O Sinesp Cidadão é um aplicativo para smartphones desenvolvido em conjunto pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e a SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados).
O aplicativo faz parte das diretrizes traçadas pela Lei 12.681/2012 – SINESP (Sistema Nacional De Informações de Segurança Pública, Prisionais e Drogas), onde permite que o cidadão tenha acesso a informações referente a Segurança Pública.
É uma forma, de aproximar o cidadão das políticas de Segurança Pública nacionais, de modo que o cidadão possa auxiliar as forças de segurança pública através desta ferramenta tecnológica.
Vale ressaltar que há uma integração entre os bancos de dados Federais com os bancos de dados das Secretaria de Segurança Estaduais, a fim de garantir uma cobertura nacional das informações.
Desta forma, o aplicativo Sinesp Cidadão disponibiliza ao cidadão, literalmente, informações na palma de sua mão.
Através do aplicativo, o cidadão poderá efetuar 3 tipos de pesquisa:
Consulta a pessoas “procuradas” pela justiça
Consulta baseada nos mandados de prisão decretados pela Justiça e ainda aguardando cumprimento.
A consulta é muito simples de fazer, basta acessar o módulo de pesquisa na página inicial do aplicativo Sinesp Cidadão, preenchendo os dados solicitados da pessoa a ser pesquisada e clicar no botão Pesquisar Mandado.
A base de dados utilizada é do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), podendo ser acessado diretamente clicando aqui.
Consulta a pessoas desaparecidas
Através deste módulo de pesquisa, o cidadão poderá consultar a base de dados de pessoas que encontram-se desaparecidas.
É digno de nota que ainda não há integração de dados de todos os Estados da federação, sendo que atualmente somente os Estados do Sergipe, Santa Catarina e Espírito Santo compartilham as informações.
Para realizar a pesquisa, basta acessar o módulo “Desaparecidos” da página inicial do aplicativo Sinesp Cidadão, preencher os dados solicitados pelo aplicativo e clicar em “Pesquisar Pessoa”.
Consulta a veículos roubados e furtados
O aplicativo também conta com um módulo muito útil, que é o da checagem de placas de veículos.
O sistema faz a pesquisa com a base nacional do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).
Esse é, sem dúvida o módulo mais usado, uma vez que a checagem de placas é muito fácil e rápida.]
É dado ao cidadão a oportunidade de pesquisar veículos em atividade suspeita, visto que em grande parte das atuações criminosas, os meliantes se utilizam de veículos roubados ou furtados.
Para fazer a pesquisa do emplacamento, basta acessar o módulo “Veículos”, informar a placa do veículo e clicar em “Checar Situação”.
O que fazer se a pesquisa retornar positiva?
Caso a pesquisa retorne positivamente e você identifique uma pessoa procurada pela Justiça ou um veículo roubado, ligue IMEDIATAMENTE para 190 e informe a Polícia Militar.
JAMAIS TENTE QUALQUER TIPO DE APROXIMAÇÃO OU ABORDAGEM POR CONTA PRÓPRIA.
Como instalar o Sinesp Cidadão em meu smartphone?
O aplicativo Sinesp Cidadão é compatível com smartphones e tablets Android e também com os iPhones e está disponível para download na Google Play e Apple Store, respectivamente.
- Link para download na Google Play – clique aqui
- Link para download na Apple Store – clique aqui
Fonte: SINESP, SENASP
Imagens: Aplicativo/reprodução
Já faz um tempão que minha moto foi furtada e até o presente momento não consta no SINESP.