A Carteira de Identidade, também chamado de Registro Geral (RG), é o documento básico de identificação civil dos brasileiros natos e também dos brasileiros naturalizados.
É um documento muito importante que acompanha toda via do cidadão, sendo necessário sua apresentação para as mais variadas situações.
Frise-se que, em tese, o RG está com os dias contados.
Se você ainda não sabe, já está em vigor lei para implantação de um documento unificado de identificação pessoal nacional.
O novo RG será chamado de Registro de Identidade Civil ou RIC e está em fase de implantação.
Contudo, em 2017, o Governo Federal lançou outra proposta de documento de identificação, o DNI.
Este, por sua vez, será digital e poderá ser validado mediante leitura de QR Code.
A ideia é que o DNI substitua o RG, CPF, Título de Eleitor e a certidão de casamento e a certidão de nascimento.
Enquanto estes novos documentos não saem do papel, o “velho” RG ainda está em vigor.
Continue lendo este artigo para aprender sobre a Carteira de Identidade – RG:
- Onde tirar
- Quando tirar
- Documentos necessários
- Prazo de validade
- Custo de aquisição
- Prazo de entrega
- Como tirar a 2ª via
- O que fazer em caso de perda, extravio, furto ou roubo do documento
- Informações complementares sobre o RG
Onde tirar a Carteira de Identidade (RG)?
O RG é um documento com emissão atribuída aos Estados (Lei 7116/83).
Normalmente, a Carteira de Identidade é expedido pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados.
Porém, essa não é um regra absoluta.
No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, o cidadão tira a Carteira de Identidade no Detran (órgão de trânsito).
Em alguns Estados existem serviços integrados criados com o objetivo de agilizar a emissão de documentos e também concentrar serviços ao cidadão em apenas um endereço.
Se você mora no Estado de São Paulo, já deve ter ouvido falar do Poupatempo.
Lá no Poupatempo, a Carteira de Identidade também poderá ser solicitada, assim como outros documentos e solicitações.
Outro exemplo de Unidade integrada é o UAI – Unidade de Atendimento Integrado – no Estado de Minas Gerais.
Agendamento para tirar a carteira de identidade
Em alguns locais é necessário fazer um agendamento prévio para ser atendido, devido a alta demanda do serviço.
Isso é normal em grandes centros urbanos e é comum a utilização de agendamento em unidades de serviços integrados como o Poupatempo, por exemplo.
Antes de se dirigir para solicitar o serviço, o cidadão deverá buscar informações a respeito e, se necessário, fazer o agendamento.
É comum o agendamento ser feito pela internet e também pelo telefone (normalmente com ligações gratuitas via “0800”).
Documentos necessários para tirar a Carteira de Identidade
Os documentos necessários que listaremos logo abaixo são os mais comuns exigidos pelos órgãos responsáveis de cada Estado.
Ressaltamos, contudo, que poderão ocorrer alterações de um Estado para outro.
É importante que o cidadão entre em contato previamente com o órgão emissor de seu Estado para confirmar toda a documentação necessária.
– Emissão de 1ª via para brasileiros natos:
– Quem pode solicitar:
O solicitante deve ser o próprio interessado.
- 02 (duas) Fotografias originais iguais e de frente, no tamanho 3×4, colorida ou preto e branco; (ATENÇÃO: Em alguns Estados não é necessário que o cidadão leve as fotografias, visto que as mesmas são tiradas no momento do atendimento – diante disso, entre em contato com antecedência com a unidade e informe-se)
- Certidão de Nascimento original e uma (01) cópia simples (na falta da original poderá ser apresentada uma cópia autenticada) – Obrigatório para solteiros;
- Certidão de Casamento original e uma (01) cópia simples (na falta da original poderá ser apresentada uma cópia autenticada) – É obrigatório para:
- Mulheres e homens casados ou viúvos com alteração do sobrenome, a apresentação é obrigatória;
- Mulheres e homens divorciadas(os) ou legalmente separadas(os), com as averbações contidas;
- Casados no exterior e legalizado o casamento no Brasil, apresentar a transcrição da certidão de casamento feita no cartório brasileiro.
