O cartão SUS (Sistema Único de Saúde) garante ao cidadão atendimento nas Unidades de Saúde e Hospitais do Brasil que integram a rede do Sistema Único de Saúde.
O uso do cartão em tais Unidades de Saúde alimenta um banco de dados onde são gravadas informações do paciente, do tratamento e do profissional de saúde que o atendeu.
Tais informações, portanto, poderão ser acessadas de qualquer ponto do país.
Colaborando, assim, com a organização e planejamento de políticas públicas específicas de acordo com os dados levantados pelo sistema.
De posse do cartão SUS, o cidadão tem o direito de receber atendimento médico em qualquer Unidade de Saúde ou Hospital do Brasil filiado à rede do Sistema Único de Saúde.
Também possibilita ao cidadão o acesso tratamentos e a medicamentos gratuitos.
Continue lendo este artigo para aprender:
- Onde tirar
- Quanto custa
- Quem pode tirar
- Quais os documentos necessários
- Como e onde solicitar a 2ª via
Qual o local para tirar o Cartão SUS?
Como a apresentação do Cartão SUS é imprescindível para o atendimento na rede SUS, o cidadão deve solicitar o seu o quanto antes.
O cartão é fornecido em todos os municípios do Brasil, sendo que na maioria dos casos é emitido pela Secretaria de Saúde municipal.
Entre em contato com a Prefeitura Municipal de sua cidade e informe-se sobre o local estipulado para tirar o seu Cartão SUS.
- Você sabe se tem ou não direito a receber o Bolsa Família? Acesse nosso artigo completo e veja como receber o benefício – clique aqui.
Qual o custo para tirar o Cartão SUS?
O cartão SUS é gratuito.
Quem pode tirar e quais o documentos necessários para tirar o Cartão SUS?
Qualquer pessoa pode tirar o Cartão SUS. O interessado deverá comparecer ao local definido pela Secretaria de Saúde de seu município com:
- Carteira de Identidade
- CPF
- Certidão de nascimento ou certidão de casamento.
- Comprovante de residência (Em alguns municípios é solicitada a apresentação de comprovação de residência – conta de água, luz, telefone, etc)
Segunda via do Cartão SUS – Como fazer
Como o Cartão SUS é documento necessário para receber atendimento médico em toda rede de hospitais públicos do país.
Se você perdeu seu cartão ou teve o mesmo furtado, roubado ou danificado, tornando-o impróprio para o uso, você deve solicitar a 2ª via o mais rápido possível.
Para tirar a segunda via do Cartão SUS dirija-se a Unidade de Saúde responsável pela emissão do Cartão em seu município e solicite-a.
Lembre-se de estar munido dos mesmos documentos necessários para emissão da primeira via. Fica pronta na hora.
Caso não saiba qual Unidade de Saúde é responsável pela emissão do Cartão SUS em seu município, entre em contato com o Departamento de Saúde de seu município ou diretamente na Prefeitura Municipal e solicite informações a respeito.
Links úteis:
- PORTARIA Nº 940, de 28 de Abril de 2011 (Regulamenta o Sistema Cartão Nacional de Saúde (Sistema Cartão)
- Fale Conosco do SUS
Fonte:
- Ministério da Saúde
Imagem: Flickr
Estas informações foram úteis para você? Compartilhe-as nas redes sociais para seus amigos. Até a próxima.
Boa tarde,
gostaria de saber uma informação. moro em sao paulo (capital) mas atualmente estou a trabalho no interior de MG, acredito que devo ficar aqui por 40 dias. Posso solicitar o cartao do SUS e retirar aqui mesmo no interior de minas? ele sera valido quando retornar a SP\? Ou posso fazer o pre-cadastro e depois retira-lo em SP mesmo??
obrigado
Olá Christian, boa tarde.
O cartão sus tem validade em todo território nacional. Com certeza poderá tirá-lo em MG e depois usá-lo em SP.
Um forte abraço.
