ou no local onde residem os pais. Devendo ambos os pais ou apenas o pai, dependendo dos casos abaixo explicados, estar munido dos documentos necessários para o registro.

Após a lavratura do registro oficial, o tabelião entregará a Certidão de Nascimento para quem a solicitou.

Não sabe o endereço do cartório mais próximo?

► Leia nosso artigo e localize facilmente todos os cartórios do Brasil.

Passo a passo

  1. Após acessar o link para o site do Conselho Nacional de Justiça, clique no Estado em que pertence a cidade que você deseja localizar o cartório.
  2. Em seguida, escolha o município no menu que irá aparecer. Após, clique em Pesquisar.
  3. Pronto. Serão exibidos os cartórios localizados no município pesquisado.

QUAL O PRAZO PARA REGISTRAR A CRIANÇA?Certidão de Nascimento

► A criança deverá ser registrada em até 15 dias.

► Caso seja a mãe a única pessoa disponível para registrar a criança, o prazo será aumentado para 45 dias.

► Caso a distância do local de nascimento e do cartório mais próximo seja superior a 30 quilômetros, o prazo para o registro será de 90 dias.

Descumprimento dos prazos

Se tais prazos forem descumpridos, o requerimento de registro de nascimento deverá ser feito no Cartório de Registro Civil situado no local onde residem os pais.

Porém, nesse caso será necessário, além dos documentos abaixo listados, a assinatura de 2 testemunhas que afirmem a idoneidade do registro, sob as penas da lei.

QUEM DEVE REQUERER A CERTIDÃO DE NASCIMENTO?

Segundo a Lei dos Registros Públicos (Lei 6015/1973), são obrigados a fazer a declaração de nascimento, na seguinte ordem:

  1. O pai;
  2. A mãe, em caso de falta ou impedimento do pai;
  3. Parente mais próximo presente, maior de 18 anos;
  4. Administrador do hospital, médico ou enfermeiras que assistiram o parto;
  5. Caso o parto ocorra em lugar diverso de hospital ou maternidade, pessoa idônea que tenha presenciado o nascimento;
  6. Pessoa que detém a guarda da criança;

QUANTO CUSTA?

É gratuita a emissão da 1ª via da certidão de nascimento. Porém, é cobrada uma taxa para a emissão da 2ª via, a qual varia em casa Estado.

VALIDADE

A certidão de nascimento não tem prazo de validade, isto é, não precisa ser renovada periodicamente. Caso haja extravio, perda, furto, roubo ou ainda se o registro de nascimento estiver em mau estado, o cidadão poderá solicitar a 2ª via.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TIRAR A CERTIDÃO DE NASCIMENTO

Pais casados:

Só é necessária a presença de um dos pais no cartório, devendo levar os seguintes documentos:

Pais não casados:

Podem comparecer juntos ao cartório, ou somente o pai, devendo levar os seguintes documentos:

  • Documento de identidade (RG ou Carteira de Habilitação);
  • Declaração de Nascido Vivo (fornecido pelo hospital onde a criança nasceu);

Pais menores de 16 anos:

Os pais menores que 16 anos, para registrar seus filhos, devem se dirigir ao cartório acompanhados dos avós da criança ou de seu responsável legal, todos munidos de documento de identidade (RG ou Carteira de Habilitação) e a Declaração de Nascido Vivo.

Pai desconhecido:

Nesse caso, a criança será registrada e na filiação constará apenas o nome da mãe. A mãe deverá comparecer ao cartório com os seguintes documentos:

  • Documento de identidade (RG ou Carteira de Habilitação);
  • Declaração de Nascido Vivo (fornecido pelo hospital onde a criança nasceu);

Crianças que nasceram em casa ou em caso de perda Declaração de Nascido Vivo:

Além de um dos pais, também deverão comparecer ao cartório 2 testemunhas que comprovem a gravidez da mãe, todos portando documento de identidade (RG ou Carteira de Habilitação).

SEGUNDA VIA – CERTIDÃO DE NASCIMENTO

A segunda via da certidão de nascimento deverá ser requisitada no Cartório de Registro Civil onde foi feito o registro de nascimento. O interessado deverá apresentar documento de identidade com foto e pagar uma taxa que varia em cada Estado da Federação.

Caso não seja possível realizar o pedido diretamente no Cartório onde foi feito o registro, existe um serviço disponível na internet para isso. Confira.

