A declaração de pobreza é um documento assinado que tem o objetivo de comprovar que o signatário não tem condições de arcar com os custos do serviço pretendido sem causar prejuízo econômico para o seu próprio sustento ou de sua família.
Também é conhecido como atestado de pobreza ou declaração de hipossuficiência.
É usado, por exemplo, para o cliente ter acesso a Justiça Gratuita, isto é, invocar isenção de custas judiciais e honorários de sucumbência, bem como também obter a isenção da taxa de 2ª via do RG, solicitar documentos em repartições públicas, acesso a benefícios de ordem social, entre outros.
Dessa forma, a Declaração de Pobreza garante ao brasileiro de baixa renda o direito constitucional de acesso à Justiça, bem como a serviços sociais como o requerimento de documentos em repartições públicas.
RESPONSABILIDADES E SANÇÕES LEGAIS CABÍVEIS ÀQUELE QUE SE DECLARA POBRE
A declaração de pobreza está prevista na lei 7.115/83, onde o artigo primeiro diz:
A declaração destinada a fazer prova de vida, residência, pobreza, dependência econômica, homonímia ou bons antecedentes, quando firmada pelo próprio interesse ou por procurador bastante, e sob as penas da Lei, presume-se verdadeira.
Porém, é importante informar que a declaração de pobreza e demais previstas na lei visam o benefício do cidadão brasileiro desprovido de recursos financeiros para custear determinado serviço ou demanda judicial, isto é, não deve ser usada para fins escusos.
É por isso que a própria lei exige que o declarante expressamente assuma a responsabilidade legal de declarar a verdade, como diz o artigo 3º da citada lei:
A declaração mencionará expressamente a responsabilidade do declarante.
É por tal motivo que é comum em processos judiciais o Juiz requisitar documentos como a Declaração Anual de Imposto de Renda para a comprovação da pobreza daquele que pobre se declarou.
MODELOS DE DECLARAÇÃO DE POBREZA
Modelo de Declaração de Pobreza Genérico
- Este modelo de declaração de pobreza não é específico para determinado ato, porém possui um campo onde você deverá preencher com o nome do serviço pretendido, sendo assim um modelo bem versátil.
DECLARAÇÃO DE POBREZA
Eu,________________________________________________ de nacionalidade ________________, estado civil ______________________, profissão _____________________________________, RG nº _________________, CPF n° _________________, residente e
domiciliado(a) na _________________________________________________, no município de ____________________________, Estado de ____________, CEP _____________, sob minha responsabilidade legal , D E C L A R O, nos termos da Lei n° 7115/83, que sou pobre na acepção jurídica do termo, não dispondo de recursos para custear ( descrição do serviço pretendido ) ______________________________________________________________________________________________________________________________ sem prejuízo do sustento próprio e da minha família.
O disposto é manifestação da verdade.
_________________, ____ de ______________ de 20___.
(Local e data)
_________________________________
(Assinatura)
Modelo de Declaração de Pobreza para acesso à Justiça Gratuita (Processos Judiciais)
Este modelo de declaração de pobreza é específico para ser utilizado em demandas judiciais, sendo ele regido pela Lei 1060/50.
Ele garante que o direito constitucional de acesso a Justiça seja garantido aos brasileiros hipossuficientes e também aos estrangeiros residentes que se encontrem nesta condição (Art. 2º).
O pedido normalmente é feito na petição inicial da ação com a declaração de pobreza anexa, seguindo para apreciação do Juiz.
A declaração de pobreza afirmada nos termos da Lei 1060/50 presume-se verdadeira até prova em contrário, tendo como sanção à falsa declaração provada o pagamento de dez vezes o valor das custas judiciais (Art. 4º, § 1º).
DECLARAÇÃO DE POBREZA
Eu,_____________________________________________________________ de nacionalidade ________________, estado civil ______________________, profissão ______________________________________________________, RG nº _________________, CPF n° _________________, residente e domiciliado(a) na _________________________________________________, no município de ____________________________, Estado de ____________, CEP _____________, D E C L A R O, para fins de acesso ao benefício da gratuidade de Justiça (Lei 1.060/50), que sou pobre na acepção jurídica do termo, não dispondo de recursos para custear as despesas e custas processuais desta demanda sem prejuízo do sustento próprio e da minha família. Assim, declaro ciência das sanções penais que estarei sujeito caso seja falsa a presente declaração firmada.
O que neste instrumento se declara é manifestação da verdade.
_________________, ____ de ______________ de 20___.
(Local e data)
_________________________________
(Assinatura)
Modelo de Declaração de Pobreza para casamento
Com este modelo, caso você não tenha condições financeiras de arcar com os custos do casamento, você poderá realizar o casamento civil sem custo algum. Para mais informações, leia o artigo na ConJur sobre decisão judicial que dá amparo ao casamento gratuito para os que se declaram pobres.