- CPF – Cadastro de Pessoas Físicas;
- É opcional, apenas se o interessado desejar que o número do CPF seja registrado no RG.
- Poderá ser apresentada declaração, extrato ou impresso emitido pela Receita Federal, desde que o CPF não esteja cancelado;
– Emissão de 1ª via para brasileiros naturalizados:
– Quem pode solicitar:
O solicitante deve ser o próprio interessado, ou seja, o brasileiro naturalizado.
- 02 (duas) Fotografias originais iguais e de frente, no tamanho 3×4, colorida ou preto e branco;
- Certificado de Naturalização – original e uma (01) cópia simples (na falta da original poderá ser apresentada uma cópia autenticada);
- Deverá conter o número da portaria do Ministério da Justiça;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) – original
- É dispensado a apresentação caso a Polícia Federal o tenha recolhido.
- Carteira Modelo 19 (Azul) – original
- É dispensado a apresentação caso a Polícia Federal o tenha recolhido.
- CPF
- É opcional, apenas se o interessado desejar que o número do CPF seja registrado no RG.
- Poderá ser apresentada declaração, extrato ou impresso emitido pela Receita Federal, desde que o CPF não esteja cancelado;
– Emissão de 1ª via para portugueses com título de igualdade:
– Quem pode solicitar:
O solicitante deve ser o próprio interessado.
- 02 (duas) Fotografias originais iguais e de frente, no tamanho 3×4, colorida ou preto e branco;
- Título de Igualdade de Direitos e Deveres ou Certificado de Igualdade de Outorga de Gozo de Direitos Políticos – original e uma (01) cópia simples (na falta da original poderá ser apresentada uma cópia autenticada);
- Deverá conter o número da portaria do Ministério da Justiça;
- Carteira modelo 19 (Azul)
- CPF
- É opcional, apenas se o interessado desejar que o número do CPF seja registrado no RG.
- Poderá ser apresentada declaração, extrato ou impresso emitido pela Receita Federal, desde que o CPF não esteja cancelado;
Menores de 16 anos:
- Os menores de 16 anos deverão comparecer ao posto de identificação ou ao Poupatempo acompanhados do responsável legal e munidos dos documentos acima. É obrigatório que o responsável legal esteja portando documento de identificação original.
- O responsável legal é o pai ou a mãe, o tutor, o guardião ou acompanhante autorizado pelo juízo da Infância e Juventude.
- Se o responsável legal não puder comparecer ao posto de identificação ou ao Poupatempo, o menor deverá apresentar o documento de identificação original do seu responsável, bem como o formulário de “Autorização” devidamente assinado (é fornecido no posto do Poupatempo). Atente-se que a assinatura deverá ser a mesma do documento de identificação do responsável legal.
- Em caso de tutor ou guardião, será necessário a apresentação do Termo De Guarda ou Tutela original e uma (01) cópia simples. Caso o tutor ou guardião não puder acompanhar o menor, deverá tomar os passos do item anterior.
- Será aceito ofício assinado pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude autorizando acompanhante para representar o menor no intuito de requerer a emissão de RG.
- Caso o menor seja emancipado ou casado, não necessitará de tal autorização.
Como tirar a Segunda via da Carteira de Identidade (RG)
O cidadão poderá solicitar junto ao posto de identificação a emissão da 2ª via da Carteira de Identidade nos seguintes casos:
- Atualização da foto ou do nome do portador (alteração do nome civil após casamento ou divórcio/separação);
- Cédula danificada ou em mau estado;
- Perda ou extravio
- Furto
- Roubo
Deverá o cidadão apresentar os documentos mencionados acima, de acordo com a sua categoria, no posto de identificação e recolher uma taxa.
Você teve seu RG furtado, roubado ou simplesmente o perdeu? Leia nosso artigo e saiba o que fazer para evitar que terceiros usem seu documento indevidamente.
