Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
Oi,
Paguei a GRU em janeiro de 2015 mas, por morar fora da minha cidade natal e não haver local próximo para fazer o passaporte, acabei não fazendo. Porém, se não me engano, após o pagamento da GRU tenho até 1 ano para realizar o agendamento, correto? Mas, ao tentar agendar pelo site, diz que não há registro encontrado. Gostaria de saber se esse prazo de um ano após o pagamento da GRU está correto e como devo proceder para fazer o agendamento sem ser pelo site. Obrigada, Laila
Leila,
Sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione essa validade para a GRU (Alguns usuários que entraram em contato com a PF, pelo 194, confimaram que a informação passada sobre a validade da taxa paga, é de 01 ano realmente). O atendente também deverá ter capacidade de verificar se a GRU paga por você consta no sistema. Caso não conste, você deve verificar com a instituição bancária onde efetuou o pagamento, se a mesma foi compensada corretamente (Talvez seja necessário enviar comprovante do pagamento à PF). Se não obtiver resultados, procure assistência com PROCON da sua cidade. Esperamos que você consiga resolver a questão, e agradecemos o seu contato Leila. GuiaDocumentos.
Boa tarde,gostaria de uma informação no protocolo do documento e no boleto coloquei a data de nascimento errado o que faço moro em sc..
Giancarlo,
Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e verifique com o atendimento, se o agente que fizer o atendimento de coleta biométrica e checagem dos documentos efetuará a coreeção do erro. Agradecemos o seu contato Giancarlo. GuiaDocumentos.
Boa tarde!
Aconteceu o mesmo comigo, a data saiu errada na GRU. Mas o telefone 194 nao funciona de jeito nenhum. teria outra maneira de saber se preciso gerar nova guia?
Obrigada!
Giancarlo, voce conseguiu ver isso? aconteceu a mesma coisa comigo. Eles aceitaram a GRU?
Oi Boa tarde!!
Eu tive que reemitir a GRU, mas acabei pagando online e na correria esqueci de salvar!
Como está constando como não pago, preciso enviar para eles o comprovante e a GRU. Como faço para imprimir novamente a GRU? Se eu clicar em reemitir sairá uma nova?
Obriagda!!
Yasmin,
Verifique se consegue obter uma cópia do pagamento, com a instituição bancária. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
Queria saber se onumero do protocolo vai ser o mesmo do passaporte…
obrigada
Carla,
Cremos que o número do protocolo, é apenas o do atendimento, e não do documento (Você pode confirmar entrando em contato com a PF, pelo telefone 194). Agradecemos o seu contato Carla. GuiaDocumentos.
Bom dia!
Durante o preenchimento, me equivoquei com o local de nascimento…não consigo contato com a PF para saber como proceder…podem me auxiliar?
Obrigada
Mariene,
Você deve insistir no telefone 194, pois o atendimento deverá confirmar para você (Somente eles podem fazer isso), se a correção será efetuada pelo agente durante a entrevista e atendimento para checagem da documentação e coleta biométrica, ou se será necessário preencher um novo requerimento com as informações corretas. Agradecemos o seu contato Mariene. GuiaDocumentos.
Olá!.
Eu achei muito bem explicado e agradeço por isso. Mas tenho uma dúvida. Geralmente demora quanto tempo pra esperar o agendamento?Pode ser um processo rápido?Por exemplo menos de 20 dias?
Amanda,
Geralmente o atendimento para solicitação do Passaporte é bem rápido. Não podemos precisar prazos, pois isto pode variar para postos de atendimento onde a demanda for maior (Para informação, após a checagem dos documentos, e coleta biométrica, o Passaporte é emitido em até 06 dias úteis). Se desejar obter prazos com maior precisão, sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione. Agradecemos o seu contato Amanda. GuiaDocumentos.
Boa noite,solicitei a emissão do passaporte,há mais de quinze dias,e até agora,não recebi,a data que tenho,que comparecer,na PF,agendamento.Pelo 194,não consigo,falar com nenhum atendente! Não recebi,nenhuma,confirmação,do pedido de passaporte???? Grata Helena AZR
Helena,
Acesse https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/jsp/consultarSituacao/consultaSituacaoSolicitacao.jsp w verifique o status do seu requerimento. Você deve agendar o atendimento após o pagamento da GRU (https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/jsp/agenda/agendamento/paginaInicial.jsp). Caso já tenha feito isto, é necessário que você insista no atendimento pelo telefone 194, pois este é o canal oficial de atendimento ao solicitante de Passaporte (Pode haver algum erro com sua solicitação, por exemplo. A Polícia Federal também orienta que o requerente a Passaporte, use o navegador Mozilla Firefox atualizado, para acessar os sistemas da PF). Esperamos que resolva o problema Helena, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
Sou menor. Ao emitir a GRU, preenchi com o meu cpf ao invés do do responsável, e essa GRU foi paga. Liguei na PF da minha cidade e o atendente me informou que o procedimento está correto, mas quando vou agendar para fazer o passaporte, está escrito que é necessário informar o cpf do responsável caso o requerente seja menor. Assim, ao final, o sistema acusa que os dados não batem. Como proceder? Nesse caso há chance de que o erro seja corrigido na hora da entrevista?
Carolina,
Sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione. Se está com dificuldades para efetuar o agendamento, por erros no sistema, o atendente poderá ajudar. Talvez poderá ser necessário um novo requerimento (ao entrar em contato, tenha os números do seu requerimento em mãos). Agradecemos o seu contato Carolina. GuiaDocumentos.
Preenchi o formulário para requerer o Passaporte português.Por favor preciso do número do protocolo, não peguei quando fiz a solicitação. Paguei o GRU que foi 461,00. Não estou conseguindo fazer o agendamento, pois pediu o número de protocolo.
Por favor me ajude.
Grata
Maria de Fátima,
Você requereu o Passaporte Brasileiro? Se sim, para informações detalhadas, você deve entrar em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, que é quem emite o Passaporte Brasileiro, e quem pode disponibilizar todas as informações precisas e corretas. Caso você esteja requerendo Cidadania Portuguesa, entre em contato com a Embaixada/Consulado Português no Brasil, para obter informações sobre o seu caso e procedimento. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
Olá, gosteria de saber como eu faço para reemitir a GRU, pois já tentei pelo site e diz a seguinte mensagem-
Não foi encontrada solicitação com os parâmetros informados?
e está dentro do prazo ainda!
atenciosamente
Fabiana
Fabiana,
Sugerimos que entre em contato com a Polícia Federal pelo telefone 194, e questione se será necessário preencher a guia de requisição de Passaporte novamente, pois pode ter sido cancelado sua solicitação. Agradecemos o seu contato Fabiana. GuiaDocumentos.