Tire seu Passaporte de Emergência em apenas 2 simples passos

O Passaporte de emergência, ou emergencial, será concedido ao requerente que, tendo atendido a todas as exigências para o requerimento do Passaporte normal, comprove a urgência e a necessidade de sua viagem  e não pode aguardar o prazo de entrega normal do documento.

Nas hipóteses de catástrofes naturais, conflitos armados, motivo de saúde do requerente ou de seu cônjuge ou parente até segundo grau, proteção de seu patrimônio, trabalho, ajuda humanitária, interesse da administração pública ou nos casos de graves transtornos acarretados ao requerente em decorrência do adiamento da viagem será emitido o PASSAPORTE  DE EMERGÊNCIA que tem uma taxa de emissão majorada e prazo de validade de 01 ano.

O documento será entregue em 24hs, independentemente de agendamento.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Estando na cidade de São Paulo, para requerer o Passaporte de emergência, dirija-se ao prédio da superintendência regional, que fica localizada na Lapa.Na cidade do Rio de Janeiro, dirija-se ao aeroporto internacional do Galeão (Tom Jobim). Se restar alguma dúvida, entre em contato através do telefone 194 para maiores esclarecimentos.

Última atualização em 19/12/16.

Como tirar passaporte de emergência

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  • RG, ou outros documentos de identificação pessoal que contenham foto;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Certificado de Reservista (Para requerentes do sexo masculino);
  • Certificado de Naturalização (Para estrangeiros naturalizados Brasileiros);
  • Passaporte anterior (se houver);

Apresentar ainda:

  1. Foto colorida recente 5×7 – Uma foto Colorida da face, 5×7, recente. Leia aqui como tirar foto dentro das especificações do DPF.
  2. Comprovante da situação emergencial – Para os casos de Catástrofes naturais de todos os tipos, guerras e conflitos  armados, necessidade de viagem urgente por questões de saúde de cônjuge ou parente até segundo grau,  proteção de seu patrimônio, questões oriundas de  necessidade de trabalho, por motivos de ajuda humanitária, interesse da administração pública ou qualquer outra situação de emergência em que o adiamento da viagem acarretará graves transtornos ao requerente. Procure apresentar o máximo possível de provas, atestados e documentos que comprovem a necessidade de urgência de sua viagem, pois a Polícia Federal irá analisar a necessidade da urgência baseada nesses documentos. O passaporte poderá ser entregue em até 6 dias úteis ou no máximo em 24 horas dependendo da situação do requerente.
  3. GRU paga –  A Guia de Recolhimento da União – GRU – será emitida no posto de atendimento onde for solicitado o Passaporte de Emergência.

PASSO A PASSO – REQUERENDO O PASSAPORTE DE EMERGÊNCIA

PRIMEIRO PASSO –  Preencher o formulário eletrônico para requerimento do Passaporte. Confira nosso artigo com informações detalhadas de como preencher o formulário para requerer o passaporte.Representação do Documento Passaporte de emergência

SEGUNDO PASSO – Encaminhe-se a um posto da Polícia Federal para emissão de passaporte emergencial (certifique-se, através do telefone 194 que o Departamento ao qual fará o pedido está apto a emití-lo. Na cidade de São Paulo, a emissão está a cargo da Superintendência Regional, na Lapa. No Rio de Janeiro, no aeroporto internacional Tom Jobim.

Portar toda a documentação pessoal original exigida, o protocolo do preenchimento do formulário eletrônico, além dos documentos que comprovem a necessidade da urgência para a emissão do Passaporte.

O servidor do D.P.F responsável pelo atendimento fará a análise e avaliará se a situação se enquadra nas hipóteses citadas para emissão do Passaporte de emergência.

Em caso positivo, o funcionário emitirá a GRU – Guia de Recolhimento da União – para pagamento na rede bancária.

Com o pagamento da guia efetuado, o comprovante deverá ser anexado ao processo para a continuidade do pedido.

O prazo para a emissão do Passaporte de emergência é de 24 horas. Será entregue ao titular do documento, pessoalmente, mediante apresentação de documento de Identidade e assinatura de recibo.

Valor da taxa para emissão de passaporte de emergência

R$ 202,89 (Duzentos e dois Reais e oitenta e nove centavos).(Este valor pode ser alterado sem prévio aviso. Contate o callcenter da Polícia Federal, através do telefone 194, para referência).

MODO CORRETO DE TIRAR FOTOS PARA PASSAPORTE

Em se tratando de fotos para Passaporte, somente será exigido para a emissão do Passaporte emergencial, pois nesse tipo de passaporte não há tempo hábil para a coleta da foto por meios eletrônicos, efetuado no atendimento para os demais tipos de Passaporte.

A foto para passaporte deve obedecer os seguintes critérios:

  1.       tamanho 5×7
  2.       fundo claro
  3.       expressão neutra
  4.       boa iluminação
  5.       rosto e ombros com bom enquadramento
  6.       sem detalhes que possam interferir na identificação do titular

Abaixo, imagens que ilustram como deve ser tirada uma foto para Passaporte aprovada pelo Departamento de Polícia Federal (Imagens cedidas pelo Serpro):

Foto para Passaporte de emergência
Imagem com fundo claro
Foto Para Passaporte de emergência
Rosto totalmente descoberto
Foto Para Passaporte de emergência
Boa distância de enquadramento
Foto Para Passaporte de emergência
Sem sombras na foto
Foto Para Passaporte de emergência
Boa nitidez e sem marcas
Foto Para Passaporte de emergência
Sem óculos de sol e reflexo na lente
Foto Para Passaporte de emergência
Iluminação correta, sem reflexos
Foto Para Passaporte de emergência
Nitidez perfeita
Foto para Passaporte de emergência
Foco Visual para frente
Foto Para Passaporte de emergência
Óculos não interferindo
Foto Para Passaporte de emergência
Somente o Titular na foto
Foto Para Passaporte de emergência
Foto centralizada e fundo claro
Foto Para Passaporte de emergência
Rosto totalmente descoberto
Foto Para Passaporte de emergência
Nenhum tipo de cobertura

Imprima sua própria foto para Passaporte usando uma impressora  e  um  software  específico para  o  trabalho,  como  o software Passport photo http://www.baixaki.com.br/download/passport-photo.htm (pago), ID Photo Studio (http://idphotostudio.softonic.com.br/download), (gratuito) ou através do site PassportPhoto4You (http://pt.idphoto4you.com/) de forma mais rápida.

► Para maiores informações sobre requerimento de Passaportes, vacinação para viagens, ocorrências com documentos de viagem e informações úteis a viajantes, acesse nossa série de artigos: Como tirar Passaporte – O Guia Completo.

Fontes:

Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

27 Comentários

  1. Ola, Boa Tarde!
    Eu, meu irmão e meus pais temos uma viagem marcada para dia 20 de maio, mas o passaporte da minha mae vence dia 26/05, e nos ainda vamos estar nos sua. Minha mae esta indo para ajudar uma irmão dela que teve ave a pouco tempo a cuidar dos 3 filhos, minha mae tem ate uma carta do hospital comprovando a situacao emergencial, so que minha mae ja tinha ido la com minha avo logo depois de minha tia ter AVC, e as duas voltaram, agora, minha mae tem que ir la ajudar de novo, mas a carta que ela tem e do dia 10 de fevereiro de 2016. Sera que vai ter algum problema por causa dessa data na carta?

    • Gustavo,

      Como trata-se de uma informação específica, é altamente recomendável consultar o emissor do documento (PF, pelo telefone 194, ou delegacia mais próxima), pois são restritivos quanto a emissão do documento de emergência. Agradecemos o contato Gustavo.

  2. ola boa tarde !!
    voce pode tirar uma duvida,moro em londres estou pra ganha nenem, queria muito que minha irma viesse pra me ajudar esse passaporte ela pode requerer??
    ou a necessidade tem que ser mais grave?
    so tenho meu marido aqui não tenho ninguém e gostaria muito que ela viesse
    ou ela so pode vim com o passaporte normal ?
    por favor me ajuda

    • Lilian,

      Não sabemos informar se esta seria uma situação considerada como emergencial para a Polícia Federal emitir o documento. Lembramos a você, que para a emissão do documento, é necessário comprovar a situação emergencial através de documentos. Sugerimos que ela entre em contato por telefone com a delegacia da PF mais próxima da residência dela, e solicite informações sobre a emissão de Passaporte de emergência, tais como a própria situação em si, e quais documentos deverá apresentar para que a Polícia Federal emita o documento de emergência. Para acessar os dados de telefone das delegacias e seus respectivos endereços, acesse http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil. Desejamos boa sorte Lilian, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

      • Boa noite fui chamado para trabalhar em uma empresa através de uma agência em Portugal mas não tenho passaporte, eles disseram que eu poderia pagar o GRU de emergencial mas eu questionei que o boleto esta em nome da agência que foi um boleto que me enviaram mas eles não tem documento meu somente o currículo eu posso confiar neles

        • Davi,

          Sugerimos extremo cuidado, pois a GRU (guia de recolhimento da união), é gerado pelo sistema da Polícia Federal, quando é finalizado o formulário de requerimento do Passaporte. Há mais uma questão ainda, a ponderar; o Passaporte emergencial (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/passaporte-de-emergencia), segundo o site da Polícia Federal, somente é emitido quando são observadas as seguintes situações:

          “- catástrofes naturais;
          – conflitos armados;
          – necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau;
          – para a proteção do seu patrimônio (o que NÃO inclui o mero prejuízo com passagens, hospedagem etc);
          – por necessidade do trabalho;
          – por motivo de ajuda humanitária;
          – interesse da Administração Pública;
          – ou outra situação emergencial QUE NÃO SE PODERIA PREVER, cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente;”

          No seu caso, é listado viagem por necessidade de trabalho, mas é necessário verificar se a situação específica, sua no caso, se enquadra em “necessidade de trabalho” (isto você deve fazer com o emissor do documento, Polícia Federal), pois terá de apresentar documentos que comprovem essa necessidade.
          Infelizmente não podemos ajudá-lo mais, com informações. Sugerimos que você busque ajuda com sites de pessoas que fazem intercâmbio, pois podem ajudar com informações sobre documentos. Também sugerimos cautela, e desejamos boa sorte a você Davi. GuiaDocumentos.