Não consigo fazer o pré-cadastro. Recebo sempre uma menagem que não possuo uma “certificação de segurança”. Onde posso conseguir uma certificação? Onde acho os endereços dos postos aonde devo ir pegar/fazer o cartão SUS? Att. Fernando Knijnik
Fernando,
Esta certificação é devido a protocolos de segurança dos navegadores de internet. (Pode ser erro do site do governo também). Verifique, em seu município, na secretaria de saúde, o local onde é impresso o cartão SUS ao usuário (Na prefeitura do seu município também podem informá-lo). Se caso não conseguir fazer o pré-cadastro pela internet, o procedimento não é necessário para a emissão do cartão SUS. Basta ir ao local onde é impresso e ele lhe será fornecido normalmente. Obrigado por sua participação. GD.
oi não consegui comcluir , pos não passou para a 4ª passo , pois so apareceu as minhas informação , tal como o numero do cartão e meus dados
como faço pra imprimir o protocolo
Warlison,
Tente com outro navegador. Acaso o sistema continuar com erro, você pode fazer o requerimento na unidade se saúde pessoalmente. Obrigado por sua participação. GD.
Gostaria de saber, como funciona esse cadastro realmente nas unidades de saúde? Porque quando vamos a um posto de saúde próximo de nossa residência ou trabalho, para marcar um exame, as pessoas destas unidade nos trata tão mal? Se o cartão é nacional, que tem um endereço registrado ao tirarmos o cartão, tem ah ver nesta situação? Isso quer dizer que se estarmos em uma cidade diferente da que fizemos o cadastro, não se pode ser atendido nem fazermos um exame por exemplo! Ou ser atendido em uma especialidade na saúde, não entendo nada. Nesta sexta feira dia 18/07/2014 fui ao posto de saúde de Copacabana, levar um encaminhamento para ser marcado um especialista em Varizes pélvica, trazendo do médico do instituto estadual de cardiologia Aloysio de Castro, após uma cirurgia de varizes. A atendente se recusou a procurar no sistema e me atender, O que eu faço, com essa situação? Eu fiz a cirurgia em 01/07/2014. Obs: Isso após ter ficado bastante tempo na fila aguardando o atendimento, para sair do local sem ser atendida. Isso nos deixa muito sem esperança, na saúde de nosso pais. Gostaria de uma resposta de quem é responsável por setor. Sr Eduardo Paz como faço para resolver a questão cartão único de saúde, é com quem suas funcionárias, mandam reclamar. E ai como fica essa meu apelo? Pago INSS TODO MES, PAGO IMPOSTOS, E NÃO É POR CAUSA DE UM ENDEREÇO QUE NÃO MEREÇO SER TRATADA COMO UMA CIDADAM BRASILEIRA QUE SOU!
Esmeralda,
Lamentamos o ocorrido com você. Infelizmente, neste país, o poder público esta mais interessado em investir em copas do mundo e em seu próprio bolso. A nós, cidadãos normais, pagadores de imposto, honrados, só nos resta dar-lhes o troco onde realmente ficam assustados. nas urnas!! Vamos fazer nossa parte e votar com ciência e procurar esclarecer o próximo a fazer o mesmo. Somente desta forma poderemos ter o merecimento de saúde, educação e outros direitos, a que temos direitos, pagamos por isto e não nos são dados.
Sobre as diretrizes do SUS e os direitos do cidadão, acesse http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_direito_usuarios_2ed2007.pdf . Você pode também acessar a ouvidoria geral, pelo telefone 136 para se informar. Desejamos boa sorte a você. Obrigado por sua participação. GD.
bom
Telma,
Agradecemos seu feedback positivo. obrigado por sua participação. GD.
como posso fazer pra sabe que vai chega o cartao pelo pelo correio ou me ligam e quanto tempo ele demora pra chega
Ary,
O cartão não é enviado por correios. Ele deve ser retirado na secretaria de saúde do município do requerente, responsável pela emissão de cartão SUS. No caso, pela internet, somente será feito o cadastro para adiantamento do pedido de requisição. Verifique em seu município, as secretarias de saúde onde são emitidos os cartões SUS. Obrigado por sua participação. GD.
Boa noite!
