O cartão SUS (Sistema Único de Saúde) garante ao cidadão atendimento nas Unidades de Saúde e Hospitais do Brasil que integram a rede do Sistema Único de Saúde.
O uso do cartão em tais Unidades de Saúde alimenta um banco de dados onde são gravadas informações do paciente, do tratamento e do profissional de saúde que o atendeu.
Tais informações, portanto, poderão ser acessadas de qualquer ponto do país.
Colaborando, assim, com a organização e planejamento de políticas públicas específicas de acordo com os dados levantados pelo sistema.
De posse do cartão SUS, o cidadão tem o direito de receber atendimento médico em qualquer Unidade de Saúde ou Hospital do Brasil filiado à rede do Sistema Único de Saúde.
Também possibilita ao cidadão o acesso tratamentos e a medicamentos gratuitos.
Continue lendo este artigo para aprender:
- Onde tirar
- Quanto custa
- Quem pode tirar
- Quais os documentos necessários
- Como e onde solicitar a 2ª via
Qual o local para tirar o Cartão SUS?
Como a apresentação do Cartão SUS é imprescindível para o atendimento na rede SUS, o cidadão deve solicitar o seu o quanto antes.
O cartão é fornecido em todos os municípios do Brasil, sendo que na maioria dos casos é emitido pela Secretaria de Saúde municipal.
Entre em contato com a Prefeitura Municipal de sua cidade e informe-se sobre o local estipulado para tirar o seu Cartão SUS.
- Você sabe se tem ou não direito a receber o Bolsa Família? Acesse nosso artigo completo e veja como receber o benefício – clique aqui.
Qual o custo para tirar o Cartão SUS?
O cartão SUS é gratuito.
Quem pode tirar e quais o documentos necessários para tirar o Cartão SUS?
Qualquer pessoa pode tirar o Cartão SUS. O interessado deverá comparecer ao local definido pela Secretaria de Saúde de seu município com:
- Carteira de Identidade
- CPF
- Certidão de nascimento ou certidão de casamento.
- Comprovante de residência (Em alguns municípios é solicitada a apresentação de comprovação de residência – conta de água, luz, telefone, etc)
Segunda via do Cartão SUS – Como fazer
Como o Cartão SUS é documento necessário para receber atendimento médico em toda rede de hospitais públicos do país.
Se você perdeu seu cartão ou teve o mesmo furtado, roubado ou danificado, tornando-o impróprio para o uso, você deve solicitar a 2ª via o mais rápido possível.
Para tirar a segunda via do Cartão SUS dirija-se a Unidade de Saúde responsável pela emissão do Cartão em seu município e solicite-a.
Lembre-se de estar munido dos mesmos documentos necessários para emissão da primeira via. Fica pronta na hora.
Caso não saiba qual Unidade de Saúde é responsável pela emissão do Cartão SUS em seu município, entre em contato com o Departamento de Saúde de seu município ou diretamente na Prefeitura Municipal e solicite informações a respeito.
Links úteis:
- PORTARIA Nº 940, de 28 de Abril de 2011 (Regulamenta o Sistema Cartão Nacional de Saúde (Sistema Cartão)
- Fale Conosco do SUS
Fonte:
- Ministério da Saúde
Imagem: Flickr
Estas informações foram úteis para você? Compartilhe-as nas redes sociais para seus amigos. Até a próxima.
Moro em Goiania na casa de amigos como faço com comprovante de residência não é no meu nome.
Kurt,
Sugerimos que você verifique com o emissor do documento, se é aceito um comprovante de residência na situação elencada por você. Agradecemos o seu contato Kurt. GuiaDocumentos.
Minha mãe fez cirurgia Janeiro em Salvador fazendo uso do cartão do SUS, que é do município que ela mora, um interior próximo.
Agora em Outubro ela retornou ao mesmo hospital, porque está se queixando de dores no local da cirurgia, quando chegando lá foi informada que pra que ela possa ser atendida é necessário um cartão do SUS com o município de SALVADOR.
