Agendamento e Acompanhamento da Solicitação do Passaporte

Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.

Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.

Como fazer o agendamento para tirar passaporte

AGENDAMENTO – PASSAPORTE

Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.

O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.

Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do

Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.

Agendamento passaporte - Como agendar o atendimento

Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“,  e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.

Agendamento passaporte - Como solicitar o agendamento

Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:

Agendamento passaporte - Como realizar o agendamento

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.

REAGENDAMENTO

Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.

Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.

Agendamento passaporte - Como fazer o reagendamento

CONSULTA E CANCELAMENTO

Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.

Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Confirme o cancelamento ou faça a consulta.

CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE

Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.

Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.

Preencha com as informações solicitadas e prossiga.

Agendamento Passaporte - Como acompanhar o andamento da solicitação

Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

REEMISSÃO DA GRU

Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).

Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.

Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.

Agendamento passaporte - reemissão da gru

– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.

– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.

DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO

Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.

Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas

Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:

  • A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
  • Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
  • A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
  • O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.

O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.

Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.

Fontes:

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508 Comentários

  1. Ola boa noite ,eu gostaria de saber que peguei meu divorcio hoje dia 07.08 2017 e ja avia solicitado um novo passaport com o ducumento de casada ,e a minha intrevista e dia 09.08.2017 sera que ah algum problema ?ou terei que cansela e troca td documentaçao …. por que preciso viaja ate dia 21.. de setembro

    • Viviane,

      Segundo a Polícia Federal, pessoas que tiveram o nome alterado devem levar à entrevista, documento comprovatório da situação. Veja:

      “1.2 – ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome/sobrenome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio, deve apresentar, além do documento de identidade, TODAS AS CERTIDÕES DE DIVÓRCIO e CASAMENTO com as devidas averbações/anotações atualizadas, para a comprovação de todos os nomes/sobrenomes anteriores, mesmo na hipótese do passaporte a ser substituído já estar com o nome/sobrenome atualizado. As certidões deverão ser apresentadas em via original, pois cópias, mesmo que autenticadas, não são aceitas, em respeito à legislação pertinente. Caso a pessoa tenha alterado o nome várias vezes e todos nomes/sobrenomes não constem na última certidão de casamento, haverá necessidade de apresentação de TODAS AS CERTIDÕES DE CASAMENTO/DIVÓRCIO ANTERIORES, em ORIGINAL.”

      Desta forma, cremos que na sua entrevista, o atendente fará as devidas atualizações no seu cadastro.
      Para sua segurança, e para evitar atrasos e prejuízos, sugerimos fortemente que você confirme esta informação entrando em contato com o callcenter de atendimento ao solicitante de Passaporte, da PF, pelo telefone 194, relatando o seu caso, e questionando se durante entrevista para checagem dos documentos e coleta biométrica, o agente que a atender fará as alterações pertinentes.
      Agradecemos o seu contato Viviane. GuiaDocumentos.

  2. Bom dia,

    Solicitei a emissao do passaporte, e realizei o pagamento da GRU no dia 31/07/17, mas, até o hoje (04/08/17) o status está “Aguardando conferência e coleta de dados na unidade do DPF“.
    O tempo de compensação já passou – de 2 a 3 dias.

    Devo esperar mais ou já devo ligar no 194?

    Obrigada

    • Aline,

      Sugerimos que você aguarde até dia 07, e se o status não alterar, que você entre em contato com o callcenter, e solicite informações. Como opção, sugerimos que você verifique com a instituição bancária onde efetuou o pagamento, se o mesmo foi efetuado corretamente, caso você verifique que o pagamento não foi recebido pela Polícia Federal.
      Agradecemos o seu contato Aline. GuiaDocumentos.

      • Bom dia,

        Já verifiquei com o Banco, e foi debitado corretamente. Vocês teriam o numero do callcenter para ligar – ou seria o 194? Procurei em todo o site e não localizei.

        Obrigada!

        • Aline,

          O atendimento ao requerente ao Passaporte é efetuado pelo telefone 194.
          Sugerimos que você entre em contato, e verifique se o seu pagamento foi recebido pelo sistema da Polícia Federal. GD.

  3. Complementando as informações, na verdade eu perdi o passaporte anterior, mas o mesmo já estava vencido.

  4. Bom dia. Eu perdi meu passaporte e não sei o número. Li algo sobre pagar a taxa dobrada da GRU quando vc não apresenta o passaporte anterior. Poderiam me informar como faço para imprimir essa GRU com valor de 515,00? Porque quando eu cliquei em gerar a GRU ela sai apenas com o valor atual da confecção, que é de 257,00. Muito obrigada

  5. Olá
    Eu fiz a solicitação e paguei a gru porém o papel do boleto tava meio amassado , então eu fui em reemitir pra melhorar a impressão , mas gerou outro boleto porém com mesmo protocolo
    Terei problemas ? Eles conseguem identificar que paguei o outro boleto e não esse novo ?
    Obrigada !

    • Kaoma,

      Sugerimos que você contate o callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione. Para questões de pagamento, sempre orientamos o requerente a contatar o callcenter, para correr o risco de sofrer prejuízos por informações imprecisas ou incorretas.
      Agradecemos o seu contato Kaoma. GuiaDocumentos.

  6. Boa noite. Ao fazer o requerimento do passaporte, escolhi Guarulhos como posto de atendimento, gostaria de saber se mudar para Cruzeiro no ato do agendamento, ou o que devo fazer para alterar o posto. obrigada

  7. Olá,
    Estou tentando realizar um agendamento em três postos diferentes em São Paulo:
    – SHOPPING IBIRAPUERA
    – SHOPPING ELDORADO
    – LAPA DE BAIXO

    Todos estão com “Nenhum horário disponível. Consulte outro posto”, há previsão de liberação de mais datas e horários? Ocorrem desistências?

    Ligo no 194, também sem sucesso.

  8. DIEGO SILVA FERNANDES

    BOA NOITE!
    GOSTARIA DE SABER COMO DEVO JUSTICAR A DESISTÊNCIA E REEMBOLSO DA TAXA DO GRU DE MINHA ENTEADO MENOR.

  9. bom dia estou tentando agendar para o meus dois filhos de menor…protocolos diferente cada um tem o seu CPF..mas quando tento agendar o sistema informa que é possível apenas 1 agendamento por CPF…o telefone 194 não funciona

    • Leila,

      Tente agendar um de cada vez, no mesmo dia, no horário mais próximo possível. Sugerimos que você entre em contato com a unidade da Polícia Federal em questão (Onde pretende ser atendida, e não o 194), e tente solicitar informações. Agradecemos o seu contato Leila. GuiaDocumentos.

  10. Ola, boa tarde. Estou com um problema, tentei ligar na NUPAS Lapa aqui em São Paulo e ninguém atende o telefone. O problema é o seguinte: agendei um dia, para duas pessoas (eu e minha filha). Acontece que na data escolhida havia apenas uma vaga e agora não consigo agendar um dia para mim pois o sistema informa que é possível apenas 1 agendamento po CPF. Como fazer agora?

    • Ana Paula,

      Sugerimos que você contate o Callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, e solicite ajuda. Esperamos que você consiga a resolução do problema, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

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