Certificado de Reservista | O que é e como tirar a 2ª via

Todo cidadão do sexo masculino deve realizar o alistamento militar na Junta de Serviço Militar mais próxima nos primeiros 6 meses do ano em que completa 18 anos de idade.

O Certificado de Reservista será entregue ao final da prestação do Serviço Militar àqueles que não foram dispensados na Seleção Geral e que cumpriram o seu dever com a Pátria sem sofrer punições militares.

► Se você procura informações sobre o Alistamento Militar, isto é, sobre os prazos para o alistamento, fases, seleção geral, juramento a bandeira, motivos de dispensa, etc. Leia nosso artigo sobre o Alistamento Militar (clique aqui).

EXERCÍCIOS DE APRESENTAÇÃO DAS RESERVAS

Fique atento.

Mesmo após o término da prestação do Serviço Militar o brasileiro ainda não está quite com as Forças Armadas, pois este deverá se apresentar à Junta Militar nos próximos 5 anos subsequentes.

Em cada apresentação é carimbado no Certificado de Reservista uma informação que comprova o seu comparecimento na Junta de Serviço Militar.

Estará quite com o Serviço Militar aquele que se obtiver as anotações em dia no Certificado de Reservista.Certificado de Reservista - Marinha, Exército e Aeronáutica

Prazo para apresentação

Pessoalmente (Na Junta de Serviço Militar): Do dia 9 a 16 de Dezembro.

O que acontece se o cidadão não se apresentar na data estipulada?

O cidadão deverá procurar a Junta de Serviço Militar com a máxima brevidade possível para regularizar as anotações ou carimbos.

Porém, por estar fora do prazo, a regularização será feita mediante recolhimento de uma taxa e pagamento de multa.

Lembrando que o brasileiro que não estiver quite com o Serviço Militar, isto é, com o Certificado de Reservista desprovido das respectivas anotações, salvo se dentro do prazo, não poderá:

  • obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
  • ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subcencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;
  • assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;
  • prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
  • obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
  • exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria, ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público:
    • estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais;
    • de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público;
    • receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

É COBRADA ALGUMA TAXA PARA OBTER O CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Não, é gratuita a emissão da 1ª via.

No entanto, a solicitação da 2ª via é feita mediante recolhimento de uma taxa.

COMO TIRAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Em caso de furto, perda, extravio, roubo ou deterioração de seu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), a segunda via deverá ser requerida na Junta de Serviço Militar mais próxima com a máxima brevidade possível.

Para a emissão da segunda via do CR, será efetuado na própria Junta, um requerimento dirigido ao chefe da CSM da área onde reside o solicitante.

O requerente deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia da guia do pagamento da taxa para emissão de segunda via do certificado de reservista (Multa militar prevista no Art. 177 do Regulamento da Lei do Serviço Militar). A guia para o pagamento bancário será fornecida no ato do requerimento assim como as instruções para o pagamento;
  • Cópia frente e verso do RG do requerente, ou de sua certidão de nascimento ou casamento (Os documentos deverão ser apresentados para sua autenticação na JSM);
  • Fotografia (01) recente, não datada.

Não é possível obter o número do Certificado de Reservista pela internet. Somente na Junta de Serviço Militar ou Quartel onde serviu pela última vez, solicitando a 2ª via do documento.

Como tirar a 2ª via do Certificado de Reservista no exterior?

Caso resida no exterior, o pedido deverá ser formulado por intermédio do Consulado ou Embaixada Brasileira.

Apresente-se em uma dessas repartições diplomáticas, portando documento de identidade (RG ou passaporte) e solicite a segunda via do Certificado de Reservista.

DÚVIDAS FREQUENTES

1) Não fui buscar meu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e agora preciso do documento. O que fazer?

Para requerer o documento e regularizar a situação militar (se este for o caso), você deve se apresentar na Junta de Serviço Militar da área ou quartel competente para ser feita a regularização.

2) Nunca me alistei e agora preciso do Certificado de Reservista. O que fazer?

Se você não se submeteu ao alistamento militar no período designado pela lei, você está em débito com o serviço militar obrigatório.

Para regularizar a situação, apresente-se o quanto antes na Junta de Serviço Militar de sua circunscrição portando documentos pessoais.

3) É possível recuperar ou obter o número do Certificado de Reservista pela Internet?

Não. Somente na Junta de Serviço Militar ou Quartel onde serviu pela última vez, solicitando a 2ª via do documento.

4) Perdi meu Certificado de Reservista. Onde tiro a 2ª via?

Vide tópico logo acima: ‘Como tirar a 2ª via do Certificado de Reservista’.

5) Fiz o alistamento, mas não fui à Seleção Geral. O que fazer?

Você deve comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima para regularizar sua situação militar.

Fonte:

785 Comentários

  1. Christiano Barbosa de Queiroz

    Boa tarde !

    Estou me preparando para prestar concurso público, tinha me mudado para outra cidade e somente agora retornei e me dei conta dos carimbos que são necessários para a quitação junto a Junta Militar, servi na Base Aérea de São Paulo – BASP de 2003 à 2009, porém só carimbei a reservista nos dois primeiros anos subsequentes a minha dispensa, depois não carimbei mais, passado cinco anos, qual o procedimento que tenho que fazer para regularizar a minha situação ? Qual a data para que seja carimbado a reservista, estou ciente que terá multa pelo atraso, se souber dizer o valor, ficaria agradecido,

    Aguardo seu retorno, Obrigado !

    • Olá Cristiano,
      para regularizar os carimbos basta apresentar o Certificado de Reservista na Junta de Serviço Militar ou no órgão militar em que serviu. Quanto a multa não sabemos o valor exato. Obrigado pela participação. Abraços.

