Home / Pessoa Física / Título de Eleitor / Tire a Certidão de Quitação Eleitoral pela internet em 4 simples passos

Tire a Certidão de Quitação Eleitoral pela internet em 4 simples passos

Este artigo vai ensiná-lo a obter certidões e a fazer pesquisas relacionadas ao Título de Eleitor. A boa notícia é que todos esses serviços são gratuitos e poderão ser feitos na comodidade de sua casa, sem a necessidade de deslocar-se a um Cartório Eleitoral ou ainda enfrentar filas. Basta uma conexão com a internet.

COMO OBTER A CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL NÃO EMITIDA PELA INTERNET

Caso o interessado não tiver acesso a internet ou prefira solicitar o documento pessoalmente, basta se dirigir a um Cartório Eleitoral mais perto e solicitar a emissão da certidão.

Os documentos necessários são o Título de Eleitor e Documento de Identidade com foto.

Atente-se para a necessidade de agendamento prévio para ser atendido. É muito comum em grandes centros como capitais e regiões metropolitanas que o atendimento seja mediante agendamento. Para evitar deslocamentos desnecessários entre em contato com antecedência (por telefone).

CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL

A certidão de quitação eleitoral é o documento que comprova se o eleitor está quite com a Justiça Eleitoral. O eleitor quite com a Justiça Eleitoral é aquele que votou em todas as eleições enquanto enquadrado no perfil de eleitor obrigatório ou, em caso de ausência, justificou-a no prazo legal (saiba mais sobre como justificar o voto).

Essa certidão é necessária e exigida para muitos atos da vida civil como: tomar posse em cargo público, concorrer a cargos eletivos, tirar passaporte, entre outros. Todo o processo é feito pela internet através do sistema presente no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Documentos necessários

  • Para utilizar os serviços tenha o Título de Eleitor em mãos.

Como tirar a Certidão de Quitação Eleitoral pela internet

Como tirar a Certidão de Quitação Eleitoral pela internet – passo a passo

O processo para obter a certidão de quitação eleitoral é muito simples, basta seguir os passos:

1º Passo: Acesse o site do TSE (clique aqui).

2º Passo: Leia os termos e marque a caixa de seleção “Li os termos e desejo emitir/validar a Certidão de Quitação Eleitoral” na parte inferior da página. Em seguida clique no botão “Emissão de Certidão”, como mostra a figura abaixo.

Como tirar a Certidão de Quitação Eleitoral pela internet - passo a passo

3º Passo: Preencha o formulário com os dados solicitados e digite o código de caracteres no campo apropriado. Em seguida clique no botão “Emitir Certidão” localizado abaixo do formulário.

Como tirar a Certidão de Quitação Eleitoral pela internet - passo a passo

4º Passo: Em seguida, caso os dados estejam corretos, será exibida a sua certidão de quitação eleitoral. Agora é só imprimi-la.

Como tirar a Certidão de Quitação Eleitoral pela internet - passo a passo

CONSULTA TÍTULO DE ELEITOR – LOCAL DE VOTAÇÃO

A consulta online do Título de Eleitor possibilita ao eleitor consultar o seu domicílio eleitoral, isto é, o local onde o eleitor deve votar.

Esta ferramenta é muito útil para aquele eleitor que teve seu local de votação (zona eleitoral) ou seção alteradas pela Justiça Eleitoral e está com dúvida sobre onde deve se dirigir para votar.

O eleitor poderá consultar o seu Título de Eleitor por duas maneiras: pelo nome ou pelo número do documento Título Eleitoral.

Documentos necessários

  • Título de Eleitor

Consulta Título de Eleitor pelo nome

1º Passo: Acesse o formulário de consulta disponível no site do TSE (clique aqui);

2º Passo: Preencher o formulário com nome do eleitor, data de nascimento, nome da mãe do eleitor e ainda digitar o código de caracteres, clicando em seguida em “Consultar” como mostra a imagem abaixo;

Consulta Título de Eleitor

3º Passo: Pronto! Se os dados estiverem corretos, serão exibidos os dados do eleitor e seu domicílio eleitoral. Se quiser imprimir, clique no botão “Imprimir”;

Consulta Título de Eleitor

Consulta Título de Eleitor pelo número:

1º Passo: Acesse o formulário de consulta disponível no site do TSE (clique aqui);

2º Passo: Preencher o formulário com o número do Título Eleitoral, data de nascimento, nome da mãe do eleitor e ainda digitar o código de caracteres, clicando em seguida em “Consultar” como mostra a imagem abaixo;

Consulta Título de Eleitor

3º Passo: Se os dados estiverem corretos, serão exibidos os dados do eleitor e seu domicílio eleitoral. Se quiser imprimir, clique no botão “Imprimir”;

Consulta Título de Eleitor

PESQUISA DE SITUAÇÃO ELEITORAL

Esta pesquisa, disponível no site do TSE, permite que o eleitor saiba qual a situação do seu Título de Eleitor, isto é, se está regular ou não.

Permite saber quando o eleitor está quite com a obrigação de votar, ou se existe pendências em decorrência de ausência injustificada em eleição.

Novamente a pesquisa poderá ser realizada de 2 maneiras: pelo nome do eleitor ou pelo número do título eleitoral.

Documentos necessários

  • Título de Eleitor

Pesquisa de situação eleitoral pelo nome do eleitor

1º Passo: Acessar o formulário para pesquisa de situação eleitoral disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral;

2º Passo: Preencher os dados solicitados pelo formulário (nome do eleitor, data de nascimento), digitar os caracteres de segurança e clicar em “Consultar”;

pesquisa de situação eleitoral

3º Passo: Se os dados estiverem corretos, será exibida a situação em que se encontra o seu Título de Eleitor, como mostra a imagem abaixo.

pesquisa de situação eleitoral

Pesquisa de situação eleitoral pelo número do Título de Eleitor

1º Passo: Acessar o formulário para pesquisa de situação eleitoral disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral;

2º Passo: Preencher o campo “Número do Título de Eleitor” com a numeração do seu documento, em seguida digitar os caracteres de segurança e clicar em “Consultar”;

pesquisa de situação eleitoral

3º Passo: Será exibida a situação do seu documento eleitoral, caso os dados estejam corretos.

pesquisa de situação eleitoral

COMO REGULARIZAR A SITUAÇÃO DO TÍTULO DE ELEITOR

Após realizar a pesquisa de situação eleitoral e verificar que a sua situação não é “Regular”, você deve procurar o Cartório Eleitoral mais próximo para proceder a regularização do cadastro o mais breve possível, pois uma vez não regular a sua situação, significa que você não está quite com a Justiça Eleitoral e, por consequência, não poderá votar, nem ser votado, tomar posse em cargo público, tirar o passaporte, entre outros impedimentos legais.

Infelizmente a regularização do Título de Eleitor não poderá ser feita pela internet. O interessado deverá comparecer ao Cartório Eleitoral mais próximo ou naquele da comarca em que vota (Para saber o endereço do Cartório Eleitoral mais próximo leia este artigo).

Documentos necessários

Para proceder a regularização é recomendável estar portando, quando comparecer ao Cartório Eleitoral:

  • Documento de identidade com foto
  • Título de Eleitor.

Pagamento de multa

Dependendo do caso você deverá pagar multa para que o seu título eleitoral seja regularizado. A multa será aplicada ao eleitor sempre que este cometer uma infração eleitoral prevista no Código Eleitoral Brasileiro.

Existem várias infrações eleitorais previstas, porém, as infrações mais comuns são: boca-de-urna, deixar de votar e não justificar o voto, tirar o Título de Eleitor após os 19 anos (saiba mais sobre quando inicia-se a obrigação eleitoral neste artigo) e faltar à convocação oficial para trabalhar de mesário nas eleições.

Para saber mais sobre os valores das multas eleitorais leia este artigo.

 

Fonte:

  • Tribunal Superior Eleitoral

Se você gostou deste artigo compartilhe estas informações com seus amigos. Contamos com a sua participação registrando um comentário, dúvida ou sugestão abaixo. Até a próxima.

Recomendados:

34 Comentários

  1. Olá,

    Acabo de tentar de todas as formas emitir a certidão de quitação eleitoral pelo site, mas sempre aparece a seguinte mensagem:

    “Os dados informados (nome, data de nascimento e/ou filiação) não conferem com aqueles constantes no Cadastro Eleitoral”

    Tentei diversas variações de grafia do nome dos meus pais mas não deu certo.
    Tenho um agendamento para emitir meu passaporte hoje. Vocês conseguem me ajudar a emitir ou a descobrir com está essa parte do meu cadastro eleitoral?

    grato!

    • Ricardo,

      Quando não se consegue pela internet, resta somente requerer no cartório eleitoral onde o cidadão está inscrito como eleitor. Agradecemos seu contato Ricardo. GuiaDocumentos.

  2. Meu filho não pode votar porque estava estudando fora do país. Como perdeu as datas para se justificar foi ao Cartório Eleitoral, retirou a DRU e pagou-a. A regularização de sua situação eleitoral se dará automaticamente? Em quantos dias? Ou ele terá de voltar ao Cartório Eleitoral para apresentar a GRU paga?

  3. Moro em uma cidade, porém voto em outra em que terá segundo turno. Como estou cheia de provas e trabalhos não vou poder ir votar. Como faço pra justificar? É só pagar multa? Onde retiro esta multa? Não tenho atestado médico nem comprovante de viagem.

    • Nádia,

      Após o pleito, você deve dirigir-se ao cartório eleitoral onde está registrada (Ou ao mais próximo, no seu caso), solicitar a guia de pagamento e pagar a multa, como cita que não tem documentos que comprovem sua ausência. Você tem até 60 dias para efetuar a justificativa.
      Para aqueles que possuem documentos que comprovem a ausência, a justificativa pode ser efetuada via postal, ou online, pelo sistema “Justifica” do TRE (http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/sistema-justifica . Link do TRE-SP, apenas para você informar-se. É necessário acessar o TRE do respectivo estado de residência, para poder usar o sistema Justifica). Sugerimos que você entre em contato com o cartório eleitoral da cidade onde está morando, e solicite informações (Você pode fazer isto por telefone mesmo), sobre como efetuar o pagamento da multa, e se é necessário agendar um horário para atendimento no cartório eleitoral, além de informar-se sobre os documentos que terá de levar (Geralmente título de eleitor, e um documento de identidade).
      Para maiores informações sobre a justificativa eleitoral, acesse http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral-1.
      Agradecemos o seu contato Nádia. GuiaDocumentos.

  4. Bom dia! Fui convocado em concurso público, e um dos documentos solitados é a certidão de quitação eleitoral. Tentei emitir pela internet mas o sistema não está funcionando. A minha é a seguinte: o comprovante de votação (comprovante que a gente recebe após votar) serve como documento de quitação com a justiça eleitoral? Obrigado!

    • Edimilson,

      A comprovação de quitação eleitoral PODE ser feita através dos comprovantes de que o eleitor participou dos turnos da eleição. No entanto, no seu caso, é necessário saber se para assumir o cargo, você não terá de apresentar o documento emitido pelo cartório eleitoral (Comprovante de quitação como documento), atestando que você está quite com a Justiça Eleitoral.
      Sugerimos que você verifique se não terá de apresentar o documento impresso, ou ainda, que dirija-se ao cartório eleitoral ao qual está registrado (Uma vez que citou que não consegue pela internet) e solicite a emissão do documento (Você pode entrar em contato com o Cartório eleitoral, por telefone mesmo, e solicitar informações). Agradecemos o seu contato Edimilson. GuiaDocumentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *