Certificado de Reservista | O que é e como tirar a 2ª via

Todo cidadão do sexo masculino deve realizar o alistamento militar na Junta de Serviço Militar mais próxima nos primeiros 6 meses do ano em que completa 18 anos de idade.

O Certificado de Reservista será entregue ao final da prestação do Serviço Militar àqueles que não foram dispensados na Seleção Geral e que cumpriram o seu dever com a Pátria sem sofrer punições militares.

► Se você procura informações sobre o Alistamento Militar, isto é, sobre os prazos para o alistamento, fases, seleção geral, juramento a bandeira, motivos de dispensa, etc. Leia nosso artigo sobre o Alistamento Militar (clique aqui).

EXERCÍCIOS DE APRESENTAÇÃO DAS RESERVAS

Fique atento.

Mesmo após o término da prestação do Serviço Militar o brasileiro ainda não está quite com as Forças Armadas, pois este deverá se apresentar à Junta Militar nos próximos 5 anos subsequentes.

Em cada apresentação é carimbado no Certificado de Reservista uma informação que comprova o seu comparecimento na Junta de Serviço Militar.

Estará quite com o Serviço Militar aquele que se obtiver as anotações em dia no Certificado de Reservista.Certificado de Reservista - Marinha, Exército e Aeronáutica

Prazo para apresentação

Pessoalmente (Na Junta de Serviço Militar): Do dia 9 a 16 de Dezembro.

O que acontece se o cidadão não se apresentar na data estipulada?

O cidadão deverá procurar a Junta de Serviço Militar com a máxima brevidade possível para regularizar as anotações ou carimbos.

Porém, por estar fora do prazo, a regularização será feita mediante recolhimento de uma taxa e pagamento de multa.

Lembrando que o brasileiro que não estiver quite com o Serviço Militar, isto é, com o Certificado de Reservista desprovido das respectivas anotações, salvo se dentro do prazo, não poderá:

  • obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
  • ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subcencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;
  • assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;
  • prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
  • obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
  • exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria, ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público:
    • estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais;
    • de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público;
    • receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

É COBRADA ALGUMA TAXA PARA OBTER O CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Não, é gratuita a emissão da 1ª via.

No entanto, a solicitação da 2ª via é feita mediante recolhimento de uma taxa.

COMO TIRAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Em caso de furto, perda, extravio, roubo ou deterioração de seu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), a segunda via deverá ser requerida na Junta de Serviço Militar mais próxima com a máxima brevidade possível.

Para a emissão da segunda via do CR, será efetuado na própria Junta, um requerimento dirigido ao chefe da CSM da área onde reside o solicitante.

O requerente deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia da guia do pagamento da taxa para emissão de segunda via do certificado de reservista (Multa militar prevista no Art. 177 do Regulamento da Lei do Serviço Militar). A guia para o pagamento bancário será fornecida no ato do requerimento assim como as instruções para o pagamento;
  • Cópia frente e verso do RG do requerente, ou de sua certidão de nascimento ou casamento (Os documentos deverão ser apresentados para sua autenticação na JSM);
  • Fotografia (01) recente, não datada.

Não é possível obter o número do Certificado de Reservista pela internet. Somente na Junta de Serviço Militar ou Quartel onde serviu pela última vez, solicitando a 2ª via do documento.

Como tirar a 2ª via do Certificado de Reservista no exterior?

Caso resida no exterior, o pedido deverá ser formulado por intermédio do Consulado ou Embaixada Brasileira.

Apresente-se em uma dessas repartições diplomáticas, portando documento de identidade (RG ou passaporte) e solicite a segunda via do Certificado de Reservista.

DÚVIDAS FREQUENTES

1) Não fui buscar meu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e agora preciso do documento. O que fazer?

Para requerer o documento e regularizar a situação militar (se este for o caso), você deve se apresentar na Junta de Serviço Militar da área ou quartel competente para ser feita a regularização.

2) Nunca me alistei e agora preciso do Certificado de Reservista. O que fazer?

Se você não se submeteu ao alistamento militar no período designado pela lei, você está em débito com o serviço militar obrigatório.