Como tirar a 2ª via da Certidão de Nascimento pela Internet e recebê-la em casa

O serviço é disponibilizado pela empresa Sistecart (Sistema de Cartório Certidões S/C LTDA) – Cartório Postal – que é especializada em logística, pesquisa e entrega de documentos em todo território nacional.

O serviço tem um funcionamento bem simples. O interessado deve preencher um formulário com as informações sobre a Certidão de Nascimento que se pretende a 2ª via e também o endereço de entrega. Após o envio da solicitação, a empresa entrará em contato informando o valor do serviço.

IMPORTANTE: Gostaríamos de salientar que o site GuiaDocumentos.com.br não possui nenhum vínculo com o prestador de serviços cartorários pela internet, denominado “Sistecart (Sistema de Cartório Certidões S/C LTDA) – Cartório Postal ” nem que recebemos valores de qualquer ordem por indicação de seus serviços ou análogo.

Gostaríamos de deixar claro, que o artigo em questão, tem um único propósito, que é o de INFORMAR o cidadão sobre um serviço prestado por uma entidade que tem o intuito de facilitar no requerimentos dos serviços supracitados.

Inclusive, o site GuiaDocumentos.com.br, encoraja e apoia que o cidadão pesquise sobre o serviço, e o prestador do mesmo, em órgãos e sites de defesa do consumidor. Que o cidadão baseie-se em análises de outros usuários anteriores  do serviço, antes de decidir pelo mesmo. Site GuiaDocumentos.com.br.

Quais os dados solicitados para utilizar o serviço?

  • Estado e Cidade onde foi feito o registro original;
  • Nome que consta no documento;
  • Nome da mãe;
  • Data do nascimento;

Quanto tempo demora para receber a 2ª via?

O prazo varia entre 5 a 15 dias úteis, a depender do Estado onde foi realizado o registro original.

Passo a passo para solicitar a 2ª via da Certidão de Nascimento pela internet

1º passo: Acessar o formulário (clique aqui) para solicitação do serviço.

2º passo: Preencher com os dados do solicitante, endereço de entrega (para onde a empresa enviará a 2ª via) e os dados da Certidão de Nascimento que se pretende a 2ª via.

3º passo: No final do formulário clique em “Solicitar”. Aguarde o contato da empresa, onde informará o valor do serviço.

4º passo: Pague a taxa cobrada pelo Cartório Postal e aguarde a chegada do documento no endereço informado no passo nº 2.

 

Fonte:

  • Portal Brasil
  • Conselho Nacional de Justiça
  • Lei 6.015/63

Imagem: CNJ (Divulgação)


Se gostou destas informações compartilhe nas redes sociais! Também aproveite para CURTIR nossa fanpage no Facebook!


GOSTOU DESTE ARTIGO?

CADASTRE SEU E-MAIL ABAIXO E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DE GUIADOCUMENTOS


Fique tranquilo. Jamais enviamos SPAM.

Entre AGORA em sua caixa de email e confirme seu cadastro. NÃO deixe para depois!

  97 Comentários para “Certidão de Nascimento”

  1. Ola, preciso da certidão de nascimento de inteiro teor da minha avó ja falecida, fui ao cartório, me informaram que somente com autorização judicial.Estou bh/mg, tem alguma outra forma de conseguir essa certidão? pois preciso de todas certidões de inteiro teor para conseguir dupla cidadania.

    • Gisele,

      Consulte serviços de cartórios online. Talvez consigam a emissão sem que tenha que fazer um pedido judicial. No entanto, se optar por este tipo de serviço, sugerimos fortemente que pesquise muito sobre a empresa e os custos envolvidos no processo. Obrigado por sua participação. GD.

  2. meu tio nao tem nenhum documento<com faço pr fazer os documentos dele?ele nao tm nem certidao d nacimento??
    me ajudem por favor!!!obg

    • Bianca, entre em contato com o Cartório de Registro Civil mais próximo e informe-se sobre os procedimentos para o “registro de nascimento tardio”. Após concluído o registro de nascimento de seu tio, os demais documentos pessoais poderão ser requeridos normalmente. Em caso de mais dúvidas, consulte a defensoria pública de sua cidade ou advogado particular.
      Um forte abraço e obrigado pela participação.

