Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
Olá! Já paguei o valor para a emissão do passaporte, tenho até o comprovante de pagamento. Porém quando vou acessar “Consultar solicitação de passaporte” coloco o numero do meu protocolo e meu CPF, e aparece a mensagem “CPF informado não corresponde ao cadastrado na solicitação.”, O que posso fazer? Estou com medo de perder o dinheiro gasto com o passaporte. Obrigado!
Victor,
Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione se o problema é interno. Sugerimos também que você use o navegador mozzila firefox, atualizado, pois a PF cita que este é o navegador mais compatível com seus sistemas. Desejamos boa sorte a você, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
Boa Noite. Acabei de preencher todos os dados para solicitação do meu passaporte, mas quando fui imprimir a GRU, abriu uma mensagem de erro. E não consigo abrir a GRU para pagar. O que eu faço? Tento fazer um novo cadastro? Me ajudem!
Daniele,
Tente reimprimir a GRU (https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/reemissaoGRU.do?dispatcher=exibirConsulta). Caso não consiga, sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione a necessidade de reiniciar o processo de requerimento do Passaporte. Agradecemos seu contato, e desejamos boa sorte Daniele. GuiaDocumentos.
PAGUEI O GRU MAS NÃO GRAVEI O NUMERO DO PROTOCOLO E O NUMERO DO 194 NUNCA FUNCIONA MESMO LIGANDO DIRETO A PF DE SÃO PAULO NÃO ATENDEM…POSSO IR DIRETO NO POSTO DA PF SERÁ. POIS PARA AGENDAMENTO SO COM O NUMERO DO PROTOCOLO. POSSO CONSEGUIR DIRETO PELA NET SEM PRECISAR ME DESLOCAR ATÉ LA, PERGUNTO. OBRIGADP
Ricardo,
Tente efetuar o agendamento para o atendimento. Se a compensação for comprovada, você deverá conseguir efetuar o agendamento. Caso apareça algum problema, você deve insistir no telefone 194, pois a atendimento deverá ajudar com informações corretas sobre o status do seu requerimento. Agradecemos o seu contato Ricardo. GuiaDocumentos.
Aconteceu a mesma coisa comigo. Paguei a GRU mas não tenho o número de protocolo. O telefone da Polícia Federal não atende.
boa tarde, Preenchi o formulario para solicitacao do passaporte, porem so depois de finalizado e emitido a GRU percebi um erro na filiacao. Posso fazer uma nova solicitacao de passaporte e desconsiderar a anterior?
nao consigo atendimento no 194, nao completa a ligacao.
muito obrigada
Dagmar,
Insista no 194, pois o atendimento irá confirmar a você se o seu erro será retificado pelo agente durante o atendimento para coleta biométrica, ou se será necessário preencher uma nova requisição, com os dados corretos. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
Efetuei o pagamento fiz o agendamento e fui fazer meu passaporte. Porem havia um erro nos meus documentos, me informaram que poderia remarcar sem ter que pagar a taxa novamente! Corrigi meus documentos, agora quero saber como faço pra remarcar sem ter que pagar outra taxa ?
Thor,
Tente por este link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/realizarReagendamento.do?dispatcher=exibirSolicitacaoReagendamento&validate=false . Se houver problemas, entre em contato com a PF, pelo telefone 194, para dirimi-las. Agradecemos o seu contato Thor. GuiaDocumentos.
Olá, gostaria de uma orientação. Eu solicitei um passaporte em junho deste ano, imprimi o GRU e o PROTOCOLO, mas por motivo de força maior não consegui efetuar o pagamento até a data limite e o documento venceu o prazo. Agora em 30 /11, eu solicitei um segundo GRU e fiz o pagamento do mesmo, e depois de 24 hrs eu tentei agendar o atendimento na PF de Nova Iguaçu que foi o posto que eu escolhi, e aparece como dados inexistentes. Eu acho que quando eu paguei a segunda via da GRU o pedido já tinha sido cancelado, O que eu devo fazer?
Nyna,
Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e verifique com o atendente se seu requerimento não foi cancelado (Ou tenha havido algum erro). Caso estaja tudo ok, verifique com a instituição bancária se o pagamento foi efetuado corretamente. Esperamos que o problema seja resolvido, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
Peguei o meu passaporte mas na hora não percebi o erro! Ao chegar em casa vi q o segundo nome do meu filho está no lugar do sobrenome…
Será q se for lá na Polícia Federal, eles fazem outro pra mim? Ou não tem problema ficar assim mesmo?
O q eu faço?
Rosemary,
Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e verifique qual o procedimento para a retificação do documento. Agradecemos o seu contato. Guiadocumentos.
Bom dia,
Divergências do tipo podem ser alterados no ato da apresentação dos documentos na unidade da PF. Acompanhei um amigo que inseriu a data de nascimento com 1 dígito errado. O mesmo foi corrigido no momento da conferência dos documentos.
Ainda assim, é aconselhável consultar o procedimento da unidade do qual você vai se apresentar.
Cristiano,
Agradecemos os seus esclarecimentos. GuiaDocumentos.
Bom dia,
Perdi meu RG. Isso seria um impedimento para tirar o passaporte?
Além disso, já paguei a GRU 2 dias atrás referente aos passaportes da minha esposa, dos meus dois filhos e o meu, porém não consigo agendar por estar constando que um dos pagamentos não foi efetuado. Como proceder?
Atenciosamente,
Yuri
Yuri,
A PF informa que outros documentos podem servir como documento de identidade (Acesse http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum para mais informações (Veja item 1.1). Sobre a GRU, entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione se o pagamento não consta. Caso isto ocorra, sugerimos que você entre em contato com o orgão bancário no qual efetuou o pagamento, e verifique se houve algum erro. Desejamos boa sorte, e agradecemos o contato. GuiaDocumentos.
Olá. Fiz o pagamento da gru pelo internet banking da caixa, pois o boleto não fala sobre exclusividade para pagamento no banco do Brasil. Não consigo efetuar o agendamento. afinal, como proceder? O pagamento da gru é preferencial ou exclusiva no banco do Brasil??
André,
Estas informações, para certeza absoluta, devem ser obtidas através do callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, pois o orgão não divulga claramente este tipo de informação. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
boa tarde fiz a solicitação de um passaporte pra um amigo, ele pagou a taxa e não compareceu no prazo de 90 dias, neste caso ele terá que pgar a taxa novamente ?
Elias,
Sugerimos que você confirme com a PF, pelo telefone 194, se a taxa GRU ainda tem validade de 01 ano, e informações sobre como proceder para agendar novo atendimento. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
Olá,
estou na mesma situação que o colega acima e não consigo falar nesse número(194). o que faço? Vocês possuem outro numero para ligar?
Layane,
A Polícia Federal só disponiliza o 194. Talvez a agência da Polícia Federal mais próxima de você (http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil) possa ajudar de alguma forma. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.