Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
Bom Dia
Fiz o pagamento da GRU Cujos prot… NO DIA 19/02/2016, como faco para fazer o agendamento p/ apresentacao dos documentos para emissao do PASSAPORTE, NAO CONSIGO FALAR NO CALL CENTER 194, NAO ATENDE, ESTA AGENDADAO ATENDIMENTO P/ OCORRER NO SHOOPING CAMPINAS, MAS TENHO QUE SABER O DIA E HORA, COMO AGENDAR?
José Leopoldino,
Para consultar o agendamento, a PF disponibiliza a consulta pelo site https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/realizarConsultaCancelamentoAgendamento.do?dispatcher=exibirConsultaCancelamentoAgendamento&validate=false. Maiores informações, acesse http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/, ítens 7,8 e 9. Ainda em caso de dúvidas, você deve insistir no telefone 194, pois é o único canal de atendimento ao requerente ao Passaporte. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
Emite o meu boleto de pagamento da GRU com a unidade arrecadadora de Roraima, gostaria de saber se posso pagar esse boleto e agendar a conferencia de documentos em outro Estado como exemplo em Palma Tocantins?
Márcio,
O atendimento deve ser possível, pois todo o sistema de acesso é online. No entanto, sugerimos que você confirme com o callcenter da Polícia Federal, através do telefone 194. Agradecemos o seu contato Márcio. GuiaDocumentos.
Ao preencher o requerimento do passaporte, preenchi somente o primeiro nome e sobrenome e não o nome completo, como devo proceder? Ainda não paguei o gru.
Jaqueline,
Entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione se deve preencher um novo formulário, ou se a correção será efetuada durante o atendimento para coleta biométrica e checagem dos documentos. Agradecemos o seu contato Jaqueline. GuiaDocumentos.
EU PAGUEI A GRU COM VALOR ANTIGO EM AGOSTO DE 2014 E NAO FIZ O AGENDAMENTO COMO DEVO FAZER AGORA PARA AGENDAR TEM VALIDADE ESSA GUIA
Gilson,
Sugerimos que você contate o DPF, pelo telefone 194, e questione se a GRU ainda tem a validade de 01 ano, pois o prazo de validade do pagamento da taxa pode ter sido alterado por conta do novo documento de viagem Brasileiro. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
tira duvida sobre prazo de guia quando tira tem ser pago no mesmo dia da retirada
Vilma,
Se você refere-se à GRU, para emissão do Passaporte, esta deve ser paga antes do agendamento da entrevista para checagem dos documentos e coleta biométrica. A taxa para pagamento é gerada logo após o preenchimento do formulário online de requerimento do Passaporte, e deve ser paga, para ser possível agendar o atendimento. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
Meu agendamento do passaporte está marcado para amanhã 23/02, as 13:20. No entanto, percebi que há um documento necessário em falta. Eu consigo reagendar a solicitação do passaporte horas antes do horário marcado?
Karen,
Como é urgente, sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e verifique se o atendente é capaz de alterar a entrevista. Para alteração do agendamento da entrevista, acesse http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/ tópicos 08 e 09. Agradecemos o seu contato Karen. GuiaDocumentos.
Paguei minha GRU mas perdi o comprovante de pagamento. O que posso fazer?
Jamila,
Sugerimos que você entre em contato com o callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, e verifique se o pagamento foi compensado (Pelo seu CPF, deverá ser possível ao atendente, verificar). Após isto, questione se é necessário a apresentação, na entrevista, o comprovante de pagamento, e o procedimento usado para extravios, como do seu caso. Agradecemos o seu contato Jamila. GuiaDocumentos.
estou com o mesmo problema, mas não consigo falar com a PF pelo 194.
Como você resolveu o seu caso?
precisou levar o GRU?
Boa noite Eu fui no agendamento fiz tudo certo agora é só aguardar o prazo de 7 dias para pegar o passaporte mais eu acabei perdendo todos os papéis que tenho que levar para retirar o passaport oque fazer?
Lucas,
Sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194 (Ou entre em contato com o posto de atendimento da PF, onde efetuou o atendimento), e verifique se o documento será entregue a você mediante apresentação de documento de identificação somente (Segundo a PF: “6. O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados. “). . Agradecemos o seu contato Lucas. GuiaDocumentos.
Eu preciso reemitir GRU , mas perdi o numero de protocolo, como posso recuperar?
Carol,
Sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194, pois o atendente deverá ser capaz, pelo seu CPF, de acessar todos os dados do seu requerimento. Agradecemos o contato Carol. GuiaDocumentos.
Bom dia,
Hoje pela manhã fui fazer meu agendamento e vi que o ano do meu nascimento está errado.
Como devo proceder? Solicitar o reembolso do GRU, mandar o agendamento e pedir a retificação na hora ou alguma outra opção?
Brunna,
Sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione se o erro será retificado pelo agente durante a entrevista para coleta biométrica e checagem dos documentos. Cremos que não será necessário você preecnher um outro requerimento, pos trata-se de um erro menor. A GRU tem validade de 01 ano. Agradecemos o seu contato Brunna. GuiaDocumentos.