Para regularizar a situação, apresente-se o quanto antes na Junta de Serviço Militar de sua circunscrição portando documentos pessoais.

3) É possível recuperar ou obter o número do Certificado de Reservista pela Internet?

Não. Somente na Junta de Serviço Militar ou Quartel onde serviu pela última vez, solicitando a 2ª via do documento.

4) Perdi meu Certificado de Reservista. Onde tiro a 2ª via?

Vide tópico logo acima: ‘Como tirar a 2ª via do Certificado de Reservista’.

5) Fiz o alistamento, mas não fui à Seleção Geral. O que fazer?

Você deve comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima para regularizar sua situação militar.

Fonte:

785 Comentários

  1. Na minha cidade não tira reservista pois é um interior e não tira nenhum tipo de documento, e é eu viajei e não trouxe certidão de nascimento,trouxe apenas carteira de identidade, é possível conseguir me alistar sem a certidão de nascimento ?

    • Zilvan, é um documento necessário e é obrigatória sua apresentação (com uma fotocópia), além de comprovante de residência e uma foto 3×4. Informe-se na JSM para confirmar a documentação necessária, pois pode variar em alguns Estados.
      Forte abraço.

  2. Francisco Soares Rodrigues

    Gostei muito! pelo menos é um site que realmente nos ajuda.

    • Francisco Soares Rodrigues

      Depois dos 46 anos, o que cidadão deve fazer para se regularizar no alistamento militar, já que é obrigatório, e qual o valor da multa a pagar, e por quanto tempo..

      • Francisco,

        Após os 46 anos é emitido, quando necessário, um certificado (Ou atestado) de desobrigação do serviço militar. Como não haverá alistamento, cremos que não será cobrado multa por alistamento fora do prazo. Cremos que será cobrado (Talvez) o valor normal (Taxa militar mais taxa bancária), que deverá ser inferior a dez reais ou próximo. Para regularizar sua situação militar, basta dirigir-se à Junta do Serviço Militar (Ou Quartel) mais próximo de você e fazer a requisição pelo certificado. Agradecemos sua participação. GD.

  3. Olá, gostaria de uma orientação , para minha situação. Já me apresentei , e fui dispensado , porém não fui buscar meu cdi na data mamarcada, pois estava me mudando. Gostaria de saber , se posso tirar meu cdi, na cidade onde estou agora ou tenho que voltar a cidade onde iniciei o processo.

    • João,

      Se seu documento estiver emitido pela Junta da sua antiga cidade, cremos que não será possível a retirada em outro município. No entanto, após seis meses sem que sejam retirados (Algumas JSM mais tempo), os documentos são destruídos, e a segunda via poderá ser requerida em qualquer JSM. Se fizer mais de 06 meses e não houver ninguém que possa retirar o documento e enviar a você pelo correio na sua antiga cidade (Opção esta que deverá ser verificada se a Junta militar entrega documentos a terceiros) o que sugerimos a você, é que compareça à Junta militar da cidade onde está morando e verifique a possibilidade da requisição de uma segunda via. Para a emissão (Se for o caso) será cobrado uma taxa militar e taxa bancária (que deverá fica em torno de 10 reais). Agradecemos sua participação. GD.

  4. Olá eu tenho 18 anos e ja vou fazer 19 esse mês e ainda não me alistei como que faço ja está em funcionamento as juntas pra mim poder me alistar .? Muito obrigado ..

    • José,

      Você deve fazer o alistamento até Junho, na Junta do serviço militar ou quartel mais próximo da sua residência. Será cobrado de você uma multa de R$ 1,38 (Valor aproximado mais taxas bancárias) pelo alistamento tardio. As juntas devem funcionar normalmente em Janeiro, e você pode consultar os horários de funcionamento para o alistamento por telefone. Agradecemos sua participação. GD

  5. Por gentileza, tire a minha dúvida.
    Antigamente os certificados de reservistas vinham discriminando a cor da pele, fato este não mais visto nos padrões atuais.
    O que faço para obter uma segunda via do meu certificado discriminando minha cor (parda)? Sabendo-se que me alistei em 1982 e perdi o meu comprovante.
    Preciso dessa informação no certificado, haja vista que é fato imprescindível para comprovação nos sistemas de cotas na universidade e em concursos públicos, os quais muitas das vezes não aceitam a autodeclaração.

