Agendamento e Acompanhamento da Solicitação do Passaporte

Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.

Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.

Como fazer o agendamento para tirar passaporte

AGENDAMENTO – PASSAPORTE

Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.

O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.

Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do

Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.

Agendamento passaporte - Como agendar o atendimento

Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“,  e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.

Agendamento passaporte - Como solicitar o agendamento

Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:

Agendamento passaporte - Como realizar o agendamento

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.

REAGENDAMENTO

Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.

Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.

Agendamento passaporte - Como fazer o reagendamento

CONSULTA E CANCELAMENTO

Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.

Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Confirme o cancelamento ou faça a consulta.

CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE

Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.

Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.

Preencha com as informações solicitadas e prossiga.

Agendamento Passaporte - Como acompanhar o andamento da solicitação

Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

REEMISSÃO DA GRU

Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).

Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.

Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.

Agendamento passaporte - reemissão da gru

– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.

– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.

DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO

Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.

Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas

Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:

  • A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
  • Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
  • A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
  • O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.

O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.

Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.

Fontes:

Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

508 Comentários

  1. marconi pereira brito

    oi ja paguei a gru e nao consigo agenda

    • Marconi,

      Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e verifique se o pagamento da GRU foi confirmado (você também poderá tentar o agendamento usando um outro navegador de internet atualizado. Mozilla Firefox de preferência, pois este navegador é o indicado pela PF, como o mais compatível com seus sistemas). Agradecemos o contato. GuiaDocumentos.

  2. Olá, eu já paguei a taxa GRU nessa ultima sexta, e hoje tentei fazer o agendamento do meu passaporte e só aparece que ainda nao consta no sistema o pagamento da taxa. O que faço?

    • Crislaine,

      Aguarde mais uns dois dias, e se o pagamento não for confirmado, entre em contato com a instituição bancaria onde realizou o pagamento e verifique se houve algum erro. Você também pode entrar em contato com a PF, pelo telefone 194, e solicitar informações. Esperamos que o problema seja resolvido, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  3. Boa tarde,

    gostaria de saber quanto tempo em média está demorando os agendamentos? E se tem alguns locais que não exigem agendamento em São Paulo.

    Obrigado

  4. nao consigo fazer o reagendamento de passaporte eu fiz o agendamento e já passou da data de fazer, por que eu estava sem os documentos necessários, como fazer para obter esse passaporte porque eu já paguei a taxa e to com todos os documentos necessário que me pedirão não consigo e urgente ….

    • Júlio,

      Entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e solicite informações sobre o seu processo de requerimento do Passaporte. O atendente deverá ser capaz de resolver a pendência. Agradecemos o seu contato Júlio. GuiaDocumentos.

  5. Oí meu numero de protocolo da errado quando vou tentar agendar atendimento..posso fazer outro protocolo?

    • Débora,

      Tente com um outro navegador de internet, atualizado (mozilla firefox, preferencialmente). Se não conseguir, entre em contato com a Polícia Federal pelo telefone 194, e solicite esclarecimentos. Agradecemos o seu contato Débora. GuiaDocumentos.

  6. Olá, fiz o requerimento do passaporte comum, mas a pessoa que fez este documento preencheu como nunca tive passaporte sendo que já tive um, perdi e tenho o BO.
    Porém só tive conhecimento desse equivoco depois do pagamento da taxa. Como faço?

    Contando com sua atenção agradeço.

    • Polyana,

      Sugerimos que você entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione o atendente para ter certeza absoluta se será necessário preencher uma nova requisição, ou se pode proceder desta forma mesmo (Nos caso de perda do Passaporte, é necessário comunicar a polícia federal sobre o ocorrido. Você efetuou essa comunicação?). Agradecemos o seu contato Polyana. GuiaDocumentos.

  7. Olá..Não salvei o protocolo de solicitação de passaporte, como faço agora? Eu salvei so a Gru.
    Obrigada

    • Daniela,

      Entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e questione se o protocolo em questão é utilizado para agendamento do atendimento. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  8. ola fiz o pagamento i ontem fiz o pedido de agendamento preenchi tudo e quando vou consultar o agendamento diz:Aguardando conferência e coleta de dados na unidade do DPF. o que enho que fazer ja tentei ligar ,mas nada!!!

    • Janaína,

      Aguarde mais um dia ou dois. Caso não consiga, você deve entrar em contato com a PF, pelo telefone 194, e solicitar ajuda (Lembre-se de usar o navegador mozilla firefox atualizado, em seus requerimentos à PF). Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  9. acabei de fazer meu requerimento do passaporte porem ao enviar não gerou a guia de GRU.
    Como devo proceder?

    • Cristiana,

      Acesse http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/, clique no décimo item (10 – Reemitir GRU), e tente imprimir novamente (Use preferencialmente o navegador mozilla firefox atualizado). Caso não consiga, entre em contato com a PF, pelo telefone 194, e verifique com o atendimento, se o sistema da PF passa por problemas técnicos. Agradecemos o seu contato Cristiana. GuiaDocumentos.

  10. oi tudo bem nao consigo imprimir o protocolo do requerimento do passaporte como fasso para conseguir?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.