Modelo de Declaração de Pobreza

A declaração de pobreza é um documento assinado que tem o objetivo de comprovar que o signatário não tem condições de arcar com os custos do serviço pretendido sem causar prejuízo econômico para o seu próprio sustento ou de sua família.

Também é conhecido como atestado de pobreza ou declaração de hipossuficiência.

É usado, por exemplo, para o cliente ter acesso a Justiça Gratuita, isto é, invocar isenção de custas judiciais e honorários de sucumbência, bem como também obter a isenção da taxa de 2ª via do RG, solicitar documentos em repartições públicas, acesso a benefícios de ordem social, entre outros.

Dessa forma, a Declaração de Pobreza garante ao brasileiro de baixa renda o direito constitucional de acesso à Justiça, bem como a serviços sociais como o requerimento de documentos em repartições públicas.

RESPONSABILIDADES E SANÇÕES LEGAIS CABÍVEIS ÀQUELE QUE SE DECLARA POBRE

Declaração de Pobreza Garante Acesso a Justiça

A declaração de pobreza está prevista na lei 7.115/83, onde o artigo primeiro diz:

A declaração destinada a fazer prova de vida, residência, pobreza, dependência econômica, homonímia ou bons antecedentes, quando firmada pelo próprio interesse ou por procurador bastante, e sob as penas da Lei, presume-se verdadeira.

Porém, é importante informar que a declaração de pobreza e demais previstas na lei visam o benefício do cidadão brasileiro desprovido de recursos financeiros para custear determinado serviço ou demanda judicial, isto é, não deve ser usada para fins escusos.

É por isso que a própria lei exige que o declarante expressamente assuma a responsabilidade legal de declarar a verdade, como diz o artigo 3º da citada lei:

A declaração mencionará expressamente a responsabilidade do declarante.

É por tal motivo que é comum em processos judiciais o Juiz requisitar documentos como a Declaração Anual de Imposto de Renda para a comprovação da pobreza daquele que pobre se declarou.

MODELOS DE DECLARAÇÃO DE POBREZA


Modelo de Declaração de Pobreza Genérico

  • Este modelo de declaração de pobreza não é específico para determinado ato, porém possui um campo onde você deverá preencher com o nome do serviço pretendido, sendo assim um modelo bem versátil.

DECLARAÇÃO DE POBREZA

Eu,________________________________________________ de nacionalidade ________________, estado civil ______________________, profissão _____________________________________, RG nº _________________, CPF n° _________________, residente e
domiciliado(a) na _________________________________________________, no município de ____________________________, Estado de ____________, CEP _____________, sob minha responsabilidade legal , D E C L A R O, nos termos da Lei n° 7115/83, que sou pobre na acepção jurídica do termo, não dispondo de recursos para custear      ( descrição do serviço pretendido ) ______________________________________________________________________________________________________________________________ sem prejuízo do sustento próprio e da minha família.

O disposto é manifestação da verdade.

_________________, ____ de ______________ de 20___.
(Local e data)

_________________________________
(Assinatura)

Modelo de Declaração de Pobreza para acesso à Justiça Gratuita (Processos Judiciais)

Este modelo de declaração de pobreza é específico para ser utilizado em demandas judiciais, sendo ele regido pela Lei 1060/50.

Ele garante que o direito constitucional de acesso a Justiça seja garantido aos brasileiros hipossuficientes e também aos estrangeiros residentes que se encontrem nesta condição (Art. 2º).

O pedido normalmente é feito na petição inicial da ação com a declaração de pobreza anexa, seguindo para apreciação do Juiz.

A declaração de pobreza afirmada nos termos da Lei 1060/50 presume-se verdadeira até prova em contrário, tendo como sanção à falsa declaração provada o pagamento de dez vezes o valor das custas judiciais (Art. 4º, § 1º).

DECLARAÇÃO DE POBREZA

Eu,_____________________________________________________________ de nacionalidade ________________, estado civil ______________________, profissão ______________________________________________________, RG nº _________________, CPF n° _________________, residente e domiciliado(a) na _________________________________________________, no município de ____________________________, Estado de ____________, CEP _____________, D E C L A R O, para fins de acesso ao benefício da gratuidade de Justiça (Lei 1.060/50), que sou pobre na acepção jurídica do termo, não dispondo de recursos para custear as despesas e custas processuais desta demanda sem prejuízo do sustento próprio e da minha família. Assim, declaro ciência das sanções penais que estarei sujeito caso seja falsa a presente declaração firmada.

O que neste instrumento se declara é manifestação da verdade.

