Como tirar o Título de Eleitor pela internet em 9 simples passos

O sistema Título Net possibilita agilidade para o cidadão tirar o Título de Eleitor, uma vez que todo o cadastro dos dados pessoais é feito pelo próprio cidadão pela internet, sem sair de casa.

COMO FUNCIONA?

O cidadão que se enquadra no perfil de eleitor (confira aqui se você já pode votar) fará um pré-cadastro pela internet, fornecendo seus dados pessoais e informando o seu domicílio eleitoral (onde irá votar) de preferência.

Após o cadastramento, o sistema fornecerá um número de protocolo, o qual deverá ser apresentado no Cartório Eleitoral da sua comarca de votação para fazer a retirada do Título de Eleitor.

Aprenda como tirar o título de eleitor pela internet

O procedimento é totalmente feito pela internet?

Não. É importante esclarecer que o esse procedimento não é 100% online, isto é, você deverá finalizá-lo pessoalmente no Cartório Eleitoral escolhido no momento do cadastramento online.

Vou receber o Título de Eleitor pelo correio?

Não. Feito o procedimento através do sistema Título Net, você deverá finalizar o cadastro no Cartório Eleitoral escolhido para atendimento. É lá que irão lhe entregar o Título de Eleitor após a conferência dos dados cadastrados

Algumas notas importantes:

► Feito o pré-cadastro pela internet, o documento deverá ser retirado em até 5 dias.  Após esse prazo, o processo de pré-cadastramento será anulado automaticamente pelo sistema.

►Alguns Cartórios eleitorais podem exigir agendamento prévio para atendimento. Verifique se isto é necessário no Cartório eleitoral onde pretende ser atendido.

► Não será possível a impressão do Título de Eleitor pela internet, o mesmo deverá ser retirado pessoalmente pelo eleitor na sede do Cartório Eleitoral da sua comarca escolhida para votação.

► Caso haja multas eleitorais a serem pagas, o sistema emitirá as guias para recolhimento do valor na rede bancária. Apresentar o comprovante no Cartório Eleitoral quando for retirar o documento.

► Em caso de perda no número de protocolo, comparecer no cartório eleitoral do seu domicílio eleitoral escolhido com os documentos acima, que a sua solicitação será encontrada.

► Caso exista pendência não passível de quitação por meio de multa, o sistema não poderá ser utilizado, devendo o eleitor comparecer no Cartório Eleitoral com a documentação necessária para regularização.

Esse procedimento online também serve para os casos de necessidade de alteração do nome no Título de Eleitor, como nos casos de casamentos, divórcios ou mudanças de nome. Inclua na lista de documentos necessários a Certidão de Casamento caso o intuito seja a alteração para nome de casada. Em caso de divórcio, levar a Certidão de Casamento com a respectiva averbação.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR PELA INTERNET

Abaixo segue a lista dos documentos necessários para tirar o Título Eleitoral pela internet. Devem ser apresentados no Cartório Eleitoral para a comprovação dos dados.

PASSO A PASSO: COMO TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR PELA INTERNET

→ 1º passo: Acessar o sistema Título Net pelo link: clique aqui.

→ 2º passo: Preencher o formulário de identificação.

No primeiro campo “Título de Eleitor” escolha a opção “Não tenho”.

Atenção: Esta opção deverá ser selecionada caso você não tenha o Título de Eleitor. As outras opções são destinadas para alteração de dados cadastrais ou mudança de domicílio eleitoral.

Em seguida, preencher o formulário com os dados do interessado:

  • Nome –  preencher com o nome completo e sem abreviações;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe – completo e sem abreviações. Selecionar “Não consta/Em branco” caso seja desconhecido.
  • Nome do pai – completo e sem abreviações. Selecionar “Não consta/Em branco” caso seja desconhecido.

Após digitar os caracteres de segurança e conferir se os dados estão corretos, clique em “Confirmar” como mostra a imagem.

Como tirar o Título de Eleitor pela internet

→ 3º passo:  Preencher o formulário “Dados Pessoais”.

Nesta etapa será necessário informar dados pessoais do interessado.

Como preencher o formulário:

  • Documento de identificação – escolha o documento a ser informado, bem como número e órgão expedidor. São aceitos:
    • RG;
    • Carteira de Trabalho;
    • Carteira Profissional (OAB, CRM, CRP, CRECI, etc);
    • Certidão de Nascimento;
    • Certidão de Casamento;
  • CPF – informar o número do CPF, se possuir – não é obrigatório.
  • Estado Civil – solteiro, casado, viúvo, separado ou divorciado;
  • Sexo;
  • UF de nascimento – Estado em que nasceu o interessado;
  • Município do Nascimento – cidade em que nasceu o interessado;
  • Grau de instrução – informar o grau de instrução do interessado;
  • Ocupação principal – escolher dentre as opções;
  • Possui irmão(ã) gêmeo(a)? – Responder sim ou não;
  • Portador de necessidades especiais? – Responder sim ou não;
  • Deseja ser mesário voluntário? – Responder sim caso queira trabalhar de mesário nas eleições.

