Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
olá, quando eu faço o protocolo de slicitação ele não me mostra o boleto. só a pagina do numero do protocolo. Ai eu entro no portal de reemissão do GRU mas diz que não tem
Alberto, por questões de segurança e para evitar prejuízos, orientamos que você entre em contato com a PF pelo 194 e solicite esclarecimentos com o atendente, o qual tem acesso ao sistema e poderá ajudá-lo na solução do problema.
Grande abraço
Ola boa noite. Errei meu email e ainda não paguei a GRU tem como fazer ainda a modificação para o email novo? Pois coloquei um email que não esta mais em uso obrigada.
Rebeca, entre em contato com a PF pelo 194 e questione o atendente se o acompanhamento da solicitação do passaporte e protocolos é enviado para o email informado no formulário. Caso a resposta for negativa, pergunte se esse dado poderá ser corrigido no momento do atendimento presencial, isto é, checagem dos documentos e coleta biométrica.
Esperamos ter ajudado.
oie boa tarde sou surda por favor ajuda pra mim … acabei de ver que um dos meus dados para o requerimento do passaporte esta errado..e eu ja paguei o boleto , o que faço? mas nao abre Número de Protocolo e cpf foi erro ue ? como
Érika,
É sugerível entrar em contato com a Políca Federal, pelo telefone 194, e questionar se o erro será retificado durante a entrevista para checagem dos documentos e coleta biométrica, ou se é necessário efetuar algum outro procedimento para a correção. Agradecemos o seu contato Érika. GuiaDocumentos.
bom dia…acabei de ver que um dos meus dados para o requerimento do passaporte esta errado..e eu ja paguei o boleto , o que faço ?
Fernando,
Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e verifique com o atendente se o erro será retificado no atendimento para verificação dos documentos e coleta biométrica, ou se será necessário efetuar uma nova requisição (A GRU tem longa validade). Agradecemos o seu contato Fernando. GuiaDocumentos.
Olá! Pague o GRU em Abril mas não fui ao agendamento.No boleto aparece meu numero de protocolo. Estou tentando agendar agora e não consigo pois aparece como não pago. Aí preenchi tudo novamente e gerei um outro protocolo e nada. E agora , como devo proceder? Estou há 2 dias ligando para 194 mas eles estão fora do ar.
Patrícia,
Verifique com a instituição bancária se o pagamento realmente foi efetuado, pois há casos em que o pagamento não foi efetuado pelo instituição bancária. Após certificar-se que o pagamento foi efetuado com sucesso, tente novamente. Caso precisar, insista no atendimento do 194, pois é o único canal de atendimento da Polícia Federal. Esperamos que consiga resolver o problema, e agradecemos o seu contato Patrícia. GuiaDocumentos.
Eu paguei o GRU mais não posso agendar atendimento no sistema por causa da reposta:
Não conseguimos confirmar o pagamento da taxa (GRU) no Sistema de Arrecadação do DPF. O agendamento/reagendamento só é possível após a confirmação do pagamento. Caso tenha realizado o pagamento hoje, tente novamente no próximo dia útil. Caso tenha pago há mais tempo, tente mais tarde, o sistema pode estar indisponível no momento.
Tenho comprovante do pagamento do meu banco.
Como posso verificar que o GRU já foi pagado e quanto tempo para chegar no Sistema de Arrecadação?
Te agradeço, Kevin
Kevin,
Se voce pagou recentemente, sugerimos que aguarde uns dois dias. Caso demore muito, sugerimos que você verifique com a insitutição bancária se o pagamento foi efetuado corretamente. Caso o banco confirme o pagamento, e o DPF ainda nao confirmar o recebimento, sugerimos que entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e confirme se existe algum problema relacionado. Agradecemos o seu contato Kevin. GuiaDocumentos.
O que o GRU, e para fazer qualquer coisa tem que ter o número de protocolo? Porque eu não lembro de ter aparecido na tela do computador.
Dúvida: Ao fazer o passaporte, eu já consigo o número dele ou preciso esperar que o passaporte chegue?
Taiana, só na hora da retirada.
Forte abraço.
Olá, gostaria de saber como proceder em relação ao agendamento do passaporte, pois já faz mais de um mês que paguei o GRU e quando vou agendar a entrevista, não consta como pago.
Atenciosamente
Danielle
Danielle,
Entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, solicite esclarecimentos, e verifique se o atendente pode verificar sobre pagamento da GRU. Você também poderá verificar com a instituição bancária onde fez o pagamento, se o mesmo foi processado. Agradecemos o seu contato Danielle. GuiaDocumentos.
Olá, eu não paguei a GRU dentro do prazo, como eu faço para atualizar meu boleto? ligo no 194 e diz que não há registro do telefone à ser chamado.
Angélica,
Tente, por este link: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte (item 10), reemitir a GRU. Caso não consiga, insista no telefone 194, pois pode estar momentaneamente fora de serviço. Agradecemos o seu contato Angélica. GuiaDocumentos.