  3. Ola,
    Eu estou com uma duvida…preciso da minha certidão de nascimento, mas não estou na minha cidade natal.
    Mas a duvida e a seguinte…minha cunhada vai pedir a segunda via, mas não vai poder retirar la no outro dia.
    Tem que ser ela para retirar ou pode ser um terceiro?
    Preciso urgente da sua resposta por favor!
    Agradeço desde já sua ajuda!
    Maiuli Lazzarotto

    • Maiuli,

      Qualquer pessoa pode requerer a segunda via de um documento público, como certidão de nascimento. No entanto, sugerimos que consulte o cartório sobre a necessidade da apresentação de um documento de identidade e residência (pode ser que alguns cartórios exijam). Obrigado por sua participação. GD.

  4. Prezado, boa tarde!

    Meu avô foi registrado num Cartório localizado no Rio de Janeiro. Solicitei o inteiro teor da certidão de nascimento dele, mas ao que tudo indica, o cartório perdeu o registro. Neste caso, como faço para solicitar um novo registro? Apenas com ação judicial?
    Agradeço desde já.

    • Marina,

      Consulte um advogado de sua confiança, ou a defensoria pública do seu município, sobre o caso. Provavelmente, será necessário entrar com uma ação de restauração do registro civil. Obrigado por sua participação. GD.

  5. Olá, Tenho 25 anos e moro em SP mas, fui registrada na Bahia, em minha certidão o meu sobrenome consta Sousa. No entanto o sobrenome correto é Souza, é assim que consta na certidão de meus pais e irmão. Gostaria de saber se é possível emitir a 2º via com o meu sobrenome corrigido, se há burocracia e como devo proceder. Desde já agradeço

    • Thaíse,

      Alterações no registro civil, pelas leis Brasileiras, só é possível por provimento judicial. Sugerimos que consulte um advogado de sua confiança, ou a defensoria pública do seu município (Não cobra honorários advocatícios) para se informar corretamente das ações e dos trâmites de que terá de passar, para que o seu desejo de alteração possa ser efetuado. Obrigado por sua participação. GD

  6. PREZADOS!

    Nasci em 1991 e em 1996 foi registrado no cartorio civil e emitido meu certidao de nascimento.
    No mesmo consta meu pai paterno (suiÇo) (mae e brasileira)
    Meus pais nao eram e sao casados e ate hoje sao juntos.
    Agora eu estou estudando na suiÇa e quer tirar meu passaporte suiÇo.
    So o Governo suiÇo quer uma declaraÇao de paternidade do meu pai da epoca.
    Eles falam que a certidao de nascimento (onde consta o nome do meu pai) desde la nao e prova de paternidade.
    A pergunta e? Quanto meus pais nao casados me registrarem ja declarem pelo este ato a paternidade do meu pai?
    Como e a lei brasileira neste sentido?
    Quem pode me fornecer uma declaraÇao neste respeito?
    O que vc me sugeri a fazer?

    Grato
    Andreas

    • Andreas,

      Você deve verificar se uma declaração de paternidade ou termo de reconhecimento de paternidade, reconhecida em cartório, constando os dados do seu pai Suíço é aceito como prova que precisa. Se os seus pais moram no Brasil, diga para comparecerem a um Cartório de registro Civil e se informarem a respeito. Você pode consultar um advogado para a confecção de um documento para ser registrado também. No caso de morarem no exterior, o Consulado Brasileiro da região poderá fornecer informações a respeito também. Qualquer dúvida, volte a entrar em contato. obrigado por sua participação. GD.

  7. Boa tarde Amigo
    Eu queria saber também se eu poderia me registrar em outro Cartório Civil?

  8. Olá, minha dúvida é em relação aos documentos que são necessários levar para eu tirar a minha segunda vua da certidão de nascimento, que na verdade já é a terceira. É simenre o meu rg ou os documentos dos pais também precisa?

  9. Boa tarde.

    Como saber se a certidão de nascimento é de inteiro teor? Obrigada.

    • Bárbara, geralmente consta no topo a inscrição “certidão em inteiro teor”. É uma transcrição fiel do que está lavrado no livro do Cartório. Não se confunde com a simples, que é entregue, por exemplo, ao registrar uma criança. Vale lembrar, também, que o valor cobrado é diferenciado.
      Esperamos ter ajudado.
      Abraços.

