Agendamento e Acompanhamento da Solicitação do Passaporte

Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.

Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.

Como fazer o agendamento para tirar passaporte

AGENDAMENTO – PASSAPORTE

Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.

O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.

Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do

Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.

Agendamento passaporte - Como agendar o atendimento

Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“,  e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.

Agendamento passaporte - Como solicitar o agendamento

Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:

Agendamento passaporte - Como realizar o agendamento

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.

REAGENDAMENTO

Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.

Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.

Agendamento passaporte - Como fazer o reagendamento

CONSULTA E CANCELAMENTO

Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.

Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Confirme o cancelamento ou faça a consulta.

CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE

Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.

Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.

Preencha com as informações solicitadas e prossiga.

Agendamento Passaporte - Como acompanhar o andamento da solicitação

Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

REEMISSÃO DA GRU

Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).

Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.

Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.

Agendamento passaporte - reemissão da gru

– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.

– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.

DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO

Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.

Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas

Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:

  • A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
  • Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
  • A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
  • O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.

O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.

Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.

Fontes:

Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

508 Comentários

  1. Nao consigo reagendar meu atendimeto para o passaporte, o site mostra o certificado, clico em permitir sempre e ao entra …
    O que eu faço?
    Obrigada

    • Luciana,

      Se ainda não o fez, sugerimos que você acesse o sistema de requerimento e trâmites online de Passaporte com o navegador de internet Mozilla Firefox (atualizado). A Polícia Federal cita que tal navegador é o mais compatível com seus sistemas. Se ainda assim não conseguir, sugerimos que você entre em contato com o callcenter da PF, pelo telefone 194, e questione se o sistema passa por problemas e oscilações, ou se o(a) atendente pode ajudá-la na resolução do problema. Esperamos que consiga resolver o problema Luciana, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  2. Graziele Macedo Rodrigues Brito

    Oi paguei minha gru a 3 dias e não consigo agendar a data quando entro fala aguardando coleta de dados na polícia federal.

    • Graziele,

      Sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione se há algum problema com o sistema de emissão de Passaporte. Caso não haja problemas, e o seu pagamento ainda não foi compensado, sugerimos que você verifique com órgão bancário onde efetuou o pagamento, se o mesmo foi feito corretamente (se não houve erros com o mesmo). Esperamos que o problema seja resolvido, e agradecemos o seu contato Graziele. GuiaDocumentos.

  3. Bom dia
    Gostaria de saber com quantos dias apos pagar a solicitação de passaporte sera liberada para marcar a entrevista na policia federal.

    • Cleonice,

      Sugerimos que você contate a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione, pois somente após a compensação bancária é que será possível efetuar o agendamento (Geralmente a compensação é efetuada em dois dias úteis). Caso você já tenha pago a GRU a mais de dois dias, e não consegue efetuar o agendamento, verifique com a instituição bancária se o pagamento foi realmente compensado (Pode haver problemas nesta fase). Se o pagamento foi efetuado corretamente, entre em contato com o callcenter da Polícia Federal, o telefone 194, e questione o que pode estar ocorrendo. Você também pode consultar a solicitação do Passaporte por este link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/consultarSituacaoSolicitacao.do?dispatcher=exibirConsultaSituacaoSolicitacao.
      Agradecemos o seu contato Cleonice. GuiaDocumentos.

  4. maria tereza dos sanrtos garcia

    cancelei 2 vezes o agendamento tem problema para reagendar?

  5. Boa noite
    Alguém pode me ajudar, preenchi a solicitação de passaporte. mas errei na data de nascimento na GRU.
    É possível alterar a data de nascimento?

    • Alex,

      No seu caso, sugerimos que você contate o callcenter de atendimento ao solicitante da PF, pelo telefone 194, e questione se o erro pode ser retificado, ou se será necessário requerer a devolução do valor pago, e nova emissão da GRU. Agradecemos o seu contato Alex. GuiaDocumentos.

  6. Olá alguém Pose me ajudar!
    Estou com problemas ao reimprimir o agendamento que eu fiz como posso obter isso

  7. Eu já paguei o GRU no dia 03/80/2016, mas ainda não consegui fazer o agendamento. Moro em Guajará Mirim RO e gostaria de agendar para cá.. Por favor preciso agendar ainda essa semana ou a próximo pois trabalho em uma aldeia indígena e o rio está bem seco e depois que eu for para lá somente poderei voltar a cidade em outubro quando o rio já estará enchendo. Obrigada

    • Claudeliz,

      Sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e verifique se o pagamento foi compensado. Se não, sugerimos que você verifique com a instituição bancária em que efetuou o pagamento, se o mesmo foi efetuado corretamente (Se não houve erros). Se o mesmo foi compensado, solicite informações sobre como efetuar o agendamento. Como opção, entre em contato a delegacia da PF em Guarajá Mirim (RO PF/GMI/RO GUAJARAMIRIM (69)3541-0200). Agradecemos o seu contato Claudeliz, e desejamos boa sorte a você. GuiaDocumentos.

  8. Quando fiz o cadastro, recebi um arquivo para download onde havia o numero de protocolo. Juntamente, recebi o GRU. Como previsto paguei o boleto pelo celular e salvei o comprovante. Meu computador deu pane logo apos o pagamento, e nao pude salvar nem o GRU, muito menos o outro arquivo. Assim, nao tenho o numero do protocolo para fazer o agendamento. Como posso resgatar o número? O que fazer? Obrigada!

    • Tuany,

      Sugerimos que você entre em contato com com o callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione o atendente qual é o procedimento adotado nestes casos, e se o mesmo pode verificar se o seu pagamento foi compensado. Desejamos boa sorte a você, e agradecemos o contato. GuiaDocumentos.

  9. Posso marcar o agendamento antes de pagar a gru?

    • Cedrick,

      A Polícia Federal cita que é necessário ter o comprovante bancário do pagamento antes do agendamento. Veja:

      “ATENÇÃO: PARA O AGENDAMENTO NO POSTO DE EXPEDIÇÃO DO PASSAPORTE É NECESSÁRIO O PAGAMENTO DA GRU E CORRESPONDENTE COMPENSAÇÃO BANCÁRIA.”

      Paras informações detalhadas, você pode contatar o callcenter da PF, pelo telefone 194. Agradecemos o seu contato Cedrick. GuiaDocumentos.

  10. Olá, boa noite. Fiz a solicitação do passaporte, paguei a GRU e fiz o agendamento, no entanto, a situação do meu título eleitoral está irregular, será que nesse caso, posso pedir a restituição da GRU?

    • Nagilla,

      A validade da GRU é de 01 ano (Sugerimos que você confirme essa informação com o callcenter da PF, pelo telefone 194). Neste caso, você pode cancelar o atendimento agendado, regularizar sua situação eleitoral (Solicite certidão de quitação eleitoral após a regularização), e agendar novo atendimento. Somente, sugerimos fortemente que você não demore muito neste processo todo, pois há relatos de alguns usuários informando que a PF não acusou recebimento do valor pago da GRU, depois de um longo tempo após o pagamento. Se desejar ser reembolsada, acesse http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas para informações sobre como proceder. Você pode requerer a devolução do pagamento da taxa GRU, para serviços não utilizados normalmente. Agradecemos o seu contato Nagilla. GuiaDocumentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.