Como tirar o Título de Eleitor pela internet em 9 simples passos

O sistema Título Net possibilita agilidade para o cidadão tirar o Título de Eleitor, uma vez que todo o cadastro dos dados pessoais é feito pelo próprio cidadão pela internet, sem sair de casa.

COMO FUNCIONA?

O cidadão que se enquadra no perfil de eleitor (confira aqui se você já pode votar) fará um pré-cadastro pela internet, fornecendo seus dados pessoais e informando o seu domicílio eleitoral (onde irá votar) de preferência.

Após o cadastramento, o sistema fornecerá um número de protocolo, o qual deverá ser apresentado no Cartório Eleitoral da sua comarca de votação para fazer a retirada do Título de Eleitor.

Aprenda como tirar o título de eleitor pela internet

O procedimento é totalmente feito pela internet?

Não. É importante esclarecer que o esse procedimento não é 100% online, isto é, você deverá finalizá-lo pessoalmente no Cartório Eleitoral escolhido no momento do cadastramento online.

Vou receber o Título de Eleitor pelo correio?

Não. Feito o procedimento através do sistema Título Net, você deverá finalizar o cadastro no Cartório Eleitoral escolhido para atendimento. É lá que irão lhe entregar o Título de Eleitor após a conferência dos dados cadastrados

Algumas notas importantes:

► Feito o pré-cadastro pela internet, o documento deverá ser retirado em até 5 dias.  Após esse prazo, o processo de pré-cadastramento será anulado automaticamente pelo sistema.

►Alguns Cartórios eleitorais podem exigir agendamento prévio para atendimento. Verifique se isto é necessário no Cartório eleitoral onde pretende ser atendido.

► Não será possível a impressão do Título de Eleitor pela internet, o mesmo deverá ser retirado pessoalmente pelo eleitor na sede do Cartório Eleitoral da sua comarca escolhida para votação.

► Caso haja multas eleitorais a serem pagas, o sistema emitirá as guias para recolhimento do valor na rede bancária. Apresentar o comprovante no Cartório Eleitoral quando for retirar o documento.

► Em caso de perda no número de protocolo, comparecer no cartório eleitoral do seu domicílio eleitoral escolhido com os documentos acima, que a sua solicitação será encontrada.

► Caso exista pendência não passível de quitação por meio de multa, o sistema não poderá ser utilizado, devendo o eleitor comparecer no Cartório Eleitoral com a documentação necessária para regularização.

Esse procedimento online também serve para os casos de necessidade de alteração do nome no Título de Eleitor, como nos casos de casamentos, divórcios ou mudanças de nome. Inclua na lista de documentos necessários a Certidão de Casamento caso o intuito seja a alteração para nome de casada. Em caso de divórcio, levar a Certidão de Casamento com a respectiva averbação.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR PELA INTERNET

Abaixo segue a lista dos documentos necessários para tirar o Título Eleitoral pela internet. Devem ser apresentados no Cartório Eleitoral para a comprovação dos dados.

PASSO A PASSO: COMO TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR PELA INTERNET

→ 1º passo: Acessar o sistema Título Net pelo link: clique aqui.

→ 2º passo: Preencher o formulário de identificação.

No primeiro campo “Título de Eleitor” escolha a opção “Não tenho”.

Atenção: Esta opção deverá ser selecionada caso você não tenha o Título de Eleitor. As outras opções são destinadas para alteração de dados cadastrais ou mudança de domicílio eleitoral.

Em seguida, preencher o formulário com os dados do interessado:

  • Nome –  preencher com o nome completo e sem abreviações;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe – completo e sem abreviações. Selecionar “Não consta/Em branco” caso seja desconhecido.
  • Nome do pai – completo e sem abreviações. Selecionar “Não consta/Em branco” caso seja desconhecido.

Após digitar os caracteres de segurança e conferir se os dados estão corretos, clique em “Confirmar” como mostra a imagem.

Como tirar o Título de Eleitor pela internet

→ 3º passo:  Preencher o formulário “Dados Pessoais”.

Nesta etapa será necessário informar dados pessoais do interessado.

Como preencher o formulário:

  • Documento de identificação – escolha o documento a ser informado, bem como número e órgão expedidor. São aceitos:
    • RG;
    • Carteira de Trabalho;
    • Carteira Profissional (OAB, CRM, CRP, CRECI, etc);
    • Certidão de Nascimento;
    • Certidão de Casamento;
  • CPF – informar o número do CPF, se possuir – não é obrigatório.
  • Estado Civil – solteiro, casado, viúvo, separado ou divorciado;
  • Sexo;
  • UF de nascimento – Estado em que nasceu o interessado;
  • Município do Nascimento – cidade em que nasceu o interessado;
  • Grau de instrução – informar o grau de instrução do interessado;
  • Ocupação principal – escolher dentre as opções;
  • Possui irmão(ã) gêmeo(a)? – Responder sim ou não;
  • Portador de necessidades especiais? – Responder sim ou não;
  • Deseja ser mesário voluntário? – Responder sim caso queira trabalhar de mesário nas eleições.