Meu tio e do Pará e agora ele mudou para Goiânia, e está com o câncer na garganta, não temos condições de pagar uma cirurgia para ele e gostaria de saber se ele pode solicitar outro cartão daqui de Goiânia? Pois precisamos urgente desse procedimento, não sabemos por aonde começamos! E uma situação complicada, não sei nein como marca uma consulta pra ele no Sus, mas espero ter um retorno dessa mensagem.
Giselia,
Procure o órgão que faz a emissão do documento em sua cidade. Neste mesmo órgão, solicite informações sobre atendimento para pacientes com doenças mais graves. Com certeza, saberão instruí-la sobre os locais no município onde há atendimento do SUS para a área de oncologia. Acesse também o site de saúde do município de Goiânia na área de consulta do SUS: http://www.saude.goiania.go.gov.br/html/secretaria/sus/Cais-Ciams-Centros.shtml e busque por mais informações. Há também, o telefone de serviço de teleconsulta : 0800 646 1560 . Ligue e se informe. Esperamos ter ajudado. Desejamos boa sorte a vocês. Obrigado por sua participação. GD.
Olá, boa tarde, perdi meu cartão sus, mas sei o numero de cadastro do cartão, gostaria de saber se é possivel agendar uma consulta somente com numero do cartão, motivo não vai dar tempo para fazer a segunda via, vou ter que agendar a consulta em outra cidade e fica em cima da hora, não vai dar tempo de tirar a segunda via.
Olá Carlos, verifique com a unidade de saúde onde será feito o agendamento; pelo número possivelmente conseguirão acessar seu cadastro. Apresente um documento pessoal como RG para comprovar sua identidade, se questionada.
Esperamos ter ajudado.
Forte abraço.
Boa tarde. Fui informada de que comparecendo no órgão de saúde de meu município temos que preencher um cadastro que fazem inúmeras perguntas … até o nº de quartos das residências… no cadastro do site não vi tais perguntas? Está correto ou o município está extrapolando? Onde vejo as questões do cadastramento para estar questionando?
Vera,
No local consultado por nós, quando do primeiro requerimento do cartão, somente é necessário prover informações de identificação pessoal, em qual, o cartão é entregue ao requerente no mesmo momento. Pode ser que em seu município, informações adicionais sejam requeridas. No entanto, para isso você deverá ser informada sobre o porquê, e onde essas informações serão usadas e arquivadas. O cadastramento no site, também, somente necessário as informações de identificação do requerente. Consulte o órgão de saúde do seu município, sobre os requerimentos exigidos. Pode ser mero boato, as informações que você recebeu. Qualquer dúvida, volte a entrar em contato. Obrigado por sua participação. GD.
Compreendo que o sistema precisa ser rigoroso para evitar fraudes. Mas qual a razão para fazer pré cadastro pela internet? Sei que não é obrigatório, mas me parece inútil, se fazem ambos na hora. Recebi um cartão de papel como cartão definitivo, mas se este estragar, não tenho como o reemprimir, não seria mais fácil criar um sistema de segurança com senha para poder ter acesso a ele por e-mail como uma segunda opção. E se mudo e endereço, como devo proceder? Toda vez preciso ir a um posto de saúde, que não fica perto da minha casa no momento, para atualizar? Perdoem-me, sou totalmente leiga na área, mas para mim parece que seria muito mais plausível o controle da saúde os brasileiros por meio o RG, podendo estes dados serem confidenciais ao sistema de saúde. Grata pela atenção,sei que meus comentários não surtirão o menor efeito, até porque quem os lê não tem autoridade para mudar nada, mas pelo menos posso dormir com mais tranquilidade. Também gostaria de elogiar o trabalho realizado pelo SUS e dizer que sempre fui bem atendida
Olá Luise, realmente um sistema todo unificado tendo apenas um documento como base para concessão dos benefícios seria muito menos burocrático, eficiente e prático para os usuários dos serviços públicos. Quem sabe num futuro próximo essa ideia seja alcançada, visto que já existe em lei a criação do documento RIC (substituto do RG), onde nele serão unificadas todas as informações dos outros documentos pessoais do brasileiro e por que não também o número do cartão sus.
Agradecemos a sua participação.
Um forte abraço.