$ Renda Extra?
Home / Pessoa Física / CPF / Como imprimir a 2ª via do CPF pela Internet sem sair da sua casa

Como imprimir a 2ª via do CPF pela Internet sem sair da sua casa

Imprimir CPF – Se você perdeu ou teve seu CPF roubado e busca informações sobre como imprimir a 2ª via do CPF online, sem sair de casa, você está no lugar certo.

Você sabia que o fornecimento do CPF por meio do cartão (antigo cartão azul) foi descontinuado? Agora o interessado deverá imprimi-lo pela internet.

Continue lendo este artigo para aprender todo procedimento para imprimir o CPF seguindo nosso passo a passo detalhado.

► Se você ainda não tirou o CPF, escrevemos um artigo especialmente para você, onde ensinamos, passo a passo, como e onde tirar CPF e como imprimi-lo pela internet. Clique aqui para acessar.

► Caso seu CPF tenha alguma restrição e não sabe como proceder, acesse nosso artigo sobre como fazer a consulta CPF online e como regularizar as pendências. Clique aqui para acessar.

► Em caso de perda ou roubo do CPF, acesse nosso artigo sobre o que fazer em caso de perda de documentos para evitar fraudes. Clique aqui para acessar.

Atenção: A impressão do CPF é feita por 2 maneiras, a depender se o contribuinte entregou pelo menos uma vez a declaração anual de imposto de renda nos últimos 2 anos.

Caso não tenha entregue (situação de isenção, por exemplo) o procedimento é bem mais simples.

Já para quem apresentou a declaração no período mencionado, o processo é feito pelo Portal e-Cac da Receita Federal.

O processo é um pouco mais elaborado, mas não deixa de ser fácil, se você utilizar nosso passo a passo logo abaixo.

Vamos lá!

Imprimir CPF - 2 via CPF online

Imprimir CPF de contribuinte que não fez a declaração do imposto de renda nos últimos 2 anos

Se você se enquadra neste perfil, acesse o link abaixo que o levará para o site da Receita Federal e informe os dados solicitados:

Link para o serviço:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp

  • Número do seu CPF
  • Seu nome completo
  • Nome da mãe
  • Data de nascimento
  • Número do título de eleitor – Obs: Brasileiros menores de 18 e maiores de 70 anos, que não possuem Título de Eleitor, e estrangeiros devem deixar este campo em branco.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

Após, clique em “Enviar“. Será exibido o seu CPF na tela.

Agora é fácil, basta clicar em “Preparar para impressão” e em seguida, clicar em “Imprimir“.

Pronto!

Se o sistema da Receita não exibiu o seu CPF, então você deverá fazer o processo ensinado logo abaixo.

Imprimir CPF de contribuinte que apresentou Declaração de Imposto de Renda pelo menos uma vez nos últimos 2 anos

Nesse caso, como já dito, todo o processo deverá ser feito através do Portal e-CAC da Receita Federal. Acesse o Portal e-Cac e siga os passos abaixo:

► Link para o e-Cac: https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx

1. Primeiro, você deve gerar um código de acesso ao sistema. Clique em “saiba como gerar o código de acesso” como aponta a imagem logo abaixo.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

2. Na próxima tela clique em “Gerar código de acesso para pessoa física“.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

3. Em seguida, informe o número do seu CPF e a sua data de nascimento. Após digitar o código de caracteres, clique em “Avançar“.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

4. Na próxima tela você deverá informar o número do recibo da Declaração Anual de Imposto de Renda (IRPF) dos 2 últimos anos (sem o dígito verificador) e criar uma senha (não esqueça de anotá-la). Após o preenchimento de tais dados, clique em “Gerar Código“.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

5. O sistema exibirá o seu Código de Acesso. Anote-o ou imprima a tela. Em seguida clique em “Acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)“.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

6. Você será redirecionado para a página de acesso ao sistema e-CAC. Agora que você criou a senha e o código de acesso, basta informá-los nos campos apontados, bem como o número do seu CPF e clicar em “Avançar“.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

7. Assim que acessar o sistema e-CAC, clique em “Cadastros” como mostra a imagem abaixo.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

8. Em seguida, clique em “Comprovante de inscrição no CPF“.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

9. Finalmente, será exibido o seu CPF. Agora é só imprimi-lo clicando em “Preparar página para impressão“.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

10. Na próxima e última tela a ser exibida. Clique em “Imprimir” para imprimir a 1º ou 2º via do CPF pela internet.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

11. Pronto. Fácil, não? Agora você já tem seu CPF em mãos!

Esperamos que este tutorial para imprimir o CPF tenha resolvido sua necessidade!

Achou esta informação útil? Divulgue para seus amigos através dos botões de compartilhamento logo abaixo!

Até a próxima dica!

Imagens: Reprodução

Salvar

Salvar

Sistema Revelado - Como GANHAR DINHEIRO na Internet

66 Comentários

  1. Parece ser fácil emitir a segunda via, vou ter que mudar todos os meus documentos, pois casei e adicionei mais um sobrenome.