Após confirmar os dados informados, clicar em “Próximo”.

Como tirar o Título de Eleitor pela internet

→ 4º passo: Preencher o formulário com o endereço do interessado.

  • CEP: Inserir o Código de Endereçamento Postal da cidade onde reside o interessado. Após inserir o CEP, o sistema irá automaticamente preencher os campos UF e Município. Verifique se estão corretos. Caso não saiba qual o CEP de onde reside, acesse o site dos Correios e efetue a busca.
  • Bairro: Informar nome do bairro onde reside o interessado.
  • Logradouro: Endereço de onde reside o interessado.
  • Número: Número da residência.
  • Complemento: preencher se houver.
  • Tempo de domicílio neste município: Informar o tempo em que reside no município acima informado.
  • Telefone: opcional – não é obrigatório.

Após conferir os dados informados, clique em “Próximo” como ilustra a imagem abaixo.

Como tirar o Título de Eleitor pela internet

→ 5º passo: Escolha do local de votação.

Fique atento nesta etapa, pois é onde será escolhido o local em que o interessado irá votar, caso existam vagas disponíveis. Se no local que você escolher não houver vagas disponíveis, você será informado no momento em que comparecer ao Cartório Eleitoral para finalização do cadastro e recebimento do Título de Eleitor. Será neste momento  que o problema de falta de vagas disponíveis será sanado.

Dentre os locais listados, escolha o de sua preferência clicando no botão à esquerda do nome do local. Em seguida clique em “Próximo” para avançar para a próxima etapa.

Como tirar o Título de Eleitor pela internet

→ 6º passo: Escolha do local de atendimento.

Nesta etapa, escolha o local onde pretende finalizar o processo para tirar o Título de Eleitor. Serão listados os Cartórios Eleitorais do município escolhido. Selecione clicando no botão circular ao lado no nome do Cartório Eleitoral de sua preferência e clique em “Próximo”.

Como tirar o Título de Eleitor pela internet

→ 7º passo: Confirmação dos dados.

Confira se os dados estão corretos e clique em “Confirmar”.

Como tirar o Título de Eleitor pela internet

→ 8º passo: Conclusão e impressão do requerimento.

Pronto! O sistema irá gerar o número de protocolo e o seu pré-cadastro na Justiça Eleitoral está concluído. Clique no botão no rodapé da página para imprimir o requerimento.

Como tirar o Título de Eleitor pela internet

→ 9º passo: Apresentação no Cartório Eleitoral escolhido no pré-cadastro.

Agora, basta o solicitante se apresentar no local de atendimento escolhido (Cartório Eleitoral) e levar consigo o documento impresso com o número do protocolo e também os documentos necessários para a confirmação dos dados cadastrais. Se tudo estiver correto, você receberá o Título de Eleitor e estará apto a participar do processo eleitoral Brasileiro.

Atenção:
Após a conclusão do requerimento (passo nº 8), você deverá se apresentar no local de atendimento escolhido dentro de 5 dias corridos para concluir todo o processo para Tirar o Título de Eleitor. Caso você não se apresente o sistema automaticamente irá excluir todo o pré-cadastro. Caso isto ocorra, todo o processo de pré-cadastramento deverá ser repetido.

 

Fonte:

  • Tribunal Superior Eleitoral

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432 Comentários

  1. Olá, Boa noite

    Por gentileza, pode me tirar uma dúvida ? Eu preciso apenas tirar a 2° via do título de eleitor, pois quando eu fiz alistamento no exército, o “Souza” do meu nome estava com Z, e no restante dos meus registros estavam “Sousa”, e assim mantive até hoje apenas o título de eleitor com esse erro, já que todos os outros eu já refiz. Como proceder na tirar a 2° via ?

    • Jaderson,

      Para atualizar seus dados e requerer a segunda via do seu documento de eleitor, basta que você dirija-se ao cartório eleitoral onde está registrado (ou ao mais próximo), e faça a solicitação. Somente verifique a necessidade de agendar o atendimento no cartório, antes de deslocar-se ao local (por telefone mesmo). Agradecemos o seu contato Jaderson. GuiaDocumentos.

  2. Celeste Moreire de Araújo

    Posso tirar o título com a Certidão De Nascimento e com a Carteira De Identidade .

