O sistema Título Net possibilita agilidade para o cidadão tirar o Título de Eleitor, uma vez que todo o cadastro dos dados pessoais é feito pelo próprio cidadão pela internet, sem sair de casa.
COMO FUNCIONA?
O cidadão que se enquadra no perfil de eleitor (confira aqui se você já pode votar) fará um pré-cadastro pela internet, fornecendo seus dados pessoais e informando o seu domicílio eleitoral (onde irá votar) de preferência.
Após o cadastramento, o sistema fornecerá um número de protocolo, o qual deverá ser apresentado no Cartório Eleitoral da sua comarca de votação para fazer a retirada do Título de Eleitor.
O procedimento é totalmente feito pela internet?
Não. É importante esclarecer que o esse procedimento não é 100% online, isto é, você deverá finalizá-lo pessoalmente no Cartório Eleitoral escolhido no momento do cadastramento online.
Vou receber o Título de Eleitor pelo correio?
Não. Feito o procedimento através do sistema Título Net, você deverá finalizar o cadastro no Cartório Eleitoral escolhido para atendimento. É lá que irão lhe entregar o Título de Eleitor após a conferência dos dados cadastrados
Algumas notas importantes:
► Feito o pré-cadastro pela internet, o documento deverá ser retirado em até 5 dias. Após esse prazo, o processo de pré-cadastramento será anulado automaticamente pelo sistema.
►Alguns Cartórios eleitorais podem exigir agendamento prévio para atendimento. Verifique se isto é necessário no Cartório eleitoral onde pretende ser atendido.
► Não será possível a impressão do Título de Eleitor pela internet, o mesmo deverá ser retirado pessoalmente pelo eleitor na sede do Cartório Eleitoral da sua comarca escolhida para votação.
► Caso haja multas eleitorais a serem pagas, o sistema emitirá as guias para recolhimento do valor na rede bancária. Apresentar o comprovante no Cartório Eleitoral quando for retirar o documento.
► Em caso de perda no número de protocolo, comparecer no cartório eleitoral do seu domicílio eleitoral escolhido com os documentos acima, que a sua solicitação será encontrada.
► Caso exista pendência não passível de quitação por meio de multa, o sistema não poderá ser utilizado, devendo o eleitor comparecer no Cartório Eleitoral com a documentação necessária para regularização.
► Esse procedimento online também serve para os casos de necessidade de alteração do nome no Título de Eleitor, como nos casos de casamentos, divórcios ou mudanças de nome. Inclua na lista de documentos necessários a Certidão de Casamento caso o intuito seja a alteração para nome de casada. Em caso de divórcio, levar a Certidão de Casamento com a respectiva averbação.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR PELA INTERNET
Abaixo segue a lista dos documentos necessários para tirar o Título Eleitoral pela internet. Devem ser apresentados no Cartório Eleitoral para a comprovação dos dados.
- Documento de identificação civil – RG, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
- Para os homens, comprovante de quitação do Serviço Militar – Obrigatória a apresentação a partir de 30 de Junho do ano em que completar 18 anos;
- Comprovante de residência.
PASSO A PASSO: COMO TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR PELA INTERNET
→ 1º passo: Acessar o sistema Título Net pelo link: clique aqui.
→ 2º passo: Preencher o formulário de identificação.
No primeiro campo “Título de Eleitor” escolha a opção “Não tenho”.
Atenção: Esta opção deverá ser selecionada caso você não tenha o Título de Eleitor. As outras opções são destinadas para alteração de dados cadastrais ou mudança de domicílio eleitoral.
Em seguida, preencher o formulário com os dados do interessado:
- Nome – preencher com o nome completo e sem abreviações;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe – completo e sem abreviações. Selecionar “Não consta/Em branco” caso seja desconhecido.
- Nome do pai – completo e sem abreviações. Selecionar “Não consta/Em branco” caso seja desconhecido.
Após digitar os caracteres de segurança e conferir se os dados estão corretos, clique em “Confirmar” como mostra a imagem.
→ 3º passo: Preencher o formulário “Dados Pessoais”.
Nesta etapa será necessário informar dados pessoais do interessado.
Como preencher o formulário:
- Documento de identificação – escolha o documento a ser informado, bem como número e órgão expedidor. São aceitos:
- RG;
- Carteira de Trabalho;
- Carteira Profissional (OAB, CRM, CRP, CRECI, etc);
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF – informar o número do CPF, se possuir – não é obrigatório.
