Modelo de Declaração de Pobreza

A declaração de pobreza é um documento assinado que tem o objetivo de comprovar que o signatário não tem condições de arcar com os custos do serviço pretendido sem causar prejuízo econômico para o seu próprio sustento ou de sua família.

Também é conhecido como atestado de pobreza ou declaração de hipossuficiência.

É usado, por exemplo, para o cliente ter acesso a Justiça Gratuita, isto é, invocar isenção de custas judiciais e honorários de sucumbência, bem como também obter a isenção da taxa de 2ª via do RG, solicitar documentos em repartições públicas, acesso a benefícios de ordem social, entre outros.

Dessa forma, a Declaração de Pobreza garante ao brasileiro de baixa renda o direito constitucional de acesso à Justiça, bem como a serviços sociais como o requerimento de documentos em repartições públicas.

RESPONSABILIDADES E SANÇÕES LEGAIS CABÍVEIS ÀQUELE QUE SE DECLARA POBRE

Declaração de Pobreza Garante Acesso a Justiça

A declaração de pobreza está prevista na lei 7.115/83, onde o artigo primeiro diz:

A declaração destinada a fazer prova de vida, residência, pobreza, dependência econômica, homonímia ou bons antecedentes, quando firmada pelo próprio interesse ou por procurador bastante, e sob as penas da Lei, presume-se verdadeira.

Porém, é importante informar que a declaração de pobreza e demais previstas na lei visam o benefício do cidadão brasileiro desprovido de recursos financeiros para custear determinado serviço ou demanda judicial, isto é, não deve ser usada para fins escusos.

É por isso que a própria lei exige que o declarante expressamente assuma a responsabilidade legal de declarar a verdade, como diz o artigo 3º da citada lei:

A declaração mencionará expressamente a responsabilidade do declarante.

É por tal motivo que é comum em processos judiciais o Juiz requisitar documentos como a Declaração Anual de Imposto de Renda para a comprovação da pobreza daquele que pobre se declarou.

MODELOS DE DECLARAÇÃO DE POBREZA


Modelo de Declaração de Pobreza Genérico

  • Este modelo de declaração de pobreza não é específico para determinado ato, porém possui um campo onde você deverá preencher com o nome do serviço pretendido, sendo assim um modelo bem versátil.

DECLARAÇÃO DE POBREZA

Eu,________________________________________________ de nacionalidade ________________, estado civil ______________________, profissão _____________________________________, RG nº _________________, CPF n° _________________, residente e
domiciliado(a) na _________________________________________________, no município de ____________________________, Estado de ____________, CEP _____________, sob minha responsabilidade legal , D E C L A R O, nos termos da Lei n° 7115/83, que sou pobre na acepção jurídica do termo, não dispondo de recursos para custear      ( descrição do serviço pretendido ) ______________________________________________________________________________________________________________________________ sem prejuízo do sustento próprio e da minha família.

O disposto é manifestação da verdade.

_________________, ____ de ______________ de 20___.
(Local e data)

_________________________________
(Assinatura)

Modelo de Declaração de Pobreza para acesso à Justiça Gratuita (Processos Judiciais)

Este modelo de declaração de pobreza é específico para ser utilizado em demandas judiciais, sendo ele regido pela Lei 1060/50.

Ele garante que o direito constitucional de acesso a Justiça seja garantido aos brasileiros hipossuficientes e também aos estrangeiros residentes que se encontrem nesta condição (Art. 2º).

O pedido normalmente é feito na petição inicial da ação com a declaração de pobreza anexa, seguindo para apreciação do Juiz.

A declaração de pobreza afirmada nos termos da Lei 1060/50 presume-se verdadeira até prova em contrário, tendo como sanção à falsa declaração provada o pagamento de dez vezes o valor das custas judiciais (Art. 4º, § 1º).

DECLARAÇÃO DE POBREZA

Eu,_____________________________________________________________ de nacionalidade ________________, estado civil ______________________, profissão ______________________________________________________, RG nº _________________, CPF n° _________________, residente e domiciliado(a) na _________________________________________________, no município de ____________________________, Estado de ____________, CEP _____________, D E C L A R O, para fins de acesso ao benefício da gratuidade de Justiça (Lei 1.060/50), que sou pobre na acepção jurídica do termo, não dispondo de recursos para custear as despesas e custas processuais desta demanda sem prejuízo do sustento próprio e da minha família. Assim, declaro ciência das sanções penais que estarei sujeito caso seja falsa a presente declaração firmada.