    • Celeste,

      Documentos aceitos pelo TRE para a identificação e cadastro como eleitor:

      “Documentos
      1. Documento de identificação original. Podem ser aceitos:

      RG.
      Certidão de Nascimento (se solteiro) ou de Casamento.
      Carteira de Trabalho e Previdência Social.
      Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional (OAB, CRM, CREA etc).
      Passaporte, desde que contenha todos os dados necessários à qualificação do requerente, inclusive a filiação.
      Atenção:

      Para requerer a 1ª via do título não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, por não conter dados de nacionalidade e naturalidade.

      2. Comprovante de residência – original, atualizado e em nome do eleitor. “

      Agradecemos o seu contato Celeste. GuiaDocumentos.

  3. 9º passo: Apresentação no Cartório Eleitoral escolhido no pré-cadastro.

    No meu eu coloquei o poupatempo tem algum Problema?
    e só ir la não precisa marcar agendamento ?

    • Renan,

      Se na página do TítuloNet consta o Poupatempo, como opção de escolha para atendimento, então não há problema em selecioná-lo (qualquer dúvida, entre em contato com o cartório eleitoral mais próximo de sua residência (via telefone mesmo), e questione. Agradecemos o seu contato Renan. GuiaDocumentos.

  4. eu preciso estar com a impressao do protocolo ou posso simplismente anotar?

    • Silvio,

      O documento impresso agiliza o processo. No entanto, mesmo sem o protocolo, o atendimento será localizado. Veja:

      ” Em caso de perda no número de protocolo, comparecer no cartório eleitoral do seu domicílio eleitoral escolhido com os documentos acima, que a sua solicitação será encontrada.”

      Desta forma, o número anotado também será localizado. Agradecemos o seu contato Sílvio. GuiaDocumentos.

  5. Posso tirar o título com a carteira de trabalho ou só com o RG?

    • Yara,

      Segundo o TRE-SP, são aceitos os seguintes documentos (Original), para requerimento da primeira via do título de eleitor:

      “3) Um dos documentos originais abaixo:

      Cédula de Identidade (RG) ou
      Certidão de Nascimento/Casamento ou
      Carteira de Trabalho e Previdência Social ou
      Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional (OAB, CRM, CREA, etc) ou
      Passaporte (este somente será aceito se contiver todos os dados necessários à qualificação, como nome, filiação, data de nascimento, naturalidade e nacionalidade).
      Atenção:não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por não conter nacionalidade/naturalidade.

      O documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), estar legível, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.”

      Segundo o texto, ambos documentos são aceitos. Agradecemos o seu contato Yara. GuiaDocumentos.

  6. ANDREIA CRISTINA SOBRAL NEVES

    FIZ A CONFIRMAÇÃO DE REQUERIMENTO PELA INTERNET PARA TIRAR O TITULO DE ELEITOR DO MEU FILHO QUE COMPLETA 18 ANOS EM 22/01/2018 E QUANDO VOU FAZER O AGENDAMENTO PARA RETIRAR O TITULO O SITE INFORMA QUE NÃO HÁ DATAS DISPONIVEIS NO UNICO POSTO DE ATENDIMENTO INDICADO. COMO PROCEDER?

    • Andreia,

      Sugerimos que você contate (via telefone), ou pessoalmente, o cartório eleitoral onde concluirá o pedido de emissão do título. Pessoalmente (ou via telefone), talvez seja possível agendar em horário de desistências, ou agendar para uma data posterior disponível. Agradecemos o seu contato Andreia. GuiaDocumentos.

  7. quando clico no link para ir fazer o pre atendimento eleitoral, não funciona abre a pagina do TSE mas não com a opção de preencher meus dados.

  8. Obrigada pelas informações, me ajudou bastante !!

  9. Boa tarde,
    A minha mãe fez meu pre cadastro pela Internet e sou menor (16 anos completos) , a minha irmã maior de idade(20 anos completos) pode ir comigo buscar o título ou só com um dos pais?

    Desde já agradeço

  10. Após clicar em confirmar na primeira etapa, a segunda etapa mostra um erro java e não aparece os campos para a continuação do requerimento, o que eu faço?

    • Luís,

      Sugerimos que você utilize um outro navegador de internet atualizado. Talvez o problema seja no servidor do TRE. Caso não consiga efetuar o pré-atendimento de forma alguma, não se preocupe, você poderá efetuar o seu requerimento no cartório eleitoral, sem problemas (Neste caso, entre em contato com o cartório responsável pela sua área de residência, e verifique a necessidade de agendamento prévio para atendimento no cartório eleitoral). Agradecemos o seu contato Luís. GuiaDocumentos.

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