Acesse: O que fazer em caso de furto, roubo ou perda de documentos pessoais?
Quanto é o custo da 2ª via do RG?
Para solicitar a segunda via é necessário que o solicitante recolha uma taxa na rede bancária.
Essa taxa varia de acordo com a lei fiscal de cada Estado.
Isenção da taxa de 2ª via:
A isenção da taxa da 2ª via da carteira de identidade irá depender de legislação Estadual.
Isso significa que as regras variam de Estado para Estado.
Resumindo: as regras aplicáveis no Estado X não se aplicam ao Estado Y.
Nos postos de emissão da carteira de identidade costuma-se fixar em local visível as regras de isenção aplicáveis.
Caso não exista, questione o funcionário sobre as regras de isenção vigentes.
Perguntas frequentes sobre a Carteira de Identidade
Quando o cidadão deve tirar o RG?
Não há idade mínima requerida, isto é, o interessado poderá solicitar a emissão do seu RG a qualquer tempo.
No entanto, lembre-se que o RG é o documento básico de identificação do cidadão.
Assim, ele é necessário para o interessado poder tirar outros documentos como CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), por exemplo.
Qual o prazo de validade da Carteira de Identidade?
Em regra, o RG não tem prazo de validade determinado como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), por exemplo.
Porém em alguns Estados como o Rio de Janeiro o RG tem validade.
Além disso, é recomendada a atualização do RG mediante emissão da 2ª via caso o documento esteja em más condições de conservação ou dificulte a identificação do portador através da foto.
Quanto custa tirar o RG?
A primeira via é gratuita. Vide Lei 12.687/2012.
Art 2º – […] […]
§ 3o É gratuita a primeira emissão da Carteira de Identidade. (Incluído pela Lei nº 12.687, de 2012)
Para solicitar a 2ª via, a regra é ser cobrada uma taxa pelo serviço definida pelos Estados.
Questione no posto de atendimento sobre as isenções aplicáveis à taxa (em caso de roubo do documento, pessoa desempregada, idosos, etc).
O que devo fazer em caso de perda, extravio, furto, roubo ou dano à carteira de identidade?
Você deverá se dirigir a uma Delegacia de Polícia Civil mais próxima e registrar um boletim de ocorrência de acordo com os fatos.
Lembre-se que é sua responsabilidade informar os órgão públicos em tais situações para que procedam o bloqueio do documento.
No Estado de São Paulo é possível realizar o registro do Boletim de Ocorrência através da internet.
Basta acessar o site da Delegacia Eletrônica e seguir as instruções.
Outros Estados também já implementaram seus sistemas de registro de ocorrência policial pela internet.
Tudo que você precisa fazer é uma busca nos mecanismos de pesquisa da web para rápida localização, por exemplo, “delegacia eletrônica minas gerais”, etc.
Qual o prazo para entrega?
O prazo varia de acordo com o volume dos trabalhos do posto de identificação escolhido.
Em média, o RG ficará pronto em até 15 dias úteis.
Geralmente o prazo de entrega é estipulado pela própria unidade no ato da solicitação.
Você sabia que pode viajar pelos países do Mercosul apenas com a Carteira de Identidade?
Em 2008 foi firmado um acordo entre os países que compõem o Mercosul com o objetivo de facilitar o trânsito dos cidadãos entres esses países, favorecendo a integração regional.
Diante disso, o acordo estipula que os cidadãos poderão viajar para os países do bloco Mercosul apenas apresentando a carteira de identidade.
Estando os viajantes dispensados da apresentação do passaporte e do visto, como é de praxe.
Isso significa que você, cidadão brasileiro, poderá viajar por todos os países do Mercosul portando apenas a sua cédula de identidade.
Mas fique atento.
Por se tratar de uma viagem internacional, certifique-se que seu RG:
- Esteja em perfeito estado de conservação.
- Que a sua foto seja atual para não gerar dúvidas na sua identificação.
