Agendamento e Acompanhamento da Solicitação do Passaporte

Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.

Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.

Como fazer o agendamento para tirar passaporte

AGENDAMENTO – PASSAPORTE

Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.

O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.

Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do

Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.

Agendamento passaporte - Como agendar o atendimento

Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“,  e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.

Agendamento passaporte - Como solicitar o agendamento

Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:

Agendamento passaporte - Como realizar o agendamento

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.

REAGENDAMENTO

Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.

Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.

Agendamento passaporte - Como fazer o reagendamento

CONSULTA E CANCELAMENTO

Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.

Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Confirme o cancelamento ou faça a consulta.

CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE

Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.

Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.

Preencha com as informações solicitadas e prossiga.

Agendamento Passaporte - Como acompanhar o andamento da solicitação

Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

REEMISSÃO DA GRU

Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).

Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.

Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.

Agendamento passaporte - reemissão da gru

– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.

– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.

DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO

Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.

Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas

Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:

  • A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
  • Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
  • A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
  • O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.

O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.

Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.

Fontes:

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508 Comentários

  1. Olá! Já paguei o valor para a emissão do passaporte, tenho até o comprovante de pagamento. Porém quando vou acessar “Consultar solicitação de passaporte” coloco o numero do meu protocolo e meu CPF, e aparece a mensagem “CPF informado não corresponde ao cadastrado na solicitação.”, O que posso fazer? Estou com medo de perder o dinheiro gasto com o passaporte. Obrigado!

    • Victor,

      Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione se o problema é interno. Sugerimos também que você use o navegador mozzila firefox, atualizado, pois a PF cita que este é o navegador mais compatível com seus sistemas. Desejamos boa sorte a você, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  2. Boa Noite. Acabei de preencher todos os dados para solicitação do meu passaporte, mas quando fui imprimir a GRU, abriu uma mensagem de erro. E não consigo abrir a GRU para pagar. O que eu faço? Tento fazer um novo cadastro? Me ajudem!

  3. PAGUEI O GRU MAS NÃO GRAVEI O NUMERO DO PROTOCOLO E O NUMERO DO 194 NUNCA FUNCIONA MESMO LIGANDO DIRETO A PF DE SÃO PAULO NÃO ATENDEM…POSSO IR DIRETO NO POSTO DA PF SERÁ. POIS PARA AGENDAMENTO SO COM O NUMERO DO PROTOCOLO. POSSO CONSEGUIR DIRETO PELA NET SEM PRECISAR ME DESLOCAR ATÉ LA, PERGUNTO. OBRIGADP

    • Ricardo,

      Tente efetuar o agendamento para o atendimento. Se a compensação for comprovada, você deverá conseguir efetuar o agendamento. Caso apareça algum problema, você deve insistir no telefone 194, pois a atendimento deverá ajudar com informações corretas sobre o status do seu requerimento. Agradecemos o seu contato Ricardo. GuiaDocumentos.

    • Aconteceu a mesma coisa comigo. Paguei a GRU mas não tenho o número de protocolo. O telefone da Polícia Federal não atende.

  4. boa tarde, Preenchi o formulario para solicitacao do passaporte, porem so depois de finalizado e emitido a GRU percebi um erro na filiacao. Posso fazer uma nova solicitacao de passaporte e desconsiderar a anterior?
    nao consigo atendimento no 194, nao completa a ligacao.
    muito obrigada

    • Dagmar,

      Insista no 194, pois o atendimento irá confirmar a você se o seu erro será retificado pelo agente durante o atendimento para coleta biométrica, ou se será necessário preencher uma nova requisição, com os dados corretos. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  5. Efetuei o pagamento fiz o agendamento e fui fazer meu passaporte. Porem havia um erro nos meus documentos, me informaram que poderia remarcar sem ter que pagar a taxa novamente! Corrigi meus documentos, agora quero saber como faço pra remarcar sem ter que pagar outra taxa ?

  6. Olá, gostaria de uma orientação. Eu solicitei um passaporte em junho deste ano, imprimi o GRU e o PROTOCOLO, mas por motivo de força maior não consegui efetuar o pagamento até a data limite e o documento venceu o prazo. Agora em 30 /11, eu solicitei um segundo GRU e fiz o pagamento do mesmo, e depois de 24 hrs eu tentei agendar o atendimento na PF de Nova Iguaçu que foi o posto que eu escolhi, e aparece como dados inexistentes. Eu acho que quando eu paguei a segunda via da GRU o pedido já tinha sido cancelado, O que eu devo fazer?

    • Nyna,

      Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e verifique com o atendente se seu requerimento não foi cancelado (Ou tenha havido algum erro). Caso estaja tudo ok, verifique com a instituição bancária se o pagamento foi efetuado corretamente. Esperamos que o problema seja resolvido, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  7. Peguei o meu passaporte mas na hora não percebi o erro! Ao chegar em casa vi q o segundo nome do meu filho está no lugar do sobrenome…

    Será q se for lá na Polícia Federal, eles fazem outro pra mim? Ou não tem problema ficar assim mesmo?

    O q eu faço?

    • Rosemary,

      Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e verifique qual o procedimento para a retificação do documento. Agradecemos o seu contato. Guiadocumentos.

    • Bom dia,

      Divergências do tipo podem ser alterados no ato da apresentação dos documentos na unidade da PF. Acompanhei um amigo que inseriu a data de nascimento com 1 dígito errado. O mesmo foi corrigido no momento da conferência dos documentos.

      Ainda assim, é aconselhável consultar o procedimento da unidade do qual você vai se apresentar.

  8. Bom dia,
    Perdi meu RG. Isso seria um impedimento para tirar o passaporte?
    Além disso, já paguei a GRU 2 dias atrás referente aos passaportes da minha esposa, dos meus dois filhos e o meu, porém não consigo agendar por estar constando que um dos pagamentos não foi efetuado. Como proceder?
    Atenciosamente,
    Yuri

  9. Olá. Fiz o pagamento da gru pelo internet banking da caixa, pois o boleto não fala sobre exclusividade para pagamento no banco do Brasil. Não consigo efetuar o agendamento. afinal, como proceder? O pagamento da gru é preferencial ou exclusiva no banco do Brasil??

    • André,

      Estas informações, para certeza absoluta, devem ser obtidas através do callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, pois o orgão não divulga claramente este tipo de informação. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  10. boa tarde fiz a solicitação de um passaporte pra um amigo, ele pagou a taxa e não compareceu no prazo de 90 dias, neste caso ele terá que pgar a taxa novamente ?

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