Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
ola..paguei a taxa da GRU em lotérica…tenho o comprovante de pagamento…tenho o protocolo…porem não consigo agendar atendimento pelo site …mostra que não foi pago ainda…já fui na mesma lotérica que paguei e falaram que consta pago… o que devo fazer
Ticiana,
Sugerimos que você verifique com o atendimento da Polícia Federal, pelo telefone 194, se o pagamento realmente não consta no sistema. Caso não conste de fato, sugerimos que você dirija-se a agência da Caixa Econômica Federal responsável pela lotérica em questão, e solicite informações sobre o pagamento efetuado. Desejamos boa sorte a você. GuiaDocumentos.
sera que o próprio site da policia federal esta com problemas…pois vi que não eh somente comigo :S
Ticiana,
Sim. Pode ser um problema temporário nos sistemas que identificam os pagamentos da GRU. O atendimento, pelo 194, deverá ser hábil para informar. GD.
Bom dia, me informaram que apos o pagamento do GRU, 3 dias utis são necessarios para fazer o agendamento do passaporte , paguei na sexta e ainda não consigo agendar, isso é normal?, alguem tem alguma dica?,
Obrigado.
Rafael,
Sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e verifique se não está havendo problemas com o sistema de compensação e recebimento de pagamentos, pois várias pessoas reclamaram do mesmo problema. Caso não haja nenhum problema detectado, sugerimos que você verifique com o banco onde efetuou o pagamento, se não houve erro com a digitação dos dados do beneficiário do pagamento (PF). Agradecemos o contato, e desejamos boa sorte a você. GuiaDocumentos.
Boa tarde…
No dia 24/05/2015 gerei uma GRU referente a solicitação de passaporte, no valor de R$156,07, paguei a GRU e agendei meu atendimento, porém tive um imprevisto no dia e nao poderia comparecer. Antes de cancelar meu agendamento, liguei no 0800 da PF e me foi informado que caso eu cancelasse eu teria um periodo de 5 anos para reagendar o atendimento.
Hoje, no dia 09/04/2016, fui tentar reagendar o atendimento e recebi a mensagem de que nao havia nenhum registro encontrado com os parametros informados. Em seguida após uma pesquisa verifiquei que, na verdade, só teria 180 dias para reagendar usando aquela solicitação e que, passados esses 180 dias, deveria fazer uma nova solicitação de passaporte para gerar um novo numero de protocolo e que a GRU não precisaria ser paga novamente desde que não tivesse sofrido alteração no valor.
Porém, desde Julho de 2015 o valor foi reajustado para R$257,25 e por isso, não posso agendar o atendimento, já que o sistema exige o pagamento e compensação previa da nova GRU atrelada ao novo protocolo.
A nova GRU gerada possui o valor de R$257,25 e, como disse anteriormente, já realizei o pagamento de R$156,07 referente a GRU inicial, sendo assim, gostaria de saber o que devo fazer em relação a esse valor, pois não é correto eu precisar pagar o valor cheio, ainda mais que fui informada que poderia utilizar daquele valor pago para reagendar o atendimento dentro dos próximos 5 anos.
Atenciosamente,
Isabella Biazotto
Isabella,
Segundo relato de alguns usuários (Confirme isto com a PF pelo 194), a guia de recolhimento da união tem validade de 01 ano. Se for exigido de você novamente o pagamento total do novo valor (257,25), e não houver como você pagar a diferença (Por questões burocráticas), sugerimos que você peça a restituição da GRU paga (http://www.pf.gov.br/servicos/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas), e que pague o novo valor, para evitar problemas, pois seria necessário tomar o caminho da justiça (Ou pequenas causas) para resolver a questão, e pelos valores envolvidos (R$ 101,18), não seria compensador (Todavia, o atendimento pelo telefone 194 deve prestar todos os esclarecimentos). Esperamos ter ajudado, e se for possível a você, pedimos que retorne aqui para informar o desfecho do seu caso, pois certamente irá ajudar outras pessoas em mesma situação. Agradecemos o contato e desejamos boa sorte a você Isabella. GuiaDocumentos.
No preenchimento da GRU da Policia Federal, a data de nascimento está errado.
É possível corrigir a GRU antes do pagamento?
Márcio,
Tente reimprimir a GRU (https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/reemissaoGRU.do?dispatcher=exibirConsulta). Se caso o erro persistir, sugerimos contato à PF, pelo telefone 194, para verificação do erro, e possibilidade de possível correção durante a entrevista para coleta biométrica e checagem dos documentos. Agradecemos o contato Márcio. GuiaDocumentos.