- Deve ter sido emitido dentro dos últimos dez anos.
– Países que integram o Mercosul:
Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
– Países associados:
Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
Informações complementares:
Acesse informações sobre outros documentos aceitos nos países do Mercosul clicando aqui.
Para mais informações acesse:
- Poupatempo – Estado de São Paulo – Telefone: 0800 772 36 33;
- Unidades de Atendimento Integrado – Estado de Minas Gerais;
- Rio Poupa Tempo – Estado do Rio de Janeiro;
- Tudo Fácil – Estado do Rio Grande do Sul
Fontes:
- Ministério da Justiça
- Ministério das Relações Exteriores
Imagem:
- Portal Brasil
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Quando é feito a emissão da 2°via o número continua sendo o msm da primeira?
Ingrid, como a carteira de identidade é emitida por órgão Estatal, isto é, cada Estado da Federação poderá emitir o documento, não podemos afirmar quanto a sua dúvida, nem positivamente, nem negativamente. Sabemos que alguns Estados, por exemplo, São Paulo, a numeração permanecerá a mesma, apenas alterando a data da emissão documento. Quanto a outros Estados não sabemos. Sugerimos que questione o órgão local responsável pela emissão quanto a isso.
Esperamos ter ajudado.
Grande abraço.
GD
Olá, eu gostaria de saber se pra tirar a 3ª via do RG preciso ir com o meu responsável. Tenho 17 anos. Eu perdi o RG em uma viagem e preciso com urgência dele. Qual procedimento preciso seguir?
Larissa, segundo o Poupatempo, somente menores de 16 anos precisam estar acompanhados do responsável legal ou um dos pais. No entanto, caso for solicitar em uma Delegacia de Polícia, sugerimos que entre em contato via telefone com antecedência para ter certeza se você sozinha poderá solicitar.
Esperamos ter ajudado.
Grande abraço.
GD
Olá boa tarde sou Elane ……moro no RJ MAS sou da bahia fui roubada …todos documentos …Estou tentando tirar o 2 via ..liguei para agendar …no poupa tempo …mas me informaram que se eu for tirar a 2 via …vai mudar o número do meu RG e não vou ser da Bahia.é isso msm????
Elane,
Sim, esta informação está correta. Isto se dá porque o instituto de identificação responsável pela emissão do documento é outro (Cada estado da União possui seu próprio instituto de identificação, e eles não são interligados). No caso, se você desejar que o número permaneça o mesmo, será necessário fazer a requisição no estado da Bahia pois lá consta a primeira via que você tirou, e requerendo um novo, será a segunda via (Talvez nem assim o número permaneça o mesmo, pois seu documento roubado será cancelado). Requerendo o documento no estado do Rio de Janeiro, será a primeira via, assim sendo, um novo número. Agradecemos seu contato Elane. GuiaDocumentos.
Ola queria saber no meu caso q perdi todos meus documentos ate a certidao e preciso do rg urgente o que posso fazer?
Marcelo, na maioria dos Estados é exigido a certidão de nascimento para poder solicitar a 2ª via do RG. Por isso, antes de mais nada, entre em contato com o posto emissor de RG mais próximo e informe-se a respeito dos documentos necessários. Feito isso, caso seja necessária a apresentação da Certidão de Nascimento, procure o cartório de Registro Civil mais próximo para providenciar a 2ª via. A emissão da 2ª via da Certidão de Nascimento é entregue na hora caso seja no mesmo cartório onde foi emitida ou cartório interligado (saiba mais).
Não se esqueça de registrar um BO informando a perda de todos os documentos para evitar fraudes, e também notificar serviços de proteção ao crédito, como informado no artigo.
Esperamos ter ajudado você Marcelo e desejamos que tudo dê certo.
Grande abraço.
GD
Olá,gostaria de saber se no caso de atualização da foto da carteira de identidade será necessário a utilização da certidão, ou se posso utilizar a 1 via tendo vista que já ñ tenho mais a certidão.
