Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
ola boa tarde. estou tentando fazer o agendamento de passaporte para mim e meus filhos, mas pra cada membro esta pedindo o numero de protocolo da GRU, e o CPF. no campo do CPF coloquei como indicado “CPF do responsável” mas no protocolo não posso usar mais de um mesmo numero do protocolo. o que devo fazer?
Jauad,
Sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione qual procedimento é adotado em casos como o seu. Agradecemos o seu contato Jauad. GuiaDocumentos.
Boa Tarde, eu fiz todo o protocolo e paguei a GRU. Entretanto ainda nao tinha agendado e nao estou localizando meu numero de protocolo.
Como posso proceder?
Gabriela,
Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, que o atendente deverá ser capaz de localizar seu cadastro, ou fornecer informações sobre como proceder. Agradecemos seu contato Gabriela. GuiaDocumentos.
Nao estou conseguino faser o agendamento
Diego,
Sugerimos que entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione se o site passa por problemas técnicos, ou solicite informações sobre como realizar o agendamento. Agradecemos seu contato Diego. GuiaDocumentos.
Boa noite, eu preenchi o formulario para tirar o passaporte, visto que o meu estava vencido, ja paguei a taxa de 257 reais porém não estou encontrando o em meus arquivos. Tem como eu pagar a diferença?
Att,
Maria Angelica
Boa tarde!
Realizei o pagamento da GRU pelo Internet Banking no dia 30/07/2015, e sempre que faço a consulta aparece somente a mensagem: “Aguardando a conferência e coleta de dados na unidade do DPF”. Há algum prazo para os mesmos darem retorno quanto a compensação da guia? Ou devo aguardar e ou ligar no 194?
Obrigado
Edson,
Sugerimos que entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione. Você também pode requerer informações da instituição bancária, sobre pagamentos efetuados por IB. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.
Edson,
Estou nesta mesma situação, ja confirmei como pago o pegamento e quando ligo 194 informa que não consta tive que abrir um protocolo para [email protected] ja realizei dois protocolos e nada até o momento. Mais alguém nesta situação que conseguiu ter um retorno?
Prezados,
Bom dia!
Alguém pode me orientar realizei o pagamento no caixa eletrônico dia 23/07 e até o momento aparece como não foi pago fui até o banco o mesmo confirmou e tenho comprovante já ligue 194 e informaram que não consta pago já abri um chama dia 09 pelo [email protected] no dia 29/07 e até agora não tive retorno estou ficando preocupada.
Janaina, se não obtiver retorno de sua solicitação em tempo hábil, tente contato com a ouvidoria e explique o caso. Segue o link: http://www.ouvidorias.gov.br/cidadao/lista-de-ouvidorias/adm_direta/departamento-de-policia-federal-dpf
Forte abraço.
GD
Bom dia!
Fiz a solicitação do passaporte no dia 18/05 e compareci no posto da polícia federal no dia 13/07 para comprovação dos documentos. Meu passaporte ficou pronto no dia 21/07. O prazo para retirada do passaporte no posto da polícia federal é de 90 dias contados a partir do dia 18/05 ou do dia 13/07?
Obrigada!
Olá Elisângela, boa tarde. A Polícia Federal não especifica o marco inicial da contagem do prazo de 90 dias para retirada. Provavelmente o prazo é contado a partir da data em que o documento está disponível para retirada pelo solicitante, contudo não temos certeza absoluta. Caso não seja retirado em 90 dias, o passaporte é cancelado. Sugerimos que faça a retirada tão logo seja possível a fim de evitar os gastos desnecessários de deslocamento e custos da solicitação do documento. Se quiser tirar a dúvida sobre o prazo, sugerimos que ligue para a PF pelo telefone 194 e questione.
Esperamos tê-la ajudado.
Abraços.
Boa noite.
Estou tentando reagendar, pois quando fui faltou um documento. Mas quando vou realizar o reagendamento aparece a seguinte mensagem: “Nenhum registro encontrado. Verifique os parâmetros informados e tente novamente.”
Como devo proceder?
Mateus,
Isto pode ser um problema do sistema. Sugerimos que tente novamente usando outro navegador de internet atualizado (Caso não tenha usado ainda, use de preferência o mozilla Firefox). Caso ainda não consiga, sugerimos que entre em contato com a PF pelo telefone 194, e questione se o sistema passa por problemas técnicos. Agradecemos seu contato Mateus. GuiaDocumentos.
Boa tarde, perdi meu passaporte, imprimir COMUNICAÇÃO DE OCORRÊNCIA COM DOCUMENTO DE VIAGEM para informar. Porem vejo que no mesmo possui a pergunta sobre Série/Número do documento. Como faço ter essa informação? Pois não sei essas números. Obrigada
Suzana, conforme orientação contida no cabeçalho do formulário, no “Quadro II”, preencha “Não sei informar” na pergunta sobre série e número do passaporte. Mais informações em nosso artigo: Ocorrências com Documento de Viagem: O Que Fazer?
Esperamos ter ajudado você Suzana. Grande abraço.
Olá, fiz o pagamento da GRU no mês 03, a viagem acabou sendo cancelada e não retirei meu passaporte, gostaria de saber se eu quiser retirar meu passaporte agora terei que pagar outra vez GRU?
Steffany,
Sugerimos que você entre com contato com a PF, pelo telefone 194, e confirme se a GRU ainda tem validade de 01 ano. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.