Se no documento não constar nome de mãe, tem problema?
Marcílio,
O formulário deverá aceitar o envio sem o preenchimento (Campo em Branco). Caso não aceite, sugerimos que você contate a PF, pelo telefone 194, e questione qual o procedimento adotado. Agradecemos o seu contato Marcílio. GuiaDocumentos.
Boa tarde! Fiz a emissão da guia e efetuei o pagamento, porém somente depois de paga que observei que o numero do CPF estava incorreto, como devo proceder para correção?
Fico no aguardo e desde já agradeço.
Carolina,
Sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione se o erro será corrigido durante a entrevista para coleta biométrica e checagem dos documentos, ou se será necessário efetuar um novo requerimento. Agradecemos o seu contato Carolina. GuiaDocumentos.
Boa noite. Gerei o protocolo de solicitaçao, Imprimi a GRU, paguei e agendei o atendimento (com numero do protocolo e CPF aceitos corretamente pelo sistema). Porém, notei depois que nao havia impresso o protocolo da solicitacao. Ao tentar consultar o andamento da solicitacao para tentar reimprimir o protocolo, aparece mensagem de erro informando que o CPF digitado (correto) nao confere – “CPF informado não corresponde ao cadastrado na solicitação. ”
Gostaria de saber como fazer a reimpressao do protocolo para levar a PF na data agendada. Obrigado!
Sergio
Sérgio,
Se o seu CPF foi aceito, não entendemos o motivo de você não estar conseguindo consultar o andamento do seu requerimento. Neste caso, é sugerível contatar a PF, pelo telefone 194, e verificar com o atendente, qual o possível motivo de estar sendo recusado (Como opção, sugerimos que você tente com outro navegador de internet atualizado (Mozilla Firefox de preferência, caso ainda não tenha usado, pois a PF cita que este navegador é o mais compatível com seus sistemas). Agradecemos o seu contato Sérgio. GuiaDocumentos.
Aconteceu isso comigo também, agendei para segunda dia 05, e fui consultar por curiosidade o andamento, cita que “CPF informado não corresponde ao cadastrado na solicitação”, porém já está agendado… não entendi o que ocorreu, vc conseguiu resolver seu problema? o que era?
Zandy,
Sugerimos que tente outro navegador de internet atualizado. Caso não consiga mesmo, tente contato com a PF, pelo telefone 194. GD.
Boa tarde,
ultrapassei o limite maximo de 90 dias para agendamento do passaporte agora eu tentar realizar agendamento, pede pra mim preencher o formulario novamente, porem gera outra GRU eu faço o que ? Agendo com a GRU antiga ?
Att.
Luan Ribeiro
Luan,
Segundo alguns usuários, a taxa GRU paga tem validade de um ano. Sugerimos que você acesse http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/, vá no tópico 7 (agendar atendimento), ou 8 (reagendar atendimento) e veja se consegue sem gerar nova cobrança. Caso não consiga, entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e verifique o porque de estar gerando nova cobrança. Agradecemos o seu contato Luan. GuiaDocumentos.
paguei a gru dia 29\02\2015 e hoje 05\03\2015 ainda não consigo marcar o agendamento para tirar o passaporte.aparece uma frase dizendo que estar recolhendo informações.
Fernando,
Isto quer dizer que o processo ainda está em andamento (O pagamento da taxa ainda não foi compensado, por exemplo). Para informações detalhadas, a PF disponibiliza o telefone 194, para atendimento ao solicitante do Passaporte. Há também o endereço eletrônico https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/consultarSituacaoSolicitacao.do?dispatcher=exibirConsultaSituacaoSolicitacao que permite acompanhar o andamento da requisição de forma online. Agradecemos o seu contato Fernando. GuiaDocumentos.
Olá , fiz todo o procedimento da emissão do passaporte fui até o posto da PF porém voltei para casa pois tinha um documento errado, quando fui reagendar já tinha acabado o prazo de 90 dias.É necessário pagar outro GRU para fazer outro passaporte ?
Ingrid,
Sugerimos que você contate a PF, pelo telefone 194, e questione, pois a GRU paga tem validade de 01 ano. Geralmente, erros de impressão no Passaporte pronto e retirado, devem ser reclamados até 90 dias posteriores à retirada. Agradecemos o seu contato Ingrid. GuiaDocumentos.