    • Jackson,

      Cremos que a emissão dos documentos militares pela juntas militares segue uma determinação regimental padrão. O que sugerimos a você, é que consulte a Junta do Serviço Militar mais próxima de você, questionando se é possível a emissão da segunda via do seu documento mencionando o seu tipo físico, como constava no seu documento original. Agradecemos sua participação. GD.

  6. ola, caras.
    bom, peguei meu reservista a um ano na pressa pra entregar no emprego e so agr, com 19 anos, fui perceber q veio com o meu sobrenome errado. eles colocaram o sobrenome do meu pai q eu n tenho no meu nome mas eu consegui entrar no emprego. agr estou tentando entrar numa faculdade publica e tenho receio de q isso me complique. o q eu devo fazer?

    • Wendel,

      Dirija-se à JSM mais próxima de você e peça a emissão de uma via de retificação, ou uma segunda via no caso. A emissão de documentos militares fica a cargo das JSM/Quartéis. Agradecemos sua participação. GD.

  7. Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Preciso tirar meu passaporte, entretanto meu certificado de reservista está com minha mãe em outra cidade. É possível eu pegar um comprovante de quitação do serviço militar, sem ser tirando a segunda via do certificado de reservista?

    • Renan,

      Como documentos militares somente são emitidos por Juntas militares/quartéis, você deve consultar a Junta do Serviço Militar sobre emissão de certificados deste tipo e valores cobrados pela emissão. Você deverá consultar a Polícia federal (Pode ser pelo fone 194) sobre a aceitação pela PF de tal comprovante (Se a Junta o emitir). Cremos que o mais simples, barato e prático, é o envio do seu documento por sedex dos correios para seu endereço. Agradecemos sua participação. GD.

  8. Viajei para outro estado antes de pegar o certificado de reservista, existe alguma possibilidade de transferencia de local de entrega do certificado? Para que eu possa pegar no estado em que estou atualmente.

    • Mateus,

      Cremos que se o seu documento já foi emitido pela JSM do seu antigo estado, não será possível. Neste caso, você deverá pedir para algum parente ou amigo verificar se a JSM faz a entrega do documento a terceiros, e em caso positivo, o envio a você via sedex dos correios. Para maiores informações, consulte a JSM mais próxima de onde está morando atualmente e verifique se é possível a emissão através desta JSM pagando a taxa militar para emissão de documentos militares. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  9. ola me chamo cristiano me alistei em 1997 e nao fui mais la e perdi o certificado agora tenho 35 anos e estou querendo a resevista para tira o passaporte como faço, sou de natal-rn e moro em curitiba a 15 anos fazer o que?

  10. Olá, Estou com um grande problema, estou no momento servindo as forças Armadas, Exercito, faço parte do Efetivo Variável, e estou preste a ser excluido a bem da disciplina, enfim, a minha grande duvida é: por quanto tempo eu ficarei sem os documentos de Resevista e CDI ? eu poderei trabalhar de carteira assinada ? poderei voltar a estudar ou fazer alguma faculdade sendo excluido ? eu recebo algum documento que prove que eu servir nas forças armadas ou algo do tipo? no caso eu sendo excluido recebo algum documento ? queria saber se eu posso mesmo assim ter o CDI ou a resevista, Espero que tire essa grande duvida, obrigado, agradeço desde de já.

    • Eduardo,

      Não temos conhecimento adequado sobre leis e estatutos militares para orientar você com precisão sobre seu problema. O adequado é a consulta com um advogado que seja especialista em código militar, ou um próprio militar de carreira que tenha conhecimento sobre normas internas e regimentais. O que temos conhecimento, é que o excluído a bem da disciplina, sendo praça com estabilidade, ao receber a punição, receberá um documento denominado Certificado de Isenção, documento este que servirá para a vida civil (cremos que somente concursos para forças auxiliares você terá restrições, pelo fato do problema disciplinar). O que sugerimos a você, é que consulte um militar como o que citamos. Agradecemos sua participação e desejamos boa sorte a você. GuiaDocumentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.