Para realizar o atendimento, sendo a paciente do interior que vem fazer consulta na capital, e que foi o local da realização da cirurgia, a mesma que agora muito possivelmente vai ser necessário realizar o procedimento cirúrgico novamente, para que possa ser atendida tem que fazer a alteração do municio do cartão do SUS?
Larissa,
Desconhecemos procedimento de alteração de município no cartão SUS. Nos casos de cartões municipalizados, geralmente são exigidos para atendimento prestado conjuntamente pelo município, e rede do SUS. Sugerimos que você entre em contato com a assistência social do município de Salvador, e explique a situação, informando que já foi prestado um atendimento com uso do cartão sem ser emitido pelo município de Salvador, e se será realmente necessário solicitar este cartão de Salvador. Você também poderá entrar em contato com o local emissor do cartão SUS em Salvador (A prefeitura municipal, setor de saúde ou promoção social, poderá informar os locais emissores), e solicitar informações sobre esta situação, e sobre como requerer um cartão SUS, emitido por Salvador.
Esperamos que a situação seja resolvida Larissa, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
BOA TARDE:
SUA CARTEIRA É VALIDA EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL
OK
Oi! Boa noite sou do interior preciso com urgência fazer um tratamento de visão,pois sou diabética e não como fazer particular,tentei fazer o cartao do sus em Salvador,me exigiu um comprovante de residência nó meu nome,como posso ter. Comprovante no meu nome se não moro lá? O q posso fazer? Tenho urgência pelo tratamento,me ajude por favor.
Você pode tirar o cartão sus no município onde você reside. Procure a assistência social ou unidade de atendimento de saúde locais para informações sobre o local competente para emissão do cartão sus em sua cidade.
Esperamos ter ajudado.
Forte abraço.
Pra emitir o cartão do SUS precisa de xerox dos documentos ?
Andyara,
As exigências podem ser diferentes de local emissor para local emissor. Geralmente, basta comparecer com os documentos originais e um comprovante de residência (Alguns locais emissores podem exigir um documento que comprove residência), e fazer o requerimento do documento. Eentualmente, alguns emissores poderão requerer cópias dos documentos, para arquivo. No entanto, isto deverá ser confirmando no local onde você pretende requerer o documento. Agradecemos o contato Andyara. GuiaDocumentos.
Os documentos apresentados tem que ser tirado xerox pra entregar para eles ou não, no meu caso de tirar o cartao sus?
Everton,
Geralmente, no local de emissão do cartão SUS no município de residência do requerente, é necessário comparecer com os documentos originais, e um comprovante de residência. Eventualmente, alguns locais emissores do documento cartão SUS podem exigir fotocópias dos documentos exigidos. No entanto, esta é uma exigência que pode variar, e para ter certeza dessa exigência, ou não, você deve consultar o local emissor do documento, onde pretende requerer o mesmo. Agradecemos o seu contato Everton. GuiaDocumentos.
Quem pode tirar e quais o documentos necessários para tirar o Cartão SUS?
– Qualquer pessoa pode tirar o Cartão SUS. O interessado deverá comparecer ao local definido pela Secretaria de Saúde de seu município com:
Tenho visto idosos totalmente debilitados sendo carregados até o atendimento porque são informados que precisam comparecer pessoalmente. Alguns no colo, outros sendo arrastados e gemendo de dor e alguns precisam voltar outras vezes porque a senha de atendimento acabou. outros precisam aguardar sentados em uma cadeira dura, quando não em pé, pelo atendimento da tarde. Ao contactar a ouvidoria, fui informada que o cartão pode ser feito por um parente direto (filho ou cônjuge) ou uma outra pessoa com procuração registrada em cartório, ou seja, ( gera despesa sem considerar que o idoso tem que comparecer no cartório). Fui informada ainda que estas informações constam no quadro de avisos em local visível. Ao conferir, notei que o informativo é pequeno, contendo muitas informações em letras minúsculas que os torna nem tão visível assim. São iniciativas que contrariam o estatuto do idoso ( I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população; II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;)
precisamos
Art. 8o O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, nos termos desta Lei e da legislação vigente.
