$ Renda Extra?
Home / Documentos de Viagem / Visto Americano / Foto para Visto Americano – Saiba em quais situações de aplicação ao Visto Americano a foto ainda é exigida

Foto para Visto Americano – Saiba em quais situações de aplicação ao Visto Americano a foto ainda é exigida

A necessidade da anexação de uma foto para Visto Americano deixou de ser exigida dos requerentes entre 16 e 65 anos de idade, no preenchimento do Formulário DS-160.

A imagem do requerente ao Visto, será adquirida no atendimento nos Centros de Atendimento aos Solicitantes de Vistos – CASV – quando do atendimento para a coleta dos dados biométricos e de imagem.

Não existe mais a necessidade de anexar uma imagem ao Formulário, como era nos Formulários anteriores e no próprio DS-160, antes da implementação dos CASV.

Contudo, ainda persiste a necessidade do requerente anexar uma foto a aplicação do visto americano, nos casos em que veremos a seguir.

Necessidade da apresentação da foto

A foto será necessária nas seguintes situações:

  • Requerentes menores de 16 anos e maiores de 66 anos – Para menores de 16 anos e maiores de 66 anos que forem isentos da entrevista Consular, deverão enviar uma foto 5×5 ou 5×7;
  • Requerentes à renovação do Visto – Para aqueles que forem dispensados da entrevista Consular.

Poderá a Embaixada ou Consulado exigir o envio de um arquivo de foto digital.

Essa exigência não é comum.

Requisitos exigidos para a Foto para Visto Americano

A Embaixada ou Consulado faz exigências para a qualidade e o tipo da foto que deve ser apresentada junto com os outros documentos (Quando da apresentação para checagem destes), para aqueles requerentes que forem dispensados da entrevista Consular.

São elas:

  • Apresentação de 01 unidade;
  • Foto colorida;
  • Tamanho de 51mm x 51mm;
  • Foto recente (Máximo 06 meses);
  • Quando tirada pelo próprio requerente, impressão em papel próprio para foto;
  • Fundo Claro;
  • Visão frontal e clara, sem sombras;
  • Expressão neutra, olhos abertos;
  • Enquadramento perfeito;
  • Enquadramento da cabeça e ombros;
  • A cabeça deverá ter  entre 2,54 cm a 3,49 cm, no enquadramento (Medida da base do queixo ao topo do cabelo);
  • Não usar chapéus, bonés, óculos escuros. Acessórios religiosos, não deverão esconder o rosto (Ainda deverá ser apresentado uma declaração que este artigo é de uso diário);
  • Óculos de uso diário podem ser usados na foto, desde que não escondam os olhos, com reflexos, no momento da captura;
  • Roupas de uso comum, diário;
  • Não usar uniformes e roupas que aparentam camuflagem;
  • Crianças deverão aparecer sozinhas na foto, mesmo bebês;
  • Não devem ser usados imagens escaneadas de outros documentos;
  • Não devem ser usados recursos de edição de imagem, como suavização ou de realce.

Foto para Visto Americano

Requisitos Técnicos – Foto para Visto Americano

Ao decidir que deseja tirar e imprimir a foto, o requerente ao Visto que desejar fazê-lo por conta própria, deverá levar em conta os recursos dispensados para efetuar a compra de papel fotográfico, exigido para a foto para Visto Americano (Quando da exigência de apresentação de uma foto impressa).

Para a captura da imagem, que poderá ser feita por uma câmera digital, ou por um scanner a partir de uma foto já impressa, deverão ser  respeitadas as seguintes normas e observações:

  • ILUMINAÇÃO – Não poderá haver sombras na imagem capturada do requerente ao Visto. A iluminação deverá ser de tal forma a não permitir qualquer sombra na imagem;
  • POSIÇÃO DA CÂMERA E DA PESSOA – A distância focal deverá ser de 1,2 m a 1,3 m da pessoa a ser fotografada e na altura dos olhos;
  • PARTE RETRATADA – A imagem retratada da pessoa, deverá mostrar a cabeça com o rosto descoberto e ombros na parte superior do tronco;
  • POSIÇÃO E ENQUADRAMENTO DA CABEÇA – A cabeça do retratado na foto deverá ter entre 2,5 e 3,5 cm de altura. Os olhos do retratado deverão estar entre 2,8 e 3,5 cm de altura em relação à base da foto;
  • DIMENSÕES DA IMAGEM – A imagem adquirida deverá conter entre 600 x 600 pixels e máximo de 1200 x 1200 pixels de resolução. Deverá ter o tamanho máximo (arquivo) de 240kb (Quilobites). Deverá ser gravada no formato JPEG. Para fotos escaneadas, a foto original (Tirada, no máximo, a seis meses) deverá ter 51mm x 51mm e no máximo 300 pixels por polegada de resolução, com baixa compactação. A imagem  deverá ter 24 bits de cor por pixel.

