Quantas vezes você já precisou da 2ª via da certidão de nascimento, casamento ou óbito de algum familiar ou parente e perdeu horas na fila de um cartório? Pois agora, graças aos avanços tecnológicos, você pode requisitar e receber esses documentos sem sair de casa, bastando ter acesso a internet.
Desde o dia 18 de dezembro de 2013, a ARPEN-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo) disponibiliza o serviço de requisição de 2ª via das certidões de nascimento, óbito e casamento pela internet. A única restrição é que o serviço somente está disponível nos Estados: do Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.
Neste artigo você vai aprender todos os detalhes do serviço: como funciona, qual o prazo de entrega, valores cobrados, reembolso, entre outras peculiaridades.
IMPORTANTE: Gostaríamos de salientar que o site GuiaDocumentos.com.br não possui nenhum vínculo com o prestador de serviços cartorários pela internet, denominado “ARPEN-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo)” nem que recebemos valores de qualquer ordem por indicação de seus serviços ou análogo. Gostaríamos de deixar claro, que o artigo em questão, tem um único propósito, que é o de INFORMAR o cidadão sobre um serviço prestado por uma entidade que tem o intuito de facilitar no requerimentos dos serviços supracitados. Inclusive, o site GuiaDocumentos.com.br, encoraja e apoia que o cidadão pesquise sobre o serviço, e o prestador do mesmo, em órgãos e sites de defesa do consumidor. Que o cidadão baseie-se em análises de outros usuários anteriores do serviço, antes de decidir pelo mesmo.
Como funciona?
O serviço funciona de maneira bem simples. Basta acessar o endereço eletrônico da ARPEN-SP (http://www.registrocivil.org.br), se cadastrar no site, escolher o documento e o meio de envio (em papel ou digital). Apontar o ofício onde foi feito o registro, fornecer os dados pessoais para entrega e dados sobre o documento pretendido. O serviço poderá ser pago tanto por boleto na rede bancária ou por cartão de crédito.
Quais tipos de Certidão que o serviço engloba?
Através do sistema, é possível requisitar a segunda via da:
- Certidão de Casamento
- Certidão de Nascimento
- Certidão de Óbito
Quais os meios de envio disponíveis?
O serviço de entrega funciona tanto por meio dos correios (por meio de Carta Registrada com Aviso de Recebimento – AR), caso a opção seja o envio da certidão em papel, ou por via digital, onde será enviada a certidão assinada digitalmente no endereço de email fornecido no momento da requisição.
Qual a diferença entre a certidão digital e a certidão em papel?
A única diferença entre a certidão em papel e a digital é que a certidão digital é expedida especialmente para ser armazenada em meios eletrônicos como computador, pendrive, etc. Trata-se de um arquivo no formato PDF assinado digitalmente com certificação digital do cartório emissor. Ela tem a mesma validade legal da certidão em papel, porém não deve ser utilizada de forma impressa, isto é, ela perde a autenticação no momento em que for impressa. Portanto, se você precisar da certidão em papel, solicite-a nesta configuração.
Quanto custa o serviço
Infelizmente o serviço não é gratuito. Os valores cobrados poderão ser conferidos nos links abaixo:
Quais os meios de pagamento?
O serviço poderá ser pago por meio de boleto bancário ou por cartão de crédito.
Qual o prazo de entrega?
Tipo de certidão | Prazo de entrega |
Em papel | em até 10 dias úteis |
Digital | em até 3 dias úteis |
O prazo começa a ser contado a partir da confirmação do pagamento. Esta confirmação será recebida no endereço de email cadastrado no ato da requisição.
Qual a sua opinião sobre este serviço? Você acha que ele vai ajudar a vida do cidadão? Não deixe de registrar a sua opinião ou dúvida abaixo. Participe!
Fonte:
- ARPEN-SP
Imagem:
- FreeDigitalPhotos.net