_________________, ____ de ______________ de 20___.
(Local e data)

_________________________________
(Assinatura)

Modelo de Declaração de Pobreza para casamento

Com este modelo, caso você não tenha condições financeiras de arcar com os custos do casamento, você poderá realizar o casamento civil sem custo algum. Para mais informações, leia o artigo na ConJur sobre decisão judicial que dá amparo ao casamento gratuito para os que se declaram pobres.

Atente-se que neste modelo, ambos os cônjuges deverão preencher a mesma declaração e assiná-la. Entregando um único documento no cartório.

  • Recomendamos o modelo sugerido pela ARPEN-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo), o qual você poderá acessá-lo pelo botão abaixo.

Acessar Modelo


Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos.

Você tem alguma sugestão para outro modelo a ser incluído no site? Não deixe de registrar seu comentário abaixo. Sua participação é muito importante. Até a próxima.

498 Comentários

  1. Boa noite ! Qual modelo preciso para tirar o primeiro, segundo, terceiro e quarto ofício ? E qual documentação ? Desde já agradeço !

    • Rodrigo,

      A declaração disponibilizada para download, é genérica, ou seja, é possível seu uso para a maioria dos propósitos. Sobre os requerimentos dos ofícios alegando hipossuficiência, você deve questionar no local onde irá fazer, se há um modelo específico exigido para a alegação em questão. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  2. caroline da silva ferreira

    Gostaria de saber ser eu posso fazer declaraco de pobresa em casa e nos dois assinar eu sozinha posso levar ao cartorio sozinha.

    • Caroline,

      Sugerimos que consulte o notário para informações precisas sobre os procedimentos para o qual necessita da apresentação da declaração de hipossuficiência. Talvez somente sua assinatura no documento seja necessária, a depender do uso pretendido. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.

  3. Olá, gostaria de saber se para fazer declaração de pobreza do casal, os dois devem estar desempregado ou apenas um pode estar.

    • Juliana,

      O atestado é uma mera declaração de que a pessoa em questão não esta possibilitada no momento de arcar com determinados custos (Como para justiça gratuita, emissão de documentos, casamento, etc.), sem causar prejuízo econômico para o seu próprio sustento ou de sua família. Não está ligado a estar desempregado ou não. A declaração é um compromisso declarado, por isso que a própria lei exige que o declarante expressamente assuma a responsabilidade legal de declarar a verdade, como diz o artigo 3º da Lei nº 7.115, de 29 de agosto de 1983: “Art. . 3º – A declaração mencionará expressamente a responsabilidade do declarante.” . Vale lembrar que declarações de hipossuficiência fraudulentas são punidas com o rigor da lei. Agradecemos seu contato juliana. GuiaDocumentos.

  4. Bom dia,

    Eu e meu marido não somos casados no civil, e queremos oficializar, porém moramos de aluguel, temos um filho pequeno e no momento só ele trabalha, e não temos condições de arcar com despesas nenhuma, queria saber se essa certidão serve também para casamento civil com fim religioso?

  5. Ola gostaria de saber se posso tirar segunda via da minha CNH com o atestado de pobreza

    • Bruno,

      O site do DETRAN, não cita nada a respeito. Cremos que como as taxas são pagas no sistema bancário, o órgão não aceita apresentações de Hipossuficiência para esses requerimentos. No entanto, como há leis em alguns estados que preveem gratuidade para documentos roubados (Se este for o seu caso) sugerimos que consulte o DETRAN mais próximo de você para certeza plena. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  6. boa tarde, por favor gostaria de saber onde eu levo a declaração de pobreza, do futuro casamento.E em algum lugar especial ou basta eu levar no próprio cartório onde vou me casar.
    Obrigada…

  7. Boa noite.

    gostaria de colocar minha filha de um aninho, para estudar em uma escola particular, porem o valor e muito alto entre 600 e 1200 reais meio perio e periodo integral respectivamente.
    E possivel conseguir bolsas de estudo emitindo um atestado de pobreza?

    • Eduardo,

      Políticas de bolsas de estudos, quantidade de vagas e descontos em instituições particulares, deve ser consultado diretamente com a instituição onde é pretendido matrícula. O atestado não garante nada nestas instituições, salvo aceitação pré-determinada estabelecida. Agradecemos seu contato Eduardo. GuiaDocumentos.

  8. Viviane Batista do Amaral

    GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA TER UMA DECLARAÇÃO DE POBREZA POIS NÃO TENHO COMO PAGAR UMA FACULDADE.
    COMO DEVO PROCEDER.

  9. Declaração de Pobreza tem que ser autenticada?

    • Janaína,

      Sugerimos que você dirija-se à defensoria pública do seu município (não cobra honorários pelo atendimento jurídico) e faça o requerimento pelo atendimento. O advogado irá instruir você sobre como proceder, para defender-se sobre este processo no juizado de pequenas causas. Desejamos boa sorte a você, e agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.