Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
Boa tarde!!!
Quando fiz o cadastro pra emissão da GRU, foi feito pelo celular e o ano de meu nascimento entrou errado, com isso a guia também, o que devo fazer? Tem como alterar?
Antônio,
Sugerimos que você entre em contato com o callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione se o erro será corrigido na entrevista para checagem dos documentos e coleta biométrica, ou se será necessário emitir um novo requerimento. Caso seja necessário uma nova GRU, verifique por este link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/reemissaoGRU.do?dispatcher=exibirConsulta se a data pode ser alterada. Agradecemos o seu contato Antônio. GuiaDocumentos.
Boa noite!
Eu solicitei o passaporte no domingo mas até agora não recebi a GRU, tenho medo de ter colocado o meu e-mail errado. Eu posso emitir de novo ou devo ligar para a PF e cancelar o pedido?
Daniela,
Tente por este link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/reemissaoGRU.do?dispatcher=exibirConsulta, reemitir a GRU. Caso tenha dúvidas, sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e solicite informações. Agradecemos o seu contato Daniela. GuiaDocumentos.
Bom dia. Gostaria de saber se o serviço do agendamento não é realizado aos sábados?
Carla,
Não temos a informação. Sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194, ou com a delegacia onde pretende passar pela entrevista (Para dados acesse http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/postos-de-atendimento), e solicite a informação. Agradecemos o seu contato Carla. GuiaDocumentos.
Ao emitir o meu Gru,observei que coloquei meu endereco errado,tem algum problema quando eu for agendar e ir ate o local pra terminar de fazer o Pasaporte?
Daiane,
Em questões envolvendo valores, é altamente recomendado consulta à PF, pelo telefone 194, para evitar quaisquer possíveis prejuízos. Você também pode tentar contato com a delegacia onde pretende ser atendida, e questionar (Provavelmente o erro será corrigido no atendimento para checagem dos documentos e coleta biométrica, mas é altamente recomendado e necessário, confirmar esta informação). Para os dados da delegacia em questão, acesse http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/postos-de-atendimento. Agradecemos o contato Daiane. GuiaDocumentos.
Olá boa noite,eu fiz a solicitação do passaporte pelo site da policia federal no inicio de abril desse ano,fiz o pagamento no dia 04 de abril da GRU e no entendo estou desde essa data tentando agendar uma consulta para encaminhar a documentação para a confecção do passaporte,mas no site sempre surge um erro dizendo”Nenhum registro encontrado,Verifique os parametros informados e tenta novamente” eu tentei durante os 3 meses e aparece sempre o mesmo erro.
Paguei pela GRU e não vou ter passaporte ?
Preciso fazer uma viagem em novembro,o tempo está passando e eu não sei o que fazer.
Nesse caso eu tento pedir o reembolso do valor e reemitir uma nova GRU??
Thieny,
Entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e verifique se sua solicitação não consta mesmo no sistema da PF. Se não constar, você será orientada a efetuar um novo requerimento. Quanto a GRU, alguns usuários citaram que a taxa possui validade de 01 ano. Verifique com o atendimento do callcenter se a informação procede, e informações sobre como associar a taxa paga ao novo requerimento. Caso não conste pagamento, verifique com a instituição bancária, se o pagamento foi efetuado corretamente. Agradecemos o seu contato Thieny, e desejamos boa sorte. GuiaDocumentos.
Se quando for pra pegar o passaporte a pessoa estiver impossibilitada,tem como outro pegar, no caso sendo um do casal? Existe algum tipo de autorização?
Erilene,
Desconhecemos se existe a autorização, ou se é necessário apresentar provas de que o titular do documento não pode se apresentar para retirar o documento e assinar o recibo de entrega. Neste caso sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194 (Ou delegacia de atendimento da PF: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/postos-de-atendimento), e confirme. Segundo a informação prestada no site da PF, o documento é entregue ao titular, mediante assinatura no recibo de entrega. Veja:
“6. O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.”
Agradecemos o seu contato Erilene. GuiaDocumentos.
Eu não compareci ao agendamento para o começo desse ano. Tentei um novo agendamento mas aparece que devo solicitar um novo passaporte pois passou o prazo de 90 dias. Estou com a nota fiscal provando o pagamento da GRU. Tem como eu pedir reembolso, pois paguei por um passaporte que não tenho em mãos
Ana,
Segundo alguns usuários relataram, a GRU tem validade de 01 ano. Sugerimos que você contate a PF, pelo telefone 194, e questione se esta informação ainda procede. No caso de proceder, basta que você faça um novo requerimento de Passaporte, e apresente a guia da taxa paga (Confirme isto com o callcenter da PF no 194). Caso deseje o reembolso da GRU, acesse http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas para informações. Agradecemos o seu contato Ana. GuiaDocumentos.
Boa tarde,
Eu paguei a GRU e estou tentando agendar a entrevista na PF desde de Outubro/15 , porém não consegui já reagendei algumas vezes e na Ultima me confundi na data eu tinha agendado dia 10/06 e pensei que era 15/06. Agora quando coloco meus dados novamente no Site. Ele coloca cadastro não identificado.
Será que perdi o Pagamento e um novo reagendamento? Pode me dar as coordenadas pfv.
Marta,
A GRU tem validade de 01 ano, segundo alguns usuários informaram. Como não está conseguindo através do site, sugerimos que você contate a PF, pelo telefone de atendimento 194, e verifique se há algum problema com o sistema, e se não, verifique se o atendente pode ajudar neste caso. Como opção, sugerimos que você tente com o navegador de internet Mozilla Firefox atualizado (Se ainda não o fez), pois a PF cita que este navegador é o mais compatível com seus sistemas. Agradecemos o contato Marta, e esperamos que consiga resolver o problema. GuiaDocumentos.
Olá, fiz uma solicitação de novo passaporte, porém, como não tenho impressora não imprimi a GRU. Agora estou tentando consultar minha solicitação para imprimi-la ( a GRU) e não consigo devido ao fato de não ter anotado o número de protocolo. O que faço para obter tal número! Grata!
Nágila,
Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e solicite informações. Através de seu CPF, o atendente deverá ser capaz de informar. Agradecemos o contato Nágila. GuiaDocumentos.
Realizei o pagamento da GRU através de pagamento on line da CEF, não estou conseguindo realizar o agendamento, quando tento aparece Nenhum registro encontrado. Verifique os parâmetros informados e tente novamente.
Michelle,
Sugerimos contato ao callcenter da PF, pelo telefone 194, e solicitação de informações sobre se há algum problema com o sistema de compensação de pagamentos da PF. Caso esteja normal, e já decorrido bastante tempo da data do pagamento, sugerimos que você retorne a instituição bancária, e verifique se os códigos do pagamento estão corretos. Desejamos boa sorte a você, e agradecemos o contato Michelle. GuiaDocumentos.