  10. OI
    Sobre a Declaração de Nascido Vivo (DNV) eu não a tenho em mãos. Pois eu na época em que eu nasci não existia tal documento. Nasci em 1970 e esse documento só feito pelo ministério da saúde a partir de 1990 ( 20 Anos depois do meu nascimento), Ou seja, eu quando esse documento de nascido vivo foi inventado eu já tinha 20 anos. Então eu queria lhe perguntar se eu posso fazer a minha 2 via de certidão de nascimento e o registro sem esse documento visto que não possuo este documento em mãos por motivos citados acima. Desde já agradeço se puder me ajudar. Obrigado

    Atenciosamente Santos.

    • Santos,

      O cartório de registro civil deverá instruí-lo sobre os procedimentos, mas cremos que não pedirão o DNV, pois simplesmente ele não existe, no seu caso. De qualquer forma, consulte o Registro civil acerca dos procedimentos necessários. obrigado por sua participação. GD.

  11. Meu certidao esta com rasuras mas da para ver todos os nomes e numeros o cartorio aceita para marcar o casamento?me responda por email por favor..desde ja agradeco..

  12. estou sem nenhum documento perdi todos o q devo fazer para tirar tudo novamente

    • Henrique,

      Sugerimos que imprima o seu CPF, e que após isso, se desejar que o número apareça no seu RG, comece com o RG indo a um posto de identificação ou rede de atendimento dos estados. Qualquer dúvida que tiver, volte a entrar em contato. Obrigado por sua participação. GD.

  13. onde devo atualizar minha certidão? na comarca ou no distrito?

  14. Oiiiii Boa tarde
    Quando eu for fazer a minha segunda via de Certidão de Nascimento algum boletim de ocorrência?? Pois o furto foi a muito tempo atrás e nem tenho mais o boletim de ocorrência.

  15. UMA DUVIDA, QUANDO MEU FILHO NASCEU E FOI REGISTRADO NÃO ERAMOS CASADOS NO CIVIL
    OFICIALIZAMOS NOSSA UNIAO SOMENTE EM 2013.
    HOJE ELE ESTA COM 29 ANOS.
    TEM COMO ,FAZER UMA SEGUNDA VIA E ASSIM SUA DOCUMENTAÇÃO SAIR COM SOBRENOME DE PAIS CASADOS?

    • Rosane,

      Consulte o Cartório de Registro Civil mais próximo da sua residência, sobre os procedimentos acerca de alterações no registro de nascimento. Obrigado por sua participação. GD.

  16. muito legal e de grande utilidade publica gostei!
    existe algum site especifico para solicitar certidão com menor preço e que tenha credibilidade?

  17. OI Boa NOite

    Queria saber como eu consigo fazer uma certidão de nascimento (1ª Via). É que eu perdi a minha, Fui furtado e agora estou precisando dela urgentemente. Queria saber como posso fazer uma outra nova…. Desde já agradeço.

    Atenciosamente Santos.

    • Santos,

      Você deve requisitar a segunda via do documento (Não esqueça de fazer boletim de ocorrência sobre o furto, se ainda não o fez) . Entre em contato com o cartório onde foi registrado e faça a requisição pela segunda via do documento (Serviço pago). Para cidadãos dos estados de São Paulo, Acre, Santa Catarina e Espírito Santo, a segunda via é emitida no cartório de registro civil mais próximo, caso o requisitante seja de outro município. Se caso morar ou for de outra cidade, que não seja dos estados citados, você pode tentar um serviço de cartório postal (Se optar por este tipo de serviço, pesquise sobre a empresa antes de aceitar o mesmo) ou ainda entrar em contato com o referido cartório e verificar se enviam o documento pelo correio mediante pagamento em conta ou bancário. Obrigado por sua participação. GD.

      • Santos,

        No seu caso, o profissional de saúde não estava apto para emitir certidão de nascimento (Isto fica a cargo do cartório de registro de pessoas naturais ou registro civil), e sim o documento conhecido como “declaração de nascido vivo”. Este documento é apenas provisório e não dispensa a certidão de nascimento, que é o documento final da comprovação de nascimento de uma pessoa. No caso da necessidade deste documento, por um motivo ou outro, cremos que somente o hospital/maternidade onde nasceu poderia emitir um documento atestando isto, se ainda tiver os registros. Obrigado por sua participação. GD.

        • E Se uma Pessoa nunca foi registrada em um cartório civil? Teria como essa pessoa se registar, sendo ele maior de 18 anos?

          Atenciosamente Santos.

          • Olá Santos, neste caso há regulamentação pelo CNJ a respeito do Registro de Nascimento Tardio. Em breve vamos escrever sobre o tema. Leia este artigo a respeito. Cremos que irá ajudá-lo.
            Forte abraço.

  18. Boa tarde,
    Uma tia minha precisou pedir a 2ª via da certidão de nascimento, para comprar um imóvel, porém, o cartório aonde ela foi registrada, na cidade de Pato Branco – PR, informou que “perdeu” ou que “não tem mais” os registros, talvez pela idade dela, por ter sido a muito tempo atrás.
    O que ela pode fazer nesse caso?

    Desde já agradeço!

    • Gabriel,

      Consulte um advogado de sua confiança, ou a defensoria pública do seu município, sobre o caso. Provavelmente, será necessário entrar com uma ação de restauração do registro civil. Obrigado por sua participação. GD.

  19. Moro em CUIABÁ mas fui registrado em Curitiba…
    Tenho uma cópia da 1° via da minha certidão de nascimento mas estou precisando da 2°via da certidão para não perder meu emprego…
    Tem como conseguir a 2° via da minha certidão de nascimento de forma GRATUITA????????
    Obrigado

    • Leonardo,

      A gratuidade depende do cartório. Consulte sobre as exigências. A primeira via da certidão de nascimento é gratuita, conforme o artigo 30 da Lei nº 9.534/97. A segunda via também é gratuita para os reconhecidamente pobres. Você deve consultar sobre a exigência de uma declaração de pobreza, ou outros documentos a serem apresentados. Obrigado por sua participação. GD.

  20. Boa noite , meu tio tem 43 anos e perdeu todos os documentos , precisa fazer tudo novamente , até mesmo a 2° via da certidão de nascimento , porém ele não sabe qual cartório foi registrado , ele sabe que é em Guarapuava … oque podemos fazer ? Tem outra forma de ter o registro dele ? Desde já agradeço !

    • Renatah,

      Se não houver parentes ou amigos que possam pesquisar nos cartórios de Guarapuava, você pode tentar entrar em contato por e-mail, ou telefone, para pesquisar e verificar se o cartório onde foi feito o registro emite e envia o documento por correios, mediante o pagamento bancário. A lista dos cartórios de registro civil, seus endereços, de e-mail e telefone, da cidade de Guarapuava pode ser consultado através deste link: http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/? (Clique na unidade da Federação, depois insira o Nome da Cidade) . Se não houver um serviço de envio pelo correio, ou algum parente/amigo que possa requerer e enviar pelo correio, após saber qual cartório detêm o registro, você pode fazer a requisição por um serviço de cartório postal. No entanto, se resolver optar por este tipo de serviço, aconselhamos fortemente a você que pesquise sobre a empresa prestadora do serviço em órgãos de defesa do consumidor e sites como o reclameaqui, além de se basear em depoimentos de outros usuários dos serviços da determinada empresa. Obrigado por sua participação. GD.

  21. Boa Noite.
    Eu perdi minha certidão de nascimento e o cartório solicita esse documento para o casamento civil. Preciso então tirar uma segunda via certo?
    É necessário comparecer no cartório que fiz o registro ou posso ir outro mais próximo da minha residência, sendo ambos de São Paulo, SP?
    Preciso ir pessoalmente ou minha mãe pode fazer isso para mim?
    Obrigada pela ajuda

    • Juliana,

      Desde 2012, havia uma atualização em curso, para que a emissão de segunda via de registro civil (Nascimento, casamento, óbito) pudesse ser fosse feita em qualquer cartório. No entanto, não temos a informação de que o sistema funciona para qualquer cartório. Sugerimos que você entre em contato telefônico com o cartório mais próximo, e se informe se emitem a segunda via para registros fora da unidade. Também há a opção e entrar em contato com o cartório onde foi feito o seu registro e se informar se enviam segunda via pelo correio (Alguns cartório executam o serviço). Documentos públicos, como certidão de nascimento, são emitidos a qualquer pessoa, portanto, sua mãe pode requerer para você sem problemas. Por último, há a opção dos cartórios postais. Este serviço, no entanto, se optar por ele, você deve pesquisar em sites de defesa do consumidor, como procon e reclameaqui, sobre a idoneidade do prestador do serviço. Obrigado por sua participação. GD.

