Certamente um dia nós vamos precisar de um cartório, seja para obter a segunda via de um documento, para autenticação de documentos, registrar um imóvel, protestar um título, lavrar a Declaração de União Estável para oficializar a união, registrar um contrato e até mesmo para casar.
Cartórios são essenciais e muito importantes para a prestação de serviços ao cidadão e também para o bom funcionamento da máquina administrativa.
PRECISO DE UM CARTÓRIO. ONDE ENCONTRÁ-LO?
Se você ainda não fez essa pergunta a si mesmo; aguarde. Ela virá.
Existem milhares de cartórios espalhados pelo Brasil, no interior dos Estados não chegam a ser tantos para cada comarca, mas em certos centros urbanos como a capital paulista, existem a dezenas.
Diante disso, para facilitar a vida do cidadão brasileiro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou um sistema de busca específico para localizar os cartórios do Brasil.
Basta um dispositivo com acesso à internet para usar o sistema e localizar o cartório mais próximo de você, de forma rápida, prática e sem perda de tempo.
O sistema listará todos os cartórios localizados no município escolhido na busca, mostrando o tipo do cartório (notas, protesto, registro de imóveis, etc), o nome do tabelião responsável, endereço de email para contato, telefones e, é claro, o endereço atualizado.
► Se você precisa de informações sobre segunda via da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito, leia o artigo:
Agora, vem a parte fácil, siga o nosso passo a passo e aprenda a usar esse serviço para localizar o cartório mais próximo de você.
São apenas 3 passos. Confira.
PASSO A PASSO – COMO LOCALIZAR OS CARTÓRIOS DO BRASIL
Primeiro passo: Acessar o endereço eletrônico do Conselho Nacional de Justiça – Cadastro de Serviços Extrajudiciais (clique aqui);
Segundo passo: Clicar no link “Serventias Extrajudiciais (1). Depois, clicar no Estado onde se localiza o Cartório que se pretende descobrir o endereço (2). Em seguida, selecionar o município no menu que irá aparecer logo acima do mapa do Brasil (3). Após localizar o município, clique em “Pesquisar”.
Terceiro passo: Na próxima tela o sistema irá listar todos os cartórios existentes na comarca selecionada no passo n° 2. Agora ficou fácil. É só achar o cartório mais próximo de você e anotar o telefone, email ou endereço.
Filtragem por atribuição: Em algumas comarcas, como nas capitais dos Estados ou regiões metropolitanas, existem inúmeros cartórios. Para refinar a pesquisa, você pode restringir os resultados pela atribuição do cartório (4), isto reduzirá drasticamente o resultado da pesquisa.
Interessante que clicando no ícone da prancheta localizado na coluna “dados” (5), é possível visualizar informações específicas do cartório, como quem é o responsável pelo mesmo, o substituto e ainda até quanto é a arrecadação do cartório.
CONCLUSÃO
É muito mais rápido e prático utilizar esse serviço que perder tempo procurando em listas telefônicas ou em outro lugar, que podem ainda ser informações desatualizadas e lhe fornecer a informação incorreta, fazendo você perder seu tempo e dinheiro com ligações telefônicas equivocadas.
É bem provável que você nunca ouviu qualquer divulgação oficial sobre essa ferramenta.
Infelizmente no Brasil é assim, informações úteis para facilitar a vida do cidadão nem sempre chegam onde deveriam.
Ajude a difundir essa informação! Passe adiante!
Gostou desta dica? Compartilhe com seus amigos! Não deixe de participar dos comentários! Até a próxima!
ola me chamo cleusa…moro em chapeco sc…..meu companheiro esta preso na penitenciaria mas não posso visita lo sem a união estável……quanto custa e onde faço
Cleusa,
Orientamos a verificar com a unidade prisional se uma declaração simples de união estável (Apenas assinaturas dos cônjuges e testemunhas reconhecido firma em cartório) pode ser aceita, pois custará menos. Caso não seja aceita, você deverá ir ao cartório de notas mais próximo de você e registrar sua união estável através de escritura pública. O valor do documento, e os procedimentos quando de internos de unidades prisionais, você deverá pesquisar no cartório, pois mudam de estado para estado da federação. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.
Olá , Boa Tarde .. é que eu queria saber como eu faço pra mim tirar novamente minha certidão .. pois eu tenho que trocar .. eu fui registrado pelo meu pai que eu não era .. por isso eu preciso , para trocar todos os meus documentos .. mas a maternidade que eu nasci fecho … oque eu faço ?
Lucas Henrique,
Dirija-se ao cartório de registro civil mais próximo de você em seu município. O cartório proverá toda informação necessária a você. Agradecemos seu contato. GD.
Olá,
Estou precisando de orientação. Estou morando em SP e tentei tirar a 2ª da Certidão de Nascimento em minha cidade natal Irituia_PA, através do Cartório 24h. E para minha surpresa, fui informada que meu registro não consta nos Cratórios da cidade, sumiram com meu assento. Disseram que tenho que ir na Defensoria para que seja expedida liminar para o cartório emitir uma nova cretidão. Isso é verdedeiro? Por favor me ajudem.
