Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
Paguei o GRU em Março mas até agora não tinha agendado atendimento, fui agendar hoje mas apareceu que foi cancelado, será que é pela demora do agendamento ? tenho que fazer tudo novamente ?
Joyce,
Segundo alguns requerentes, a guia GRU paga tem validade de 01 ano. Sugerimos que entre em contato com a Polícia Federal pelo telefone 194, e questione sobre você não conseguir fazer o agendamento (Tenha em mãos os números do seu requerimento). Agradecemos seu contato Joyce. GuiaDocumentos.
Não é mais possível reagendar esse atendimento. O CPF de requerente informado já atingiu o limite de reagendamentos. Novo reagendamento eletrônico somente poderá ser efetuado 30 dias após a data do último reagendamento.
E agora.. espero 30 dias?
Marcos, sugerimos que ligue para o 194 e tente fazer o agendamento por intermédio do atendente. Caso não for possível, solicite explicações sobre a não possibilidade.
Desejamos boa sorte a você;
Forte abraço
Não sei onde coloquei meu Comprovante de Pagamento do GRU, teria como eu conseguir uma nova confirmação de pagamento ? Se não, quais providencias eu devo tomar.
Juliano,
Sugerimos que entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione se o atendente consegue verificar se o pagamento foi efetuado corretamente, e o procedimento para casos de extravio do comprovante de pagamento, como o seu (Você pode tentar conseguir uma cópia com a instituição bancária também.). Agradecemos o seu contato Juliano. GuiaDocumentos.
Ola,
Preciso de uma ajuda urgente!!!fui agendar os passaportes meu e minha família total de 3 pessoas e quando abiu as vagas eu cliquei em um certo horário mais dizia 1 vaga ,fiquei em duvida se só uma pessoa iria fazer a entrevista ou os 3 ?ai liguei para a PF e eles disseram que sera apenas uma mesmo ,que cada CPF tem direito a uma vaga ,só que quando vou tentar agendar de cada um,diz que só pode agendar uma vez por aquele CPF e quando consulto o agendamento de todos os CPFs diz que esta aguardando a coleta no posto da PF !o que faço então ?esta agendado para dia 18/09!
obg desde ja!
Thabata,
Pode ser um erro interno do sistema da Polícia Federal (sugerimos que você use outro navegador de internet atualizado, e tente novamente (De preferência use o mozilla firefox). De posse dos números da sua requisição, entre em contato pelo 194, e questione o atendente sobre o problema. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
BOA NOITE.
FIZ TODO O PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DO PASSAPORTE, MAS QUANDO ENVIO A SENHA ESTÁ DANDO ERRO E NÃO CONSIGO COMPLETAR. O QUE FAÇO?
OBRIGADO
Onildo,
Sugerimos que tente com outro navegador de internet atualizado (Mozilla Firefox preferencialmente). Caso ainda não consiga, sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione se o site da PF passa por algum tipo de problema técnico. Agradecemos o seu contato Onildo. GuiaDocumentos.
Já fizemos um agendamento. Efetuamos o pagamento da GRU, o sistema gerou protocolo, mas quando chegamos na Polícia Federal, havia uma pendência junto ao cartório eleitoral. Já resolvemos as pendências e estamos tentando fazer o reagendamento. Liguei no 194 e 197 mas não completou a ligação. Através do número do protocolo não estamos conseguindo reagendamento, será que teremos que pagar novamente para gerar novo protocolo?
Jesus,
A GRU paga, segundo atendimento da Polícia Federal, tem validade de 01 ano. Você pode tentar o reagendamento por este link: https://www7.dpf.gov.br/sinpa/realizarReagendamento.do?dispatcher=exibirSolicitacaoReagendamento&validate=false . Caso não consiga, é necessário insistir no atendimento via telefone 194, para a resolução do problema. Agradecemos o seu contato Jesus. GuiaDocumentos.
Jesus, queria saber o que voce fez ? e se conseguiu fazer o passaporte, passei pelo mesmo problema! obrigado
Boa noite. Agendei para fazer os passaporte, não pude ir. Então reagendei e no dia tive um imprevisto na família…. agora não consigo agendar de novo.
O que faço?
Tatiana, tendo em vista a impossibilidade do sistema, ligue no 194 da PF e peça para o atendente verificar por que o sistema não está abrindo o reagendamento para você.
Desejamos boa sorte.
Um forte abraço.
Gostaria de saber como proceder para reemissão de novo passaporte em caso de rasura na assinatura por falha da caneta. É necessário preencher o formulário? Caso sim, em qual das lacunas se enquadra o ocorrido em questão? O que tanto é necessário para solicitar nova expedição do documento?
Raquel,
Sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione, pois seu caso é bastante específico. A Polícia Federal quase não disponibiliza informações, por possuir o atendimento via telefone 194. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
eu gostaria de saber qual é o prazo para pagar GRU?
Quantos dias tenho que esta pagando?
Nana,
Existe duas validades para a Guia de Recolhimento da União; a data de prazo para pagamento, e a data de experiração. A PF não divulga as informações. Para ter certeza absoluta, você deve entrar em contato com a PF pelo telefone 194, e questionar. Agradecemos o seu contato Nana. GuiaDocumentos.
ola. gostaria de saber. fiz o pagamento do boleto ja uma semana e uns dias. porque nao recebi nada no meu email ainda. ou nada consta no andamento da PF
Luís Fabiano, boa tarde. Verifique na rede bancária se o pagamento foi feito corretamente. Com a confirmação da instituição bancária, entre em contato com a Polícia Federal pelo 194 e explique o ocorrido. O atendente irá verificar seu processo e orientá-lo do ocorrido. Tenha em mãos a GRU paga e o protocolo, para confirmação de dados.
Esperamos ter ajudado.
Forte abraço.