- Estado Civil – solteiro, casado, viúvo, separado ou divorciado;
- Sexo;
- UF de nascimento – Estado em que nasceu o interessado;
- Município do Nascimento – cidade em que nasceu o interessado;
- Grau de instrução – informar o grau de instrução do interessado;
- Ocupação principal – escolher dentre as opções;
- Possui irmão(ã) gêmeo(a)? – Responder sim ou não;
- Portador de necessidades especiais? – Responder sim ou não;
- Deseja ser mesário voluntário? – Responder sim caso queira trabalhar de mesário nas eleições.
Após confirmar os dados informados, clicar em “Próximo”.
→ 4º passo: Preencher o formulário com o endereço do interessado.
- CEP: Inserir o Código de Endereçamento Postal da cidade onde reside o interessado. Após inserir o CEP, o sistema irá automaticamente preencher os campos UF e Município. Verifique se estão corretos. Caso não saiba qual o CEP de onde reside, acesse o site dos Correios e efetue a busca.
- Bairro: Informar nome do bairro onde reside o interessado.
- Logradouro: Endereço de onde reside o interessado.
- Número: Número da residência.
- Complemento: preencher se houver.
- Tempo de domicílio neste município: Informar o tempo em que reside no município acima informado.
- Telefone: opcional – não é obrigatório.
Após conferir os dados informados, clique em “Próximo” como ilustra a imagem abaixo.
→ 5º passo: Escolha do local de votação.
Fique atento nesta etapa, pois é onde será escolhido o local em que o interessado irá votar, caso existam vagas disponíveis. Se no local que você escolher não houver vagas disponíveis, você será informado no momento em que comparecer ao Cartório Eleitoral para finalização do cadastro e recebimento do Título de Eleitor. Será neste momento que o problema de falta de vagas disponíveis será sanado.
Dentre os locais listados, escolha o de sua preferência clicando no botão à esquerda do nome do local. Em seguida clique em “Próximo” para avançar para a próxima etapa.
→ 6º passo: Escolha do local de atendimento.
Nesta etapa, escolha o local onde pretende finalizar o processo para tirar o Título de Eleitor. Serão listados os Cartórios Eleitorais do município escolhido. Selecione clicando no botão circular ao lado no nome do Cartório Eleitoral de sua preferência e clique em “Próximo”.
→ 7º passo: Confirmação dos dados.
Confira se os dados estão corretos e clique em “Confirmar”.
→ 8º passo: Conclusão e impressão do requerimento.
Pronto! O sistema irá gerar o número de protocolo e o seu pré-cadastro na Justiça Eleitoral está concluído. Clique no botão no rodapé da página para imprimir o requerimento.
→ 9º passo: Apresentação no Cartório Eleitoral escolhido no pré-cadastro.
Agora, basta o solicitante se apresentar no local de atendimento escolhido (Cartório Eleitoral) e levar consigo o documento impresso com o número do protocolo e também os documentos necessários para a confirmação dos dados cadastrais. Se tudo estiver correto, você receberá o Título de Eleitor e estará apto a participar do processo eleitoral Brasileiro.
Atenção:
Após a conclusão do requerimento (passo nº 8), você deverá se apresentar no local de atendimento escolhido dentro de 5 dias corridos para concluir todo o processo para Tirar o Título de Eleitor. Caso você não se apresente o sistema automaticamente irá excluir todo o pré-cadastro. Caso isto ocorra, todo o processo de pré-cadastramento deverá ser repetido.
Fonte:
- Tribunal Superior Eleitoral
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peguei o protocolo do titulo mas perdi e faz muito tempo como faço pra tira um novo?
Cristina,
Verifique, por este link: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/situacao-eleitoral/titulo-e-local-de-votacao , como está a situação do seu título de eleitor. Se estiver regular, é só requerer a segunda via do documento. Caso esteja com pendências, você terá de dirigir-se ao cartório eleitoral onde está inscrita e resolver as pendências. Maiores informações, sobre a segunda via, você poderá obter por este link: http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/2a-via . Agradecemos a sua participação. GuiaDocumentos.
FUI NO SITE PRA VER A SITUAÇAO DO TITULO E PARECEU QUE MEU PROTOCOLO FOI CANCELADO, EU POSSO TIRAR UM NOVO ENTAO?
Após feito o pré-cadastro pelo site do TSE, é dado um prazo de 5 dias para terminar o procedimento pessoalmente no cartório eleitoral escolhido. Passado esse prazo o protocolo é cancelado mesmo. Agora você deverá fazê-lo novamente pelo sistema online ou presencialmente no cartório eleitoral mais próximo de sua residência.
Obrigado por participar Cristina.
Abraços.
GD
Olá!
O mesmo numero do protocolo gerado no pré-procedimento será do titulo original?