Art. 9o É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.
Precisamos facilitar o atendimento desta demanda! Toda prefeitura tem atendimento direcionado e especializado ao idoso e acesso as informações sobre sua debilidade que podem vincular a isto a solicitação e entrega do cartão. Clinicas; profissionais de saúde; hospitais; postos de atendimento saúde família etc Venho sugerir uma ato de misericórdia em nome de todos estes que enfrentam essa via cruzes do atendimento público por direitos à vida: Que seja aceita uma receita médica ou uma declaração de qualquer instituição de atendimento ao idoso entregue pela pessoa que se disponibilizar a ajuda-lo. Alguns, e não são poucos, não tem ninguém por eles…. Olhe a sua volta, seu espaço no ciclo da vida hoje pode ser centralizado, mas no amanhã, se tiver sorte, vai estar bem ali e tomara que tenha alguém por ti.
Lucineia,
Parabéns pela sua explanação! Neste país de sociedade ignorante e relapsa, representantes eleitos para defender os interesses dos cidadãos, defendem única e exclusivamente seus próprios interesses escusos. Somente a educação poderá mudar isto. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.
tenho cartao do sus de pernambuco e agora moro em salvador e preciso de um para fazer pre-natal, mas me solicitaram um comprovante de residencia em meu nome e eu moro de aluguel oque eu faço?
Mayara,
Comprovantes de residência são requeridos para atendimento municipalizado (Quando a prefeitura local participa do processo de atendimento). Verifique com o proprietário da residência, e faça cópia do documento que comprove a residência, e cópia do contrato de aluguel do imóvel, constando seu nome (Ou outra pessoa que conste no contrato do aluguel e que você seja dependente, com documentos que comprovem a relação). Se ainda assim não for atendida, e achar que seus direitos ao atendimento estão sendo violados, sugerimos que você dirija-se a uma delegacia de polícia civil e verifique se pode registrar um boletim de ocorrência policial. Sugerimos também que você procure a defensoria pública do município de Salvador (Não cobra honorários por atendimento jurídico prestado), e solicite ajuda jurídica. Desejamos boa sorte a você Mayara, e agradecemos o contato. GuiaDocumentos.
Mayara minha esposa ta na mesma situação ela é de pernambuco, pediram que ela va na prefeitura com o comprovante de residência, como moramos de aluguel tivemos q fazer o contrato e registrar no cartorio, ela vai hj, vamos ver no que vai dar. boa sorte.
Laerte,
Agradecemos a informação. GD.
Já tive cartão do SUS, mas perdi. Ele foi feito numa época em que eu criança e não tinha CPF. Minha identidade cadastrada era diferente da que eu utilizo hoje, pois era do Ministério da Marinha e esta expirou.
Agora preciso da segunda via, e quando digito o cpf não consigo acessar. E outra: nasci no Distrito Federal, e o sistema sugere, mas não aceita como município, até porque Brasília não tem município.
Como faço?
Jéssica,
Dirija-se ao órgão emissor do documento mais próximo de você, e solicite informações. Pelo sistema, o atendente deverá ser capaz de emitir a segunda via do seu documento. Agradecemos o contato Jéssica. GuiaDocumentos.
Precisa de xerox pra tirar 1via do cartao do sus ?? Dequais documentos??
Leidson,
Consulte o órgão emissor do documento no seu município, para informações precisas sobre o que deve apresentar. Geralmente, são documentos de identidade originais, e comprovante de residência. Agradecemos o seu contato Leidson. GuiaDocumentos.
Boa noite! Gostaria de saber se eu posso fazer o cartão do sus para minha esposa,pois ela se encontra doente.
Wilson, leve a documentação dela no local de emissão do cartão sus de seu município (não esqueça a certidão de casamento ou cópia para provar que é o marido). Veja a lista da documentação acima.
Forte abraço