$ Renda Extra?
Home / Documentos de Viagem / Visto Americano / Seu Visto Americano foi Negado? Aprenda as soluções e os principais motivos que ocasionam a negativa [e como contorná-los]

Seu Visto Americano foi Negado? Aprenda as soluções e os principais motivos que ocasionam a negativa [e como contorná-los]

Um dos maiores medos (senão o maior) dos solicitantes do visto americano é ter o visto americano negado.

Nesta hora, muitos entram em desespero, pois preencheram o formulário DS-160 corretamente e procederam tudo conforme as instruções da Embaixada Americana.

E, mesmo assim, receberam a temida carta de negativa do visto americano.

Acalme-se.

Lembre-se que a decisão de aprovação do visto é arbitrária, isto é, depende da vontade do agente consular que o atender.

É possível você ter seu visto negado, mesmo apresentando todos os documentos e ter o perfil sem nenhum fator negativo (muito raro de ocorrer, mas não impossível, infelizmente).

Continue conosco, pois este artigo será de muita utilidade, tanto para quem teve o visto negado, quanto para quem ainda não finalizou (ou ainda nem iniciou) o processo de aplicação para o visto americano.

Este artigo irá lhe ensinar o que fazer caso tenha seu visto americano negado e também, caso ainda não tenha passado pela entrevista do visto americano, quais são os motivos mais usuais que ocasionam a negativa do visto.

Visto Americano Negado – Principais motivos que ocasionam a negativa do Visto

Visto Americano Negado

Ao ter um visto americano negado, o solicitante receberá uma carta com a motivação da negativa, juntamente com o Passaporte.

Veja quais os principais motivos que ocasionam a negativa do visto:

1º (e mais importante) – Não demonstrar laços e vínculos com o Brasil

Isso quer dizer que sem a comprovação de vínculos duradouros, como família, emprego e bens no Brasil, dificilmente a pessoa terá um visto concedido.

Segundo o Consulado, essas garantias, dão o aval de que o viajante não pretende “engrossar as fileiras de imigrantes ilegais em território Americano”. (Seção 214b.)

2º – Não comprovar recursos financeiros suficientes para custear a viagem

Não comprovar de forma eficiente de que dispõe de recursos financeiros para a realização da viagem e os meios necessários para se manter durante a viagem.

Essa comprovação, geralmente se faz por apresentação de declaração de IR (Imposto de Renda), comprovantes de contas bancárias, apresentação de Holerites de pagamentos e contracheques.

Essa prova também é exigida quando um terceiro irá pagar pela viagem, isto é, o patrocinador da viagem (sponsor ou simplesmente o fiador).

3º – Erro(s) no preenchimento do Formulário DS-160

Erros ou discordância das informações prestadas no preenchimento do formulário DS-160 ou a falta deles (omissões), poderão ocasionar a negativa do visto, segundo interpretação Consular. (Seção 221g.)

É de extrema importância que todas as informações inseridas no formulário DS-160 estejam corretas.

Por isso, é importante a honestidade.

Se o Cônsul verificar que você pode estar mentindo ou omitindo algum dado ou circunstância, fatalmente você terá o visto americano negado.

4º – Pessoas com perfil Inelegível ao Visto Americano

Existem algumas pessoas que se enquadram em um perfil que os tornam inelegíveis à obtenção do visto americano.

É o caso de pessoas portadoras de doenças infectocontagiosas, condenados de crimes, deportados dos EUA, pessoas procuradas pela justiça, investigados com suspeita de envolvimento com terrorismo, entre outros motivos excepcionais ou de segurança nacional.

5º Má conduta na entrevista

Entenda por má conduta, o excesso de nervosismo e resposta inadequada às perguntas do entrevistador, gerando desconfianças e incertezas no mesmo.

As perguntas feitas pelo agente consular na grande maioria das entrevistas serão as mesmas.

Usualmente as perguntas são curtas e objetivas.

Com isso em mente, sempre as responda da mesma maneira: de forma clara e objetiva.

Veja nossas dicas para a entrevista do visto americano. Lá listamos as perguntas frequentes na entrevista do visto americano.

Quando requerer novamente o Visto Americano?

Visto Americano Negado - Colagem de imageins das estátua da liberdade com a cártula do visto americano

Uma vez declarada a negativa do visto, será apontado o motivo da recusa.

