Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
Fiz todos os procedimentos e já estive na PF para coletar fotos e digitais, fui verificar o andamento do passaporte a primeira mensagem era Documento de viagem em processo de confecção. e agora é está Aguardando conferência e coleta de dados na unidade do DPF.o que significa?????
Priscila,
Deve ser informação com defasagem ou discordância no registro para consulta online. Sugerimos aguardar um ou dois dias, até que o status da informação seja alterado. Caso esteja preocupada, ou o status não se altere, sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.
Preenchi meus dados e de meus familiares corretamente, paguei a GRU no prazo e enviei conforme orientado (em fevereiro/ 2015) e até agora não recebi contato para agendar a entrevista e levar a documentação. No acompanhamento diz somete “Aguardando conferência e coleta de dados na unidade do DPF.”
Marcos,
É provável que ainda esteja em análise. Sugerimos que entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione se o atraso é normal (Tenha em mãos os dados do seu requerimento). Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.
Marcos, não sou especialista mas acredito que você deva entrar no site da PF e fazer o agendamento do passaporte no posto da PF mais próximo de você.
Boa Noite!! Preenchi a GRU e Paguei,e quando fui fazer o agendamento,vi que a data do meu aniversario estava errada.O que faço agora? Marco o agendamento com a data errada? E no dia que for levo os documentos,e explico o erro..Posso fazer isso?Ou eu tenho que Cancelar a GRU que paguei e fazer outro cadastro?
Ane,
Por segurança e para evitar prejuízos com deslocamentos em data incerta, sugerimos que você entre em contato com o telefone 194, e verifique se é possível a correção no dia da entrevista para coleta biométrica e checagem da sua documentação. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.
Boa Tarde Pessoal!!!
Acabei de falar com o telefone 194 da PF pois estava com o mesmo problema, data de nascimento digitada errada no Protocolo e GRU..
A atendente disse para eu pagar a GRU e na hora de fazer o agendamento informar a data de nascimento que digitei errada, pois só assim o sistema irá reconhecer…. No dia que eu for no posto de atendimento da PF para recolher as digitais, devo informar ao atendente o erro de digitação para que o mesmo possa fazer a correção.
Daniele,
Agradecemos muito sua participação e a disponibilização da informação do callcenter da PF. Com certeza irá ajudar outras pessoas. Obrigado pelo contato. GuiaDocumentos.
Realizei na data de ontem a Solicitação de emissão de passaporte a GRU imprimiu mas o PROTOCOLO DE SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTO DE VIAGEM não imprimiu, onde consigo imprimir esse documento agora?
Guilherme,
Sugerimos que entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione se este protocolo é realmente necessário, além do comprovante de pagamento da GRU, e se para reimprimi-lo, é necessário um novo preenchimento. Agradecemos seu contato Guilherme. GuiaDocumentos.
Boa tarde,meu passaporte já está pronto,recebi um e-mail da polícia federal dizendo que está pronto,minha dúvida é se preciso agendar para retirar o passaporte?
Vanessa,
Para cada posto da Polícia Federal, o atendimento pode ser distinto (Alguns podem requerer agendamento e outros não). Também pode ser indicado o horário e o local de retirada do documento (A seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura em recibo de retirada) Sugerimos que entre em contato pelo telefone 194, e questione a necessidade, ou através do telefone do posto da Polícia Federal onde foi atendida para coleta biométrica e apresentação da documentação requerida. Agradecemos seu contato Vanessa. GuiaDocumentos.
eu ja paguei a GRU e hoje vou na policia federal mas perdi o comprovante de pagamento tem algum problema?
Anderson,
Segundo a PF, sobre documentos a apresentar:
“5.0 – Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido”
Sugerimos que entre em contato com a PF pelo telefone 194, e verifique como é o procedimento nestes casos de extravio do comprovante de pagamento. Agradecemos seu contato Anderson. GuiaDocumentos.
Ola,
Eu ja paguei o GRU mas, por algum problema no site, não consegui agendar a solicitação do novo passaporte. Quando tento prosseguir aparece a seguinte mensagem:
Não será possível realizar o agendamento. É permitido apenas 1 (um) agendamento para um mesmo CPF do titular.
mas eu não agendei nada ainda. como devo prosseguir?
Eduardo, provavelmente é um erro do sistema. Entre em contato com a PF pelo telefone 194 e solicite explicações para o ocorrido.
Esperamos tê-lo ajudado.
Boa sorte e um forte abraço.
Depois de paga a GRU para emissão do passaporte. Quanto tempo tenho para efetuar o agendamento do atendimento na PF?
Jeil, recomendamos que você entre em contato com a PF pelo telefone 194 e questione se a GRU ainda tem validade de 1 ano. Você poderá agendar o atendimento enquanto a GRU ainda estiver em validade. Esperamos tê-lo ajudado.
Forte abraço. GD
Paguei a gru, digito certo o protocolo e consta que está incorreto o número ou que falta algo. gente?? e agora??
Ernestina,
Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e verifique com o atendente, qual é o problema que está ocorrendo. Agradecemos seu contato e esperamos que o problema seja resolvido. GuiaDocumentos.
Bom dia, gostaria de saber se eu cancelar o agendamento do passaporte, terei que pagar novamente a guia, pois gostaria de somente fazer o passaporte mais para o final do ano, pois estou com um imprevisto agora. Posso realizar o cancelamento do agendamento ou somente trocar a data do agendamento? Pois pela troca só tenho como alterar para dias mais perto, quero deixar em aberto novamente para mais pra frente.
Alexandre,
Sugerimos que entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e verifique se a validade da GRU ainda é de um ano ou mais. Você poderá remarcar seu agendamento para quando lhe for mais conveniente, no entanto, sugerimos fortemente que consulte o prazo de validade da GRU que você pagou. Agradecemos o seu contato Alexandre. GuiaDocumentos.