Agendamento e Acompanhamento da Solicitação do Passaporte

Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.

Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.

Como fazer o agendamento para tirar passaporte

AGENDAMENTO – PASSAPORTE

Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.

O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.

Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do

Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.

Agendamento passaporte - Como agendar o atendimento

Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“,  e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.

Agendamento passaporte - Como solicitar o agendamento

Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:

Agendamento passaporte - Como realizar o agendamento

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.

REAGENDAMENTO

Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.

Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.

Agendamento passaporte - Como fazer o reagendamento

CONSULTA E CANCELAMENTO

Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.

Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Confirme o cancelamento ou faça a consulta.

CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE

Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.

Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.

Preencha com as informações solicitadas e prossiga.

Agendamento Passaporte - Como acompanhar o andamento da solicitação

Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

REEMISSÃO DA GRU

Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).

Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.

Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.

Agendamento passaporte - reemissão da gru

– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.

– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.

DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO

Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.

Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas

Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:

  • A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
  • Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
  • A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
  • O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.

O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.

Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.

Fontes:

Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

508 Comentários

  1. Há remarquei uma vez a emissão / renovação pq apareceu compromisso inadiável e agora novamente no dia remarcado meu filho terá prova extra …. Não poderemos ir. Posso reage dar pela vez vez?

    • Adriana,

      Segundo o CSC (“Como posso remarcar ou cancelar uma entrevista? Você pode cancelar ou remarcar entrevistas apenas se a data da entrevista estiver no futuro. Para cancelar ou remarcar uma entrevista você deve iniciar uma seção, ir para a página inicial “Minha Conta” e selecionar os links “Cancelar Entrevista” ou “Remarcar Entrevista.”), você pode remarcar a entrevista ainda não efetuada, bastando apenas acessar sua conta e acessar a opção de remarcar a entrevista. Agradecemos o contato Adriana. GuiaDocumentos.

  2. Após realizar o paqamento da GRU, o resultado da consulta de solicitação de passaporte é: Aguardando conferência e coleta de dados na unidade do DPF. Após comparecimento na DPF, o resultado da consulta de solicitação de passaporte é: Documento de viagem em processo de confecção. Gostaria de saber qual é o próximo resultado a ser visualizado, por favor.

  3. Olá boa tarde, a 4 meses atras eu paguei minha gru agendei e fui la no dia certinho, mais acabei nao fazendo o passaporte pois foi em uma viajem rapida a São Paulo e não daria tempo para retirar, moro em um interiorzinho na Bahia. Agora fui remarcar o agendamento e eles não aceitam porque já passou mais de 3 meses… Me pedem que faça uma nova solicitação, eu fiz. Mais querem que eu pague outra GRU, não vou pagar… E então não posso agendar. Tentei reclamar pelo site mais não existe como… Poderiam me ajudar?

    • Fernanda,

      Em primeiro lugar, sugerimos que você entre em contato com o callcenter de atendimento da Polícia Federal, o telefone 194, e questione se a validade da GRU é de 01 ano (Alguns usuários citaram que é um ano a validade). De posse da informação, tente solicitar informações sobre como vincular a GRU paga ao seu novo requerimento. Caso esteja muito confuso, sugerimos que você solicite a devolução do valor pago (Veja como através do link: http://www.pf.gov.br/servicos/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas), refaça o requerimento de pedido do Passaporte, e pague a guia novamente. Esperamos que resolva o problema Fernanda, e agradecemos o contato. GuiaDocumentos.

  4. Olá boa tardem eu ja paguei a gru, só que so vou poder agendar daqui a 2 meses, eu corro risco de perder a gru paga?
    e quanto tempo eu posso deixar pra agendar?

    • Olá, segundo a PF, a GRU tem validade de 5 anos.
      As informações enviadas e não confirmadas ficam no sistema da PF por 180 dias. Após esse prazo, o solicitante deve preencher novamente a solicitação.
      Forte abraço

  5. Boa noite, Alguém saberia me informar quando fui preencher os dados pelo policia federal pra tirar o passaporte no final aparece o boleto da GRU e como não tinha impressora não consegui imprimir a GRU mas anotei o codigo de barras e o numero de protocolo e fui pagar no caixa eletronico em debito automatico deu certo apareceu o valor também correto,entrei no site pra acompanhar o andamento e já tinham liberado pra agendar uma data e tudo e tbm já agendei,porém a dúvida é só tenho o comprovante bancario do boleto e não o boleto em si da GRU vai ter algum problema quando for na policia federal fazer o passaporte, ir lá só com o comprovante bancario e os outros documentos necessarios?

    • Thainá,

      Sugerimos que você tente esclarecer diretamente com a PF, pelo callcenter 194. Na lista de documentos necessários, cita que é necessário o comprovante bancário de pagamento. Veja:

      “5.0 – Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido”

      Desta forma, se você possui o comprovante bancário do pagamento, o mesmo deverá ser aceito. No entanto, sugerimos que você tente confirmar com o callcenter. Agradecemos o seu contato Thainá. GuiaDocumentos.

  6. boa noite, ja paguei a GRU…gostaria de saber se agendo por internet msm o dia pra comparecer na policia federal…ou tenho que ir pessoalmente ate DPF.

    • Helena,

      Após o pagamento da GRU ser recebido, você deverá agendar o seu atendimento pelo site da PF, na página Passaporte (http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/), 7° item, “agendar atendimento”. Na ajuda (Balão com interrogação na frente do “agendar atendimento”), há o download do manual de ajuda. Clique na interrogação para fazer o download do manual para obter maiores informações. Agradecemos o seu contato helena. GuiaDocumentos.

  7. Alguém que tenha solicitado emissão de passaporte nesses últimos dias, alguma previsão de regularizarem a situação da falta de materia-prima para impressao dos passaporte? Segundo nota, seria regularizada até junho. Gostaria de saber algum exemplo prático por favor, muito obrigada!

  8. Andreia Pacheco Martino de Matos

    BOm dia, eu acabei de pagar a GRU, no entanto la na agencia da PF informaram que o agendamento esta sendo para 30 dias. Existe a possibilidade de eu tentar uma urgencia no agendamento? POis eu so tirei o passaporte por que recebi uma oferta de emprego em POrtugal, e o empregador necessita que eu esteja la no começo do mes que vem.

  9. Boa tarde.

    Fiz meu pagamento da guia GRU, porém perdi o comprovante de pagamento. Tentei retirar segunda via do comprovante no banco do Brasil onde realizei o pagamento, porém é necessário saber o dia e horário que foi efetuado, o que não me recordo.

    A coleta de dados está agendada para dia 21/06. Como devo proceder? Eles conseguem verificar o pagamento no sistema?!

    • Sabrina,

      Orientamos você a entrar em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e solicitar informações, pois o sistema informa quando o pagamento é creditado. Como opção, acesse o site da PF, e tente agendar seu atendimento (Caso o pagamento ainda esteja pendente, o sistema informará). Agradecemos o contato Sabrina. GuiaDocumentos.

  10. Gotaria de saber quantos dias demora para liberar meu protocolo de solicitacão de documento de viagem? pois ja faz uma semana e meia que eu paguei a taxa e peguei o papel e ate agora não liberou meu protocolo e para agendar la federal so agenda quando liberar meu protocolo??

    Aguarda Resposta Obrigado

    • Leonardo,

      Verifique se o pagamento que você efetuou foi creditado corretamente (Verifique os dados, como código de barras, e o beneficiário). Qualquer problema neste sentido, a instituição bancária onde efetuou o pagamento deverá ajudar. Como opção, sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e solicite informações, se o pagamento foi recebido. Após o pagamento ser confirmado, é liberado o agendamento. Agradecemos o contato Leonardo. GuiaDocumentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.