  22. Gostaria de saber se tem como conseguir a 2ª via da minha certidão de nascimento. Moro em Nova iguaçu Rj, estou com 50anos, estou precisando pra poder tirar a 2ª via da identidade. tentei na escola que estudei mais nada consegui, desde já agradeço!

    • Lucimá,

      Se você foi registrada em Nova Iguaçu, mesmo, sugerimos que compareça o tabelionato de registro civil, e faça a requisição. Caso tenha sido registrada em outro município, peça para algum parente que compareça ao cartório e faça a solicitação, ou que use os serviços de um cartório postal, para requerer a segunda via do documento. No entanto, se optar por um serviço dessa natureza, sugerimos fortemente a você que pesquise sobre o prestador do serviço em sites de proteção ao consumidor, como procon, e reclameaqui, antes de fazer a requisição. Obrigado por sua participação. GD.

  23. Como faço para descobrir o hospital que nasci? Esse registro consta no cartório que fez a minha Certidão de Nascimento?

    • Olá Simone, normalmente esta informação consta na sua certidão de nascimento. No entanto, caso não tenha a informação, provavelmente o cartório onde foi registrado seu nascimento tem a informação.
      Esperamos ter ajudado e agradecemos sua participação.
      Abraços.

  24. Quais os documentos necessários para registrar uma criança nascida no Brasil, de mãe brasileira e pai americano? Neste caso, qual o documento do pai é válido para o registro no cartório brasileiro?

    • Leila,

      São necessários documentos de identificação do pai da criança (Passaporte ou RNE). Sugerimos que consulte o cartório de registro de documentos, para mais informações e exigências que podem ser diversas de notário para notário. Obrigado por sua participação. GD.

  25. sou casada porém só na certidao de casamento costa meu nome de casada e nos meu documentos nao…isso pode atrapalhar na hs de resgistra

  26. milha filha tem quatro anos e ainda não tem certidão como posso fazer pra tirar ?

    • Rayanni, você deverá fazer o Registro de Nascimento Tardio. Deve ser feito no Cartório de Registro Civil mais próximo de sua residência. Caso não tenha em mãos a DNV (Declaração de Nascido Vivo) fornecida pela maternidade, será necessário a assinatura de 2 testemunhas no ato. Entre em contato com o Cartório com antecedência e questione os valores e normas para realização do ato. Para saber mais leia este artigo.
      Esperamos ter ajudado, um forte abraço.

  27. Gostaria de saber uma coisa: nasci na cidade de Luz, mas moro em BH. preciso tirar a segunda via com urgência. se requisitar a segunda via diretamente do cartório original da minha certidão, sai na hora? só eu posso fazer isso, ou um parente pode fazer isso por mim? e cobra taxa? e pelo site, sai na hora ou tbm te que esperar um prazo?

    • Uéferson,

      Você pode pedir a um parente para requisitar a segunda via da sua certidão de nascimento, sem problemas. Documentos públicos são emitidos sem a presença do titular e a emissão é feito na hora. É cobrado taxa para segunda via. Verifique no cartório o valor exato. Se decidir por serviços de cartório online, sugerimos que pesquise bastante, pois alguns estavam com reclamações de clientes. Obrigado por sua participação. GD.

  28. Oi, eu moro em salvador no estado da Bahia, é possível eu fazer
    a 2 via da certidão de nascimento neste site?

    • Alex,
      Não disponibilizamos serviços de espécie alguma e nem pedimos informações pessoais de nossos visitante em hipótese nenhuma. Nosso intuito aqui é facilitar, com informações claras, precisas e diretas, a tarefa de requerimento de documentos ao poder público, este sim, o único responsável pela emissão de documentos.
      Quanto à segunda via do certidão de nascimento, somente no cartório de registro civil, ou nos equivalentes, que prestam serviço pela internet. Se desejar requerer pela internet, sugerimos fortemente que pesquise bastante antes de fazer a solicitação, pois muitos estão com problemas. Obrigado por sua participação. GD.

  29. Quem pode me orientar, sou assistente social e tenho uma paciente que não tem registro de nascimento. Ja fiz buscativa em varios cartorios aqui de SP sem resultado. A mãe dela é falecida e ela tem 43 anos. Quem tiver alguma ideia ou orientação peço a gentileza de postar . obrigada.

