Certificado de Reservista | O que é e como tirar a 2ª via

Todo cidadão do sexo masculino deve realizar o alistamento militar na Junta de Serviço Militar mais próxima nos primeiros 6 meses do ano em que completa 18 anos de idade.

O Certificado de Reservista será entregue ao final da prestação do Serviço Militar àqueles que não foram dispensados na Seleção Geral e que cumpriram o seu dever com a Pátria sem sofrer punições militares.

► Se você procura informações sobre o Alistamento Militar, isto é, sobre os prazos para o alistamento, fases, seleção geral, juramento a bandeira, motivos de dispensa, etc. Leia nosso artigo sobre o Alistamento Militar (clique aqui).

EXERCÍCIOS DE APRESENTAÇÃO DAS RESERVAS

Fique atento.

Mesmo após o término da prestação do Serviço Militar o brasileiro ainda não está quite com as Forças Armadas, pois este deverá se apresentar à Junta Militar nos próximos 5 anos subsequentes.

Em cada apresentação é carimbado no Certificado de Reservista uma informação que comprova o seu comparecimento na Junta de Serviço Militar.

Estará quite com o Serviço Militar aquele que se obtiver as anotações em dia no Certificado de Reservista.Certificado de Reservista - Marinha, Exército e Aeronáutica

Prazo para apresentação

Pessoalmente (Na Junta de Serviço Militar): Do dia 9 a 16 de Dezembro.

O que acontece se o cidadão não se apresentar na data estipulada?

O cidadão deverá procurar a Junta de Serviço Militar com a máxima brevidade possível para regularizar as anotações ou carimbos.

Porém, por estar fora do prazo, a regularização será feita mediante recolhimento de uma taxa e pagamento de multa.

Lembrando que o brasileiro que não estiver quite com o Serviço Militar, isto é, com o Certificado de Reservista desprovido das respectivas anotações, salvo se dentro do prazo, não poderá:

  • obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
  • ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subcencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;
  • assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;
  • prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
  • obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
  • exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria, ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público:
    • estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais;
    • de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público;
    • receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

É COBRADA ALGUMA TAXA PARA OBTER O CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Não, é gratuita a emissão da 1ª via.

No entanto, a solicitação da 2ª via é feita mediante recolhimento de uma taxa.

COMO TIRAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Em caso de furto, perda, extravio, roubo ou deterioração de seu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), a segunda via deverá ser requerida na Junta de Serviço Militar mais próxima com a máxima brevidade possível.

Para a emissão da segunda via do CR, será efetuado na própria Junta, um requerimento dirigido ao chefe da CSM da área onde reside o solicitante.

O requerente deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia da guia do pagamento da taxa para emissão de segunda via do certificado de reservista (Multa militar prevista no Art. 177 do Regulamento da Lei do Serviço Militar). A guia para o pagamento bancário será fornecida no ato do requerimento assim como as instruções para o pagamento;
  • Cópia frente e verso do RG do requerente, ou de sua certidão de nascimento ou casamento (Os documentos deverão ser apresentados para sua autenticação na JSM);
  • Fotografia (01) recente, não datada.

Não é possível obter o número do Certificado de Reservista pela internet. Somente na Junta de Serviço Militar ou Quartel onde serviu pela última vez, solicitando a 2ª via do documento.

Como tirar a 2ª via do Certificado de Reservista no exterior?

Caso resida no exterior, o pedido deverá ser formulado por intermédio do Consulado ou Embaixada Brasileira.

Apresente-se em uma dessas repartições diplomáticas, portando documento de identidade (RG ou passaporte) e solicite a segunda via do Certificado de Reservista.

DÚVIDAS FREQUENTES

1) Não fui buscar meu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e agora preciso do documento. O que fazer?

Para requerer o documento e regularizar a situação militar (se este for o caso), você deve se apresentar na Junta de Serviço Militar da área ou quartel competente para ser feita a regularização.

2) Nunca me alistei e agora preciso do Certificado de Reservista. O que fazer?

Se você não se submeteu ao alistamento militar no período designado pela lei, você está em débito com o serviço militar obrigatório.

Para regularizar a situação, apresente-se o quanto antes na Junta de Serviço Militar de sua circunscrição portando documentos pessoais.

