Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
OLA
PAGUEI MINHA GRU E PERDI O DOCUMENTO Q COMPROVA QUE EU PAGUEI COMO FAÇO AGORA PRA PROVAR NOS SITEMA CONSTA ???
OBRIGADO..
Fabiano, sugerimos que você entre em contato com a PF pelo telefone 194 e verifique com o atendente se ele pode confirmar o pagamento para você. Uma usuária do site disse ter sido orientada pelo 194 de solicitar a 2ª via do comprovante de pagamento no banco onde o pagamento foi efetuado (veja aqui https://guiadocumentos.com.br/agendamento-passaporte/comment-page-1/#comment-9982 – Comentário da Ada).
Esperamos ter ajudado.
Abraços.
GD
Bom dia, já paguei a GRU para emissão de passaporte e estou há dois dias tentando marcar o agendamento mas depois que preencho todos os dados aparece erro da página. Já tentei várias vezes e o erro persiste. Como devo proceder?
Obrigada.
Flávia,
Entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione se há algum tipo de problema com o sistema que gerencia esses processos. Se ainda não tentou, use outro navegador de internet atualizado (Preferência pelo mozilla Firefox, caso ainda não o use). Desejamos boa sorte e agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.
Boa tarde, gostaria de saber quanto tempo depois de ir fazer todo o procedimento na policia federal eu consigo retirar meu passaporte?
Janer,
Segundo a própria PF, o documento é emitido em até 06 dias úteis:
“3 – Prazo de Entrega
A unidade da Polícia Federal verificará os documentos e coletará os dados eletrônicos e será impresso protocolo onde constará a data provável da entrega do passaporte, que será de no máximo 6 (seis) dias úteis.”
Agradecemos seu contato Janer. GuiaDocumentos.
Prezados, boa noite!
Eu agendei dois atendimentos para emitir os passaportes, dos meus pais, mas eles não puderam.
Estou tentando reagendar, mas não consigo. Aparece a seguinte mensagem:
” Não será possível realizar o agendamento para o Requerente 1. É permitido apenas 1 (um) agendamento para um mesmo CPF do titular.”
Como devo proceder? Preciso remarcar com urgência.
Aguardo retorno.
Obrigada!
Att,
Ana Carla Gouveia
Ana Carla,
Sugerimos que entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione qual é o procedimento correto, e a razão de você não estar conseguindo remarcar as entrevistas (Sugerimos que tente limpar os cookies do navegador antes de tentar o segundo reagendamento, e tente com o navegador mozzilla Firefox atualizado.) Agradecemos seu contato Ana Carla. GuiaDocumentos.
Ana, boa noite.
Você obteve sucesso na resolução do seu problema?
O mesmo ocorre comigo. Paguei a GRU em Set/2014 e perdi o agendamento e reagendamento.
Estamos em Jul/2015 é preciso urgente do passaporte.
Creio que sua resposta irá me ajudar.
Obrigado,
Rubens
Boa tarde!
Gostaria de saber se com o atestado de pobreza eu consigo ficar isenta da GRU de emissão do passaporte e se tenho que autenticá-la no cartório.
Natacha,
Desconhecemos qualquer gratuidade da taxa GRU, para requerimentos de Passaporte. Sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione se existe a gratuidade, para aqueles que se declararem pobres, nos termos da Lei, e quais procedimentos para obter o benefício. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.
Amigos. Paguei a taxa no valor de R $ 156,00 e agendei a entrega dos doctos para o dia 5 de agosto
No entanto, acabei de saber que a validade do passaporte nacional passou de 5 para 10 anos e que o valor do mesmo é em torno de R $ 250,00.
Como devo proceder? Tenho que pagar a diferença de valor para receber o tão esperado passaporte? Como emitir essa taxa, já que no site não existe programa para isso.Devo ne apresentar com a taxa paga no valor a menor e resolver no posto de atendimento.
No telefone da PF não conseguiram me infornat..
Mary,
Segundo a notícia vinculada na mídia, o valor do documento sofreu reajuste por conta da inflação acumulada no período, desde o último reajuste (O valor passou de 156,00 para 257,52). Sugerimos que você entre em contato por telefone com a unidade da PF onde agendou a entrega dos seus documentos, e questione se a unidade possui informações e orientações sobre como se dará a emissão deste novo documento, pois no site da PF ainda não tem nenhuma informação sobre isto. Caso não tenha pressa do seu documento, você pode tentar cancelar essa solicitação, requerer a taxa de volta e aguardar até que o documento novo esteja sendo emitido normalmente (Talvez não haja como pagar a diferença para requerer o novo documento. A taxa possui validade de 01 ano. Caso não precise do seu documento com urgência, você pode aguardar até que o novo seja emitido e fazer o procedimento de ressarcimento da taxa, caso não seja possível pagar a diferença). Sugerimos que você mantenha contato com a PF, pelo 194 ou pela unidade da PF escolhida por você para checagem dos documentos e coleta biométrica, pois estas instruções sobre emissão do novo passaporte, deverão ser apresentadas nos próximos dias, e somente a PF poderá fornecer informações corretas sobre os procedimentos. Agradecemos seu contato Mary. GuiaDocumentos.
Segundo o atendente da PF, quem pagou a guia antes do dia 10/07, a de R$156,00, poderá encaminhar o passaporte sem precisar pagar uma nova guia, mas creio que o mesmo ainda será no modelo antigo.
Diego, agradecemos imensamente o seu retorno com essas informações. Com certeza essa é uma dúvida de muitas pessoas agora neste momento de aumento da taxa, prazo e modelo do documento. Um abraço.
GD
Bom Dia! Eu estive na Polícia Federal dia 21/07 para fazer meu passaporte e eu tinha pago a taxa antiga! Confirmei e vou receber meu passaporte novo com 10 anos de validade, inclusive vai demorar quase 15 dias para eu receber o novo passaporte pela demanda e fabricação do novo!
Mariliza,
Agradecemos ter compartilhado a informação conosco. Com certeza irá ajudar outras pessoas com dúvidas relativas à taxa e ao novo Passaporte Brasileiro. Agradecemos seu contato e participação Mariliza. GuiaDocumentos.
Eu precisei desmarcar o horario que eu havia agendado para a coleta biometrica, agora eu preciso fazer o reagendamento porem nao consigo ver horarios disponiveis pelos proximos 30 dias. De acordo com os dias, irá aparecer novas datas? a GRU tem uma validade de “um ano ou mais” ou de “3 meses”? pois eu li essas duas informacoes acima e fiquei meio confuso. obrigado
Maykon,
É sugerível verificar, com o atendimento do telefone 194 da PF, se a GRU possui mesmo validade de 01 ano, pois temos esta informação. Sugerimos que verifique também se há problemas com as datas de agendamento. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.
Olá, gostaria de saber como faço para trocar o local (cidade) da policia federal que escolhi para levar os documentos necessarios para o passaporte. Atenciosamente..
Bruno,
Tente através deste link: https://www7.dpf.gov.br/sinpa/realizarReagendamento.do?dispatcher=exibirSolicitacaoReagendamento&validate=false mudar a cidade marcando o reagendamento. Caso não seja possível efetuar a alteração, sugerimos que entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e verifique se será necessário cancelar sua solicitação, e efetuar um novo requerimento. Agradecemos seu contato Bruno. GuiaDocumentos.
Ontem preenchi o requerimento e no mesmo momento emiti e paguei a GRU…mas quando eu tento agendar aparece “nenhum registro encontrado”…
Márcia,
De posse dos números do seu requerimento, sugerimos que entre em contato com o callcenter de ajuda ao solicitante de Visto, e verifique com o atendente, se o site passa por problemas técnicos (Você pode agendar sua entrevista pelo telefone, se desejar). Para informações dos números de atendimento, acesse https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv/information/contact_us . Agradecemos seu contato Márcia. GuiaDocumentos.
Quando eu for agendar a retirada do passaporte eu posso escolher uma cidade ou estado diferente da qual eu escolhi na hora de preencher o requerimento?
Eduardo, sugerimos que ligue para a central de atendimento da PF pelo telefone 194 e questione se é possível alterar o local de atendimento escolhido no preenchimento do formulário. Também há uma opção de reagendamento disponibilizada no site da PF – ítem 8 do link a seguir: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte, onde você pode tentar também. Como se trata de normas internas da PF, não sabemos com certeza se é possível essa alteração de local de atendimento e também não encontramos nenhuma informação no site da PF sobre isso.
Esperamos ter ajudado.
Forte abraço.
GD