Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
Ola boa noite ,eu gostaria de saber que peguei meu divorcio hoje dia 07.08 2017 e ja avia solicitado um novo passaport com o ducumento de casada ,e a minha intrevista e dia 09.08.2017 sera que ah algum problema ?ou terei que cansela e troca td documentaçao …. por que preciso viaja ate dia 21.. de setembro
Viviane,
Segundo a Polícia Federal, pessoas que tiveram o nome alterado devem levar à entrevista, documento comprovatório da situação. Veja:
“1.2 – ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome/sobrenome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio, deve apresentar, além do documento de identidade, TODAS AS CERTIDÕES DE DIVÓRCIO e CASAMENTO com as devidas averbações/anotações atualizadas, para a comprovação de todos os nomes/sobrenomes anteriores, mesmo na hipótese do passaporte a ser substituído já estar com o nome/sobrenome atualizado. As certidões deverão ser apresentadas em via original, pois cópias, mesmo que autenticadas, não são aceitas, em respeito à legislação pertinente. Caso a pessoa tenha alterado o nome várias vezes e todos nomes/sobrenomes não constem na última certidão de casamento, haverá necessidade de apresentação de TODAS AS CERTIDÕES DE CASAMENTO/DIVÓRCIO ANTERIORES, em ORIGINAL.”
Desta forma, cremos que na sua entrevista, o atendente fará as devidas atualizações no seu cadastro.
Para sua segurança, e para evitar atrasos e prejuízos, sugerimos fortemente que você confirme esta informação entrando em contato com o callcenter de atendimento ao solicitante de Passaporte, da PF, pelo telefone 194, relatando o seu caso, e questionando se durante entrevista para checagem dos documentos e coleta biométrica, o agente que a atender fará as alterações pertinentes.
Agradecemos o seu contato Viviane. GuiaDocumentos.
Bom dia,
Solicitei a emissao do passaporte, e realizei o pagamento da GRU no dia 31/07/17, mas, até o hoje (04/08/17) o status está “Aguardando conferência e coleta de dados na unidade do DPF“.
O tempo de compensação já passou – de 2 a 3 dias.
Devo esperar mais ou já devo ligar no 194?
Obrigada
Aline,
Sugerimos que você aguarde até dia 07, e se o status não alterar, que você entre em contato com o callcenter, e solicite informações. Como opção, sugerimos que você verifique com a instituição bancária onde efetuou o pagamento, se o mesmo foi efetuado corretamente, caso você verifique que o pagamento não foi recebido pela Polícia Federal.
Agradecemos o seu contato Aline. GuiaDocumentos.
Bom dia,
Já verifiquei com o Banco, e foi debitado corretamente. Vocês teriam o numero do callcenter para ligar – ou seria o 194? Procurei em todo o site e não localizei.
Obrigada!
Aline,
O atendimento ao requerente ao Passaporte é efetuado pelo telefone 194.
Sugerimos que você entre em contato, e verifique se o seu pagamento foi recebido pelo sistema da Polícia Federal. GD.
Complementando as informações, na verdade eu perdi o passaporte anterior, mas o mesmo já estava vencido.
Viviane,
Sugerimos que você contate o callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione, para informações precisas. Segundo a PF (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum), no item 05 (Passaporte vencido), guia 5.2, a não apresentação do documento anterior não é cobrada. Veja:
“5.2 – Caso seu passaporte anterior já esteja vencido, independente do motivo da não apresentação, não será cobrada taxa majorada nem será necessário preencher a comunicação de ocorrência.”
No entanto, sugerimos que você contate o callcenter. Agradecemos o seu contato Viviane. GuiaDocumentos.
Bom dia. Eu perdi meu passaporte e não sei o número. Li algo sobre pagar a taxa dobrada da GRU quando vc não apresenta o passaporte anterior. Poderiam me informar como faço para imprimir essa GRU com valor de 515,00? Porque quando eu cliquei em gerar a GRU ela sai apenas com o valor atual da confecção, que é de 257,00. Muito obrigada
Olá
Eu fiz a solicitação e paguei a gru porém o papel do boleto tava meio amassado , então eu fui em reemitir pra melhorar a impressão , mas gerou outro boleto porém com mesmo protocolo
Terei problemas ? Eles conseguem identificar que paguei o outro boleto e não esse novo ?
Obrigada !
Kaoma,
Sugerimos que você contate o callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione. Para questões de pagamento, sempre orientamos o requerente a contatar o callcenter, para correr o risco de sofrer prejuízos por informações imprecisas ou incorretas.
Agradecemos o seu contato Kaoma. GuiaDocumentos.
Boa noite. Ao fazer o requerimento do passaporte, escolhi Guarulhos como posto de atendimento, gostaria de saber se mudar para Cruzeiro no ato do agendamento, ou o que devo fazer para alterar o posto. obrigada
Ana Flávia,
Sugerimos que você acesse https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/realizarReagendamento.do?dispatcher=exibirSolicitacaoReagendamento&validate=false, tente alterar o seu atendimento, efetuando a troca de unidade de atendimento. Caso não consiga, sugerimos que você entre em contato com o callcenter de atendimento ao solicitante de Passaporte, o telefone 194, e solicite ajuda. Agradecemos o seu contato Ana Flávia. GuiaDocumentos.
Olá,
Estou tentando realizar um agendamento em três postos diferentes em São Paulo:
– SHOPPING IBIRAPUERA
– SHOPPING ELDORADO
– LAPA DE BAIXO
Todos estão com “Nenhum horário disponível. Consulte outro posto”, há previsão de liberação de mais datas e horários? Ocorrem desistências?
Ligo no 194, também sem sucesso.
BOA NOITE!
GOSTARIA DE SABER COMO DEVO JUSTICAR A DESISTÊNCIA E REEMBOLSO DA TAXA DO GRU DE MINHA ENTEADO MENOR.
Diego,
Se houve um adiamento dos planos de viagem, e eventualmente da necessidade do documento, você pode informar isto. Mais informações sobre o requerimento de devolução da GRU, acesse http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas. Agradecemos o seu contato Diego. GuiaDocumentos.
bom dia estou tentando agendar para o meus dois filhos de menor…protocolos diferente cada um tem o seu CPF..mas quando tento agendar o sistema informa que é possível apenas 1 agendamento por CPF…o telefone 194 não funciona
Leila,
Tente agendar um de cada vez, no mesmo dia, no horário mais próximo possível. Sugerimos que você entre em contato com a unidade da Polícia Federal em questão (Onde pretende ser atendida, e não o 194), e tente solicitar informações. Agradecemos o seu contato Leila. GuiaDocumentos.
Ola, boa tarde. Estou com um problema, tentei ligar na NUPAS Lapa aqui em São Paulo e ninguém atende o telefone. O problema é o seguinte: agendei um dia, para duas pessoas (eu e minha filha). Acontece que na data escolhida havia apenas uma vaga e agora não consigo agendar um dia para mim pois o sistema informa que é possível apenas 1 agendamento po CPF. Como fazer agora?
Ana Paula,
Sugerimos que você contate o Callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, e solicite ajuda. Esperamos que você consiga a resolução do problema, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.