Deise,
Cremos que o protocolo consta o número do atendimento. Como se trata de normas internas de atendimento, é sugerível consulta com o cartório eleitoral (via telefone mesmo), para informação precisa. Agradecemos sua participação. GD.
Olá bom dia, bom eu tenho 19 anos e ainda não tenho titulo de eleitor, minha dúvida é se eu posso fazer esse pré-cadastramento pela internet e depois ir ate o cartório regulamentar minha situação, ou não é possível pelo fato de eu já está com 19 Anos?
Olá Thiago, poderá ser feito normalmente, no entanto, como o prazo para o alistamento já foi ultrapassado, o sistema emitirá o boleto para você pagar a multa pelo atraso. Leve este comprovante pago quando comparecer pessoalmente no cartório para conferência dos documentos e dados, dentro do prazo de 5 dias.
Agradecemos sua participação.
Forte abraço.
GD
Ok! então vou fazer o processo, muito obrigado!! resposta bem rapida.
Ok! então vou fazer o processo, muito obrigado!!
DESCULPE-ME EU QUIS DIZER CARTÓRIO ELEITORAL E NÃO TRIBUNAL.
OBRIGADA!
BOA TARDE!
ACESSEI O SITE E FIZ O PRE-ATENDIMENTO DO TITULO DE ELEITOR.
AGORA PRECISO IR ATE O TRIBUNAL PARA APRESENTAR OS DOCUMENTOS E RETIRAR O TITULO.
GOSTARIA DE SABER SE OUTRA PESSOA PODE LEVAR ESSES DOCUMENTOS E APRESENTA-LOS E PEGAR MEU TITULO? POIS TRABALHO E TENHO ATE DIA 09/02/15 PARA APRESENTAR ESSES DOCUMENTOS.
DESCULPE -ME EU QUIS DIZER CARTÓRIO ELEITORAL E NÃO TRIBUNAL.
OBRIGADA!
Olá Raquel,
Se não for necessário colher sua biometria, talvez haja essa possibilidade. Sugerimos que entre em contato com o Cartório Eleitoral escolhido no processo de pré-cadastramento e tire esta dúvida.
Um forte abraço e agradecemos sua participação.
GD
Preciso tirar o mas rápido possível meu título, tenho 19anos e ainda não tirei. Qual o procedimento mas rápido ???? E preciso agendar ? O tiro no mesmo dia ?
Olá Flávia, dirija-se ao Cartório Eleitoral mais próximo de sua casa, levando os documentos necessários listados acima. Se você optar por fazer o pré-cadastro pela internet, terá que se apresentar no cartório indicado para o funcionário confirmar todos os dados. É uma forma de agilizar o procedimento. Porém, se você optar por fazer diretamente no balcão, será feito o cadastramento de todos os dados na hora.
Em alguns cartórios eleitorais é preciso agendar o atendimento, por isso, orientamos você a ligar antes de ir para confirmar a necessidade do agendamento.
Acesse esse sistema (http://www.tse.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/pesquisa-a-zonas-eleitorais) e veja o endereço e telefone do cartório mais próximo de você.
Esperamos tê-la ajudado.
Forte abraço.
GD
Muito bom obrigado por todos esses esclarecimentos
Joanderson,
Somos nós quem agradecemos sua visita e sua participação. GuiaDocumentos.
eu tenho 19 anos e acho que terei que pagar a multa , gostaria de saber se a multa e muito cara ? o valor da multa e mais ou menos quanto ?
eu posso justificar o motivo de eu não ter tirado o meu titulo de eleitor quando eu tinha 18 anos ?
Obrigado.
Olá Sorento, compareça no Cartório Eleitoral mais próximo para fazer o alistamento eleitoral. Não se preocupe, pois o valor da multa não é alto. Não se esqueça dos documentos necessários:
Documento de identificação civil – RG, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
Para os homens, comprovante de quitação do Serviço Militar – Obrigatória a apresentação a partir de 30 de Junho do ano em que completar 18 anos;
Comprovante de residência.
Um grande abraço.
muito útil
Pedro Henrique,
Agradecemos suas palavras e sua participação. GuiaDocumentos.
fui tentar tirar o titulo de eleitor onlinne…mas o problema eh que sou de manicore e agora moro em manaus e nao da pra soliciatar o bairro aqui de manaus so tem o da minha cidade!me ajuda!!!por favor
Bom dia Sara, acesse este endereço (http://www.tse.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/pesquisa-a-zonas-eleitorais) e localize o cartório eleitoral mais próximo de sua residência. Veja o telefone e entre em contato, solicitando informações a respeito da zona eleitoral que seu atual bairro pertence.
Agradecemos sua participação.
Um grande abraço.