  30. Tenho um xerox muito antigo da minha certidão de nascimento, onde consta o nome do cartorio. So o número do livro que nao se consegue ver. O restante sim. Consigo a 2° via sem ter o n° do livro?

  31. Se eu estiver fora do brasil, onde posso requerer a segunda via da minha certidao de nascimento?

    • Carol,
      As repartições consulares do Brasil, no exterior, são as responsáveis pelo atendimento dos Brasileiros no exterior, desde a emissão de segunda via de documentos, votação, emissão de primeira via, etc. Você deve entrar em contato com a repartição consular mais próxima de você e se informar se presta o serviço. No entanto, segundo o Itamaraty, documentos de registro civil (Casamento, NASCIMENTO e óbito), somente serão emitidos nas repartição cartorial ou Consular que a emitiu (Talvez, a você, será necessário que algum familiar ou amigo, solicite o documento na repartição cartorária que a emitiu, e o envie via correios a você no exterior). Se você for uma cidadã Brasileira, que tiver tido seu documento registrado em cartórios no estado de são Paulo, há uma opção pela internet. Leia o artigo para se informar, se desejar: http://guiadocumentos.com.br/segunda-via-da-certidao-de-nascimento-casamento-e-obito-pela-internet/ . Obrigado por sua participação. GD.

  32. QUALQUER UM PODE TIRAR A SEGUNDA VIA DO CERTIDÃO DE NASCIMENTO. DE OUTRA ´PESSOA.

  33. Meu genro está preso e sua mãe quer tirar a segunda via da certidão, mas ela pode? mesmo ele estando preso e casado com minha filha, até aonde ela tem este direiro. Obridago.

  34. boa noite, minha duvida como encontrar o nome dos pais da minha amiga, que nasceu em paranaguá-pr ; os dados que tenho são o nome e data de nascimento da mesma. Como devo fazer p/ encontrar o nome dos pais dela? Os cartórios fornecem o nome dos pais se solicitados?
    Obrigado

    • José, se sua amiga foi registrada, com certeza a informação dos genitores estará na Certidão de Nascimento. Cremos que o Cartório de Registro Civil da cidade onde ela nasceu fornecerá essas informações. Veja neste artigo como encontrar os cartórios de qualquer cidade do Brasil. Vale a pena dar alguns telefonemas. Também existe algumas empresas especializadas nesse tipo de serviço de pesquisa de registros notariais. Você paga, eles efetuam a pesquisa com base nos dados que você disponibilizar e se encontrarem (no caso a certidão de nascimento de sua amiga), você recebe via correio. Leia este artigo onde explicamos o procedimento.
      José, desejamos boa sorte em sua busca e esperamos tê-lo ajudado.
      Obrigado pela confiança.
      Forte Abraço.

  35. Boa Noite, gostaria de saber porque os cartórios exigem a segunda via atualizada da certidão de nascimento para poder agendar o casamento, atualizei a minha a 1 ano e mesmo assim eles não aceitam, tem que ter 3 meses atualizada passou disso não tem como fazer o processo… Isso é valido?

    • Olá Michelle,
      Infelizmente não temos esta informação. Não temos acesso a normas internas e regulamentadoras das serventias notariais. Provavelmente essas regras variam de Estado para Estado.
      Mesmo assim, agradecemos sua pergunta.
      Forte Abraço.

  36. Olá, minha filha vai nascer nos próximos dias e por razões pessoais, vou registrá-la apenas no meu nome e com “pai desconhecido”, fui informada que o cartório registra com minha declaração mais que encaminha o processo para o Ministério Público, essa informação procede? Em caso afirmativo, como esse processo é conduzido pelo MP?

    • Josiane,

      Segundo o cartório consultado por nós (Cartório na cidade de São Paulo), a investigação no MP só será efetuada se for de sua vontade (Para os casos onde o pai da criança se recusa a fazer o registro). Como é de sua livre e espontânea vontade, registrar desta forma, o cartório não enviará ao MP. Caso tiver dúvidas, consulte o cartório onde pretende registrar sua filha. Obrigado por sua participação.GD.

  37. Olá! Gostaria de saber ,se uma pessoa de 17 anos pode ir tirar a 2° via da certidao de nascimentos sem a presença dos pais?? ou tem que ir com o responsável?

  38. eu morava na cidade de Quata mas meu filho nasceu em Rancharia porque o hospital mandou pra outra cidade.,qual a naturalidade do meu filho quata ou rancharia ?

