Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
Há remarquei uma vez a emissão / renovação pq apareceu compromisso inadiável e agora novamente no dia remarcado meu filho terá prova extra …. Não poderemos ir. Posso reage dar pela vez vez?
Adriana,
Segundo o CSC (“Como posso remarcar ou cancelar uma entrevista? Você pode cancelar ou remarcar entrevistas apenas se a data da entrevista estiver no futuro. Para cancelar ou remarcar uma entrevista você deve iniciar uma seção, ir para a página inicial “Minha Conta” e selecionar os links “Cancelar Entrevista” ou “Remarcar Entrevista.”), você pode remarcar a entrevista ainda não efetuada, bastando apenas acessar sua conta e acessar a opção de remarcar a entrevista. Agradecemos o contato Adriana. GuiaDocumentos.
Após realizar o paqamento da GRU, o resultado da consulta de solicitação de passaporte é: Aguardando conferência e coleta de dados na unidade do DPF. Após comparecimento na DPF, o resultado da consulta de solicitação de passaporte é: Documento de viagem em processo de confecção. Gostaria de saber qual é o próximo resultado a ser visualizado, por favor.
Olá boa tarde, a 4 meses atras eu paguei minha gru agendei e fui la no dia certinho, mais acabei nao fazendo o passaporte pois foi em uma viajem rapida a São Paulo e não daria tempo para retirar, moro em um interiorzinho na Bahia. Agora fui remarcar o agendamento e eles não aceitam porque já passou mais de 3 meses… Me pedem que faça uma nova solicitação, eu fiz. Mais querem que eu pague outra GRU, não vou pagar… E então não posso agendar. Tentei reclamar pelo site mais não existe como… Poderiam me ajudar?
Fernanda,
Em primeiro lugar, sugerimos que você entre em contato com o callcenter de atendimento da Polícia Federal, o telefone 194, e questione se a validade da GRU é de 01 ano (Alguns usuários citaram que é um ano a validade). De posse da informação, tente solicitar informações sobre como vincular a GRU paga ao seu novo requerimento. Caso esteja muito confuso, sugerimos que você solicite a devolução do valor pago (Veja como através do link: http://www.pf.gov.br/servicos/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas), refaça o requerimento de pedido do Passaporte, e pague a guia novamente. Esperamos que resolva o problema Fernanda, e agradecemos o contato. GuiaDocumentos.
Olá boa tardem eu ja paguei a gru, só que so vou poder agendar daqui a 2 meses, eu corro risco de perder a gru paga?
e quanto tempo eu posso deixar pra agendar?
Olá, segundo a PF, a GRU tem validade de 5 anos.
As informações enviadas e não confirmadas ficam no sistema da PF por 180 dias. Após esse prazo, o solicitante deve preencher novamente a solicitação.
Forte abraço
Boa noite, Alguém saberia me informar quando fui preencher os dados pelo policia federal pra tirar o passaporte no final aparece o boleto da GRU e como não tinha impressora não consegui imprimir a GRU mas anotei o codigo de barras e o numero de protocolo e fui pagar no caixa eletronico em debito automatico deu certo apareceu o valor também correto,entrei no site pra acompanhar o andamento e já tinham liberado pra agendar uma data e tudo e tbm já agendei,porém a dúvida é só tenho o comprovante bancario do boleto e não o boleto em si da GRU vai ter algum problema quando for na policia federal fazer o passaporte, ir lá só com o comprovante bancario e os outros documentos necessarios?
Thainá,
Sugerimos que você tente esclarecer diretamente com a PF, pelo callcenter 194. Na lista de documentos necessários, cita que é necessário o comprovante bancário de pagamento. Veja:
“5.0 – Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido”
Desta forma, se você possui o comprovante bancário do pagamento, o mesmo deverá ser aceito. No entanto, sugerimos que você tente confirmar com o callcenter. Agradecemos o seu contato Thainá. GuiaDocumentos.
boa noite, ja paguei a GRU…gostaria de saber se agendo por internet msm o dia pra comparecer na policia federal…ou tenho que ir pessoalmente ate DPF.
Helena,
Após o pagamento da GRU ser recebido, você deverá agendar o seu atendimento pelo site da PF, na página Passaporte (http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/), 7° item, “agendar atendimento”. Na ajuda (Balão com interrogação na frente do “agendar atendimento”), há o download do manual de ajuda. Clique na interrogação para fazer o download do manual para obter maiores informações. Agradecemos o seu contato helena. GuiaDocumentos.
Alguém que tenha solicitado emissão de passaporte nesses últimos dias, alguma previsão de regularizarem a situação da falta de materia-prima para impressao dos passaporte? Segundo nota, seria regularizada até junho. Gostaria de saber algum exemplo prático por favor, muito obrigada!
BOm dia, eu acabei de pagar a GRU, no entanto la na agencia da PF informaram que o agendamento esta sendo para 30 dias. Existe a possibilidade de eu tentar uma urgencia no agendamento? POis eu so tirei o passaporte por que recebi uma oferta de emprego em POrtugal, e o empregador necessita que eu esteja la no começo do mes que vem.
Andréia,
Sugerimos que você entre em contato com a delegacia da Polícia Federal mais próxima de você (Informações de contato acesse http://www.pf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil), e questione se o seu caso de habilita para emissão de Passaporte de Emergência (http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte-de-emergencia). No caso de ser possível a emissão, você terá de comprovar a necessidade da urgência. Como já pagou a GRU, não sabemos se você terá de pagar uma diferença, ou pagar o valor novamente para a emissão do Passaporte de emergência, caso esta vá ser emitido a você (Neste caso, você pode pedir o ressarcimento da outra GRU paga (http://www.pf.gov.br/servicos/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas). Esperamos que você consiga resolver o problema Andréia, e agradecemos o contato. GuiaDocumentos.
Boa tarde.
Fiz meu pagamento da guia GRU, porém perdi o comprovante de pagamento. Tentei retirar segunda via do comprovante no banco do Brasil onde realizei o pagamento, porém é necessário saber o dia e horário que foi efetuado, o que não me recordo.
A coleta de dados está agendada para dia 21/06. Como devo proceder? Eles conseguem verificar o pagamento no sistema?!
Sabrina,
Orientamos você a entrar em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e solicitar informações, pois o sistema informa quando o pagamento é creditado. Como opção, acesse o site da PF, e tente agendar seu atendimento (Caso o pagamento ainda esteja pendente, o sistema informará). Agradecemos o contato Sabrina. GuiaDocumentos.
Gotaria de saber quantos dias demora para liberar meu protocolo de solicitacão de documento de viagem? pois ja faz uma semana e meia que eu paguei a taxa e peguei o papel e ate agora não liberou meu protocolo e para agendar la federal so agenda quando liberar meu protocolo??
Aguarda Resposta Obrigado
Leonardo,
Verifique se o pagamento que você efetuou foi creditado corretamente (Verifique os dados, como código de barras, e o beneficiário). Qualquer problema neste sentido, a instituição bancária onde efetuou o pagamento deverá ajudar. Como opção, sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e solicite informações, se o pagamento foi recebido. Após o pagamento ser confirmado, é liberado o agendamento. Agradecemos o contato Leonardo. GuiaDocumentos.