Atente-se que neste modelo, ambos os cônjuges deverão preencher a mesma declaração e assiná-la. Entregando um único documento no cartório.
- Recomendamos o modelo sugerido pela ARPEN-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo), o qual você poderá acessá-lo pelo botão abaixo.
Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos.
Você tem alguma sugestão para outro modelo a ser incluído no site? Não deixe de registrar seu comentário abaixo. Sua participação é muito importante. Até a próxima.
Ola,eu e minha há esposa trabalhos de carteira assinada,porém moramos de aluguel,e o que recebemos não dá quase pra nada… Gostaria de saber se posso levar a declaração de pobreza e se será aceita nesse caso ? Para dar entrada no casamento civil
Mysael, sim, você pode levar a declaração já pronta ou ainda se declarar pobre, que não tem condições de arcar com as despesas do casamento civil, perante o oficial do cartório, como assegura a lei.
Um forte abraço e tenha uma ótima semana.
Bom dia.
Preciso tirar 2º via da certidão de nascimento de minha filha. Onde e como faço para conseguir atestado de pobreza para esse fim?
Obrigada!
Olá Lígia, leia o artigo abaixo onde todo processo é explicado.
> Certidão de Nascimento – Aprenda a tirar a 1ª e 2ª via
Forte abraço
Gostaria de saber como é o modelo de declaração de pobreza para “faculdades” ou cursos técnicos?
Brenda, verifique se a instituição de ensino fornece um modelo padronizado. Caso contrário, utilize o modelo genérico logo acima.
Abraços.
Ola gostaria de sabe se consigo casar gratuitamente mesmo mei marido trabalhando
Karoll, difícil afirmar. É recomendável você questionar diretamente com o cartório onde pretende se casar. Caso não tenha o benefício aceito, procure orientação na Defensoria Pública local.
Forte abraço.
Bom dia
gostaria de saber como praceder para usa um atestado de pobreza direto no
cartorio para eu me divorciar sera que eu teria que autênticar a declaração
Julio, você pode levar uma declaração já preenchida ou se declarar pobre no cartório, onde lhe fornecerão a declaração. A lei 11.441 garante a gratuidade dos atos praticados para os que se declaram pobres (vide artigo 3º, parágrafo 3º da Lei 11.441/2007.)
Esperamos ter ajudado.
Forte abraço.
Boa Tarde ,fui motorista de táxi,8 anos e sai dessa profissão em 2013,fui para motorista de coletivo e 2015,fui mandado embora,resumindo fui procurar um outro emprego em outra empresa,fui enformado que minha carteira de habilitação estava suspensa,fui verificar na internet,e constatei que realmente a mesma estava suspensa desde janeiro de 2015,e nesse período ainda estava trabalhando como Motorista,talvez tenha sido esse motivo da minha dispensa,e esse processo de suspensão foi da época do táxi,pergunto,o Detran tem curso gratuito para aquela pessoa que não tem condições de pagar,Detran aceita atestado de pobreza dada pela defensoria pública.
Olá Paulo, as regras de isenções e as condições exigidas para ser beneficiado são definidas pelo Detran do seu Estado. Questione na unidade mais próxima que irão lhe informar todas as informações necessárias que você necessita.
Esperamos ter ajudado.
Forte abraço.
Olá, gostaria de tirar a segunda via do Rg. Qual seria o procedimento? Ir ate o Sac com a declaração em mãos ou até a defensoria publica primeiro?
Olá Suzete, em primeiro lugar, verifique junto ao posto emissor do RG em seu Estado as regras de isenção para os declarados pobres (varia de Estado para Estado). A unidade irá orientar sobre o que deve ser apresentado para obter o documento.
Esperamos ter ajudado em sua dúvida.
Grande abraço
Sobre o casamento civil gratuito (com declaração de pobreza) eu sendo solteira mas o meu noivo Divorciado, ainda assim podemos fazer o casamento gratuito? Mesmo ele já tendo uma certidão de casamento averbada?
O Cartório em questão é que irá fazer as verificações das condições.
Forte abraço!
Olá gostaria de saber se posso obter Escritura de estado civil gratuito? Eu preciso dessa escritura para me casar no exterior mas não tenho condições financeiras de pagar pois o cartório me cobrou 209,85 reais.
Viviane,
Sugerimos que você procure ajuda com a defensoria pública do seu município. Desejamos boa sorte e agradecemos o contato. GuiaDocumentos.
Olá, boa tarde. Eu quero saber se o atestado de pobreza pode ser usado para processos de aquisição de nacionalidade.
Lucília,
Processos de analises administrativas para requerer determinada nacionalidade tem custos. Desta forma, cremos que não deve ser aceito. No entanto, você deve confirmar isto com a Embaixada/Consulado em questão, pois cada país pode ter políticas diferentes para determinados casos, e as informações são restritas. Agradecemos o contato Lucília. GuiaDocumentos.