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Agendamento e Acompanhamento da Solicitação do Passaporte

Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.

Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.

Como fazer o agendamento para tirar passaporte

AGENDAMENTO – PASSAPORTE

Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.

O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.

Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do

Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.

Agendamento passaporte - Como agendar o atendimento

Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“,  e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.

Agendamento passaporte - Como solicitar o agendamento

Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:

Agendamento passaporte - Como realizar o agendamento

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.

REAGENDAMENTO

Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.

Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.

Agendamento passaporte - Como fazer o reagendamento

CONSULTA E CANCELAMENTO

Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.

Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Confirme o cancelamento ou faça a consulta.

CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE

Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.

Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.

Preencha com as informações solicitadas e prossiga.

Agendamento Passaporte - Como acompanhar o andamento da solicitação

Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

REEMISSÃO DA GRU

Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).

Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.

Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.

Agendamento passaporte - reemissão da gru

– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.

– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.

DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO

Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.

Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas

Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:

  • A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
  • Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
  • A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
  • O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.

O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.

Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.

Fontes:

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492 Comentários

  1. Não paguei a taxa do gru ainda mas se pagar hoje consigo tirar meu passaporte este mês ainda.quantos dias depois que paga que tem pra agendar.

    • Solange,

      A compensação se dá, geralmente, em até dois dias depois do pagamento. Sobre os prazos de emissão do documento, sugerimos que você verifique com a Polícia Federal (telefone 194), quais são os prazos, pois os mesmos variam conforme a demanda. Agradecemos o seu contato Solange. GuiaDocumentos.

  2. Eu fiz a solicitação deu um passaporte imprimi a GRU paguei e fiz o agendamento, porém não estava achando o protocolo de solicitação, e sem prestar atenção acabei reemitindo uma nova GRU com o mesmo numero de protocolo, agora minha duvida é tenho que pagar essa GRU também ou o sistema consegue reconhecer a GRU já paga e posso desconsiderar a nova?

    • Adriano,

      O agendamento só é possível após a compensação bancária do pagamento da GRU, portanto, cremos que ao abrir calendário de agendamento, o sistema já reconhece que você efetuou o pagamento. O orientamos a confirmar essa informação com o callcenter da Polícia Federal (telefone 194), e a não pagar novamente a taxa GRU. Agradecemos o seu contato Adriano. GuiaDocumentos.

  3. ola , fui agendar e so aparece data pra marco . esta certo isso ou posso irdireto la na pf

    • Marcos,

      Se houver dúvidas quanto à data do agendamento, sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194 (Ou através do telefone da unidade onde solicitou seu agendamento), e questione. Não temos a informações se o agendamento para solicitação de Passaporte está com muita demanda, e os prazos de atendimento, alongados da forma como citou.
      Agradecemos o seu contato Marcos. GuiaDocumentos.

  4. Bom dia!
    Estou com viagem marcada e verifiquei que o passaporte venceu, vou pagar o GRU em dinheiro, é mais rápido a compensação para o agendamento?
    A viagem é para o dia 13/02/18 será QUE CONSIGO?

    • Márcio,

      Infelizmente não dispomos dessa informação. Sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal (Telefone 194), e questione. Agradecemos o seu contato Márcio. GuiaDocumentos.

  5. Olá
    Fiz o agendamento para hoje, porém não conseguirei ir!
    Tentei cancelar o agendamento, mas não consegui. Aparece a meansagem: Só poderei agendar daqui 30 dias !
    Após esse período é cobrada alguma taxa ?

    • Jackeliny,

      A Polícia Federal não cita nenhuma informação em seu site sobre taxas para remarcar o atendimento de entrevista para coleta biométrica e checagem dos documentos. A GRU (guia de recolhimento da união), tem validade de 01 ano. Agradecemos o seu contato Jackeliny. GuiaDocumentos.

  6. Ana Célia de Almeida Bitencourt Cardoso

    Olá Bom dia ! Solicitei renovação de passaporte para mim meu marido . quando preenchi o local de atendimento presencial errei o local. entrei em alterações da solicitação inicial e alterei o posto de atendimento. foi gerado um novo protocolo. quando consulto diz que não existe ou que não foi processado. Quando solicito o agendamento para 2 pessoas não consigo fazer. Pois estão marcados em lugares diferentes. como posso saber o tempo que leva para processar a alteração ou até mesmo se foi efetivada.?

    • Ana Célia,

      Sugerimos que você tente contato com o callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, e solicite ao atendente que verifique se as alterações foram efetuadas com sucesso. Se a solicitação de alteração foi recente, talvez o sistema ainda não o tenha atualizado. Esperamos que consiga resolver o problema Ana Célia, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  7. Olá Boa tarde
    Gostaria de saber se depois q eu pago a taxa e vou na Pf para fazer o passaporte ai falta algum documento eu tenho q pagar a taxa novamente pra voltar lá ?

    • Natália,

      A GRU – Guia de Recolhimento da União, é a taxa que o requerente deve pagar para a emissão do Passaporte, tendo prazo de validade determinado (01 ano, a confirmar), desta forma, uma vez paga, terá validade até o vencimento, não importando quantas vezes o requerente tiver de retornar ao Posto de atendimento para concluir seu atendimento. No caso de falta de documentos, cremos que será agendado um novo horário, em outra data, para a apresentação do(s) documento(s) faltante(s). Agradecemos o seu contato Natália. Guiadocumentos.

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