Após confirmar os dados informados, clicar em “Próximo”.

Como tirar o Título de Eleitor pela internet

→ 4º passo: Preencher o formulário com o endereço do interessado.

  • CEP: Inserir o Código de Endereçamento Postal da cidade onde reside o interessado. Após inserir o CEP, o sistema irá automaticamente preencher os campos UF e Município. Verifique se estão corretos. Caso não saiba qual o CEP de onde reside, acesse o site dos Correios e efetue a busca.
  • Bairro: Informar nome do bairro onde reside o interessado.
  • Logradouro: Endereço de onde reside o interessado.
  • Número: Número da residência.
  • Complemento: preencher se houver.
  • Tempo de domicílio neste município: Informar o tempo em que reside no município acima informado.
  • Telefone: opcional – não é obrigatório.

Após conferir os dados informados, clique em “Próximo” como ilustra a imagem abaixo.

Como tirar o Título de Eleitor pela internet

→ 5º passo: Escolha do local de votação.

Fique atento nesta etapa, pois é onde será escolhido o local em que o interessado irá votar, caso existam vagas disponíveis. Se no local que você escolher não houver vagas disponíveis, você será informado no momento em que comparecer ao Cartório Eleitoral para finalização do cadastro e recebimento do Título de Eleitor. Será neste momento  que o problema de falta de vagas disponíveis será sanado.

Dentre os locais listados, escolha o de sua preferência clicando no botão à esquerda do nome do local. Em seguida clique em “Próximo” para avançar para a próxima etapa.

Como tirar o Título de Eleitor pela internet

→ 6º passo: Escolha do local de atendimento.

Nesta etapa, escolha o local onde pretende finalizar o processo para tirar o Título de Eleitor. Serão listados os Cartórios Eleitorais do município escolhido. Selecione clicando no botão circular ao lado no nome do Cartório Eleitoral de sua preferência e clique em “Próximo”.

Como tirar o Título de Eleitor pela internet

→ 7º passo: Confirmação dos dados.

Confira se os dados estão corretos e clique em “Confirmar”.

Como tirar o Título de Eleitor pela internet

→ 8º passo: Conclusão e impressão do requerimento.

Pronto! O sistema irá gerar o número de protocolo e o seu pré-cadastro na Justiça Eleitoral está concluído. Clique no botão no rodapé da página para imprimir o requerimento.

Como tirar o Título de Eleitor pela internet

→ 9º passo: Apresentação no Cartório Eleitoral escolhido no pré-cadastro.

Agora, basta o solicitante se apresentar no local de atendimento escolhido (Cartório Eleitoral) e levar consigo o documento impresso com o número do protocolo e também os documentos necessários para a confirmação dos dados cadastrais. Se tudo estiver correto, você receberá o Título de Eleitor e estará apto a participar do processo eleitoral Brasileiro.

Atenção:
Após a conclusão do requerimento (passo nº 8), você deverá se apresentar no local de atendimento escolhido dentro de 5 dias corridos para concluir todo o processo para Tirar o Título de Eleitor. Caso você não se apresente o sistema automaticamente irá excluir todo o pré-cadastro. Caso isto ocorra, todo o processo de pré-cadastramento deverá ser repetido.

 

Fonte:

  • Tribunal Superior Eleitoral

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432 Comentários

  1. Na primeira etapa aparece que a minha data de nascimento é invalida

    • Bianca,

      Verifique se está inserindo a data como pede o formulário. Sugerimos que tente com outro navegador de internet atualizado também. Caso ainda não consiga a inserção dos dados, não se preocupe, pois isto será efetuado no atendimento no Cartório Eleitoral. Agradecemos o seu contato Bianca. GuiaDocumentos.

  2. Boa noite!
    Moro na cidade de SAO JOSE DO RIO PRETO, e quando chego na etapa de local de atendimento, não aparece opcao em minha cidade!!!!! sendo que tem cartório aqui

    • Nicoli,

      Pode ser um erro do sistema. Sugerimos que você utilize um outro navegador de internet, atualizado. Caso ainda não apareça o local, não se preocupe, pois o sistema Título Net é apenas para inserir dados antecipadamente, não sendo uma etapa obrigatória. No seu caso, se for necessário, sugerimos que você compareça ao Cartório Eleitoral (Ou entre em contato via telefone), e questione se é necessário agendar atendimento para solicitação do Título de eleitor. Para acessar os dados dos cartórios eleitorais em São José do Rio Preto, acesse http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/consulta-a-zonas-eleitorais-pelo-endereco, e verifique qual fica mais próximo da sua residência.
      Esperamos que consiga a emissão do seu documento Nicoli, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  3. VINICIUS DA ROCHA MARTINS

    no caso de 2 via do titulo o procedimento tambem pode ser feito on-line ?