  2. Após pagar o Valor de menos de 2 R$
    é só ir na junta buscar o certificado de reservista ??

    • Depende. Se sua reservista estiver lá arquivada sim. Caso contrário será feita a 2ª via e não sabemos ao certo o prazo para entrega. Informe-se na Junta. Obrigado pela participação. Abraço.

  3. Qual a penalidade ou multa se não me apresentar para fazer o juramento a bandeira?

    • Olá Diego, se você não fizer o juramento não estará quite com o Serviço Militar e por consequência não terá o CDI (certificado de dispensa de incorporação). Caso isso ocorra ou já tenha ocorrido, apresente-se na Junta de Serviço Militar mais próxima para fazer o juramento. Você deverá pagar uma multa. Mais informações você encontra neste artigo sobre o Alistamento Militar.
      Esperamos ter ajudado.
      Forte abraço.

  4. Olá, no meu certificado de reservista consta que estou quite com as obrigações militares ate a data de 31/12/2013, então gostaria de saber, eu deveria ter comparecido na junta nos dias 9 ate 16 de Dezembro de 2013 para carimbar? De qualquer forma não compareci, qual a ação devo tomar para regularizar o meu certificado de reservista? Pois passei em concurso público para a BM e preciso estar com o certificado em dia.

    • Olá Maicon, após a conclusão do Serviço Militar o jovem é obrigado a se apresentar nos próximos 5 anos subsequentes para a Reservista ser carimbada. Para regularizar sua situação, basta comparecer a Junta de Serviço Militar mais próxima e levar o Reservista. Após você pagar uma multa na rede bancária o funcionário irá carimbar a Reservista e você estará quite. Qualquer dúvida é só perguntar. Obrigado pela participação. Abraço.

  5. Olá, me alistei em 2008, fiz todos os processos (alistamento, apresentação, fui dispensado) depois de dispensado, recebi um papel que deveria pagar na loterica ou banco, paguei e nao retornei para pegar o reservista, isso tudo em 2008 e agora estou precisando pegar meu reservista, o que devo fazer? Tem algum problema eu demorar tanto tempo assim pra buscar?

    • Leo, dirija-se a Junta de Serviço Militar e solicite a 2ª via. Todo documento não retirado é incinerado após o prazo de 1 ano. Faça isso o mais breve possível, pois esse documento é muito importante. Esperamos ter ajudado. Abraço.

  6. suenny machado tavres

    Gostaria de saber como onde fica localizado o numero do reservista, se há diferentes formas de obter essa informação..

    Sem, mais.
    Desde ja agradeço

    • Suenny,

      A informação que você precisa, está na JSM – Junta do Serviço Militar. Se perdeu o documento, ou preciso do número, a JSM poderá fornecê-lo. Obrigado por sua participação. GD.

  7. Ola, queria esclarecer uma duvida, eu tenho 32 anos e ainda ñ possuo este documento, eu estou afim de fazer um curso de vigilante e devo apresentar este documento e tenho q esta quite.
    Se eu fazer o reservista agora eu consigo deixa-lo quite? Qual o processo e por onde começo?
    Grato!

    • Gustavo,

      Você nunca se alistou? Caso não seja realizado o alistamento dentro do prazo estipulado (1° ao 6° mês do ano em que completa 18 anos), você deverá se apresentar na Junta de Serviço Militar, pagar a multa (R$ 1,38 por ano de atraso) e realizar o alistamento militar.
      Caso tenha se alistado, dispensado, e não tenha prestado o juramento à Bandeira para receber o CDI – Certificado de dispensa de incorporação – , será, também, necessário sua presença na JSM (Junta Serviço Militar) mais próxima da sua residência para a regularização. Sugerimos a você que o faça com a maior brevidade possível, pois a falta desse documento acarreta muitos transtornos ao cidadão. Para mais informações, leia nosso artigo sobre Alistamento Militar: https://guiadocumentos.com.br/alistamento-militar/ . Qualquer dúvida restante, entre em contato. Obrigado por sua participação. GD.

  8. Fui dispensado do serviço militar em 2008. Existe algum outro momento em que devo me apresentar ou já não tenho mais essa responsabilidade?

    Att,

    • Uira Saar,

      Se você foi dispensado do serviço militar, fez o juramento à Bandeira e pegou seu CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, você está plenamente quite com o serviço militar e não precisará fazer mais nada, a não ser em casos de convocação de reservistas. Você fica como reservista dos 19 até os 45 anos completos de idade. Obrigado por sua participação. GD.

  9. Servi o Exercito,durante 5 anos, em Campo Grande Ms, pois perdi minha reservista,posso emitir a 2 via em outro estado,sendo que.moro em Sao Paulo Sp?

    • Olá Cleyton, cremos que não terá problema nenhum quanto a isso. Faça a solicitação na Junta Militar mais próxima. Obrigado pela participação. Abraço.

  10. Ola boa tarde morava em uberaba hoje moro em passos perdi meu reservista e fui pedir a segunda via na junta militar paguei as taxas e por causa disso perdi o emprego por desosnestidade fiz tudo que o secretario me pediu ele nao queria aceitar minha certidao de nascimento pois era a segunda via e era muito antiga fui na minha cidade e tirei outra chegando na junta militar ele nao resolveu meu problema e com isso perdi o emprego me falando que podia emitir a segunda via so data15/04/2014 a empresa nao esperou e nao me contratou sendo que ja avia pagos as taxas que era necessaria para retirar a segunda via o que devo fazer

    • Leonardo, lamentamos o ocorrido, mas infelizmente a emissão da 2ª via do Certificado de Reservista demora um tempo razoável para ser entregue ao solicitante. Se você sentiu-se lesado quanto ao episódio, procure a Defensoria Pública. Forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.