Veja abaixo os 2 motivos mais comuns de negativa do visto:

Motivo de recusa pela Seção 214(b)

Essa negativa, permite ao requerente tentar novamente quando bem entender.

É necessário compreender o que motivou a recusa da aprovação do Visto.

Geralmente, a Autoridade Consular não se convenceu de que o requerente tem vínculos fortes ou é capaz de se manter durante a viagem, e por isto, a negativa do Visto.

O requerente deverá, em caso de nova tentativa, anexar documentos que possam convencer a autoridade Consular a emitir o Visto Americano.

Se o solicitante decidir solicitar novamente o visto, será necessário realizar um novo agendamento, pagar uma nova taxa de visto e comprovar que houve uma mudança em sua situação desde a solicitação anterior do Documento.

Há também casos em que não há explicação aparente para a não emissão do Documento. Nestes casos, o livre-arbítrio deve ser exercido.

Motivo de recusa pela Seção 221(g)

Essa negativa, 221(g), é quando o entrevistador interpreta que faltam documentos comprobatórios.

Ao receber a carta motivo da recusa, ela indicará a provável lista de documentos que deverão ser apresentados para que a emissão do visto seja efetuada.

A carta também trará instruções de sobre como enviar os documentos adicionais.

O solicitante não terá que pagar novamente a taxa MRV.

O envio dos documentos adicionais requeridos deverá ser feita em um prazo máximo de 01 ano, ou a solicitação pendente será encerrada.

Se houver, ainda, um informe de que o requerimento está sob análise administrativa, o prazo de um ano não terá efeito.

Se documentos adicionais forem requeridos, o requerente será contatado.

Conclusão

Como vimos, mesmo tendo a aplicação do Visto Negada num primeiro momento, é perfeitamente possível fazer o pedido novamente e ser bem sucedido.

A carta de negativa do visto deve ser analisada com atenção e obedecida à risca, quando houver solicitação de documentos.

Lembre-se que existem várias empresas que fazem assessoria para tirar o visto americano.

Leve em consideração esta opção, caso não tenha certeza das exigências contidas na carta de negativa.

Algumas empresas possuem expertise de anos no mercado e com toda certeza podem ser a solução.


Para mais informações acesse a página de informações sobre negativa de vistos da Embaixada Americana.

Esperamos que estas informações lhe ajudem a obter o visto americano mesmo após obter uma negativa.

Não se esqueça de compartilhar estas informações através dos botões sociais logo abaixo.

Curta nossa página no Facebook para receber dicas em primeira mão.

Até o próximo artigo!

Imagem: Pixabay

Fonte: Embaixada dos Estados Unidos


Você acabou de ler um artigo que faz parte de uma série de artigos sobre o visto americano. Para acessar o índice de artigos clique aqui.


Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Assista ao vídeo AGORA!

102 Comentários

  1. Vou fazer a entrevista no consulado nessa semana, estou um pouco apreensiva. pretendo ir com minha filha de 8 anos para a Disney; tenho trabalho registrado, renda normal, faço Pós graduação, tenho casa própria, minha filha estuda e eu e meu esposo possuímos uma micro empresa. Será que tem alguma chance de ser negado o visto, levando em consideração que meu esposo não vai conosco por motivos de trabalho?

    • Shayne,

      É bastante difícil opinar. No seu caso, entendemos que sua viagem é a turismo, puramente (disney com filho menor), e que você preenche os requisitos exigidos, como trabalho registrado e rendimentos, bens e outros vínculos que o emissor exige para a expedição do documento. Desta forma, cremos que você não terá problemas para ter o documento aprovado, se não houver outros empecilhos (No caso do seu marido, se o oficial consular perguntar o motivo de ele não estar na viagem, você informa que é por questões de trabalho, normalmente). Desejamos boa sorte a você Shayne, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  2. Olá, tenho uma dúvida. Já morei por 5 meses nos EUA, alguns dias antes da minha volta atravessei a fronteira do México e quando eu retornei pro EUA fui detida, pois no meu visto só tinha direito a uma entrada, informação que eu não sabia, depois de 17 horas trancada em uma sala, fui liberada pra voltar pra casa e o policial me falou que se eu quisesse retornar aos EUA teria que tirar um novo visto, tudo bem até aí, não fui deportada até porque faltavam cerca de 20 para o meu retorno ao Brasil, mas a minha dúvida é se eu terei algum problema pra conseguir um visto, se fica algo registrado e se no formulário tem alguma pergunta sobre isso.

    • Letícia,

      Deixaremos sua questão em aberto, caso alguém tenha informações relevantes, e que possa ajudar você comentando aqui. Sugerimos que você contate sites de despachantes especializados em Visto Americano, pois por experiência profissional, estas pessoas pode opinar com maior propriedade. Também cremos que internautas de sites de imigrantes Brasileiros nos eua podem emitir opiniões com maior precisão, sugerimos que você contate. Que o registro está disponível ao oficial consular para a análise administrativa, com certeza está. Se será um empecilho para a emissão de um novo documento de viagem a você, não sabemos informar com certeza. Através deste link: https://travel.state.gov/content/visas/en/general/ineligibilities.html, há informações sobre inelegibilidade. Sugerimos que você pesquise e verifique se há alguma informação relevante para o seu caso. Agradecemos o contato Letícia, e desejamos boa sorte a você. GuiaDocumentos.

  3. TENTEI OBTER VISTO E FOI NEGADO MAS NAO ENTENDI,TENHO UM IMOVEL FINANCIADO NO BRASIL,TENHO CATEIRA ASSINADA GOSTARIA DE VIAJAR NAS MINHAS FERIAS,DEPOIS QUE COMPREI MINHA CASA GOSTARIA DE VIAJAR PELO MENOS UMA VEZ POR ANO.ELE PERGUNTOU SE IRIA SOZINHA DISSE QUE SIM E SE EU ERA CASADA COMO NAO SOU DISSE QUE NAO.

    • Priscila,

      Algumas vezes, é muito difícil entender o padrão que usam. Se desejar, sugerimos que você consulte um espeicialista em visto americano, pois o mesmo, por experiência profissional pode ajudar você a tentar entender a real motivação da negativa, e as opções para contorná-la. Agradecemos o seu contato Priscila. GuiaDocumentos.

  4. Olá, minha sobrinha tem uma filha com 8 anos, queremos leva-la à disney. Porém na primeira tentativa para tirar o visto ele foi negado (motivo: Seção 214B). Agora vamos tentar novamente tirar o visto da criança. Gostaria de saber se eu posso entrar no consulado dia da entrevista no lugar da minha sobrinha que é a mãe da criança ou se posso entrar como acompanhante dela. Acredito que ela ficou muito nervosa na primeira entrevista por isso o visto foi negado.

    Muito obrigado.

    • Miriam,

      A menores de idade, é possível um maior responsável acompanhar a entrevista. No seu caso, sugerimos que você entre em contato com o callcenter de atendimento ao solicitante de visto (https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/contact_us), e questione se é necessário um documento de autorização para viabilizar o acompanhamento, ou se no próprio agendamento, é possível inserir a companhia da entrevista. No caso da menor (Filha da sua sobrinha), ela é beneficiária da isenção da entrevista consular, pela idade. Foi requerido a entrevista pelo agente consular, ou sua sobrinha (mãe da criança) também estava requerendo o Visto, quando da negativa?

      • Então, quando eu fui levada ao CAVS, não tinha essa informação, por esse motivo fizemos o agendamento no consulado, minha sobrinha por ser nova e muito tímida quando foi perguntada pelo pai da criança respondeu que ele não era presente, mas na realidade ele não existe, eu gostaria de saber se eu posso entrar na entrevista pois pretendo levar dessa vez autorização de que a criança ja viajou com a gente outras vezes, viagens nacionais é quero mas é uma garantia. O que acha? tem também fotos de algumas localidades

        • Miriam,

          Segundo o site do CSC (https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/faqs#who_can_accompany_me), apenas pais ou guardiões legais podem acompanhar o menor na entrevista, veja:

          “Quem pode me acompanhar na entrevista para o visto?
          Em geral apenas solicitantes do visto com entrevistas agendadas são permitidos na Seção Consular. É permitido que pais ou guardiões legais acompanhem crianças menores de idade. Para instruções especiais com relação a tradutores ou cuidadores, visite o site da Seção Consular.”