    • Vinícius,

      Segundo a Resolução TSE n° 21.538/2003, a segunda via deverá ser requerida diretamente no cartório eleitoral, se a segunda via do título em questão for por motivo de perda, extravio, furto, roubo ou dano ao documento. Ou seja, só é possível pelo Título Net, se for para atualizar dados. Para informações sobre a necessidade de agendar o atendimento no cartório eleitoral onde está registrado, Vinícius, sugerimos que você entre em contato com o mesmo via telefone, e questione. Agradecemos o seu contato. Guiadocumentos.

  4. Fiz tudo e salvei. Agora só ir na opção que marquei, dentro desses 5 dias? Ou entro em contato, algo assim pra agendar um dia exato?

    • Sara,

      Após o cadastramento, você deverá comparecer ao cartório eleitoral onde escolheu ser atendida, em até 05 dias. Para o atendimento no Cartório Eleitoral escolhido no seu processo de cadastramento, você deve verificar com o mesmo, se é necessário agendar o atendimento, pois alguns cartórios exigem que seja agendado um horário para atendimento (Você pode fazer isto por telefone mesmo).
      Agradecemos o seu contato Sara. GuiaDocumentos.

  5. Se eu fizer hj, pego o título amanhã já?

    • Erick,

      Você receberá o título na data que conseguir agendar o seu atendimento no Cartório Eleitoral (Que pode ser no dia posterior ao agendamento, ou mais adiante. Dependerá da demanda pelo serviço). Agradecemos o seu contato Erick. GuiaDocumentos.

  6. Obrigado , consegui fazer com sucesso.

    • Henrique,

      Ficamos felizes em saber que o conteúdo do artigo o ajudou iniciar o requerimento do seu documento de eleitor. Agradecemos o seu contato Henrique. GuiaDocumentos.

  7. não possuo nenhuma Ocupação principal, oq colocar ?

    • Victor,

      Se o sistema não permitir que o campo fique sem indicação, você pode indicar que é estudante. Agradecemos o seu contato Victor. GuiaDocumentos.

  8. CAUÊ FERREIRA DOS SANTOS

    bom fiz tudo certo mas quando chega escolha a unidade da justiça eleitoral onde deseja finalizar o atendimento: minha cidade não aparece oque devo fazer moro em Guarujá!

    • Cauê,

      Se você não consegue inserir seus dados, não se preocupe, este procedimento é apenas para adiantar o processo, que será finalizado no Cartório Eleitoral responsável pela sua área de residência. Neste caso, você pode entrar em contato com o cartório eleitoral responsável pela sua área de residência (Por telefone), e agendar um horário para atendimento (entre em contato via telefone, e verifique se é necessário agendar um atendimento). Os dados dos cartórios eleitorais do Guarujá (http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/consulta-a-zonas-eleitorais-pelo-endereco), são:

      “212ª zona eleitoral – GUARUJÁ
      Cartório eleitoral
      Endereço Rua Washington, 473
      Bairro Vila Maia
      Cidade GUARUJA
      CEP 11410-150
      Localizada no Fórum NÃO
      Telefone (0xx13) 33862000/33557086/33863211
      Fax 33863211/33557086
      Horário de Atendimento 12:00 às 18:00
      Chefe CLÁUDIA FAGUNDES THEODORO FRIEDMAN
      Juiz GUSTAVO GONÇALVES ALVAREZ

      310ª zona eleitoral – GUARUJÁ
      Cartório eleitoral
      Endereço Avenida Santos Dumont, 689
      Bairro Sitio Paecará
      Cidade GUARUJA
      CEP 11460-001
      Localizada no Fórum NÃO
      Telefone (0xx13) 3352 1427 /3341 5169/3352 4736
      Fax 3352-4736
      Horário de Atendimento 12:00 às 18:00
      Chefe RAINIER BELOTTO PLAWIAK
      Juiz ALEXANDRE DAS NEVES”

      Agradecemos o seu contato Cauê. GuiaDocumentos.

  9. Diego Almeida Silva Salles

    Depois que terminei de preencher tudo eu havia salvado o link que eles mandam o número do protocolo, pensado que daria para imprimir mais tarde, mas eu perdi o número de protocolo, e agora?

    • Diego,

      O pré cadastramento online é apenas para adiantar com a inserção antecipada de dados. Ao ir ao cartório eleitoral, seus dados e documentos serão checados, e caso não seja encontrado seu pré cadastro, pelo seu nome, o atendente fará novamente a inserção de seus dados, por isto não se preocupe. Caso deseje, faça uma nova inserção de dados após 05 dias, pois após este prazo, o pré cadastro efetuado será cancelado pelo sistema (Não se esqueça de verificar, se no cartório eleitoral que você irá, é necessário agendar o atendimento, além de levar todos os documentos exigidos para a efetuação do cadastro).
      Agradecemos o seu contato Diego. GuiaDocumentos.

  10. gostaria de saber se nesse primeiro momento ja e gerado o numero do titulo de eleitor

    • Marcela,

      Nesse passo, online, apenas para inserção antecipada de dados. Sugerimos que você contate (por telefone mesmo), o Cartório eleitoral onde efetuará o seu atendimento, caso deseje mais informações. Agradecemos o seu contato Marcela. GuiaDocumentos.

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