Modelo de Declaração de Pobreza

A declaração de pobreza é um documento assinado que tem o objetivo de comprovar que o signatário não tem condições de arcar com os custos do serviço pretendido sem causar prejuízo econômico para o seu próprio sustento ou de sua família.

Também é conhecido como atestado de pobreza ou declaração de hipossuficiência.

É usado, por exemplo, para o cliente ter acesso a Justiça Gratuita, isto é, invocar isenção de custas judiciais e honorários de sucumbência, bem como também obter a isenção da taxa de 2ª via do RG, solicitar documentos em repartições públicas, acesso a benefícios de ordem social, entre outros.

Dessa forma, a Declaração de Pobreza garante ao brasileiro de baixa renda o direito constitucional de acesso à Justiça, bem como a serviços sociais como o requerimento de documentos em repartições públicas.

RESPONSABILIDADES E SANÇÕES LEGAIS CABÍVEIS ÀQUELE QUE SE DECLARA POBRE

Declaração de Pobreza Garante Acesso a Justiça

A declaração de pobreza está prevista na lei 7.115/83, onde o artigo primeiro diz:

A declaração destinada a fazer prova de vida, residência, pobreza, dependência econômica, homonímia ou bons antecedentes, quando firmada pelo próprio interesse ou por procurador bastante, e sob as penas da Lei, presume-se verdadeira.

Porém, é importante informar que a declaração de pobreza e demais previstas na lei visam o benefício do cidadão brasileiro desprovido de recursos financeiros para custear determinado serviço ou demanda judicial, isto é, não deve ser usada para fins escusos.

É por isso que a própria lei exige que o declarante expressamente assuma a responsabilidade legal de declarar a verdade, como diz o artigo 3º da citada lei:

A declaração mencionará expressamente a responsabilidade do declarante.

É por tal motivo que é comum em processos judiciais o Juiz requisitar documentos como a Declaração Anual de Imposto de Renda para a comprovação da pobreza daquele que pobre se declarou.

MODELOS DE DECLARAÇÃO DE POBREZA


Modelo de Declaração de Pobreza Genérico

  • Este modelo de declaração de pobreza não é específico para determinado ato, porém possui um campo onde você deverá preencher com o nome do serviço pretendido, sendo assim um modelo bem versátil.

DECLARAÇÃO DE POBREZA

Eu,________________________________________________ de nacionalidade ________________, estado civil ______________________, profissão _____________________________________, RG nº _________________, CPF n° _________________, residente e
domiciliado(a) na _________________________________________________, no município de ____________________________, Estado de ____________, CEP _____________, sob minha responsabilidade legal , D E C L A R O, nos termos da Lei n° 7115/83, que sou pobre na acepção jurídica do termo, não dispondo de recursos para custear      ( descrição do serviço pretendido ) ______________________________________________________________________________________________________________________________ sem prejuízo do sustento próprio e da minha família.

O disposto é manifestação da verdade.

_________________, ____ de ______________ de 20___.
(Local e data)

_________________________________
(Assinatura)

Modelo de Declaração de Pobreza para acesso à Justiça Gratuita (Processos Judiciais)

Este modelo de declaração de pobreza é específico para ser utilizado em demandas judiciais, sendo ele regido pela Lei 1060/50.

Ele garante que o direito constitucional de acesso a Justiça seja garantido aos brasileiros hipossuficientes e também aos estrangeiros residentes que se encontrem nesta condição (Art. 2º).

O pedido normalmente é feito na petição inicial da ação com a declaração de pobreza anexa, seguindo para apreciação do Juiz.

A declaração de pobreza afirmada nos termos da Lei 1060/50 presume-se verdadeira até prova em contrário, tendo como sanção à falsa declaração provada o pagamento de dez vezes o valor das custas judiciais (Art. 4º, § 1º).

DECLARAÇÃO DE POBREZA

Eu,_____________________________________________________________ de nacionalidade ________________, estado civil ______________________, profissão ______________________________________________________, RG nº _________________, CPF n° _________________, residente e domiciliado(a) na _________________________________________________, no município de ____________________________, Estado de ____________, CEP _____________, D E C L A R O, para fins de acesso ao benefício da gratuidade de Justiça (Lei 1.060/50), que sou pobre na acepção jurídica do termo, não dispondo de recursos para custear as despesas e custas processuais desta demanda sem prejuízo do sustento próprio e da minha família. Assim, declaro ciência das sanções penais que estarei sujeito caso seja falsa a presente declaração firmada.

O que neste instrumento se declara é manifestação da verdade.

_________________, ____ de ______________ de 20___.
(Local e data)

_________________________________
(Assinatura)

Modelo de Declaração de Pobreza para casamento

Com este modelo, caso você não tenha condições financeiras de arcar com os custos do casamento, você poderá realizar o casamento civil sem custo algum. Para mais informações, leia o artigo na ConJur sobre decisão judicial que dá amparo ao casamento gratuito para os que se declaram pobres.

Atente-se que neste modelo, ambos os cônjuges deverão preencher a mesma declaração e assiná-la. Entregando um único documento no cartório.

  • Recomendamos o modelo sugerido pela ARPEN-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo), o qual você poderá acessá-lo pelo botão abaixo.

Acessar Modelo


Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos.

Você tem alguma sugestão para outro modelo a ser incluído no site? Não deixe de registrar seu comentário abaixo. Sua participação é muito importante. Até a próxima.

498 Comentários

  1. olá boa tarde…
    trabalhei numa empresa dois anos ,fiquei com problemas na coluna e tive que me afastar pelo inss fui operado e o inss me deu alta para voltar a trabalhar ,apos tres meses fui mandado embora e agora nenhuma empresa quer me contratar por eu ter operado a coluna ,neste caso não deveria o inss pelo menos me classificar como pcd ,acho que assim teria eu alguma oportunidade em algum lugar ….saberia como e onde posso procurar uma ajuda /orientação …obrigado

    • Aurismar,

      Lamentamos o fato. Sugerimos que você procure ajuda jurídica. Pode ser com um advogado de sua confiança, ou um defensor público (Não cobra honorários pelo atendimento). Agradecemos o seu contato, e desejamos boa sorte a você Aurismar. GuiaDocumentos.

  2. Recebi um apartamento na divisão de bens de uma união estável. Trabalho e ganho suficiente para os gastos mensais meu e de 2 filhas. Saiu o alvará e não tenho o dinheiro para fazer a documentação para o meu nome. És xisto ria um atestado de pobreza pra meu caso?

    • Jacqueline,

      Sugerimos que dirija-se à defensoria pública do seu município, para uma orientação correta sobre seu caso. Agradecemos o contato. GuiaDocumentos.

  3. Eu gostaria de sabe se se é uma pessoa que assina o atestado de Pobersa ou as duas pessoas

  4. miriam tais silva de paula

    Boa noite preciso de uma declaração de renda anual pra declarar hiposuficiencia e sou isenta o que faço pq a defensoria diz que é obrigatório ?
    O comprovante de situação cadastral no cpf substitui essa declaração ? Já que sou isenta

  5. Eu queria Tirar a segunda via do Rg Mas estou sem Trabalhar Faz uns Três Meses

    • Willian,

      Consulte o site do emissor do documento de identidade no seu estado, para informar-se sobre as regras para isenção da taxa de cobrança do serviço. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  6. eu queria saber como vou fazer pra pagar os iptu pois a divida esta mais de 4mil e meu marido tem 60anos e nao trabalha mais de cateira fixada ha mais de 16anos ele era motorista nao congue mais emprego so bico e nossa renda e so de uma filha que ganha um salario para 4 pessoas sendo pai,mae e irma de 14anos eu nunca trabalhei na vida o faço para saldar essa imtimaçao de divida q chegou em casa essa declaraçao de pobreza serve.

    • Linda,

      Sugerimos que você procure ajuda com o PROCON da sua cidade (Você também poderá procurar a defensoria pública, se for pertinente). Desejamos boa sorte a você, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  7. elem jariane cavalini da rosa

    ola boa tarde !
    eu sou desempregada nunca pude trabalhar por causa da epilepsia uso o gardenal a 13 anos e ninguem me da emprego pelo fato de eu usar o gardenal .. sou casada meu esposo ganha pouco temos um filho de 5 anos moramos de favor no quintal do meu pai nao pdemos nem ajudar na agua e na forca poq ele tem q arcas com as despesas de casa e comprar meus remedios eu tentei entrar para conseguir um beneficio ganhei td mais pelo fato de eu ter so 6 meses de contribuição nao consegui receber pq o inss recorreu .. ganhei td os autos tbm deram mais embargaram por causa desses 6 meses só eu gostaria q vcs me ajudasses com esse benefico q eu preciso muito para ajudar meu esposo …..

    • Olá Elem, podemos lhe ajudar com orientações. Primeiro, você já procurou a Assistência Social municipal para lhe cadastrarem nos programas de auxílio municipais e federais (Cadastro Único, Bolsa Família, etc)? Caso não tenha feito, procure informações e cadastre sua família. Para orientação e requerimento dos benefícios do INSS, como você relatou embaraços, orientamos você a procurar orientação de um advogado pela Defensoria Pública Municipal (atendimento totalmente gratuitos). O profissional irá analisar o seu caso e lhe orientar dos seus direitos, se for o caso, até tomará as providências para alcançar o que é seu de direito.
      Esperamos ter lhe ajudado.
      Forte abraço.

  8. FUI AO CARTORIO HOJE PARA ME CASAR LEVEI TODOS OS DOCUMENTOS CERTINHOS DUAS TESTEMUNHAS, POIS ERA O DIA QUE MINHA CERTIDAO QUE VEIO DE OUTRO ESTADO FARIA 90 DIAS DE EMITIDA, QUANDO MOSTREI O ATESTADO DE POBREZA NEM OLHARAM E NAO QUIZERAM DAR A ENTRADA, PEDIRAM MINHA CARTEIRA DE TRABALHO E A DO MEU FUTURO MARIDO, E FALARAM QUE TENHO QUE CONSEGUIR UM ATESTADO CARIMBADO E ASSINADO PELA ASSISTENTE SOCIAL DO MEU BAIRRO SENDO QUE PARA AQUELE DIA JA NAO DARIA MAS TEMPO E NO OUTRO DIA MINHA CERTIDAO IRIA VENCER ENTAO VOLTAMOS PRA CASA E AGORA NAO SEI A QUEM RECORRER QUE POSSA ME DAR UMA SOLUÇAO IMEDIATA

  9. Boa noite! Estou desempregada, e moro junto com meu noivo, porém ele é autônomo. Eu gostaria de saber se pelo fato de ele ser autônomo e declarar imposto, isso nos impede de ter o benefício do casamento gratuito?

  10. Boa tarde,

    A gratuidade se aplica apenas para casamentos realizados no cartório?
    Se precisar levar o juiz até o local do casamento não tem direito a nenhuma isenção?

    Obrigado.

    • Samuel, se for uma situação especial que requeira o deslocamento do juiz de paz e equipe, talvez você também consiga a extensão da gratuidade. Não temos certeza. Questione o cartório onde pretende se habilitar para o casamento.
      Esperamos ter ajudado.
      Forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.