3) É possível recuperar ou obter o número do Certificado de Reservista pela Internet?

Não. Somente na Junta de Serviço Militar ou Quartel onde serviu pela última vez, solicitando a 2ª via do documento.

4) Perdi meu Certificado de Reservista. Onde tiro a 2ª via?

Vide tópico logo acima: ‘Como tirar a 2ª via do Certificado de Reservista’.

5) Fiz o alistamento, mas não fui à Seleção Geral. O que fazer?

Você deve comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima para regularizar sua situação militar.

Fonte:

785 Comentários

  1. ooi, boa noite, eu não consegui paga a multa pra pegar o meu certificado de reservista e tenho q me apresentar amanha, o que eu faço?

  2. ola boa tarde;;quando eu tinha 18 anos eu não me alistei pois no mesmo ano fui pai.Hoje tenho 26 anos e não posso fazer titulo e meu cpf foi suspenso .Ja estive na junta militar da minha cidade paguei ate uma multa mas nimguem me informou mais nada e preciso solucionar logo pq não irei receber no final do mes pois me acidentei e como meu cpf esta suspenso nao inss não ira pagar;;;por favor preciso de ajuda

    • Jonatan,

      Primeiramente, dirija-se ao cartório eleitoral de sua cidade, e verifique se o CAM – Certificado de Alistamento militar, irá servir como documento de quitação militar (De você será cobrado multa pelo atraso no alistamento eleitoral). Após fazer seu alistamento eleitoral, de posse do comprovante de inscrição, dirija-se a uma agência do Banco do Brasil, Caixa econômica Federal, ou dos correios, e informe-se de como proceder para fazer a regularização do seu CPF, pois segundo a receita federal, o protocolo de inscrição é aceito como prova de inscrição eleitoral. Talvez seja necessário o seu comparecimento a uma unidade da receita federal, para a regularização do seu documento (Se caso isto for necessário, você poderá acessar os endereços das unidades por este link: http://www.receita.fazenda.gov.br/AtendContrib/Atendimento/UnidAtendimento/CentroAtendimento.htm (É sugerível a consulta antecipada à unidade, por telefone, se esta em questão presta o tipo de serviço). Esperamos ter ajudado. Qualquer dúvida restante, volte a entrar em contato. Desejamos boa sorte a você e agradecemos sua participação. GD.

  3. Boa noite..Sou reservista,dei baixa em janeiro de 2009, só compareci no ano seguinte pra carimbar.Como devo proceder agora?

    • Douglas,

      Dirija-se à Junta do serviço militar, ou quartel, mais próximo da sua residência. Será cobrado multa de você, pelo atraso ao EXAR, e regularização da sua situação militar. Obrigado por sua participação. GD.

  4. Eu queria sabe como tira o meu certificado.
    Mas eu nunca fui busca. Nunca peguei a primeiro via.
    Mas não estou na minha cidade.
    Estou morando em outra cidade.
    Qual seria o procedimento para tira o certificado em outra cidade.

    • Marcos,

      Você fez o alistamento militar? Se apresentou à seleção geral? Foi dispensado? Ou nunca fez o alistamento?
      Se tem 18 anos ou mais, e nunca se alistou, o exército o considera “refratário”. Neste caso, não importa onde estiver morando. Para regularizar a situação militar, neste caso, você deve ir à Junta do Serviço Militar mais próxima da sua casa e fazer o alistamento. Será cobrado uma multa de você (Baixo valor), e você será encaminhado à próxima seleção geral (Dependendo da idade).
      Se você se alistou e se apresentou à seleção geral, foi dispensado, e nunca retirou seu certificado de dispensa, você também poderá fazer o requerimento pelo documento na Junta mais próxima da sua casa. Neste caso, será cobrado de você uma taxa militar para a emissão das segunda via do documento.
      Em todos os caso, é só se encaminhar a Junta do serviço militar do município onde está morando, que esse órgão o orientará sobre os procedimentos para a regularização da sua situação militar. Obrigado por sua participação. GD.

  5. Nossa, que atraso de vida. É uma lei claramente facista, me obrigar a fazer coisas que eu não quero, agora mesmo eu preciso fazer faculdade lá fora, não quero servir pois tenho ciência de que vivo numa democracia, mas me vem com essa de que precisa de reservista pra tirar passaporte. Nada tem haver com servir o país, coisa de atrasado achar que pra melhorar o país é preciso de exército, se fosse assim estaria melhor que muito país da Europa, o contigente brasileiro é maior do que o de lá. O que o país precisa é de professores, engenheiros, médicos, cientistas.
    Essa lei servia antes, ainda mas no começo da democracia brasileira; mas essa lei de obrigar a servir é de um anacronismo galopante.
    Não é preciso pegar em armas pra servir ao país; coisa de atrasado. Além de ser uma lei claramente facista, não serve aos dias de hoje, tem que acabar com isso. Obrigação pro estado é eufemismo de facismo; nada tem haver com direitos e deveres, aliás é esse tipo de atitude que afasta os jovens de exercer a cidadania, quem vai pra lá acaba tristemente tendo desprezo pela constituição.

    • Carlos Henrique você pensa muito errado se ainda é obrigatório servir o Exército. o país é democrático e você só fica se quiser. más se por ventura quiseres servir, com certeza ficará seu primeiro ano de serviço militar obrigatório, todos, sem exceção tem uma escolha, o camarada pode simplesmente si alistar e não servir por excesso de contingente, pode não servir por não querer servir ou meter a cara e seguir em frente sendo um patriota de 1 ano ou de 7, não vejo isso como atraso de vida como você citou. mas é por causa de pensamentos medíocres como o seu que muitas atitudes erradas e miserareis são tomadas todos os dias. reveja o que você pensa e fala. BRASIL ACIMA DE TUDO, ABAIXO SOMETE DE DEUS!!!

  6. Ola, eu me alistei ano passado e fui na primeira chamada para fazer os testes, mas naao deu p eu ir na segunda chamada pq ja tinha uma viagem marcada e agora eu preciso do certificado de reservista para renovar meu passaporte, como faço? obg.

    • Ítalo,

      Para regularizar sua situação militar, você deve voltar à JSM em questão, ou dirigir-se à Junta mais próxima de você. Se alistou-se, e não concluiu os procedimentos de seleção geral, você é considerado “refratário” pelo exército. Para a regularização, você terá de pagar uma multa de baixo valor. Após isto, você será encaminhado à próxima seleção geral. Obrigado por sua participação. GD.

      • Mas essa proxima seleçao demoraria? Eu nao pretendo morar no Brasil, e nao posso ficar muito tempo, preciso ir para renovar meu passaporte e retornar onde estou.
        Obrigado.

        • Ítalo,

          A seleção depende do calendário das Juntas, a depender da quantidade de inscritos. Segundo o exército, “O período da Seleção ocorre, normalmente, de agosto a novembro, concorrendo à Seleção, os jovens que se alistaram no início do ano (janeiro a junho) e os alistados em anos anteriores em débito com o Serviço Militar”. Para precisar sobre as datas, você deve consultar a JSM da sua região. Obrigado por sua participação. GD.

  7. Eu fui pagar a taxa hoje no banco do brasil para tirar o CDI, apenas gostaria de saber se precisa apresentar aquele boleto ou so a nota fiscal ja basta “pois o atendente ficou com o boleto”.

  8. me alistei e passei em todos os testes,queria muito servir,e no dia de me apresentar cheguei atrasado,e não pude servir eu sai muito chateado e nunca fui buscar meu certificado,estou precisando para tirar passaporte como faço

    • Ezequias,

      Dirija-se à Junta do Alistamento Militar mais próximo de você. Se você passou pela seleção geral, e foi dispensado, o documento será emitido após você pagar uma taxa militar (baixo valor), pois documentos militares são destruídos após 06 meses sem que sejam retirados. Se você não passou pela cerimônia de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira), talvez seja requisitado que você passe pela cerimônia, antes da entrega do CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação. Obrigado por sua participação. GD.

  9. tenho 18 e ainda nao fui nao me alistei , mas preciso do certificado de reservista para um serviço urgente ! demora muito pra consiguir ?

  10. Boa tarde!!!
    Ja me alistei, so que nao fui me apresentar por motivo pessoal, e isso ja faz ums tres anos, qual o prosedimento agora para me regularizar com a lei!

    Obg pela atençao!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.