A declaração de pobreza é um documento assinado que tem o objetivo de comprovar que o signatário não tem condições de arcar com os custos do serviço pretendido sem causar prejuízo econômico para o seu próprio sustento ou de sua família.
Também é conhecido como atestado de pobreza ou declaração de hipossuficiência.
É usado, por exemplo, para o cliente ter acesso a Justiça Gratuita, isto é, invocar isenção de custas judiciais e honorários de sucumbência, bem como também obter a isenção da taxa de 2ª via do RG, solicitar documentos em repartições públicas, acesso a benefícios de ordem social, entre outros.
Dessa forma, a Declaração de Pobreza garante ao brasileiro de baixa renda o direito constitucional de acesso à Justiça, bem como a serviços sociais como o requerimento de documentos em repartições públicas.
RESPONSABILIDADES E SANÇÕES LEGAIS CABÍVEIS ÀQUELE QUE SE DECLARA POBRE
A declaração de pobreza está prevista na lei 7.115/83, onde o artigo primeiro diz:
A declaração destinada a fazer prova de vida, residência, pobreza, dependência econômica, homonímia ou bons antecedentes, quando firmada pelo próprio interesse ou por procurador bastante, e sob as penas da Lei, presume-se verdadeira.
Porém, é importante informar que a declaração de pobreza e demais previstas na lei visam o benefício do cidadão brasileiro desprovido de recursos financeiros para custear determinado serviço ou demanda judicial, isto é, não deve ser usada para fins escusos.
É por isso que a própria lei exige que o declarante expressamente assuma a responsabilidade legal de declarar a verdade, como diz o artigo 3º da citada lei:
A declaração mencionará expressamente a responsabilidade do declarante.
É por tal motivo que é comum em processos judiciais o Juiz requisitar documentos como a Declaração Anual de Imposto de Renda para a comprovação da pobreza daquele que pobre se declarou.
MODELOS DE DECLARAÇÃO DE POBREZA
Modelo de Declaração de Pobreza Genérico
- Este modelo de declaração de pobreza não é específico para determinado ato, porém possui um campo onde você deverá preencher com o nome do serviço pretendido, sendo assim um modelo bem versátil.
DECLARAÇÃO DE POBREZA
Eu,________________________________________________ de nacionalidade ________________, estado civil ______________________, profissão _____________________________________, RG nº _________________, CPF n° _________________, residente e
domiciliado(a) na _________________________________________________, no município de ____________________________, Estado de ____________, CEP _____________, sob minha responsabilidade legal , D E C L A R O, nos termos da Lei n° 7115/83, que sou pobre na acepção jurídica do termo, não dispondo de recursos para custear ( descrição do serviço pretendido ) ______________________________________________________________________________________________________________________________ sem prejuízo do sustento próprio e da minha família.
O disposto é manifestação da verdade.
_________________, ____ de ______________ de 20___.
(Local e data)
_________________________________
(Assinatura)
Modelo de Declaração de Pobreza para acesso à Justiça Gratuita (Processos Judiciais)
Este modelo de declaração de pobreza é específico para ser utilizado em demandas judiciais, sendo ele regido pela Lei 1060/50.
Ele garante que o direito constitucional de acesso a Justiça seja garantido aos brasileiros hipossuficientes e também aos estrangeiros residentes que se encontrem nesta condição (Art. 2º).
O pedido normalmente é feito na petição inicial da ação com a declaração de pobreza anexa, seguindo para apreciação do Juiz.
A declaração de pobreza afirmada nos termos da Lei 1060/50 presume-se verdadeira até prova em contrário, tendo como sanção à falsa declaração provada o pagamento de dez vezes o valor das custas judiciais (Art. 4º, § 1º).
DECLARAÇÃO DE POBREZA
Eu,_____________________________________________________________ de nacionalidade ________________, estado civil ______________________, profissão ______________________________________________________, RG nº _________________, CPF n° _________________, residente e domiciliado(a) na _________________________________________________, no município de ____________________________, Estado de ____________, CEP _____________, D E C L A R O, para fins de acesso ao benefício da gratuidade de Justiça (Lei 1.060/50), que sou pobre na acepção jurídica do termo, não dispondo de recursos para custear as despesas e custas processuais desta demanda sem prejuízo do sustento próprio e da minha família. Assim, declaro ciência das sanções penais que estarei sujeito caso seja falsa a presente declaração firmada.
O que neste instrumento se declara é manifestação da verdade.
_________________, ____ de ______________ de 20___.
(Local e data)
_________________________________
(Assinatura)
Modelo de Declaração de Pobreza para casamento
Com este modelo, caso você não tenha condições financeiras de arcar com os custos do casamento, você poderá realizar o casamento civil sem custo algum. Para mais informações, leia o artigo na ConJur sobre decisão judicial que dá amparo ao casamento gratuito para os que se declaram pobres.
Atente-se que neste modelo, ambos os cônjuges deverão preencher a mesma declaração e assiná-la. Entregando um único documento no cartório.
- Recomendamos o modelo sugerido pela ARPEN-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo), o qual você poderá acessá-lo pelo botão abaixo.
Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos.
Você tem alguma sugestão para outro modelo a ser incluído no site? Não deixe de registrar seu comentário abaixo. Sua participação é muito importante. Até a próxima.
Olá gostaria de saber se esse atestado de pobreza também serve para emancipação de menor?
Thais, você deve consultar o cartório de notas onde deseja lavrar a escritura de emancipação para informar-se quanto a possibilidade.
Forte abraço.
GD
Boa tarde!
A minha dúvida seria em relação à segunda via de certidão de nascimento .. Apresentando a declaração de baixa renda( ou atestado de pobreza , tanto faz ) ,eu fico isento de pagar a taxa para retirar a segunda via da mesma ?
