Agendamento e Acompanhamento da Solicitação do Passaporte

Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.

Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.

Como fazer o agendamento para tirar passaporte

AGENDAMENTO – PASSAPORTE

Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.

O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.

Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do

Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.

Agendamento passaporte - Como agendar o atendimento

Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“,  e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.

Agendamento passaporte - Como solicitar o agendamento

Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:

Agendamento passaporte - Como realizar o agendamento

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.

REAGENDAMENTO

Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.

Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.

Agendamento passaporte - Como fazer o reagendamento

CONSULTA E CANCELAMENTO

Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.

Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Confirme o cancelamento ou faça a consulta.

CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE

Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.

Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.

Preencha com as informações solicitadas e prossiga.

Agendamento Passaporte - Como acompanhar o andamento da solicitação

Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

REEMISSÃO DA GRU

Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).

Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.

Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.

Agendamento passaporte - reemissão da gru

– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.

– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.

DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO

Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.

Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas

Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:

  • A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
  • Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
  • A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
  • O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.

O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.

Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.

Fontes:

Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

508 Comentários

  1. Fiz todos os procedimentos e já estive na PF para coletar fotos e digitais, fui verificar o andamento do passaporte a primeira mensagem era Documento de viagem em processo de confecção. e agora é está Aguardando conferência e coleta de dados na unidade do DPF.o que significa?????

    • Priscila,

      Deve ser informação com defasagem ou discordância no registro para consulta online. Sugerimos aguardar um ou dois dias, até que o status da informação seja alterado. Caso esteja preocupada, ou o status não se altere, sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  2. Preenchi meus dados e de meus familiares corretamente, paguei a GRU no prazo e enviei conforme orientado (em fevereiro/ 2015) e até agora não recebi contato para agendar a entrevista e levar a documentação. No acompanhamento diz somete “Aguardando conferência e coleta de dados na unidade do DPF.”

    • Marcos,

      É provável que ainda esteja em análise. Sugerimos que entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione se o atraso é normal (Tenha em mãos os dados do seu requerimento). Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

    • Marcos, não sou especialista mas acredito que você deva entrar no site da PF e fazer o agendamento do passaporte no posto da PF mais próximo de você.

  3. Boa Noite!! Preenchi a GRU e Paguei,e quando fui fazer o agendamento,vi que a data do meu aniversario estava errada.O que faço agora? Marco o agendamento com a data errada? E no dia que for levo os documentos,e explico o erro..Posso fazer isso?Ou eu tenho que Cancelar a GRU que paguei e fazer outro cadastro?

    • Ane,

      Por segurança e para evitar prejuízos com deslocamentos em data incerta, sugerimos que você entre em contato com o telefone 194, e verifique se é possível a correção no dia da entrevista para coleta biométrica e checagem da sua documentação. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

    • Boa Tarde Pessoal!!!

      Acabei de falar com o telefone 194 da PF pois estava com o mesmo problema, data de nascimento digitada errada no Protocolo e GRU..
      A atendente disse para eu pagar a GRU e na hora de fazer o agendamento informar a data de nascimento que digitei errada, pois só assim o sistema irá reconhecer…. No dia que eu for no posto de atendimento da PF para recolher as digitais, devo informar ao atendente o erro de digitação para que o mesmo possa fazer a correção.

      • Daniele,

        Agradecemos muito sua participação e a disponibilização da informação do callcenter da PF. Com certeza irá ajudar outras pessoas. Obrigado pelo contato. GuiaDocumentos.

  4. Realizei na data de ontem a Solicitação de emissão de passaporte a GRU imprimiu mas o PROTOCOLO DE SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTO DE VIAGEM não imprimiu, onde consigo imprimir esse documento agora?

    • Guilherme,

      Sugerimos que entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione se este protocolo é realmente necessário, além do comprovante de pagamento da GRU, e se para reimprimi-lo, é necessário um novo preenchimento. Agradecemos seu contato Guilherme. GuiaDocumentos.

  5. Boa tarde,meu passaporte já está pronto,recebi um e-mail da polícia federal dizendo que está pronto,minha dúvida é se preciso agendar para retirar o passaporte?

    • Vanessa,

      Para cada posto da Polícia Federal, o atendimento pode ser distinto (Alguns podem requerer agendamento e outros não). Também pode ser indicado o horário e o local de retirada do documento (A seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura em recibo de retirada) Sugerimos que entre em contato pelo telefone 194, e questione a necessidade, ou através do telefone do posto da Polícia Federal onde foi atendida para coleta biométrica e apresentação da documentação requerida. Agradecemos seu contato Vanessa. GuiaDocumentos.

  6. eu ja paguei a GRU e hoje vou na policia federal mas perdi o comprovante de pagamento tem algum problema?

    • Anderson,

      Segundo a PF, sobre documentos a apresentar:

      “5.0 – Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido”

      Sugerimos que entre em contato com a PF pelo telefone 194, e verifique como é o procedimento nestes casos de extravio do comprovante de pagamento. Agradecemos seu contato Anderson. GuiaDocumentos.

  7. Ola,
    Eu ja paguei o GRU mas, por algum problema no site, não consegui agendar a solicitação do novo passaporte. Quando tento prosseguir aparece a seguinte mensagem:

    Não será possível realizar o agendamento. É permitido apenas 1 (um) agendamento para um mesmo CPF do titular.

    mas eu não agendei nada ainda. como devo prosseguir?

    • Eduardo, provavelmente é um erro do sistema. Entre em contato com a PF pelo telefone 194 e solicite explicações para o ocorrido.
      Esperamos tê-lo ajudado.
      Boa sorte e um forte abraço.

  8. JEIL MOREIRA JUNIOR

    Depois de paga a GRU para emissão do passaporte. Quanto tempo tenho para efetuar o agendamento do atendimento na PF?

    • Jeil, recomendamos que você entre em contato com a PF pelo telefone 194 e questione se a GRU ainda tem validade de 1 ano. Você poderá agendar o atendimento enquanto a GRU ainda estiver em validade. Esperamos tê-lo ajudado.
      Forte abraço. GD

  9. Paguei a gru, digito certo o protocolo e consta que está incorreto o número ou que falta algo. gente?? e agora??

    • Ernestina,

      Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e verifique com o atendente, qual é o problema que está ocorrendo. Agradecemos seu contato e esperamos que o problema seja resolvido. GuiaDocumentos.

  10. Bom dia, gostaria de saber se eu cancelar o agendamento do passaporte, terei que pagar novamente a guia, pois gostaria de somente fazer o passaporte mais para o final do ano, pois estou com um imprevisto agora. Posso realizar o cancelamento do agendamento ou somente trocar a data do agendamento? Pois pela troca só tenho como alterar para dias mais perto, quero deixar em aberto novamente para mais pra frente.

    • Alexandre,

      Sugerimos que entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e verifique se a validade da GRU ainda é de um ano ou mais. Você poderá remarcar seu agendamento para quando lhe for mais conveniente, no entanto, sugerimos fortemente que consulte o prazo de validade da GRU que você pagou. Agradecemos o seu contato Alexandre. GuiaDocumentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.