Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
Boa noite ! não consigo selecionar a cidade para fazer o passaporte.
Não aparece, o site esta com algum problema?
Cristiane,
Sugerimos que você use o navegador Mozilla Firefox, atualizado, se ainda não o fez, pois a Polícia Federal cita que este navegador é o mais compatível com seus sistemas. Caso ainda não consiga, sugerimos que você contate o callcenter da PF, pelo telefone 194, e questione. Agradecemos o seu contato Cristiane. GuiaDocumentos.
eu paguei essa gru mais acesso aparece coleta de dados demora quantos dias pra constar no sistema foi pago por boleto
Felipe,
Se demorar muito, sugerimos que você verifique com a entidade bancária, onde efetuou o pagamento, se o mesmo foi compensado corretamente. Sugerimos também que você entre em contato com a Polícia Federal, através do callcenter de atendimento ao solicitante de Passaporte (O telefone 194), e questione o pagamento consta como recebido. Agradecemos o seu contato Felipe. GuiaDocumentos.
eu reagendei meu pasporte e nao foi possivel compareceu na federal e agora nao consigo reagendar
Oque eu faço agora?
Guilherme,
Sugerimos que você acesse https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/realizarReagendamento.do;jsessionid=D7A0132F5CDA7E6648B574D0495D36F5.sdf0022_inst_1?dispatcher=exibirSolicitacaoReagendamento&validate=false, e tente efetuar o reagendamento. Se não conseguir efetuar o reagendamento do atendimento, via online, sugerimos que você contate o callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, e solicite informações e ajuda. Tenha em mãos os seus documentos e numeres da solicitação de Passaporte, caso seja necessário o contato com o Callcenter. Agradecemos o seu contato Guilherme. GuiaDocumentos.
Boa tarde!
Eu solicitei um local em São Paulo que tem o posto da Polícia Federal para levar os documentos do passaporte, porém gostaria de saber se tem como alterar o local, pois gostaria de colocar no interior de São Paulo, local onde estou nos próximos meses. Tem alguma maneira de fazer isso?
Aline,
Acesse https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/realizarReagendamento.do?dispatcher=exibirSolicitacaoReagendamento&validate=false, e tente modificar. Caso não consiga, ou tenha qualquer dúvida, entre em contato com a PF, pelo telefone 194 do callcenter, e solicite informações. Agradecemos o seu contato Aline. GuiaDocumentos.
Olá. Gostaria de saber: após o pagamento da GRU, de que forma eu saberei que houvesse essa “Compensação Bancária”, para só então poder agendar o atendimento na unidade da PF?
Desde já, agradeço a atenção.
Everton,
Sugerimos que você contate o callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione, pois poderão informar o status da sua solicitação de Passaporte, como a compensação (ou ainda não) do pagamento. Como opção acesse https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/consultarSituacaoSolicitacao.do?dispatcher=exibirConsultaSituacaoSolicitacao, e verifique o status da sua solicitação. Outras informações sobre o status da solicitação, acesse http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte. Agradecemos o seu contato Everton. GuiaDocumentos.
Boa tarde.
Efetuei o pagamento da GRU, só que ainda não foi liberado o agendamento. Qual o prazo para essa liberação?
Obrigada.
Juliana,
Geralmente dois dias úteis. Se demorar muito, sugerimos que você verifique com a instituição bancária, se o pagamento foi efetuado corretamente. Sugerimos também que você entre em contato com o callcenter da PF, pelo telefone 194, para informar-se se o pagamento foi recebido pelo sistema da PF. Agradecemos o seu contato Juliana. GuiaDocumentos.
Moro em Ribeirão Preto, vou viajar no começo de abril. O Posto daqui esta fechado para reforma, constava que iria re-abrir final de janeiro, agora disseram que somente no dia 16/03., então agendei e cancelei em duas cidades pois as mesmas seriam distancia entre 120 a 150 km de distancia.
Hoje fiz o terceiro cancelamento e quando fui procurar outra data nao consegui. Veio msg
” Não é mais possível reagendar esse atendimento. O CPF de requerente informado já atingiu o limite de reagendamentos. Novo reagendamento eletrônico somente poderá ser efetuado 30 dias após a data do último reagendamento. ”
Estou apavorada pq meu passaporte está vencido. Não achei em nenhum site que não podia reagendar/ cancelar por mais de 3 x. O que posso fazer ?????
Janete,
Sugerimos que você entre em contato com o callcenter de ajuda ao solicitante de Passaporte, da Polícia Federal, pelo telefone 194, e verifique se esta informação procede, e se não há nada que o atendente possa fazer para ajudá-la. Esperamos que consiga resolver o problema Janete, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
Estou com um problema similar ao da Janet, fiz todos os agendamentos e agora não aceita mais o meu cpf para agendamentos. se eu fazer todo o procedimento e pagar novamente terei direito de agendar antes dos trinta dias estipulado?
me ajudem por favor, alguem ja passou por isso? e como resolveu?
Iderlan,
Talvez o seu CPF conste na nova solicitação, e você fique impedido novamente (isto é necessário verificar com o atendimento da Polícia Federal, pois trata-se de ato administrativo interno). Sugerimos que você entre em contato com o callcenter da PF (telefone 194), e solicite informações. Deixamos a questão aberta, caso alguém tenha passado pelo problema, resolvido, e possa ajudá-lo com informações. Agradecemos o seu contato Iderlan. GuiaDocumentos.
Esses dias solicitei renovar o meu passaporte, assim que emiti a GRU já paguei on line e desliguei o PC, ou seja, não s salvei o número de protocolo. Entrei em inúmeros sites, mtos diziam para ligar no 194, ou entrar no próprio site da pf digitar o cpf e data de nascimento, errado, liguei 3dias seguidos no 194, hora chama e ngm atende, hora só da ocupado, no site digitando os dados não aceita. Então depois de muita insistência, eu consegui falar em um dos postos da pf, lá, dei meu cpf e data de nascimento e então a moça com sua maravilhosa boa vontade, me deu o tão procurado número de protocolo e a mesma, me informou que não eh mais possível obter o número através do site da pf :/.
Natália,
Agradecemos muitíssimo disponibilizar a informação, pois com certeza irá ajudar outras pessoas com o mesmo problema. GuiaDocumentos.
Bom dia,
Já solicitei meu passaporte e já agendei mais estou em duvidas que documentos devo levar !!
Att
Pamela
Pâmela,
Acesse http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum e veja a lista de documentos que o requerente ao Passaporte deve apresentar na entrevista para coleta biométrica e checagem dos documentos. Lembre-se que cada item (1.0 / 2.0 / 3.0 , etc.) refere-se ao documento necessário a ser apresentado no dia da entrevista. Qualquer dúvida, estamos a disposição. Agradecemos o seu contato Pâmela. GuiaDocumentos.
se nao pagar a GRU no prazo determinado, terei que fazer nova solicitação? o mesmo vence em 15/002/2017 e acho que nao terei condiçoes no dia determinado..abraços..agradeço