Grato desde já pela atenção
Bruno, pode ser este modelo impresso ou mesmo uma declaração sua feito a mão dizendo que não possui meios para pagar a taxa da 2ª via da certidão de nascimento. O cartório também poderá informá-lo sobre isso.
Esperamos tê-lo ajudado.
Abraços.
Se eu baixar o modelo de casamento e autenticar junto com meu noivo, esse documento sera valido para dar entrada na certidão de casamento ou tenho que ir na denfensoria solicitar essa declaração ?
Com este modelo, caso você não tenha condições financeiras de arcar com os custos do casamento, você poderá realizar o casamento civil sem custo algum. Não precisa ser necessariamente uma declaração igual a esta que disponibilizamos, segundo decisão (link mais adiante) uma simples declaração de hipossuficiência basta (pode ser feita até manuscrita e assinada pelos noivos). Para mais informações, leia o artigo na ConJur (clique aqui) sobre decisão judicial que dá amparo ao casamento gratuito para os que se declaram pobres.
Esperamos ter ajudado.
Abraços.
GD
Gostaria de saber se com o atestado de pobreza eu consigo fazer faculdade gratuitamente.
Carolina, você conhece o programa FIES do governo Federal? Com ele você pode conseguir um financiamento de até 100% das mensalidades (caso preencha as condições socioeconômicas). Leia este artigo e se informe: Como funciona o FIES
Forte abraço. GD
A respeito do casamento gratuito, eu liguei para o cartório local e me informaram que para mim adquirir a declaração de pobreza eu deveria ir no Cras “tentar” pegar essa declaração e se eu conseguisse,levasse até o cartório pra vê se eles aceitava…o que eu faço?
Já como eu li no início dessa página fala que o cartório não pode impor dificuldades…obg aguardo resposta
Gean,
Se o cartório exigir muitos procedimentos, sugerimos que dirija-se à defensoria pública do seu município (Não cobra honorários pelo atendimento), e consulte um advogado para verificar se estes procedimentos podem ser considerados como imbróglios e empecilhos. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.
Moro com o pai da minha filha e vamos nos casar no civil e alterarei meu nome, mas a minha filha é registrada com meu nome de solteira, essa declaração serve para fazer a retificação na certidão de nascimento dela?
Marianny, a retificação no cartório é feita em caso de erro evidente, o que não é seu caso. Consulte o cartório de registro civil mais próximo para orientações. Caso seja necessário mover ação judicial para retificação, procure auxílio jurídico gratuito na Defensoria Pública de seu município.
Forte abraço.
GD
eu e meu noivo queremos casar, temos 2 meses de relacionamento tenho dirito a casar gratuito pois somos de baixa renda.
Miria,
Sugerimos que leia este artigo: http://www.guiadecasamento.com.br/cerimonia-e-festa/civil/casamento-civil-gratuito . Agradecemos seu contato Miria. GuiaDocumentos.
Olá quero saber como Faso pra casa do meu marido de graça obriado
Ana Cláudia, basta apresentar uma declaração simples de pobreza (pode usar a disponibilizada acima específica para casamento) no momento de dar entrada no processo de habilitação para o casamento civil no Cartório de Registro Civil mais próximo de você.
Agradecemos a participação.
Abraços. GD
Bom dia.
No artigo que vocês indicaram, fala que a Lei garante a gratuidade e que os cartórios não podem exigir formulários nem comprovantes para aceitar a Declaração de Pobreza.
Entretanto, na Declaração de Casamento(modelo que vocês disponibilizaram aqui), fala que a Declaração deve ser deferida por Juiz de Direito.
Se o cartório deve aceitar a Declaração, por qual motivo ela precisa ser deferida por Juiz de Direito?
Se sequer é exigível um modelo ou formulário pré-impresso, qual a necessidade de Deferimento por Juiz de Direito?
E acesso ao Juiz de Direito se daria por processo? Então é preciso entrar na Justiça, requerer a homologação da Declaração e depois ir no cartório?
Alessandra, pedimos desculpas primeiramente a você e aos leitores, pois nossa informação estava desatualizada. Não há necessidade de deferimento judicial, basta os nubentes apresentarem a declaração de pobreza no cartório para usufruírem do direito ao casamento gratuito. Para mais informações acesse o artigo da Conjur sobre a decisão da Corregedoria Nacional de Justiça. O artigo foi atualizado. Agradecemos seu questionamento e mais uma vez nos desculpamos.
Forte abraço. GD
Eu queria saber como faço para dah entrada com essa declaração di pobreza para casamento em cartorio
Emilly,
Você deve entrar em contato com o cartório ao qual irá proceder habilitação e verificar quais são as exigências, pois há cartórios que disponibilizam a declaração de hipossuficiência no próprio cartório, e você só precisa assinar, não sendo necessário levar a declaração já preenchida. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.
Olá, é possível apresentar o Atestado de Pobreza para ‘dar baixa’ em Cartório de Protestos? Regularizei uma dívida junto à Receita Federal, que já autorizou o Cartório a dar baixa, mas o cartório pediu pra eu pagar uma taxa de custas de 480 reais… Não tenho como pagar isso.
Esse atestado me dá o direito de “limpar meu nome”? Ou seja, esse cartório específico de protestos aceita o atestado?
Obrigado
Marcelo,
Não temos certeza. O que sugerimos a você é que busque informações com a defensoria pública do seu município (Não cobra honorários pelo atendimento), e verifique se existe gratuidade de justiça nestes casos. Agradecemos sua participação Marcelo e desejamos boa sorte a você. GuiaDocumentos.