Agendamento e Acompanhamento da Solicitação do Passaporte

Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.

Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.

Como fazer o agendamento para tirar passaporte

AGENDAMENTO – PASSAPORTE

Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.

O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.

Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do

Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.

Agendamento passaporte - Como agendar o atendimento

Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“,  e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.

Agendamento passaporte - Como solicitar o agendamento

Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:

Agendamento passaporte - Como realizar o agendamento

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.

REAGENDAMENTO

Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.

Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.

Agendamento passaporte - Como fazer o reagendamento

CONSULTA E CANCELAMENTO

Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.

Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Confirme o cancelamento ou faça a consulta.

CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE

Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.

Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.

Preencha com as informações solicitadas e prossiga.

Agendamento Passaporte - Como acompanhar o andamento da solicitação

Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

REEMISSÃO DA GRU

Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).

Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.

Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.

Agendamento passaporte - reemissão da gru

– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.

– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.

DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO

Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.

Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas

Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:

  • A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
  • Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
  • A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
  • O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.

O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.

Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.

Fontes:

Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.

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508 Comentários

  1. Ola ja tem quatro dias que paguei o gru, quando entro no site para agendar o atendimento diz que o pagamento nao foi efetuado , posso recorrer a quem ?

    • Joelma,

      Entre em contato com a Polícia Federal pelo telefone 194, e questione se há algum problema específico com o recebimento do pagamento da taxa. Agradecemos seu contato e esperamos que o problema seja resolvido. GuiaDocumentos.

  2. ola
    eu preenchi todos os campos e gerei a guia para pagamento e so entao percebi que preenchi errado o local de nascimento.
    o que eu fasso?
    nao sei se pago a guia ou se primeiro altero a informação errada

    • Vandreia,

      Entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e verifique qual o melhor procedimento no seu caso. Caso ainda seja possível efetuar alterações, faça antes de pagar a GRU. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  3. Bom dia, eu fui agendada para tirar o passaporte no dia 17/03/2015 no Via Parque na Barra da tijuca, mas acabei perdendo o horário e não copareci. Já consegui fazer o reagendamento para o Aeroporto no dia 13/04/2015.
    SERÁ NECESSÁRIO EU PAGAR UMA NOVA GRU? QUAL O TEMPO DE VALIDADE DA GRU, no caso que foi paga em Fevereiro.

    • Raabe Cristiny,

      A GRU tem uma longa validade (01 ano ou mais). Não será necessário você pagar uma nova taxa. Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com a PF pelo telefone 194 e questionar. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  4. Oi, eu já paguei o Gru, não consigo agendar porque não tem nenhuma data disponível nos locais mais próximos pra mim. Gostaria de saber se existe um tempo entre o pagamento do Gru e o agendamento. Por que se tiver tenho medo de acabar passando desse tempo. Obrigada!

    • Juliana,

      O site da PF não cita nada sobre a validade da taxa. No entanto, cremos que o tempo de validade é longo (Pelo menos 01 ano). Mas como se trata de normas internas e estão sujeitas a alteração sem aviso prévio, é extremamente indicado entrar em contato com a PF, pelo telefone 194, e fazer o questionamento. Agradecemos seu contato Juliana. GuiaDocumentos.

  5. Boa tarde!

    Agendei o atendimento para 16:57 horas, porém ao chegar no local, o expediente já tinha encerrado… enfim, perdi aquele atendimento. Cancelei, mas não consigo reagendar, ainda está dentro do prazo de 3 meses, o que devo fazer, além de ir até a PF?

    Obrigado!

    • Wanderson,

      Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e verifique o motivo de não estar sendo possível o reagendamento. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  6. Boa tarde,

    Já efetuei o pagamento da guia, mas não consigo contato com o pai da minha filha para autorizar tirar o passaporte e etc.

    Como posso proceder?
    No caso de solicitar reembolso como justifico/faço?

    Outra pergunta é:
    Depois da guia paga quanto tempo posso agendar?
    E qual o tempo para retirar o passaporte depois de pronto?

    Obrigada,

    Aline

  7. Olá,
    Eu já agendei tudo, mas perdi a gru com o comprovante de pagamento.
    O que fazer?

    • Isabela,

      Entre em contato com a PF, pelo número 194, e verifique se durante a sua entrevista, o atendente terá como acessar e verificar se o pagamento foi efetuado, dispensando assim a necessidade da apresentação do comprovante de pagamento da GRU. Agradecemos a sua participação. GuiaDocumentos.

    • Isabela, estou na mesma situação. Estou em prantos.
      Marquei para dia 14 e não acho o comprovante por nada !
      Entrei no site pra acessar a situação do meu passaporte e lá diz que está aguardando a conferencia e coleta de dados na unidade da DPF, ou seja, o dia que vou buscar o passaporte.
      Se você conseguiu alguma resposta, me respondi aqui.
      Ou então amnhã irei lá e respondo sua duvida.

      Boa sorte pra gente !

      • Gente, eu liguei pro 194, se você perdeu o comprovante de pagamento, ou você vai na agência bancária que você pagou e pede uma segunda via de comprovante de pagamento, ou infelizmente, paga de novo.

  8. Eu perdi o dia agendado. e estou tentando agendar novamente mais só aparece a mensagem; so pode ser feito um agendamento por cpf. ai eu não consigo remarcar a data para levar os documentos la na PF. o que eu faço?

    • Elizeu,

      Pode ser um erro do sistema. Sugerimos que tente com um outro navegador de internet atualizado (Segundo a PF, o Mozilla Firefox é o navegador mais compatível com seus serviços online). Caso já tenha feito, ou o erro continue, sugerimos que entre em contato com a PF pelo telefone 194 e questione sobre o referido erro à atendente. Agradecemos sua participação Elizeu. GuiaDocumentos.

  9. Olá, fiz a solicitação de passaporte, paguei a GRU, mas quando agendei, minha solicitação foi cancelada. Gostaria de saber por quais motivo isso pode ter ocorrido. Obrigada.

    • Ana Paula,

      Pode ter havido um erro no sistema. Sugerimos que entre em contato com a polícia federal, pelo telefone 194, e questione se precisará iniciar uma nova solicitação. Agradecemos sua participação e desejamos boa sorte. GuiaDocumentos.

  10. Preenchi todos os dados para o agendamento de passaporte e qual não foi minha surpresa que me enviaram para o Galeão tendo um bem mais perto de minha residência na Av. Airtom Sena. Shopping Via Parque. Como faço para cancelar e agendar novamente perto de casa.
    Tenho de pagar novo GRU?
    Como faço para escolher o local uma vez que não me foi dado esta oportunidade no preenchimento.
    Foi agendado para o dia 17/03/2015 tb. não pude escolher a data
    Fico no aguardo de uma resposta

    • Henriqueta,

      Para reagendamento da solicitação, acesse http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/ e clique no item 08 (Reagendar atendimento). Caso tenha dificuldades, a PF disponibiliza o telefone 194 para atendimento e esclarecimento de dúvidas quanto ao serviço. Não será necessário pagar novamente a GRU. Agradecemos sua participação Henriqueta.
      GuiaDocumentos.

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