    • Rafa,

      No seu caso, não é emissão da segunda via, e sim, atualização de dados cadastrais (No caso, depois da atualização, você pode solicitar a emissão do seu comprovante de inscrição no CPF, já atualizado). Você pode efetuar a atualização de duas maneiras:

      Online, através do site da Receita Federal (Para isto, acesse http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/cadastros/cpf/alterar-cadastro-cpf);

      Através de uma agência conveniada da Receita Federal (Banco do Brasil, Caixa Federal e Correios). O serviço é tarifado (Segundo o site da Receita, o valor atual é R$ 7,00).

      Se tiver dúvidas, volte a entrar em contato, que teremos prazer em tentar ajudá-la. Agradecemos o seu contato Rafa. GuiaDocumentos.

  2. Olá, não estou conseguindo imprimir o CPF da minha filha de 12 anos, fizemos o CPF primeiro e demorou muito pra marcar a data da nova identidade dela, quando chegou na data de fazer a identidade, os números do CPF já não estavam legíveis, minha dúvida é: como faço para imprimir os mesmo números do CPF dela, onde vou…Nos correios, na Receita Federal..? Me ajudem, por favor… Aguardo retorno

  3. Olá! Eu quero imprimir o segunda via da meu CPF p mudar meu nome de solteira e colocar meu nome de casada, só que estão pedindo meu titulo de eleitor, e este também consta meu nome de solteira. Como faço?

    • Gláucia,

      No seu caso, antes de imprimir o comprovante de inscrição no CPF, você deve fazer a atualização dos seus dados. Acesse http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/cadastros/cpf/alterar-cadastro-cpf, e tente fazer a alteração dos seus dados de cadastro. Caso você não consiga pela internet, você poderá efetuar a alteração em uma agência conveniada da Receita Federal (Caixa Federal, Banco do Brasil e Correios). O serviço efetuado pelas conveniadas é tarifado. Após a atualização do seu cadastro, você poderá imprimir o seu comprovante de inscrição no CPF, atualizado (Se caso for necessário atualizar seu cadastro no TRE do seu estado, dirija-se ao Cartório Eleitoral onde está registrada como eleitora, e faça a solicitação (Verifique antecipadamente, necessidade de agendar o atendimento no Cartório, caso for requerer a atualização dos seus dados de eleitor).
      Agradecemos o seu contato Gláucia. GuiaDocumentos.

  4. Olá executei o primeiro metodo, mas nao apareceu meu CFP como deveria soh apareceu uma mensagem dizendo.

    ´Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF
    obrigada ao alistamento eleitoral. Informe o número do Título de Eleitor.`

    mas nao tenho esse tal de Titulo de eleitor, e nem to afim de tirar, fui tentar o segundo metodo mas tenho apenas 18 anos nunca fiz esse tal de claração de imposto de renda.

    entao nao consegui em nennhum dois dois metodos, como podem me ajudar?

    • Fernando,

      Acesse https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp, preencha os campos das informações requeridas, deixando em branco o campo “título de eleitor” (como cita que não é cadastrado como eleitor), e tente a emissão do seu comprovante de inscrição no CPF. Caso apresente problemas, como opção, sugerimos que você tente a emissão do comprovante com outro navegador de internet, atualizado. Se você não conseguir de forma alguma, você terá de requerer o comprovante de inscrição em uma agência conveniada da Receita Federal, ou seja: Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica Federal (O serviço, efetuado pelos conveniados da Receita, não é gratuito (Verifique custo antes de solicitar).
      Esperamos que você consiga o documento Fernando, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  5. Muito obrigada pelas informações! Muito bem explicado!

  6. No meu caso, eu não me recordo o número do CPF. Mas, gostaria de consegui-lo de novo. Sou de menor, tendo 17 anos. Teria que ir em uma agência dos correios, novamente?

    • Fabrício,

      Segundo a Receita Federal, quando o número do documento não é lembrado, é necessário comparecer pessoalmente a uma agência da Receita, para que o número do documento seja recuperado pelo nome do contribuinte. Veja:

      “33. COMO RECUPERAR O NÚMERO DO CPF?
      Tente localizar o número em algum outro documento, cheque, contrato, etc. Se não conseguir, você pode obter o número no CPF em uma unidade de atendimento da Receita Federal.”

      Você pode acessar os dados das agências das Receita em https://idg.receita.fazenda.gov.br/contato/unidades-de-atendimento (Se for necessário seu comparecimento a uma agência, sugerimos que você entre em contato antecipadamente com a unidade em questão (via telefone), e verifique se é necessário agendar o atendimento, e quais documentos você terá de apresentar).

      agradecemos o seu contato Fabrício. GuiaDocumentos.

  7. Este tutorial foi simplesmente excelente!
    Ajudou muito.
    Sugestão para que além das imagens, tenha também o caminho por escrito.
    Abraços.

    • Raphael,

      Agradecemos muitíssimo suas palavras sobre nosso trabalho, e sua sugestão. Ficamos felizes em saber que o conteúdo o tenha ajudado. Agradecemos o seu contato Raphael.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *