Agendamento e Acompanhamento da Solicitação do Passaporte

Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.

Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.

Como fazer o agendamento para tirar passaporte

AGENDAMENTO – PASSAPORTE

Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.

O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.

Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do

Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.

Agendamento passaporte - Como agendar o atendimento

Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“,  e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.

Agendamento passaporte - Como solicitar o agendamento

Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:

Agendamento passaporte - Como realizar o agendamento

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.

REAGENDAMENTO

Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.

Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.

Agendamento passaporte - Como fazer o reagendamento

CONSULTA E CANCELAMENTO

Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.

Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Confirme o cancelamento ou faça a consulta.

CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE

Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.

Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.

Preencha com as informações solicitadas e prossiga.

Agendamento Passaporte - Como acompanhar o andamento da solicitação

Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

REEMISSÃO DA GRU

Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).

Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.

Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.

Agendamento passaporte - reemissão da gru

– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.

– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.

DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO

Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.

Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas

Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:

  • A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
  • Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
  • A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
  • O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.

O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.

Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.

Fontes:

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508 Comentários

  1. Paguei o GRU em Março mas até agora não tinha agendado atendimento, fui agendar hoje mas apareceu que foi cancelado, será que é pela demora do agendamento ? tenho que fazer tudo novamente ?

    • Joyce,

      Segundo alguns requerentes, a guia GRU paga tem validade de 01 ano. Sugerimos que entre em contato com a Polícia Federal pelo telefone 194, e questione sobre você não conseguir fazer o agendamento (Tenha em mãos os números do seu requerimento). Agradecemos seu contato Joyce. GuiaDocumentos.

  2. Não é mais possível reagendar esse atendimento. O CPF de requerente informado já atingiu o limite de reagendamentos. Novo reagendamento eletrônico somente poderá ser efetuado 30 dias após a data do último reagendamento.

    E agora.. espero 30 dias?

    • Marcos, sugerimos que ligue para o 194 e tente fazer o agendamento por intermédio do atendente. Caso não for possível, solicite explicações sobre a não possibilidade.
      Desejamos boa sorte a você;
      Forte abraço

  3. Juliano Farina da Silva

    Não sei onde coloquei meu Comprovante de Pagamento do GRU, teria como eu conseguir uma nova confirmação de pagamento ? Se não, quais providencias eu devo tomar.

    • Juliano,

      Sugerimos que entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione se o atendente consegue verificar se o pagamento foi efetuado corretamente, e o procedimento para casos de extravio do comprovante de pagamento, como o seu (Você pode tentar conseguir uma cópia com a instituição bancária também.). Agradecemos o seu contato Juliano. GuiaDocumentos.

  4. Ola,
    Preciso de uma ajuda urgente!!!fui agendar os passaportes meu e minha família total de 3 pessoas e quando abiu as vagas eu cliquei em um certo horário mais dizia 1 vaga ,fiquei em duvida se só uma pessoa iria fazer a entrevista ou os 3 ?ai liguei para a PF e eles disseram que sera apenas uma mesmo ,que cada CPF tem direito a uma vaga ,só que quando vou tentar agendar de cada um,diz que só pode agendar uma vez por aquele CPF e quando consulto o agendamento de todos os CPFs diz que esta aguardando a coleta no posto da PF !o que faço então ?esta agendado para dia 18/09!
    obg desde ja!

    • Thabata,

      Pode ser um erro interno do sistema da Polícia Federal (sugerimos que você use outro navegador de internet atualizado, e tente novamente (De preferência use o mozilla firefox). De posse dos números da sua requisição, entre em contato pelo 194, e questione o atendente sobre o problema. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  5. BOA NOITE.
    FIZ TODO O PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DO PASSAPORTE, MAS QUANDO ENVIO A SENHA ESTÁ DANDO ERRO E NÃO CONSIGO COMPLETAR. O QUE FAÇO?
    OBRIGADO

    • Onildo,

      Sugerimos que tente com outro navegador de internet atualizado (Mozilla Firefox preferencialmente). Caso ainda não consiga, sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione se o site da PF passa por algum tipo de problema técnico. Agradecemos o seu contato Onildo. GuiaDocumentos.

  6. Já fizemos um agendamento. Efetuamos o pagamento da GRU, o sistema gerou protocolo, mas quando chegamos na Polícia Federal, havia uma pendência junto ao cartório eleitoral. Já resolvemos as pendências e estamos tentando fazer o reagendamento. Liguei no 194 e 197 mas não completou a ligação. Através do número do protocolo não estamos conseguindo reagendamento, será que teremos que pagar novamente para gerar novo protocolo?

  7. Boa noite. Agendei para fazer os passaporte, não pude ir. Então reagendei e no dia tive um imprevisto na família…. agora não consigo agendar de novo.
    O que faço?

    • Tatiana, tendo em vista a impossibilidade do sistema, ligue no 194 da PF e peça para o atendente verificar por que o sistema não está abrindo o reagendamento para você.
      Desejamos boa sorte.
      Um forte abraço.

  8. Gostaria de saber como proceder para reemissão de novo passaporte em caso de rasura na assinatura por falha da caneta. É necessário preencher o formulário? Caso sim, em qual das lacunas se enquadra o ocorrido em questão? O que tanto é necessário para solicitar nova expedição do documento?

    • Raquel,

      Sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione, pois seu caso é bastante específico. A Polícia Federal quase não disponibiliza informações, por possuir o atendimento via telefone 194. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  9. eu gostaria de saber qual é o prazo para pagar GRU?
    Quantos dias tenho que esta pagando?

    • Nana,

      Existe duas validades para a Guia de Recolhimento da União; a data de prazo para pagamento, e a data de experiração. A PF não divulga as informações. Para ter certeza absoluta, você deve entrar em contato com a PF pelo telefone 194, e questionar. Agradecemos o seu contato Nana. GuiaDocumentos.

  10. luis fabiano chaves de oliveira

    ola. gostaria de saber. fiz o pagamento do boleto ja uma semana e uns dias. porque nao recebi nada no meu email ainda. ou nada consta no andamento da PF

    • Luís Fabiano, boa tarde. Verifique na rede bancária se o pagamento foi feito corretamente. Com a confirmação da instituição bancária, entre em contato com a Polícia Federal pelo 194 e explique o ocorrido. O atendente irá verificar seu processo e orientá-lo do ocorrido. Tenha em mãos a GRU paga e o protocolo, para confirmação de dados.
      Esperamos ter ajudado.
      Forte abraço.

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