  3. Muito bom post! Ajudou muito! Fui ontem solicitar o passaporte de emergência. Eles exigiram a comprovação da viagem (e-ticket ou bilhete). Além disso, ressaltaram que, apesar de constar que o passaporte é válido por um ano, só poderia ser utilizado para a viagem que motivou sua expedição, sendo necessário solicitar o passaporte regular posteriormente.

    • Eliane,

      Agradecemos muito suas palavras sobre o artigo Eliane, e as informações que prestou. Como sempre, este é um país burocrático e de alto custo para o cidadão. Lamentável!!. GuiaDocumentos.

  4. O meu visto estava vencido quando fui embarcar como faço para consegui um visto de emeegencia o mais rapido possivel? A viagem é por motivo de saude e no casa eu iria ser a acompanhante e a pessoa é dependente total.

  5. A passagem comprada é expressamente necessária? Sou jogador e não a tenho e não a tenho em mãos, será que complicará?

    • Renan,

      Para a emissão do Passaporte de Emergência, a Polícia Federal exige provas de que o requerente realmente tem urgência do documento. Entendemos que se você apresentar documentação comprovatória da necessidade de viajar com urgência, a passagem não será relevante. No entanto, esta exigência, da apresentação da passagem comprada, pode ser uma exigência listada. Como a PF não divulga o que considera como comprovação de necessidade urgente do documento (A análise é efetuada pelo agente no atendimento presencial, e a guia de pagamento GRU é emitida na hora. Já houve comentário aqui no site onde a passagem foi exigida do solicitante). Sugerimos fortemente que você entre em contato, pelo canal de atendimento da PF através do 194 (ligação gratuita), e questione se a passagem é uma exigência listada. Esperamos ter ajudado. GuiaDocumentos.

  6. Muito bom o Post, Só ta faltando um documento a mais necessário: As passagens de Avião compradas.
    A polícia federal exigiu isso no meu caso.

    • Robson,

      Agradecemos que tenha compartilhado conosco a informação. Cremos que a exigência das passagens aéreas compradas é um fato recente, e faz parte da exigência que a PF faz para emitir o Passaporte Emergencial (Para comprovação da necessidade de urgência no documento). No entanto, os documentos a serem apresentados são os mesmos para requerer o Passaporte Regular. Agradecemos sua participação Robson. GuiaDocumentos.

  7. Estou com os mesmos problemas mencionados já aqui, solicitei o passaporte de emergência por motivo de trabalho, mesmo depois de me informar no 194 e a atendente confirmar que minhas justificativas se enquadram e para me dirigir a DPF onde seria análisado. Estive na receita e fui atendido de forma arrogante por uma balconista que simplesmente olhou a carta me disse que não justificava e se eu queria agendar o comum, fora o pouco caso no atendimento, não tive a menor convicção que essa menina esta preparada para qualquer tipo de análise. Que fique claro não ser nada pessoal mas entendo que deveria haver pelo menos uma pessoa para te atender e entender a situação para fazer a análise, caso contrário retirar do site que por necessidade de trabalho é possível adquirir o passaporte de emergência pois não vejo motivo mais claro que a carta da empresa justificando essa viagem.

    Serve de alerta a quem quiser tentar…

  8. Ola, estou com uma duvida e um problema
    Eu estou desde segunda feira indo a receita federal pedindo o meu passaporte de emergencia hoje ja é quinta feira e eles nao
    Querem me dar o passaporte ja levei todos os documentos que a empresa que esta me contratando me forneceu para provar a emergencia, me fizeram
    Pedir o passaporte normal mas com o prazo de 6 dias uteis, minha empresa me deu ate sabado para enviar a copia do passaporte pois se nao vou perder o
    Emprego, amanha vou retornar a receita federal se eles nao me derem esse passaporte e eu perder essa oportunidade posso entrar com um processo?

    • Juan,

      Você deve procurar um advogado, se necessário for, para eventual ação de ressarcimento por perdas e danos. Você deve expor o caso a um advogado, para que o profissional o esclareça de forma adequada sobre ações contra órgãos do governo, sobre perdas e danos, relativos a serviços prestados por esses órgãos. No entanto, desejamos fortemente que isto não seja necessário. Boa sorte a você. obrigado por sua participação. GD.

  9. Precisei renovar o meu passaporte e preenchi o formulário no site, paguei a GRU, marquei o agendamento, porém só consegui horário para poucos dias antes da minha viagem e estou com receio de que o passaporte novo não fique pronto a tempo. Como faço para conseguir fazer a renovação do passaporte com urgência, num prazo de entrega de 24 horas?

    Obrigada!!

    Ana De Biase.

  10. perfeito excelente texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.