As informações são disponibilizadas pela Embaixada/Consulado dos EUA.

Para maiores informações sobre os requerimentos e qualidade da foto a ser apresentada, clique aqui.


Fonte:

– Embaixada dos Estados unidos da América.


Você acabou de ler um artigo que faz parte de uma série de artigos sobre o visto americano. Para acessar o índice de artigos clique aqui.


Salvar

Salvar

Salvar

Sistema Revelado - Como GANHAR DINHEIRO na Internet

Leia também

9 Dicas de Especialistas que irão aumentar suas chances na Entrevista para o Visto Americano

Já fez todos os passos da aplicação para o Visto Americano, incluindo o temido formulário …

31 Comentários

  1. Bom dia!
    Tenho barba longa e cabelo amarrado (coque), além de traços que lembram muito o povo árabe. Meus amigos dizem que provavelmente terei problemas pra tirar o visto e/ou passar pela polícia federal na chegada nos USA, mas me recuso a pensar que podem negar meu visto/minha entrada só pela aparência. Tenho como comprovar renda, trabalho estável e já estou acessorado para o formulário. Devo me preocupar em tirar a barba somente por conta desse suposto preconceito?

    • Thiago,

      Como esta situação que cita, é uma situação de “campo”, sugerimos que você contate sites de imigrantes Brasileiros nos EUA, e questione. Estas pessoas, por experiências próprias, ou acompanhadas, poderão emitir a você um parecer sem base em achismo, ou talvez. Você também pode contatar sites de despachantes especializados em Visto Americano (http://guiadocumentos.com.br/despachantes-para-visto-americano/), e questionar. Não sabemos informar se, por conta do novo governo de Donald Trump, alardeado pela mídia, a recepção a viajantes com as características físicas descritas por você, sofrem ou sofrerão uma análise mais detalhada por parte da imigração do país. Deixamos a questão em aberto, caso alguém possa emitir uma opinião de algum caso que tenha observado, e que queira relatar. Agradecemos o seu contato Thiago. GuiaDocumentos.

  2. olá, vim apenas relatar os momentos de tensão que passamos no CASV para que os solicitantes não passem por isso. Somo de SC então para tirar o visto tivemos que gastar com passagem de avião, hotel… Achei que seria super tranquilo no CASV, a minha hora era 17:15, chegamos as 16:50, não tinha ngm e já fomos atendidos (obs. disseram que terças e sextas são assim, super tranquilo) na recepção já me disseram que não iriam aceitar a foto da minha filha, como ela tem 5 anos não foi conosco e levei a foto, tirei a foto em empresa especializada, levei todas as instruções que constavam no site da embaixada. Chegando no andar de cima, onde são analisados os doctos, tiram a fotos dos presentes e recolhem a impressão digital, realmente não aceitaram a foto, disseram que estava muito clara e com um pouco de sombra, me apavorei pois se não aceitassem a foto nenhum de nós poderia fazer o visto, pois era familiar, eles mesmo me orientaram para pedir que quem estivesse com a minha filha enviasse uma foto e que eu poderia imprimir e levar novamente até as 17:30. Resumindo, fomos no estacionamento ao lado, que imprimiam fotos, minha mãe que estava em casa com ela tirou mais de 20 fotos e o senhor (MUITOOO GENTIL) que nos ajudou disse que nenhuma delas iriam aceitar, até que conseguimos duas resolvemos imprimir as duas diferente e tentar, pois o tempo já havia se esgotado. Assim foi entramos as 17:45, levamos duas fotos diferentes, uma descartaram na hora e a outra por muito, mas muito custo aceitaram. Fica o alerta para todos que irão levar foto, vejam muito bem, sigam a risca todos os requisitos, nesse site está bem explicadinho (pena que não olhei aqui antes). No CASV mesmo disseram que estão mais rigorosos do que nunca, com tudo!!!!

    • Elisa,

      Lamentamos o que aconteceu com você (realmente estão muito exigentes). Agradecemos imensamente que tenha relatado aqui sua experiência, pois irá ajudar outras pessoas que passarão pelo processo de requerimento de Visto, e atendimento nos CASV. Muito obrigado por sua participação Elisa. GuiaDocumentos.

  3. posso tira foto ou ir com barba ???
    para visto e passaporte ??

    • Wellington,

      Cremos que vale o bom senso neste caso, o Visto. Veja bem: se parecer diferente (muito) da foto coletada no CASV, e a do Passaporte, na apresentação no porto de entrada, pode ter problemas e atrasos. Se é proibido, nos requisitos para foto, não citam que o seja (citam apenas que o rosto não deverá estar recoberto, e após primeiro de novembro, também não será permitido uso de óculos). O que a foto deve refletir, é a aparência atual do titular. Para maiores informações sobre este assunto, que consideramos complexo, acesse https://travel.state.gov/content/visas/en/general/photos.html.
      Já sobre o Passaporte, sugerimos que você entre em contato com o callcenter da Polícia Federal, através do telefone 194, e questione os requerimentos exigidos e permitidos na coleta biométrica. Também cremos que trata-se de identificação atual do requerente, e a PF não deve barrar requerentes com barba a fazer na coleta da foto. Agradecemos o seu contato Wellington, e gostaríamos de convidá-lo a expor aqui suas pesquisas, pois trata-se de um assunto complexo, e certamente sua opinião será bem-vinda a outras pessoas que pesquisarem pelo assunto. GuiaDocumentos.

  4. cassia julia inforsato

    Boa Npite!Fui hoje ao CASV e perguntei se era necessário levar uma foto 5 x 7 na entrevista no consulado, o agente disse: ” Seria bom”.Não entendi, é obrigatório levar foto impressa?

  5. vou tirar passaporte americano para meus filhos. preciso levar fotos

    • Antônio,

      Cremos que se trata de Visto Americano, correto? Se a resposta for sim, você só terá de levar a foto deles (dentro das especificações requeridas), se eles não forem ao CASV, com você ou com quem for levar os documentos deles para checagem no CASV (Requerentes menores de 16 anos e maiores de 66, são isentos das entrevistas no CASV, e Consular). Se eles forem ao CASV neste dia, a foto será coletada lá. Para crianças menores de 02 anos de idade, O consulado orienta a levar uma foto já tirada, ainda que a criança compareça ao CASV. Qualquer dúvida, volte a entrar em contato Antônio. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  6. Minha foto do visto saiu com os olhos meio fechados. Isso dá problema?

  7. Taciana Gomes Ferreira da Silva

    Estou preparando a documentação para tirar o visto da minha filha .Ela tem 14 anos parei no formulário na pagina da foto. Tenho que reabrir o formulário para tirar a foto dela?

    • Taciana,

      Não é possível inserir foto no DS-160. A foto é coletada por meios digitais durante a entrevista para apresentação de documentos e coleta biométrica, nos CASV. Como ela é isenta da entrevista Consular, e entrevista no CASV, por causa da idade, você (Ou quem for ao CASV levar os documentos dela) deverá levar uma foto dentro das exigências requeridas. Se a sua filha, ainda que isenta de comparecer ao CASV, for comparecer, a foto será coletada lá, não havendo assim a necessidade de levar a foto já tirada. Veja o que diz a seção Consular (https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv/information/asc), sobre o casos de necessidade de foto:

      “Uma foto 5 x 5 cm ou 5 x 7 cm colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco. Mais detalhes sobre as orientações gerais para fotos do Departamento de Estado Americano podem ser vistos em: http://travel.state.gov/content/passports/english/passports/photos/photos.html.
      Obs: A foto só é necessária caso o solicitante não esteja presente no CASV. Se ele estiver presente será feito uma foto digital no local não sendo necessário trazer uma foto impressa. Para crianças menores de 2 anos que estejam solicitando o visto é altamente recomendável que os pais apresentem uma foto impressa.”

      Agradecemos o seu contato Taciana, e estamos à disposição, caso ainda haja dúvidas. GuiaDocumentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *