Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
Boa tarde, preciso de informação, o meu passaport vence em setembro de 2017, eu ja preenchi a nova solicitação para renovar o passaport o qual ja foi concluida e ja me enviaram o GRU para pagamento com vencimento em 15/02/2017, mas infelizmente nao poderei pagar no prazo estipulado, o qual so poderei mais pra frente, tenho que cancelar e fazer nova solicitação ou a mesma permanece e acerto no momento propricio, isso antes de vencer o prazo de validadção do passaport..aguardo retorno
Desde ja agradeço a atenção dispensada
Rubens,
Quando trata-se de informações sobre pagamentos, sempre orientamos ao requerente informar-se com o callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, para evitar correr riscos de prejuízos por informações inexatas. No seu caso, sua solicitação ficará pendente de pagamento, e cremos não ser necessário um novo requerimento, mas não temos certeza sobre a necessidade do mesmo, pois através do link https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/reemissaoGRU.do?dispatcher=exibirConsulta é possível reemitir a GRU. Sugerimos que você contate o callcenter da PF para informar-se da necessidade de novo requerimento, ou se apenas é necessário a reemissão da guia de pagamento, após a primeira ter vencido a data limite para pagamento (link fornecido). Agradecemos o seu contato Rubens. GuiaDocumentos.
Depois de pago boleto quanto tempo demora para eu agendar
Aires,
Esta informação, para certeza absoluta, você deve consultar a instituição bancária onde efetuou o seu pagamento. Sugerimos também que você consulte a PF, pelo telefone 194, sobre prazos de compensação da GRU. O que alguns usuários citam, é que a compensação do pagamento é efetuado em dois dias úteis. Agradecemos o seu contato Aires. GuiaDocumentos.
Bom dia! quanto tempo leva para retirar o passaporte apos a data do agendamento?
Pedro,
A Polícia Federal diz emitir o documento em até 06 dias úteis. No entanto, houve muitos atrasos com as cadernetas (Passaportes), que são confeccionadas pela Casa da Moeda. Para ter certeza sobre uma estimativa real de prazo de entrega do documento, sugerimos a você que entre em contato com o callcenter da PF, pelo telefone 194, e questione. Agradecemos o seu contato Pedro. GuiaDocumentos.
Boa tarde.
Fiz a solicitação do passaport e imprimi a guia para pagamento, porém preenchi uns dados incorretos: Data de expedição do meu RG e o campo de naturalidade do meu passaport e do meu filho, informei o lugar onde morávamos e não o que nascemos. Como faço para alterar os dados e imprimir nova guia?
Greyce,
Sugerimos que você entre em contato com o callcenter de atendimento ao solicitante de Passaporte, da Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione se será necessário preencher uma nova requisição de Passaporte, correta, ou se a correção será efetuada durante o atendimento para coleta biométrica e checagem dos documentos. Agradecemos o seu contato Greyce. GuiaDocumentos.
Bom dia! minha esposa colocou o cpf dela no lugar do meu..pagou a gru e fomos preencher o agendamento e não conseguimos , por conta do cpf meu incorreto…o que devo fazer?
Lucas,
Sugerimos que você entre em contato com o callcenter de atendimento ao solicitante de Passaporte, da Polícia Federal, o telefone 194, e questione se é possível algum tipo de alteração neste caso, ou se será necessário iniciar uma nova aplicação de Passaporte. Verifique também se será necessário solicitar a devolução da GRU, ou se é possível vincular a GRU paga ao novo requerimento (se isto for necessário).Agradecemos o seu contato Lucas. GuiaDocumentos.
boa tarde!!!
paguei o gru com endereço de nova iguaçu ,sera que eu posso fazer o agendamento para outro posto com datas mais rapidas?
obrigado bom final de semana!
Vítor,
Como trata-se de processos administrativos internos do Polícia Federal, é sugerível consulta ao callcenter da PF, o telefone 194. Você também pode entrar em contato com o posto da PF onde deseja ser atendido (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/postos-de-atendimento), e questionar (Como opção, ao abrir o agendamento, verifique os locais possíveis para agendamento da entrevista). Agradecemos o seu contato Vítor. GuiaDocumentos.
Bom dia, eu gerei o GRU e paguei online, só que eu não imprimi o mesmo. Agora tenho o comprovante do pagamento e não tenho o GRU. E quando eu clico em remissão do GRU, aparece uma nova guia a ser paga, e não a mesma eu que eu paguei , ou seja, código de barra diferente, alguém saberia me ajudar? Desde já agradeço a atenção, obrigado!
Thiago,
Sugerimos que você entre em contato com o callcenter da PF, pelo telefone 194, e questione se o comprovante do pagamento não é aceito. Pode ser que apenas o número do documento faça a comprovação de pagamento, exigido pela Polícia Federal. Como opção, você pode acompanhar seu requerimento de Passaporte por este link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/consultarSituacaoSolicitacao.do?dispatcher=exibirConsultaSituacaoSolicitacao. Agradecemos o seu contato Thiago. GuiaDocumentos.
Bom dia, gostaria de saber se posso agendar um horario para meu marido e no dia comparecer eu e nossas filhas, pois agendamos para uma data que tinha horario para todos, só que ficou muito distante da data prevista para a viagem, agora apareceu alguns horarios novos mais perto só que com 1 horario de agendamento, posso agendar um e comparecer todos na PF?
Isabela,
Tente efetuar o reagendamento por este link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/realizarReagendamento.do?dispatcher=exibirSolicitacaoReagendamento&validate=false. Caso não consiga, sugerimos que você contate o callcenter da PF, pelo telefone 194, e solicite ajuda. Esperamos que consiga, e agradecemos o contato Isabela. GuiaDocumentos.
Boa tarde.
Gostaria de reemitir a GRU, mas é obrigatório o preenchimento com o número de protocolo, e eu perdi esse número. Como faço??
Fabiana,
Sugerimos que você entre em contato com a polícia Federal, pelo telefone 194, e solicite ajuda. O atendente deverá ser capaz de providenciar o número para você. Agradecemos o contato Fabiana. GuiaDocumentos.
Agendamento para solicitação de RNE sempre indisponível. Nunca há data ou agenda aberta. Alguma dica?
Flávia,
Sugerimos que você tente contato com o callcenter a Polícia Federal, o telefone 194, e solicite informações. Desejamos boa sorte. GuiaDocumentos.