Olá Josiene, normalmente em caso de atualização solicitam que você apresente o RG antigo (a ser atualizado), certidão de casamento (se casada ou divorciada) ou certidão de nascimento (para solteiros), além de foto (alguns Estados não é necessário) e pagamento da taxa. Sugerimos que entre em contato com o posto emissor com antecedência para se informar sobre documentos necessários e necessidade de agendamento, tudo para evitar deslocamentos desnecessários.
Esperamos ter ajudado Josiene.
Abraço.
GD
Olá, boa tarde. Eu tenho RG do Estado de Minas Gerais, mas agora mudei de Estado e para tirar habilitação necessito de um novo RG, no caso ele mudara o numero e o orgao expedidor.Gostaria de saber se isso causara algum problema no banco, faculdade e etc?
Desde já obrigada
Flávia,
Documentos de identidade emitidos pelos institutos de identificação dos estados, são perfeitamente aceitos em todas as unidades da federação. Sugerimos que você entre em contato com os diversos órgãos onde possui RG informado, e solicite que seja registrado o novo número atualizado, para que não tenha problemas de nenhuma ordem. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
Olá ,tenho 17 anos e queria saber se posso tirar a identidade,CPF,carteira de trabalho sozinha ?obrigada pela atenção….
Eveline, os menores devem ser acompanhados de um dos pais ou responsável na solicitação de documentos. Leia os artigos para se informar a respeito dos documentos e procedimentos de cada um:
– RG
– CPF
– Carteira de Trabalho
Grande abraço.
GD
Ola ” moro em BELO JARDIM- PE
Capital RECIFE. e Eu quiria saber se com 15 ou 14 anos poderia tira a carteira de indentidade. ???
Sandoval,
É possível sim. No entanto, a depender da regulamentação do Instituto de Identificação do Estado de Pernambuco, será necessário que um responsável legal acompanhe você, quando fizer o requerimento. Sugerimos que entre em contato com o órgão responsável pela emissão de carteira de identidade no seu município, e informe-se sobre essa necessidade, além dos documentos a apresentar para fazer a requisição. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.
Eu perdi o meu RG, só que não sei quando e onde exatamente, só dei falta dele recentemente, como eu posso estar realizando o BO online, sendo que o site pedi a data e local do ocorrido? No caso eu teria que colocar a data de quando eu senti falta do documento? Lembrando que sou de São Paulo.
Obrigado
Olá Jonathan, realmente é necessário informar a “Data do Fato” no BO eletrônico, pois é um dado obrigatório. Use uma data estimada de quando você crê que o documento se perdeu. Lembrando que caso tenha dificuldades você poderá registrar o BO pessoalmente no DP mais perto de sua residência. A Delegacia Eletrônica de SP disponibiliza um canal de atendimento ao usuário pelo fone (0xx11) 3311-3882 (http://www.ssp.sp.gov.br/nbo/Default.aspx).
Esperamos ter ajudado.
Forte abraço.
Boa Noite!
Moro no RJ.Solicitei a segunda via da minha identidade pois a primeira está em mau estado.Porém, tenho uma dúvida. Meu primeiro registro foi expedido pelo IFP Iinstituto Félix Pacheco).E a segunda via foi feita pelo DETRAN. O orgão expedidor mudará na minha nova cédula de identidade? Na minha carteira de habilitação vem o número da identidade seguida de IFP.
Obrigada desde já,
Marli
Olá Marli, provavelmente irá mudar o órgão expedidor sim (no caso agora será o DETRAN o órgão expedidor). Quanto a numeração não temos certeza, pois cada Estado gerencia seus métodos de identificação, mas é bem provável que a numeração continue a mesma, alterando apenas o órgão expedidor e a data da expedição do RG. Caso queira ter certeza, ligue para o atendimento do Detran no link a seguir e questione. Segue o link: http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=1342
Esperamos ter sanado suas dúvidas Marli.
Grande abraço. GD