O cartão SUS (Sistema Único de Saúde) garante ao cidadão atendimento nas Unidades de Saúde e Hospitais do Brasil que integram a rede do Sistema Único de Saúde.
O uso do cartão em tais Unidades de Saúde alimenta um banco de dados onde são gravadas informações do paciente, do tratamento e do profissional de saúde que o atendeu.
Tais informações, portanto, poderão ser acessadas de qualquer ponto do país.
Colaborando, assim, com a organização e planejamento de políticas públicas específicas de acordo com os dados levantados pelo sistema.
De posse do cartão SUS, o cidadão tem o direito de receber atendimento médico em qualquer Unidade de Saúde ou Hospital do Brasil filiado à rede do Sistema Único de Saúde.
Também possibilita ao cidadão o acesso tratamentos e a medicamentos gratuitos.
Continue lendo este artigo para aprender:
- Onde tirar
- Quanto custa
- Quem pode tirar
- Quais os documentos necessários
- Como e onde solicitar a 2ª via
Qual o local para tirar o Cartão SUS?
Como a apresentação do Cartão SUS é imprescindível para o atendimento na rede SUS, o cidadão deve solicitar o seu o quanto antes.
O cartão é fornecido em todos os municípios do Brasil, sendo que na maioria dos casos é emitido pela Secretaria de Saúde municipal.
Entre em contato com a Prefeitura Municipal de sua cidade e informe-se sobre o local estipulado para tirar o seu Cartão SUS.
- Você sabe se tem ou não direito a receber o Bolsa Família? Acesse nosso artigo completo e veja como receber o benefício – clique aqui.
Qual o custo para tirar o Cartão SUS?
O cartão SUS é gratuito.
Quem pode tirar e quais o documentos necessários para tirar o Cartão SUS?
Qualquer pessoa pode tirar o Cartão SUS. O interessado deverá comparecer ao local definido pela Secretaria de Saúde de seu município com:
- Carteira de Identidade
- CPF
- Certidão de nascimento ou certidão de casamento.
- Comprovante de residência (Em alguns municípios é solicitada a apresentação de comprovação de residência – conta de água, luz, telefone, etc)
Segunda via do Cartão SUS – Como fazer
Como o Cartão SUS é documento necessário para receber atendimento médico em toda rede de hospitais públicos do país.
Se você perdeu seu cartão ou teve o mesmo furtado, roubado ou danificado, tornando-o impróprio para o uso, você deve solicitar a 2ª via o mais rápido possível.
Para tirar a segunda via do Cartão SUS dirija-se a Unidade de Saúde responsável pela emissão do Cartão em seu município e solicite-a.
Lembre-se de estar munido dos mesmos documentos necessários para emissão da primeira via. Fica pronta na hora.
Caso não saiba qual Unidade de Saúde é responsável pela emissão do Cartão SUS em seu município, entre em contato com o Departamento de Saúde de seu município ou diretamente na Prefeitura Municipal e solicite informações a respeito.
Links úteis:
- PORTARIA Nº 940, de 28 de Abril de 2011 (Regulamenta o Sistema Cartão Nacional de Saúde (Sistema Cartão)
- Fale Conosco do SUS
Fonte:
- Ministério da Saúde
Imagem: Flickr
Estas informações foram úteis para você? Compartilhe-as nas redes sociais para seus amigos. Até a próxima.
Prezados,
Minha filha tem 10 dias, preciso leva-la no local para retirar o Cartão ou basta apresentar a documentação solicitada?
Eduardo,
normalmente não é necessário. No entanto, algumas repartições mais burocráticas podem exigir a presença da criança. Sugerimos que você verifique antecipadamente a necessidade (por telefone mesmo). Agradecemos o seu contato Eduardo. GuiaDocumentos.
BOA TARDE!
MEU BEBÊ TEM 3 ANOS E NÃO TEM CPF POR ISSO NÃO CONSIGO TIRAR A 2 VIA DO CARTÃO SUS DELA COMO FAZER PRA CONSEGUI TIRAR???
