Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
Estou com o mesmo problema, efetuei o pagamento há mais de uma semana e aparece essa mesma mensagem para mim, e o pior é que precisava desse agendamento para compras de passagem e programação de férias para poder me deslocar até SP para requerer o passaporte.
Poliane,
Entre em contato com a unidade da Polícia Federal mais próxima de você (Ou aquela em que agendou o seu atendimento de coleta biométrica), e verifique se podem ajudar. Para os dados da unidade em questão, acesse http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil. Desejamos boa sorte Poliane. GuiaDocumentos.
Mandei um e-mail para PF de SP e ele me responderam que eu poderia compareceu sem agendamento, porém hoje pela manhã o site voltou a funcionar e fiz meu agendamento
Poliane,
Agradecemos o fato de ter postado que conseguiu o agendamento. Já era hora do sistema voltar ao normal, pois causou muitos inconvenientes a requerentes ao documento. Obrigado Poliane. GuiaDocumentos.
O mesmo problema está ocorrendo comigo. Qual a indicação? Entrar em contato diretamente com o posto de atendimento que pretenderia realizar o agendamento? De fato, nenhum telefone atende e nenhuma informação me é repassada! Absurdo!
Obrigada desde já!
Elisabete,
Sim. Sugerimos que tente contato diretamente com a unidade selecionada por você para a entrevista, pois a requerente Ticiana relata ter conseguido desta forma. Para informações sobre os postos de atendimento, acesse http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil. Desejamos boa sorte Elisabete. GuiaDocumentos.
Boa noite!!!
Minha irmã pagou a GRU dia 12 de Abril e até esse momento 00:35 hrs do dia 18 de Abril consta que não foi pago. Onde moramos não tem unidade da P.F. e minha irmã trabalha fora e não pode ficar faltando ao trabalho. O que fazer?
SE ELA LEVAR A GRU PAGA NA UNIDADE DA P.F. DA CIDADE MAIS PRÓXIMA (Maringá) ELA SERÁ ATENDIDA NO MESMO DIA OU AINDA TERÁ QUE AGENDAR OUTRA DATA?
OBS: Ela está com a passagem comprada para dia 28 próximo, e se não der tempo do passaporte ficar pronto?
Por favor vcs tem o telefone da unidade da P.F. de Maringá-Paraná para nos passar?
Neuza,
A unidade da Polícia Federal de Maringá (http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil/parana), tem os seguintes dados:
“Delegacia de Polícia Federal em Maringá
DPF RONALDO DE GÓES CARRER
Endereço: Av. José Alves Nendo, nº 1309, Jardim Aclimação
CEP 87055-000
Fone: (0xx44) 3220-1400
Fax: (0xx-44) 3220-1423
E-mail: [email protected]“
“POSTO DE EMISSÃO DE PASSAPORTES
CATUAÍ SHOPPING MARINGÁ – Av. Colombo, n°. 9161
Telefone (0xx44) 4009-1499 – informações sobre passaportes
Horário de atendimento das 10h00 às 17h00”
Sobre o atendimento, sugerimos que você entre em contato com a unidade, pois uma requerente, Ticiana, conseguiu o agendamento diretamente com o posto selecionado para a entrevista. Verifique também se o problema que está havendo com a compensação dos pagamentos não tem prazo para resolução, pois muitas pessoas passaram pelo problema que sua irmã está tendo. Desejamos boa sorte a vocês Neuza. GuiaDocumentos.
Minha Gru foi gerada no dia 11/04/2016, sendo paga no dia seguinte dia 12/04/2016 em agência do Banco do Brasil com dinheiro cash, para não ter problemas com demora na compesação. No entanto até hoje não consigo fazer o agendamento; recebo a seguinte resposta: “Não conseguimos confirmar o pagamento da taxa (GRU) no sistema de arrecadação do DPF…” Não é possível que o problema de todos que relatam esse problema esteja no caixa do banco, está óbvio que os dois sistemas não estão provavelmente conversando, portanto com problemas. Já fui a posto da policia federal no shopping Ibirapuera e eles confirmaram o problema, mas pediram para eu tentar um pouco mais, caso não consiga mesmo, deverei me dirigir ao Posto da Policia Federal na Lapa. Ora se está com problema, porque não deixar um aviso aos usuários e o procedimento correto a seguir? será que serei atendida sem agendamento?Puxa vida, o atendimento nos postos da polícia federal é sempre tão bom, ágil e seus atendentes tão educados, por que não acontece o mesmo em seu site? Obrigada
Dionísia,
Vez em quando, alguns problemas como este são relatados nos sistemas da PF. No entanto, este está demorando a ser resolvido. A requerente Ticiana, conseguiu o agendamento entrando em contato diretamente com a unidade em que agendou o procedimento de entrevista. Esperamos que o problema seja resolvido logo, e que você consiga ter o seu atendimento, pois pagou para isto. Agradecemos o seu contato Dionísia. GuiaDocumentos.
