Agendamento e Acompanhamento da Solicitação do Passaporte

Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.

Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.

Como fazer o agendamento para tirar passaporte

AGENDAMENTO – PASSAPORTE

Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.

O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.

Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do

Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.

Agendamento passaporte - Como agendar o atendimento

Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“,  e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.

Agendamento passaporte - Como solicitar o agendamento

Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:

Agendamento passaporte - Como realizar o agendamento

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.

REAGENDAMENTO

Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.

Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.

Agendamento passaporte - Como fazer o reagendamento

CONSULTA E CANCELAMENTO

Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.

Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Confirme o cancelamento ou faça a consulta.

CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE

Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.

Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.

Preencha com as informações solicitadas e prossiga.

Agendamento Passaporte - Como acompanhar o andamento da solicitação

Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

REEMISSÃO DA GRU

Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).

Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.

Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.

Agendamento passaporte - reemissão da gru

– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.

– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.

DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO

Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.

Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas

Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:

  • A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
  • Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
  • A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
  • O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.

O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.

Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.

Fontes:

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508 Comentários

  1. Alguem sabe me informar o código de recolhimento da GRU para emissão do passaporte? Não acho em lugar nenhum. Obrigada

  2. Olá!
    Gostaria de saber se depois de pagar a GRU há um prazo para fazer o agendamento? existe risco de perder o valor que paguei caso já demora para o agendamento? Obrigado

    • Iris,

      Segundo alguns usuários a GRU possui validade de 01 ano. No entanto, como se trata de valores empregados, é altamente sugerível confirmar com a Polícia Federal, pelo telefone 194, se para o requerimento de Passaporte, a GRU possui mesmo a validade de 01 ano (Isto para evitar prejuízos por alteração sem prévio aviso nas normas de emissão do documento e pagamento do serviço). Agradecemos o contato iris. GuiaDocumentos.

  3. Bom Dia, gostaria de alterar o local do posto de atendimento da DPF de Londrina para a DPF de Marília, uma vez que estou indo para aquela localidade e ficarei por lá até o dia da viagem que é em Agosto deste ano. Como devo proceder?

    • Edivaldo,

      Se você já agendou para Londrina, talvez não seja possível a alteração. Sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal pelo telefone 194, e solicite informações sobre se é possível efetuar a alteração. Agradecemos o contato Edivaldo. GuiaDocumentos.

  4. Fabiana Francischini

    Bom dia,

    Solicitei a emissão de um novo passaporte, porém ao gerar a GRU notei que tinha preenchido o local de Nascimento errado. Gostaria de saber se é possível alterar para o local correto?

    Desde já agradeço.

    • Fabiana,

      Sugerimos que você entre em contato com o callcenter da Polícia Federal, através do telefone 194, e verifique com o atendente se o erro em questão será corrigido durante o atendimento para coleta biométrica, e checagem dos documentos, ou se será necessário efetuar um novo requerimento. Agradecemos o contato Fabiana. GuiaDocumentos.

  5. Olá , estou tentando emitir outra GRU e recebo esta mensagem: Não é possível reemitir Gru. O protocolo informado foi confirmado no Posto de Emissão do DPF. gostaria de saber como proceder no momento.

    • Gabriela,

      Entre em contato com o callcenter da Polícia Federal, através do telefone 194, e verifique com o atendente se os servidores estão com alguma instabilidade, e o procedimento usado para estes casos, pois pode tratar-se de problemas internos, e o atendente deverá ser capaz de auxilá-la. Agradecemos o contato Gabriela. GuiaDocumentos.

  6. Bom dia! Caso no dia de ir na PF eu esteja com algum documento faltando, tenho que pagar outra GRU?

    • Camila,

      Se estiver com documentos exigidos faltando, você terá de agendar uma nova entrevista, e apenas isto. Agradecemos o seu contato Camila. GuiaDocumentos.

  7. Olá
    Paguei a GRU, tenho meu comprovante e o numero do protocolo salvo em conversas por email com a policia federal, porem eu perdi o de confirmação de solicitação, como proceder?

    • Tamiris,

      Sugerimos que contate a Polícia Federal, pelo telefone 194, e verifique se o protocolo é realmente necessário à entrevista, e qual procedimento é adotado para casos de extravio. Agradecemos o seu contato Tamiris. GuiaDocumentos.

  8. Olá. Pelo jeito o problema do agendamento ainda persiste. Paguei a miha guia no dia 15/04 mas até o momento não consigo fazer o agendamento, consta como pagamento pendente. Estou tentando contato pelo telefone da unidade da Lapa mas ninguém atende. Alguma informação atualizada sobre o assunto? Obrigado

    • Carlos,

      Alguns requerentes relataram que tinham conseguido o agendamento, no entanto, pelo que você e outros citaram, o sistema ainda passa por problemas. Sugerimos que entre em contato com a delegacia donde agendou o seu atendimento de entrevista (http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil), e verifique se possuem alguma informação nova. Esperamos que consiga resolver o problema, e agradecemos o contato. GuiaDocumentos.

  9. Sou do Rio de Janeiro e realizei o pagamento no dia 18 de abril (1 semana) e ainda não consta o pagamento. Alguem pode me auxiliar?

    • Elisana,

      Verifique se os dados do pagamento da GRU estão corretos, e se a instituição bancária efetuou o pagamento da mesma. Alguns requerentes relataram que já tinham conseguido o agendamento. Sugerimos, Como opção, que você tente entrar em contato com a delegacia da PF onde agendou o seu atendimento, e verifique se possuem alguma informação (Para dados da mesma acesse http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil). Agradecemos o seu contato Elisana, e esperamos que consiga a resolução do problema. GuiaDocumentos.

  10. bom dia,

    Também estou com problemas para agendar o passaporte.
    paguei a guia dia 16/04/2016 e já tem uma semana que entro no site e eles não conseguem visualizar o pagamento.
    ligo para TODOS os telefone do RIO DE JANEIRO e ninguém atende.
    Alguém por favor, consegue me ajudar. Estou com urgência p. isso, estou ficando preocupada já.

    • Marina,

      Cheque se os dados do pagamento estão corretos, e se a instituição bancária efetuou o mesmo. Alguns requerentes relataram que já tinham conseguido o agendamento. Como opção, tente entrar em contato com a delegacia onde agendou o seu atendimento, e verifique se possuem alguma informação (Para dados da mesma acesse http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil). Agradecemos o seu contato Marina, e esperamos que consiga a resolução do problema. GuiaDocumentos.

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