          Se uma outra pessoa, que não genitor ou guardião legal, pode acompanhar o menor à entrevista consular no caso desta ser requerida pela autoridade consular, não sabemos afirmar. Neste caso, é sugerível contato com o callcenter de atendimento ao solicitante de Visto (https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/contact_us), para informações sobre se isto é possível, e quais documentos deverão ser apresentados para que esta terceira pessoa possa acompanhar o menor (Uma procuração, por exemplo, se for autorizado um terceiro). GD.

  5. Boa noite!!! Tive meu visto negado ha um ano atrás. No momento da entrevista o consul me perguntou com quem eu iria viajar, disse que iria com uns amigos para a Philadelfia, depois ele me perguntou porque a minha esposa e filho não iriam comigo, eu disse que dessa vez não. Pois, era uma viagem com meus amigos. Nesse momento eu já comecei a ficar nervoso e disse pra ele que a minha esposa não viajava de avião ( mentira). Ele pediu meu comprovante de renda. Mas como o meu comprovante é tirado na intranet da empresa, ele parece um documento feito no word, é impresso no papel A4. Ele não entendeu muito bem e pediu meu imposto de renda; ai que eu acho que me ferrei de vez. Pois, eu não havia levado a declaração, somente o comprovante anual de rendimentos. Ná época eu iria pra casa de um amigo que está ilegal nos EUA, e coloquei o nome dele no DS-160. Será que isso prejudica?
    Agora eu resolvi tentar novamente. Porém, dessa vez vou com a minha esposa e filho para Miami e Orlando. Preenchi a DS-160 como havia feito ano passado, só mudei o estado civil que era união estável, e agora é casado. Meu emprego e salario é o mesmo. acrescentei, também, que estou cursando MBA em marketing. Possuo casa própria em meu nome, carro e uma chácara que era da minha mãe (falecida). Mas não tenho documentação que comprove. Pois, está sendo inventariada.
    Será que corro o risco de ser prejudicado por ter falado que minha esposa não viajava de avião e agora ela vai viajar?
    O fato de ir tirar o visto juntamente com minha família ajuda? Ou seria melhor enviar somente minha esposa e filho para tentar primeiro e depois tentar o meu? (ficaria até mais barato do que ele negasse todos de uma vez. rsrsrs)

    • Wesley,

      Pelo que citou, talvez fosse melhor você contratar assessoria profissional, com despachantes para Visto Americano (http://guiadocumentos.com.br/despachantes-para-visto-americano/), pois por experiência profissional, podem ajudar você de forma concreta (gerará custos de honorários dos mesmos). No seu caso entendemos que possui bons vínculos, e que não deverá ter problemas para ter o documento aprovado, ainda mais por ser uma viagem em família, apesar das informações erradas que cita ter prestado na entrevista que gerou a negativa. Sobre suas perguntas, cremos que o fato de ter citado o medo de avião, é irrelevante, pois se trata de uma entrevista rápida. O fato de tirar em família, em nossa opinião, corrobora a ideia de turismo familiar, e menor “intenção” de permanecer nos eua (No entanto Wesley, cremos que cada oficial consular pode ter uma ideia diferente da mesma situação. Não deixe de levar todos os documentos desta vez, inclusive a comprovação de que está matriculado no curso que está fazendo). Desejamos boa sorte a você Wesley, e agradecemos o seu contato . GuiaDocumentos.

  6. Boa tarde!!!! Minha funcionária tentou o visto de trabalho para me acompanhar em uma viagem à Orlando com meus filhos, meu marido não foi chamado na entrevista e entrou somente minha funcionária, ela me falou que o cônsul não negou o visto, mas entregou uma folha para ela falando que estava pendente, que as horas de trabalho no contrato estava erradas.
    Ele ficou com o passaporte dela e colocou um adesivo azul, será que foi negado????

    • Pollyanna,

      Não sabemos ao certo. Cremos que trata-se de pendência de informações (neste caso para envio do documento faltante/pendente). Para ter certeza, você pode tentar contato com o callenter de atendimento ao solicitante de Visto (https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/contact_us), ou com um site de despachantes, que por experiência profissional, para emitir uma opinião acurada. Agradecemos o seu contato Pollyanna. GuiaDocumentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *