Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
Boa tarde, paguei o passaporte há alguns dias e não estou conseguindo agendar. Coloquei para fazer na cidade de Cruzeiro. Tentei o contato via telefone que o site indica (31440388) mas está dando que esse telefone não existe. Existe algum outro telefone para Cruzeiro? A solicitação do passaporte é complicada assim mesmo?
Muito obrigada
Juliana,
Na cidade de Cruzeiro-SP, os dados informados pelo site da Polícia Federal (http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil/sao-paulo), são:
“Delegacia de Cruzeiro
DPF SÉRGIO SADÃO MORI
Endereço:
Av. Nesralla Rubez, 998 / CEP 12710-070
Fone/Fax:
(12) 2122-2900
E-Mail:
[email protected]“
Sugerimos que tente através do número informado pelo site da PF. Estamos à disposição caso precise. Agradecemos o seu contato Juliana. GuiaDocumentos.
Tive o mesmo problema para agendamento online. Liguei para a Superintendência da PF de São Paulo (011 – 3538 5000) e em menos de 5 minutos consegui agendar por telefone. Me informaram que realmente o site está com problemas para agendamento.
Lais,
Agradecemos a informação Lais. GuiaDocumentos.
Pessoal,
Li nos comentários que várias pessoas estou com problemas para solicitar o agendamento no site, pq o pagamento não consta. Eu consegui a informação, que os pagamentos que foram efetuados a partir do dia 11/04 o sistema não está reconhecendo o pagamento. Então neste caso, agendar por telefone no número: 11 3538-5058. Os pagamentos demoram de 3 a 4 dias uteis para ser confirmados (exceto quem fez o pagamento direto no caixa do Banco do Brasil).
Erika,
Agradecemos a informação, pois ajudará outros requerentes, com certeza. Obrigado. GuiaDocumentos.
Put’z , vejo que não sou o único, paguei ontem dia 19/04 . E ainda nada !
Fiz questão de pagar diretamente no Banco do Brasil, pq o documento fala para dar preferencia ao pagamento neste banco, de nada adiantou . Revoltante !
Pablo,
Segundo a requerente Poliane, o sistema voltou ao normal. Agradecemos o seu contato Pablo. GuiaDocumentos.
Absurdo!!!
Paguei a taxa no dia 11, estou ligando já há 8 dias para tentar solucionar o problema, telefonemas são inúteis, ninguém com boa vontade o suficiente pra ajudar e nunca passam uma boa informação.
Ligo na PF de G.Valadares, onde fiz o agendamento, dizem que não pode ser feito diretamente na unidade, só pelo site, e o site não funciona já há vários dias; ou seja, não tem solução!
Marcone,
É lamentável realmente. Sugerimos que tente com a ouvidoria (Não temos informações se funciona): http://www.ouvidorias.gov.br/cidadao/lista-de-ouvidorias/adm_direta/departamento-de-policia-federal-dpf. Esperamos que o problema seja resolvido logo. Desejamos boa sorte a você Marcone. GuiaDocumentos.
Efetuei o pagamento da GRU a 3 dias e no site ainda consta como não confirmado. Entao posso ligar diretamente para a unidade da PF na Lapa, onde receber atendimento?
Jamylle,
Sugerimos que tente desta forma, pois a requerente Ticiana informou ter conseguido o atendimento entrando em contato diretamente com a unidade da PF selecionada para atendimento de coleta biométrica e checagem dos documentos. Desejamos boa sorte a você Jamylle. GuiaDocumentos.
Ja vai fazer uma semana que paguei a GRU e ainda não consigo agendar a coleta de dados, o que posso fazer?
Vanessa,
Tente diretamente com a unidade da Polícia Federal onde agendou sua entrevista (http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil). A requerente Ticiana relatou ter conseguido o atendimento desta forma. Desejamos boa sorte a você. GuiaDocumentos.
Eu peço minhas desculpas por colocar este comentário em tão nobre espaço. Mas é impossível de não comentar sobre o infinito descaso por parte da maldita Polícia Federal para com a população quanto aos problemas com agendamento para coleta e conferência de dados para Passaportes. Pessoas estão simplesmente perdendo suas viagens por conta de tanto descaso. E quem paga multa por remarcação de passagem? A população. E quem tem de se deslocar de um lugar para o outro sem qualquer certeza de que vai conseguir o atendimento necessário para se obter o documento? A população. A PF é tratada pela população como uma organização heróica, mas o povo não tem educação suficiente para refletir sobre o fato de que esta instituição está APENAS fazendo o trabalho dela e de forma péssima, diga-se de passagem. O motivo? A morosidade é apenas um deles e os demais vão desde a infinita burocracia até o já mencionado descaso com aqueles que pagam seus salários. A Polícia Federal é a cara desse pseudo país. Pífia, ignorante, sem comprometimento, inócua, ineficiente, agressiva e totalmente inútil para o cidadão de bem.
Olá! Paguei GRU no dia 12/04/2016 e até hoje, dia 18, não consigo fazer o agendamento. Já tentei contato com todos os postos de atendimento no RJ, porém o telefone ou não atende ou dá ocupado. Alguma solução para esse caso? Algum outro telefone para entrar em contato, ou alguma forma de reclamar no site da DPF? Grata!
Tais,
A requerente Ticiana informou que conseguiu o atendimento entrando em contato diretamente com a unidade a Polícia Federal onde tinha agendado o atendimento para coleta biométrica e checagem dos documentos. Sugerimos que você continue tentando, pois os únicos canais de atendimento, são o telefone 194, e o telefone do próprio posto de atendimento da PF (Acesse os dados por este link: http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil ). Como opção há uma ouvidoria (http://www.ouvidorias.gov.br/cidadao/lista-de-ouvidorias/adm_direta/departamento-de-policia-federal-dpf), mas não sabemos informar se haverá atendimento conclusivo através deste telefone. Desejamos boa sorte a você Taís. GuiaDocumentos.
Como não consegui contato telefonico com o posto, fui lá. Informaram que nada poderiam fazer e que eu deveria continuar tentando pelo site… Alguém do RIO DE JANEIRO, conseguiu contato com algum posto? Ou conseguiu agendamente de alguma outra forma?
Também efetuei o pagamento de 3 GRU no dia 12/04/2016 e venho tentando agendar até a data de hoje, mas consta a mesma mensagem de “não conseguimos confirmar op pagamento da taxa…”
Acho que houve problema nos pagamentos do dia 12 então, já que mais pessoas estão reclamando do mesmo problema.
Vou tentar mais uma vez hoje à tarde e se não conseguir, vou comparecer a unidade da Lapa, para tentar fazer sem agendamento.
Deborah,
Sugerimos que você tente entrar em contato via telefone, antes de deslocar-se ao local, pois talvez passar alguma informação via telefone mesmo. Para acessar os dados da unidade acesse http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil. Desejamos boa sorte Deborah. GuiaDocumentos.