Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
Nao consigo reagendar meu atendimeto para o passaporte, o site mostra o certificado, clico em permitir sempre e ao entra …
O que eu faço?
Obrigada
Luciana,
Se ainda não o fez, sugerimos que você acesse o sistema de requerimento e trâmites online de Passaporte com o navegador de internet Mozilla Firefox (atualizado). A Polícia Federal cita que tal navegador é o mais compatível com seus sistemas. Se ainda assim não conseguir, sugerimos que você entre em contato com o callcenter da PF, pelo telefone 194, e questione se o sistema passa por problemas e oscilações, ou se o(a) atendente pode ajudá-la na resolução do problema. Esperamos que consiga resolver o problema Luciana, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
Oi paguei minha gru a 3 dias e não consigo agendar a data quando entro fala aguardando coleta de dados na polícia federal.
Graziele,
Sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione se há algum problema com o sistema de emissão de Passaporte. Caso não haja problemas, e o seu pagamento ainda não foi compensado, sugerimos que você verifique com órgão bancário onde efetuou o pagamento, se o mesmo foi feito corretamente (se não houve erros com o mesmo). Esperamos que o problema seja resolvido, e agradecemos o seu contato Graziele. GuiaDocumentos.
Bom dia
Gostaria de saber com quantos dias apos pagar a solicitação de passaporte sera liberada para marcar a entrevista na policia federal.
Cleonice,
Sugerimos que você contate a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione, pois somente após a compensação bancária é que será possível efetuar o agendamento (Geralmente a compensação é efetuada em dois dias úteis). Caso você já tenha pago a GRU a mais de dois dias, e não consegue efetuar o agendamento, verifique com a instituição bancária se o pagamento foi realmente compensado (Pode haver problemas nesta fase). Se o pagamento foi efetuado corretamente, entre em contato com o callcenter da Polícia Federal, o telefone 194, e questione o que pode estar ocorrendo. Você também pode consultar a solicitação do Passaporte por este link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/consultarSituacaoSolicitacao.do?dispatcher=exibirConsultaSituacaoSolicitacao.
Agradecemos o seu contato Cleonice. GuiaDocumentos.
cancelei 2 vezes o agendamento tem problema para reagendar?
Maria Tereza,
Se não passou ainda a data da entrevista, você pode reagendar sem problema. Se você perdeu a entrevista, deve entrar em contato com o callcenter de atendimento ao solicitante de Visto (https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv/information/contact_us), e requerer informações. Também é possível reagendar sua entrevista pelo telefone de atendimento. Agradecemos o seu contato Maria Tereza. GuiaDocumentos.
Boa noite
Alguém pode me ajudar, preenchi a solicitação de passaporte. mas errei na data de nascimento na GRU.
É possível alterar a data de nascimento?
Alex,
No seu caso, sugerimos que você contate o callcenter de atendimento ao solicitante da PF, pelo telefone 194, e questione se o erro pode ser retificado, ou se será necessário requerer a devolução do valor pago, e nova emissão da GRU. Agradecemos o seu contato Alex. GuiaDocumentos.
Olá alguém Pose me ajudar!
Estou com problemas ao reimprimir o agendamento que eu fiz como posso obter isso
Eu já paguei o GRU no dia 03/80/2016, mas ainda não consegui fazer o agendamento. Moro em Guajará Mirim RO e gostaria de agendar para cá.. Por favor preciso agendar ainda essa semana ou a próximo pois trabalho em uma aldeia indígena e o rio está bem seco e depois que eu for para lá somente poderei voltar a cidade em outubro quando o rio já estará enchendo. Obrigada
Claudeliz,
Sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e verifique se o pagamento foi compensado. Se não, sugerimos que você verifique com a instituição bancária em que efetuou o pagamento, se o mesmo foi efetuado corretamente (Se não houve erros). Se o mesmo foi compensado, solicite informações sobre como efetuar o agendamento. Como opção, entre em contato a delegacia da PF em Guarajá Mirim (RO PF/GMI/RO GUAJARAMIRIM (69)3541-0200). Agradecemos o seu contato Claudeliz, e desejamos boa sorte a você. GuiaDocumentos.
Quando fiz o cadastro, recebi um arquivo para download onde havia o numero de protocolo. Juntamente, recebi o GRU. Como previsto paguei o boleto pelo celular e salvei o comprovante. Meu computador deu pane logo apos o pagamento, e nao pude salvar nem o GRU, muito menos o outro arquivo. Assim, nao tenho o numero do protocolo para fazer o agendamento. Como posso resgatar o número? O que fazer? Obrigada!
Tuany,
Sugerimos que você entre em contato com com o callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione o atendente qual é o procedimento adotado nestes casos, e se o mesmo pode verificar se o seu pagamento foi compensado. Desejamos boa sorte a você, e agradecemos o contato. GuiaDocumentos.
Posso marcar o agendamento antes de pagar a gru?
Cedrick,
A Polícia Federal cita que é necessário ter o comprovante bancário do pagamento antes do agendamento. Veja:
“ATENÇÃO: PARA O AGENDAMENTO NO POSTO DE EXPEDIÇÃO DO PASSAPORTE É NECESSÁRIO O PAGAMENTO DA GRU E CORRESPONDENTE COMPENSAÇÃO BANCÁRIA.”
Paras informações detalhadas, você pode contatar o callcenter da PF, pelo telefone 194. Agradecemos o seu contato Cedrick. GuiaDocumentos.
Olá, boa noite. Fiz a solicitação do passaporte, paguei a GRU e fiz o agendamento, no entanto, a situação do meu título eleitoral está irregular, será que nesse caso, posso pedir a restituição da GRU?
Nagilla,
A validade da GRU é de 01 ano (Sugerimos que você confirme essa informação com o callcenter da PF, pelo telefone 194). Neste caso, você pode cancelar o atendimento agendado, regularizar sua situação eleitoral (Solicite certidão de quitação eleitoral após a regularização), e agendar novo atendimento. Somente, sugerimos fortemente que você não demore muito neste processo todo, pois há relatos de alguns usuários informando que a PF não acusou recebimento do valor pago da GRU, depois de um longo tempo após o pagamento. Se desejar ser reembolsada, acesse http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas para informações sobre como proceder. Você pode requerer a devolução do pagamento da taxa GRU, para serviços não utilizados normalmente. Agradecemos o seu contato Nagilla. GuiaDocumentos.