Obrigada desde já,
Celita,
Provavelmente será necessário a instauração de uma “Ação de restauração de registro civil”. Para isto, você deverá procurar ajuda jurídica. Sugerimos a você que procure a defensoria pública do município (Não cobra honorários pelo atendimento) e consulte um advogado sobre como é a instauração da ação e sobre os documentos que você terá de apresentar para a apreciação judicial. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.
Preciso de uma nova certidão de nascimento,não consigo achar o CARTÓRIO DO ESCRIVÃO O.MACHADO, JORGE RODRIGUES DE MORAES, Avenida Adolfo Pinheiro 46 SÃO PAULO. Gostaria de saber se ainda existe esse cartório na minha certidão esta escrito ESCRIVÃO DE REGISTRO DE SANTO AMARO.Pois moro em OURO BRANCO MG e não tem como ir buscá-la..
Simone,
Verifique se os cartórios de MG já fazem parte do sistema de cartórios interligados (Pode ser por telefone mesmo, ao cartório de registro civil mais próximo da sua residência. Os dados podem ser obtidos por este link: http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/?d=consulta_extra&a=consulta_extra&f=formPrincipalExtrajudicial ). Em caso positivo, o cartório de MG terá competência para emissão de segunda via de documentos registrados em SP. Se caso os cartórios dos respectivos estados não fizerem parte, a opção fica por pedir a um parente ou conhecido que faça a requisição da segunda via no cartório em que seu amigo foi registrado, pois como são documentos públicos, qualquer pessoa poderá requerer a segunda via em nome do titular. Caso não haja conhecido ou parente que possa fazer a requisição, fica a opção de entrar em contato com o respectivo cartório, por telefone, e verificar se o mesmo envia cópias pelo correio mediante depósito em conta do cartório dos custos do serviço. Se todas essas opções não forem possíveis, fica a opção de usar os serviços de um cartório postal. No entanto, sugerimos que se esta opção for considerada, que se faça uma extensa pesquisa sobre a idoneidade do prestador do serviço em sites como o reclameaqui e procons, além de opiniões de usuários do serviço. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.
Preciso de um documento de união estável para visitar o namorado no presidio, como ele não está presente, não tem também sua certidão de nascimento, o que fazer, qual a declaração e como devo apresentar a este presidio ?
Ana Flávia,
Verifique com a unidade prisional qual é o documento exigido e se este pode ser lavrado em um cartório de notas. Qualquer dúvida, volte a entrar em contato. Agradecemos sua participação. GD.
QUE ARTIGO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 FALA SOBRE O CASAMENTO RELIGIOSO COM EFEITO, CIVIL, E SOBRE CUSTAS DE TAL CASAMENTO?
Francinaldo, vide art. 226 da Constituição e arts 1511 e seguintes do Código Civil.
Abraços.
Favor informar como proceder para o seguinte caso.
Um cidadão já falecido e durante os enviou dos documentos da viuva para requerer a aposentadoria foi descoberto que tinha mais um documento de união estavel com outra mulher.
É possível ter dois documentos de união estável oficial?
Grato
José, a princípio, a lei não proíbe, mas é preciso analisar seu caso de maneira correta. Não deixe de orientar os interessados a procurarem um advogado da área previdenciária para ajudá-los.
Agradecemos seu contato.
Forte abraço.
oi como faço para tirar a 2 via da cetidão de nascimento do municipio de paripiranga : estado da bahia, eu moro em santos [sp] se eu consigo tirar pela internet.aguardo resp: ajude-me agradeço
César,
Você pode usar os serviços de cartório postal. No entanto, sugerimos fortemente a você que pesquise sobre o serviço, antes de contratar, baseado em depoimentos de outros usuários. Cremos que a melhor opção financeira a você, seria pedir a um parente, ou conhecido, na sua cidade natal, que requisitasse a segunda via e o enviasse via correios a você para sua atual cidade. Obrigado por sua participação. GD.
preciso tirar a segunda via do meu titulo de eleitor ,o que faço?
Patrícia,
Dirija-se ao cartório eleitoral de sua cidade. Lembre-se que diferentemente de outras requisições, o serviço para requerer a segunda via do Título de Eleitor, em anos eleitorais, somente é suspensa 10 dias antes do primeiro turno eleitoral, quando a requisição for feita no cartório eleitoral da inscrição do eleitor, e 60 dias antes do primeiro turno, quando a requisição for feita em cartório eleitoral diferente daquele em que o eleitor foi inscrito. Veja mais informações acessando https://guiadocumentos.com.br/titulo-de-eleitor-1a-e-2a-via-aprenda-como-tirar/ . Obrigado por sua participação. GD.
eu tenho 17 anos moro sozinha meu pai faleceu e minha mãe mora longe e eu precisava me emancipação pra pode resolve a minha vida eu trabalho tenho uma renda física só que por n te nem um responsável n consigo faze nada como eu faço pra consegui a emancipação qual e a maneira mais rápida se eu me casar consigo,
espero a sua responta
Olá Paloma,
Sim, com o casamento civil feito você já automaticamente é emancipada, porém, para se casar antes de completar 18 anos, somente com autorização dos pais, o que faria você retornar ao problema inicial. Diante de seu caso, sugerimos que procure um advogado ou a Defensoria pública para que tomem as medidas judiciais para sua emancipação.
Agradecemos sua participação.
Abraços.