O que neste instrumento se declara é manifestação da verdade.

_________________, ____ de ______________ de 20___.
(Local e data)

_________________________________
(Assinatura)

Modelo de Declaração de Pobreza para casamento

Com este modelo, caso você não tenha condições financeiras de arcar com os custos do casamento, você poderá realizar o casamento civil sem custo algum. Para mais informações, leia o artigo na ConJur sobre decisão judicial que dá amparo ao casamento gratuito para os que se declaram pobres.

Atente-se que neste modelo, ambos os cônjuges deverão preencher a mesma declaração e assiná-la. Entregando um único documento no cartório.

  • Recomendamos o modelo sugerido pela ARPEN-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo), o qual você poderá acessá-lo pelo botão abaixo.

Acessar Modelo


Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos.

Você tem alguma sugestão para outro modelo a ser incluído no site? Não deixe de registrar seu comentário abaixo. Sua participação é muito importante. Até a próxima.

498 Comentários

  1. Como consigo este certificado para isentar a taxa do duda da segunda via da carteira de identidade?

    • Carolina,

      Sugerimos que você verifique com o órgão emissor do documento, quais são as regras para isenção de segunda via de emissão. Agradecemos o seu contato Carolina. Guiadocumentos.

  2. Boa tarde .gostaria de saber se o atestado de pobreza serve para que eu possa fazer uma transferência de veiculos..pois ja esta notificado em meu nome a mais de 3 meses .mas nao consegui emprego pra dar continuidade. .

    • Edgar,

      Sugerimos que solicite informações com o DETRAN da sua cidade, pois cremos não ser aceito. Agradecemos o seu contato Edgar. GuiaDocumentos.

    • Olá, gostaria de saber se a declaração de pobreza serve pra entrar em uma faculdade ? Pois quero cursar odontologia mas não tenho condições financeiras para pagar.

      • Joiciane,

        Sugerimos que você dirija-se ao CRAS do seu município, e verifique quais são os programas estudantis de ajuda do governo. Agradecemos o seu contato Joiciane. GuiaDocumentos.

  3. Tirando o Atestado de pobreza eu posso ter direito ao bolsa família??

    • Raimunda,

      Para verificar se tem direito ao benefício, você deve agendar um horário no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – da sua cidade, e passar por uma entrevista com a assistência social. Não esqueça de levar seus documentos. Agradecemos o seu contato Raimunda. GuiaDocumentos.

  4. fernanda lucia dos santos silva

    boa tarde gostaria de saber que ao fazer a minha declaracao de hipossuficiencia tenho que autentica la em cartorio

  5. Gostaria de saber se tem que ser preenchido a próprio punho ou pode ser imprimido o modelo e preencher só os espaços como o nome e os documentos.

  6. Gostaria de saber o que coloco no campo profissão, visto que estou desempregada. Aguardo resposta. Grata.

  7. Olá, Boa noite!

    Eu gostaria de saber se para preencher a declaração de pobreza para casamento exige um valor de renda mínima?

    Att Isaque

  8. ( descrição do serviço pretendido ) oq eu coloco aqui?

    • Sara,

      O modelo é de uso genérico. Descreva no campo em questão, o serviço para o qual você está requerendo gratuidade. Agradecemos o seu contato Sara. GuiaDocumentos.

  9. A declaração de pobreza deve ser escrita a mão ou pode ser redigida,preenchida e impressa?

  10. Olá, esse modelo serve para tirar a segunda via da certidão de nascimento, já que fui roubada e perdi todos os documentos? Estarei esperando a resposta, agradeço desde ja

    • Daniele,

      O modelo é de uso genérico. No entanto, você deve verificar com o cartório, quais são as regras para aceitação do pedido de gratuidade (Talvez seja necessário requerer pela defensoria pública, ou ser cadastrado em programas sociais do governo). Desejamos boa sorte a você Daniele, e agradecemos o seu contato. Guiadocumentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.