Olá bom, dia. Também estou com o mesmo problema achei q fosse só comigo e por coincidência foi no mesmo dia, foi gerada a Gru no dia 11 e pago no dia 12 e até hoje não consigo agendar, caso consiga resolver antes que eu me diga como, da mesma forma avisarei caso consiga antes… Já estou cansada de ficar entrando no sistema sem nenhuma expectativa…
Ivete,
Tente contato com o posto da Polícia Federal onde agendou (Ou agendará) a sua entrevista, e verifique se dispõe de alguma informação, pois está demorando a regularizar esta situação (Para dados dos postos da PF, acesse http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil). Esperamos que o problema seja resolvido em breve. Boa sorte Ivete. GuiaDocumentos.
estou com o mesmo problema, já conseguiu resolver?
Boa tarde.
Efetuei o pagamento da GRU a 4 dias e no site ainda consta como não confirmado. Paguei na boca do caixa, todos os dados estavam corretos. Venho tentando entrar em contato com eles sem sucesso, no número 194 e em outros telefones que vi pelo site da Policia Federal.
Janaína,
Sugerimos que insista, pois a requerente Ticiana conseguiu o agendamento diretamente com a unidade da PF onde será a entrevista dela. Desejamos boa sorte a você. GuiaDocumentos.
Estou com o mesmo problema, já conseguiu resolver?
Boa tarde,
Também paguei a taxa GRU no valor de 257,25 reais a 5 dias atrás e até agora está dando que ela não foi paga… Verifiquei aqui no site que não sou apenas eu que tenho esse problema, mas não consigo entrar em contato com a PF pelo 194 – existe algum outro telefone ou solução?
Obrigada!
Tamires,
A requerente Ticiana conseguiu marcar diretamente com a unidade da Polícia Federal onde fará a entrevista. Veja se consegue também (Para informar-se dos dados da unidade em questão, acesse http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil. Esperamos que consiga resolver o problema Tamires. GuiaDocumentos.
ola pessoal! o site esta fora da policia federal…consegui marcar agendamento ligando pra agencia aonde eu vou fazer a renovação…marcaram pelo telefone mesmo o agendamento!!!
Ticiana,
Agradecemos ter informado como conseguiu resolver a questão, pois ajudará outras pessoas, com certeza. GD.
BOA TARDE!
PRECISO FAZER O PASSAPORTE MAS MINHA DIGITAL ESTA APAGADA, SERA QUE CONSIGO?
E ESTOU COM O MESMO PROBLEMA DOS OUTROS, NAO CONSIGO AGENDAR,, POIS FALA QUE A GUIA NAO FOI ENCONTRADA NO SISTEMA
Tharles,
Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e verifique se há uma previsão para o problema ser resolvido. Agradecemos o seu contato, e desejamos boa sorte. GuiaDocumentos.
Paguei a taxa do grupo 3 dias atrás, mas ainda aparece que não foi confirmado o pagamento ainda!já conferi todas as numercoes,protocolo,cpf, esta tudo certinho! Não consigo fazer o atendendo,oq fazer?
Diogo,
Muitas pessoas reclamaram deste problema. Cremos que o sistema da Polícia Federal deve estar passando por algum tipo de dificuldade técnica. Sugerimos que você contate a PF, pelo telefone 194, e questione se há algum problema de fato. Caso não haja nenhum problema detectado, sugerimos que você verifique com o banco onde efetuou o pagamento, se não houve erros com a inserção dos dados do beneficiário do pagamento (PF). Agradecemos o contato Diogo, e desejamos boa sorte. GuiaDocumentos.
Ok,muito obrigado,oq vx aha da possibilidade de ir ate a (pf)e tentar conversar com um agente e tlvz conseguir desvendar esse mistério!
To desesperado vou casar dia 29 desse mes ejjá tenho passagens compra pra Bahamas pra dia 30 e me acontece esse pepino!complicado ne!mais uma vez obrigado!!
Diogo,
Realmente complicado. Entre em contato com o 194, e insista. Cremos que ir pessoalmente à unidade da Polícia Federal não logrará êxito, pois trata-se de questão de pagamento, e não vemos como um agente poderia ajudar neste caso. No entanto, um contato telefônico com a unidade da Polícia Federal onde se dará o atendimento para coleta biométrica e checagem dos documentos, poderá ser útil (Para informações de contato da unidade em questão, acesse http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil. Em último caso, caso o atraso não possa ser resolvido, informe-se sobre como requerer um Passaporte de emergência, pois a emissão do mesmo é em apenas 24 horas (No entanto, há regras para sua concessão, além da validade menor. Acesse para maiores informações: https://guiadocumentos.com.br/tire-seu-passaporte-de-emergencia-em-apenas-2-simples-passos/ e http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte-de-emergencia. Se entrar em contato com a unidade da PF mais próxima, solicite informações sobre o Passaporte de emergência.) Diogo, esperamos que o problema seja resolvido, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
Bom dia,
Paguei a GRU há 4 dias mas continuo recebendo a mensagem no site da PF que a GRU não foi paga. Tento ligar no 194 mas sem sucesso.
Deveria demorar tanto para a atualização do sistema da PF?
Obrigado
Henrique,
Verifique com o local onde efetuou o pagamento, se não houve erro na digitação dos dados do beneficiário do pagamento (PF). Desejamos boa sorte a você. GuiaDocumentos