    • Claudia,
      A naturalidade de seu filho é o local onde ele nasceu, ou seja, Rancharia. No documento, provavelmente constará “Nascido em Rancharia …”. Obrigado por sua participação. Qualquer dúvida, volte a entrar em contato. Sempre será um prazer, se pudermos ajudar. GD

  39. Ao fazer um convênio médico para minha esposa, me exigiram uma certidão de nascimento atualizada. Entreguei uma certidão com mais de 6 meses, porém com menos de um ano e a recusaram. Isso é certo? Para esses casos tem prazo? grato.

    • Anderson, cada plano médico tem seus requisitos para apresentação de documentos. Somente o próprio plano para lhe informar o porquê de tal exigência. Forte abraço.

  40. Posso solicitar certidão de nascimento e casamento de inteiro teor de minha mãe ou só a propria pode solicitar?

    • Rodrigo,

      A priori, deverá ser a própria, portando documento de identificação. Caso isso não seja possível, você poderá tentar requerer pela internet (veja no artigo, como). Obrigado por sua participação. GD.

  41. Se um cidadão necessitar de tirar a 2º via de certidão de nascimento de seu filho e não tiver condições de pagar a taxa,como ele apoderar fazer?

  42. como eu devo fazer pra ter o nome do pai do meu filho no registro.mas meu filho depois de adolescente?

    • Olá Marilda, nesse caso, o pai deve reconhecer o filho. Isso pode ser feito no Cartório de Notas mais próximo ou diretamente no Cartório de Registro Civil. O pai deve se apresentar e fazer o termo de reconhecimento de paternidade. Após isso, a certidão de nascimento do filho reconhecido será averbada com o registro do reconhecimento. Procure o cartório mais próximo e informe-se. Esperamos ter ajudado. Abraço;

  43. Bom dia, fui registrada na cidade de Salvador na Bahia e atualmente resido em Belo Horizonte, MG. Um parente irá ao cartório para solicitar a segunda via, gostaria de saber quais os documentos necessários ele deve apresentar e qual tempo para entrega desse documento.
    Obrigada!!!!
    Taís

  44. Boa noite,
    Caso a mãe possua apenas cópia do seu RG e não tenha condições de ir ao cartório onde foi realizado seu registro de nascimento (neste caso ela foi casada e encontra-se separada, teria q ser de casamento? o pai do bebê não é seu ex marido), como ela poderá solicitar a certidão de nascimento do bebê.
    Cris

  45. Raimundo,

    Não entendemos a recusa do cartório em fornecer a segunda via do documento a você. Perguntas:

    – Foi nesse mesmo Cartório o local onde foi emitido a primeira via do documento?

    – Você é o pai da Criança?

    – Você comprovou seu casamento com a mãe da criança ou no caso de não ser casado apresentou Documento de identidade (RG ou Carteira de Habilitação) e Declaração de Nascido Vivo (fornecido pelo hospital onde a criança nasceu)?

    – Você tem a consciência de que o serviço de emissão de segunda via de Certidão de Nascimento é cobrado?

    Em caso de nova recusa, você pode tentar pelo serviço online de emissão de documentos do Cartório Postal, que atende todo território nacional. Acesse por este link: http://www.cartoriopostal.com.br/certidao/2/certidao-de-nascimento

    Abraço. GuiaDocumentos.

  46. Não basta somente a presença do pai, munido de documento de Identidade para tirar 2ª via do Registro de nascimento do filho?

    Minha dúvida é com relação a um Cartório de Registro Civil aqui no Maranhão, que se nega a tirar 2ª via do Registro de Nascimento de uma criança, para o pai, só porquê o mesmo está sem a compania da mãe.

 Este artigo foi útil para você? Registre abaixo sua opinião ou dúvida. Comente!

(obrigatório)

(obrigatório) - Respeitamos sua privacidade! Seu email não será publicado e jamais enviamos spam..

ATENÇÃO: Caso tenha uma dúvida, por gentileza verifique se ela já não foi questionada e respondida anteriormente nos comentários acima. NÃO responderemos dúvidas repetidas já respondidas ou ainda que tratem de análise jurídica de casos específicos (nesse caso, procure um advogado ou defensor público).

38 Flares Facebook 30 Twitter 3 Google+ 5 Pin It Share 0 Email -- 38 Flares ×