OBRIGADA AGUARDANDO RESPOSTA
Elisângela,
Verifique com o local emissor do cartão SUS, se o seu CPF não pode ser usado. Se não puder ser usado seu CPF no cadastro do seu filho(a), sugerimos que você dirija-se a uma agência dos Correios, Caixa Federal, ou Banco do Brasil, e faça a inscrição do seu filho(a) no CPF (Segundo a Receita Federal, qualquer cidadão, mesmo bebê, pode ser inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas). Agradecemos o seu contato Elisângela. GuiaDocumentos.
eu ja tenho o cartão do SUS MAIS E do Município de Cabedelo mais agora resido em joão pessoa e necessário que eu faça outro cartão do sus me responda por favor
Lucicleide,
Alguns municípios exigem que o cartão para o atendimento de saúde seja o cartão emitido pelo próprio município. A princípio, se você for atendida pela rede SUS (atendimento não municipalizado), você não precisará de outro cartão, não importando onde ele tenha sido emitido. O que sugerimos a você, é que procure o setor de saúde mais próximo da sua residência (ou entre em contato via telefone), e questione se o cartão para atendimento deve ser um cartão emitido pelo município onde você reside atualmente, ou se o cartão do SUS que você dispõe é suficiente para o atendimento. Agradecemos o seu contato Lucicleide. GuiaDocumentos.
Eu descobrir que tenho hepatite e tenho que começar o tratamento pelo sus, só que meu cartão é de Minas gerais e eu estou morando no Maranhão, me disseram que pra me atenderem tenho que transferi o cartão pra Imperatriz Maranhão onde moro. Isso tá certo? Se no cartão diz que serve pra todo território brasileiro
Maria de Fátima,
O cartão SUS é usado para atendimento na rede SUS, e basta somente ele. No entanto, alguns serviços de saúde prestam um atendimento municipalizado (Em que o município participa com a injeção de recursos), sendo que a prefeitura local, geralmente, exige um cartão municipalizado (emitido pelo município em questão), para efetuar o atendimento. Como cita que mora na cidade de Imperatriz, você deve verificar com o serviço de saúde, se para ser atendido, deve requerer um cartão emitido pelo município (geralmente exigem um comprovante de residência para emitir o cartão). Agradecemos o seu contato Maria de Fátima. GuiaDocumentos.
Meu pai precisa de um cartão do sus eu posso fazer para ele?
Adriana,
Sugerimos que você consulte o órgão emissor do documento em seu município, pois geralmente é necessário o comparecimento do requerente. Verifique com o emissor, quais são as opções para o atendimento, caso seu pai não possa, por motivo de força maior, comparecer ao local de emissão do cartão. Agradecemos o seu contato Adriana. GuiaDocumentos.
Posso fazer sem o cpf se for o cartao das crianças no caso??
Eliane,
No caso do CPF, geralmente, é possível apresentar o CPF do responsável pela criança. Verifique com o órgão emissor do Cartão SUS. Agradecemos o seu contato Eliane. GuiaDocumentos.
Estou revoltada, minha neta acabou de nascer tem quinze dias, fui fazer o cartão do Sus e não pude fazer porque não aceitaram meu comprovante de residência sendo q minha filha não trabalha e mora comigo.. Não sei mais o que fazer tudo do Sus e pra complicar a vida das pessoas
Kátia,
Lamentamos o ocorrido. Neste país (se que isto pode ser chamado de Nação), pagamos impostos pesados e recebemos serviços execráveis em troca. Sugerimos que você procure a secretaria de saúde do seu município, e registre uma reclamação. Esperamos que você consiga a resolução do problema, e agradecemos o contato Kátia. GuiaDocumentos.
Recebi no mesmo hora ?
Na grande maioria dos locais sim. Caso não seja, será orientado o prazo pelo servidor que atendê-la.
Forte abraço.
Oi boa tarde
eu fui até um posto de saúde fazer o meu cartão do SUS daí eu fiz mais ai me pediram um tal de cartão da família ai eu tenho que solicitar um agente comunitário até á minha casa pra mim ter esse cartão. A minha dúvida é se eu posso fazer consultas só com o cartão do SUS ?
Josiana,
Quando se trata de atendimento de saúde municipalizado, normalmente requerem o cartão emitido pelo município em questão, para efetuar o atendimento. Sugerimos que você verifique com a unidade de saúde municipal, se o cartão do município é requerido para atendimento. Na rede de atendimento do SUS, a apresentação do cartão SUS, e um documento de identidade, garante o atendimento. Agradecemos o seu contato Josiana. GuiaDocumentos.
Posso fazer o cartão do sus em outro município?
Fábio,
Quando trata-se da rede do SUS exclusivamente, sim. No entanto, alguns municípios (Ou a maioria deles), emite um cartão municipalizado de saúde, exigindo um comprovante de residência (isso acontece para evitar atendimentos de pessoas oriundas de outros municípios sem vínculos com o município em questão). Desta forma, se for requerer o seu documento em outro município, o orientamos a entrar em contato com o órgão emissor, antecipadamente, e verificar quais são as exigências para a emissão do documento. Agradecemos o seu contato Fábio. GuiaDocumentos.